Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estrelinha de campeão

Rui Gomes, em 29.10.20

img_467x599$2020_10_29_03_21_28_1772568.jpg

A esta hora tardia, não me vou alongar em comentário, mas, antes de mais, devo esclarecer que optei por este título do post não sem algum humor à mistura.

Gostei do resultado final, obviamente, mas já não posso dizer o mesmo sobre a exibição. Acho que Rúben Amorim diz tudo ao afirmar: "Ganhámos como uma equipa grande, mas não jogámos como uma equipa grande".

O Sporting controlou uma boa parte do jogo, mas sem soluções, excepto na recta final, do meio campo para a frente. Reconhecemos que o Gil Vicente alinhou num enquadramento ultra-defensivo, mas, mesmo assim, exige-se mais penetração e criatividade ofensiva dos jogadores leoninos.

A teimosia de Rúben Amorim - e já é uma vincada teimosia - de insistir com Jovane Cabral na ponta do ataque mais uma vez não resultou, embora, diga-se, não por culpa exclusiva do jovem avançado. Ironicamente, entram dois pontas de lança para tentar dar a volta ao jogo e foram precisamente eles que em dois minutos - Sporar aos 82' e Tiago Tomás aos 84' - que asseguraram a vitória do Sporting. O terceiro golo, marcado por Pote, surgiu já nos descontos (90+6'). Devo dar destaque ao soberbo passe de Daniel Bragança para servir Tiago Tomás.

Com este resultado (3-1), o Sporting sobe ao 2.º lugar, com 13 pontos, dois atrás do líder Benfica e três à frente do FC Porto.

1024.jpg

Há muito mais para dizer, mas vou ficar por aqui. Eis o que o jovem Tiago Tomás - eleito o homem do jogo - disse no final da partida:

"Foi um jogo em que não entrámos bem, não fizemos uma boa primeira parte. No início da segunda sofremos um golo mas não foi por isso que fomos abaixo. Fomos atrás do resultado. Toda a gente que entrou veio acrescentar e dar frescura à equipa. Qualquer um dos meus colegas faz parte do plantel. Estamos para ajudar. Queremos todos jogar, só podem jogar onze e cabe-nos dar o nosso máximo".

GoalPoint-Sporting-Gil-Vicente-Liga-NOS-202021-90m

E agora Rúben Amorim:

"Uma equipa que acredita até ao fim. Podíamos falar em estrelinha, tentámos sempre ganhar o jogo. O Gil Vicente também joga, encaixou no nosso sistema. Tivemos algumas dificuldades. O Nuno Santos e o Pedro G. perderam muitas bolas. Eles deram tudo. Estávamos desinspirados. Ganhámos como uma equipa grande mas não jogámos como uma equipa grande... Estamos na quinta jornada, esta equipa tem demonstrado um grande coração. É esta a força da equipa, mesmo quando as coisas não correm bem, os jogadores estão a crescer."

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


66 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 29.10.2020 às 04:43

Tambem gostei do resultado e não tanto da exibição, mas entre o jogar bem e perder e o jogar mal e ganhar eu prefiro a segunda.
Gosto do Ruben Amorim, quando mexe na equipa tem a visão do jogo e mexe sempre bem, agora o que eu não percebo e’ a teimosia em deixar dois pontas de lança fora e alinhar com o Jovane Cabral a ponta de lança, ja todos vimos que não da’ e que o lugar dele não é aquele.
Mais três pontos amealhados, com muito sofrimento mas, “no pain no gain” venha agora o Tondela.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 06:36

Ele quer fazer dele um ponta de lança, mas Jovane não as características necessárias para a posição. Pelo menos até agora não mostrou ter.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.10.2020 às 08:26

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 29.10.2020 às 08:57

o que acrescenta este tipo de links? onanismo puro? triste...
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.10.2020 às 09:34

Não lhe fale em palavras como "onanismo", porque a carneirada já demonstrou que não tem neurónios.É demasiada areia para o balde que tem no lugar da cabeça.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.10.2020 às 07:49

A teimosia do treinador ía-nos custando os 3 pontos. Sinceramente espero que não repita a brincadeira. Para quê jogar com Matheus Nunes e palhinha contra equipas tão fracas? O Pote é que tem que estar ali, o Jovane tem que estar numa ala e o Sporar ou o Tomás lá na frente.
Sem imagem de perfil

De J. a 29.10.2020 às 11:18

Exacto, tem que ser algo do género:
- Palhinha ou M.Nunes e Pote ou João Mário, nunca os dois primeiros juntos em jogos que jogamos contra autocarros em casa;
- E lá na frente tem que ser Nuno Santos ou Jovane na esquerda, Sporar ou TT no meio e Pote, TT ou até Plata na direita;
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.10.2020 às 11:42

O Plata não tem merecido a confiança do treinador. Ele tem grande potencial e espero que suba de forma pois precisamos dum jogador com o poder de perfurar defesas que ele tem.
Sem imagem de perfil

De J. a 29.10.2020 às 12:48

Ainda pensei que o Plata pudesse ser Opção nestes jogos no lugar do Porro....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 15:33

No lugar de Porro?... Desde quando é que plata é lateral, mesmo alinhando mais avançado no terreno?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.10.2020 às 12:55

Ele tem de se adaptar melhor às ideias do Rúben Amorim e ao estilo do futebol eueropeu, pois quando joga mais liberto na seleção é um jogador decisivo.
Tem essa característica de ser um verdadeiro "abre latas", que com um lance de génio marca ou dá a marcar um golo. E todos sabemos a diferença que isso pode fazer no campeonato nacional.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 29.10.2020 às 12:45

A questão não é Matheus+Palhinha. A questão é Matheus+Pallhinha+3 centrais + dois defesas laterais. Sobram 3 vagas no onze para jogadores atacantes! É muito pouco para um campeonato onde 90% das equipas que vão jogar com o SCP jogam com 11 atrás da linha da bola. Aliás até com o FCP fiquei com a sensação que caso a equipa tivesse um perfil mais atacante podíamos ter ganho o jogo. Se o RA quer continuar a jogar com 5 defesas então vai ter de tirar ou o Matheus ou o Palhinha e colocar um criativo. E já agora jogar com um Avançado tb ajudava..
O que se vê é que o Plantel do SCP até tem soluções para as competições domésticas, mas o treinador está a castrar a equipa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.10.2020 às 12:59

GreenHill,

O Porro e o Nuno Mendes são 2 jogadores atacantes neste sistema, embora só ataque 1 de cada vez.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 21:43

Nem sempre alinham do mesmo lado Mike.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.10.2020 às 07:50

Vitoria muito sofrida, merecida apenas porque a equipa nunca deixou de acreditar. Verdade que o Gil nada fez para justificar estar a ganhar, apenas defendeu, mas quantos jogos não se perdem assim.
A insistência de RA em Jovane ao meio é que não se compreende. Não tem caracteristicas para jogar ali, parece que começamos os jogos a jogar com 10.
Mas pronto, ganhámos que é o que mais importa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 21:46

É provável que a equipa venha a melhorar os processos e até que Rúben Amorim, entretanto, altere alguma coisa, mas é de esperar mais jogos deste género, especialmente em Alvalade, com equipas que se colocam atrás da linha da bola.

O próximo, muito provavelmente, será o Tondela, no domingo.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 29.10.2020 às 08:07

Valeu o resultado e os 3 pontos que é o mais importante.

Grande jogada no 2º golo, a visão do Daniel colmatada com a classe e frieza da finalização do TT que numa perfeita noção do tempo e do espaço conseguiu finalizar de uma forma simples e eficaz sem hipoteses para o GR contrário.

Sobre a teimosia do RA, a pergunta que fica é por quanto mais tempo ???

Colocar os 3 jogadores rápidos mas de baixa estatura sem jogo aéreo, na frente isolados, sem uma referencia mais avançada com capacidade para ganhar a posição, segurar a bola e liberta-la para os seus companheiros (vide 2ª golo) é simplesmente um absurdo, ainda mais nestes jogos em casa onde os autocarros serão a regra.

Defensivamente continuamos a ter muito trabalho, mais um bom jogo do Palhinha e Matheus Nunes completamente anulado pela superioridade numérica do Gil no meio campo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.10.2020 às 08:29

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 29.10.2020 às 09:13

Criminosos da claques, longe do SPORTING!

VIVA O SPORTING SEMPRE!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.10.2020 às 08:29

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 29.10.2020 às 09:14

VIVA O SPORTING!
Fora as claques.
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.10.2020 às 08:31

Foi uma vitória merecida do Sporting mas com uma exibição não convincente. Sporar tem as suas limitações mas parece evidente que tem que jogar. Com um meio campo adversário muito intenso e povoado, Matheus Nunes teve uma prestação muito fraca. João Mário trará, por certo, mais clarividência. Na defesa não se percebe como é que o jogador do Gil rematou ( e bem) completamente à vontade para o golo. Quanto à táctica do Sporting, é desesperante que, no processo ofensivo, a bola esteja tanto tempo na posse de jogadores como Neto, Coates e Feddal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 15:36

Bem... não é fácil penetrar o duplo autocarro do Gil, mas é verdade que se exige mais inspiração e criatividade. E para agravar as coisas, já não temos lá atrás um Mathieu para levar o jogo à frente.
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.10.2020 às 08:45

Sporar foi decisivo( fico à espera do comentário do caro Julius), não só pelo golo que marcou, mais um possível penalti transformado em amarelo(é o costume) mas, mais importante, acabou com a tranquilidade da defesa do Gil que antes manobrava à vontade.Também é essa a função do ponta de lança, fixar a defesa contrária lá atrás.
Jovane, desde a formação, é extremo, não é ponta de lança, não tem caraxcteristicas.
Muito bem Bragança e TT, este tem golo.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 15:37

Desta vez o Julius reconheceu algum esforço meritório a Sporar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2020 às 08:52

Concordo com o post.... temos de designar como teimosia esta aposta do Jovane a ponta de lança, o Jovane não sabe jogar de costas para baliza e não dá profundidade, a culpa não é dele, ele é um extremo.
Foi um jogo fraco mas retira-se os 3 pontos essenciais nesta fase importante do campeonato.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 29.10.2020 às 08:53

Como é possível ouvir-se dizer que o Sporting contou com alguma sorte no jogo? Andou 90 minutos à procura dessa sorte, isso sim. E teve foi o azar do jogo, quando o Gil consegue um golo de cabeça indefensável, na única vez que conseguiu aproximar a bola da nossa GA.
Não marcámos mais cedo sobretudo devido a uma noite desinspirada de alguns jogadores, sobretudo como Pote (que acabou por ser fundamental na reviravolta)
Em relação à tática, tem dado bons resultados o Sporar e o TT não serem titulares - pelo que manteria essa estratégia. Acho sim, que deveriam entrar um pouco mais cedo.
O Jovane é que não consigo entender, passou de uma das peças mais influentes para "mal se dá por ele" - nota-se que anda triste, quase nem festeja os golos. O RA devia parar de insistir e mudá-lo de posição.
Para finalizar, mais uma vitória à Sporting - a sofrer, a sofrer, e a sofrer🥵
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2020 às 15:39

No meu caso concreto, a referência a "estrelinha" tem mais a ver com os golos quase ao cair do pano e em poucos minutos, depois de andarmos o jogo inteiro à procura de soluções, sem sucesso, diga-se.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo