Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Exibição para cumprir calendário

Rui Gomes, em 03.05.14
 


Quando Rui Costa deu por terminada a partida na Madeira, o comentador da Sport TV disse "bom jogo", ficando eu a pensar, como frequentemente acontece aliás, que devo ter assistido a um jogo que não aquele entre o Nacional e o Sporting.

Não será injusto afirmar que foi uma exibição que serviu para cumprir calendário e pouco mais, com um resultado justo, dado que nenhuma das equipas se evidenciou o suficiente para justificar a vitória, embora tivessem existido algumas oportunidades para dilatar o marcador.

Leonardo Jardim integrou o seu favorito Gerson Magrão no onze inicial e, a bem dizer, sem contribuir algo de deslumbrante, também não esteve pior do que a maioria da equipa. Fez falta a dinâmica de Adrien Silva no meio campo, especialmente com William Carvalho um pouco mais discreto, possivelmente acusando o desgaste da época.

Um breve reparo em relação a Slimani que mais ums vez demonstrou que a eficácia do seu jogo aéreo não existe com a bola nos pés. Teve uma excelente oportunidade para marcar, aos 57', em posição frontal à baliza a passe de Diego Capel, mas falhou redondamente o alvo. André Martins já tinha desperdiçado uma semelhante oportunidade aos 16', rematando por cima da trave.

Bem... cumpriu-se o penúltimo jogo da época, faltando apenas a recepção ao Estoril em Alvalade. Shikabala deu mais um passo na direcção certa - marcou lugar no banco dos suplentes - mas ainda não foi desta vez que foi possível ver o jogador egípcio em acção. Cada vez mais, uma "arma" bem "secreta". Nenhum dos jogadores no limite dos cartões amarelos foi sancionado, viabilizando a disponibilidade total do plantel para fechar a época de 2013/14.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 03.05.2014 às 21:22

Sinceramente, não estou muito optimista para a próxima época. Com mais jogos, precisamos de reforços experientes, e com pouco dinheiro, não sei não...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.05.2014 às 21:41

Vamos esperar para ver o que surge no Verão. Reforços são precisos, disso não há dúvida, mas a dúvida recai sobre quem e por quanto.
Sem imagem de perfil

De jose carlos guinote a 03.05.2014 às 21:54

Um jogo mais do que aborrecido. Um jogo fraquinho. Leonardo Jardim, apesar das suas enormes responsabilidades em tudo o que de bom aconteceu ao Sporting, mostrou mais uma vez a sua dificuldade em mudar. Gerson Magrão e Carrilo foram muitas vezes dois a menos. Para jogar tão pouco, numa lógica de contenção, depois do golo caído do céu, não poderia ter dado uma oportunidade a alguns dos que jogaram menos ultimamente? Ou dos que nunca jogaram, como no caso, surreal, do Shikabala, essa arma secreta que a continuar com esta velocidade de adaptação poderá tornar-se eternamente secreta Ou apostar outra vez em Montero mais calhado para um jogo com estas características e a oferecer à equipa coisas que não estão ao alcance do argelino. Grande jogo, como sempre , do Drier. Imperial a cortar, a sair, sempre a resolver da melhor maneira. Parecia que estava a concluir a época da sua afirmação plena, como central titular do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.05.2014 às 22:04

Muitos de nós estávamos convencidos, e o próprio também, creio eu, que Shikabala iria finalmente jogar, mas o treinador tem outras ideias.

A bem dizer, ele não tem muito por onde escolher. Tinha o Mané e o Heldon no banco e o jovem Wallyson. Não quero exagerar com o Magrão, mas não compreendo o porque da insistência com ele, embora também não tenha jogado o suficiente para ter ritmo.

No 4x3x3 vai ser sempre complicado escolher entre Slimani e Montero, mas eu acho que não podemos simplesmente relegar o colombiano a 15 minutos por jogo.

Espero que se veja uma melhor exibição para fechar a época.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 03.05.2014 às 22:57

Eu acho que é um crime um jogador como Montero jogar 15 min, por semana

Acho que a partir de uma certa altura da epoca, o jogo do Sporting tornou-se um pouco previsivel e Leonardo Jardim em vez de o alterar, resolveu insistir no mesmo modelo e alterar apenas os jogadores (ponta de lança mais apto a jogar de cabeça e melhores extremos a cuzar)

Não sei se foi a melhor opção, mas o que é certo é que resultou no optimo 2º lugar

Para a proxima epoca, cabe à direcção reforçar o plantel para poder jogar em mais que 1 sistema, sem esquecer que por termos mais jogos, teremos mais vezes, jogadores, tocados, cansados etc.

Sem contar com saidas, acho que falta no minimo - 1 LE, 1 ou 2 extremos que saibam jogar também mais interiormente, 1 M DEf e 1 MAC que poderá ser Shikabala

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.05.2014 às 23:17

Eu até acredito que o Monteiro deve andar totalmente desmoralizado pela situação. Mas como já disse, inúmeras vezes, insistindo no 4x3x3, só há espaço para um ponta de lança no onze.

Compreendo ele não querer peder, mas pensava eu que agora seria uma óptima ocasião para dar tempo de jogo a outros. Tinha o jovem Wallyson no banco e o Shikabala, mas foi só para "inglês ver".

A realidade é que a equipa já queimou os últimos cartuchos para esta época. Quero acreditar que vamos jogar melhor para a semana, porque a jogar assim o Estoril não vai perdoar.
Sem imagem de perfil

De Zargo a 04.05.2014 às 09:08

Começo a ficar seriamente preocupado em relação ao Shikabala. No Sporting só me recordo de um caso parecido, o Jaime Mosquera, o melhor marcador do campeonato peruano em 1970.
Na época de 1970-71 foi contratado pelo Sporting. Fez três jogos, marcou um golo… e diz a lenda que no último treino no Sporting fez uma “jogatana”!



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.05.2014 às 09:17

Bem... o Shikabala nem isso ainda fez. Já não dá para comentar este seu longo estágio.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 04.05.2014 às 17:18

Mais um jogo pouco conseguido a exemplo de outros ultimamente,mas sem a pressão dos pontos...e parece-me que fez toda a diferença.Foi muito notório ,após o empate,que a equipa não se esforçou para ganhar.

O nosso meio-campo tem 3 jogadores titulares e uma possível adaptação a 10:CM.
E acabou.Para este sector as contratações falharam.Salvou-se a prata da casa:os que vieram e os que já estavam.Ontem mais uma vez se viu que GM não é jogador para o Sporting.Duvido muitíssimo que seja o preferido do treinador.
Quem não é preferido é Shikabala que nunca mais joga.Tem contrato de 4 anos.Será para emprestar para o ano?Porque parece...

Há jogadores muito importantes fora de forma como Jefferson e William.

Pelo lado positivo Capel fez talvez o melhor jogo deste ano pelo Sporting,com duas assistências de "morte" para Slimani ,ambas desperdiçadas.

A questão do sistema é importante mas teremos que ver como será a equipa para o ano,sendo certo que terá que se reforçar-talvez refazer seja a palavra mais correcta-dado que Welder, Piris, GM e Vítor foram "flops e WE deverá sair.Se acertássemos na contratação de jogadores para estas posições já seríamos muito mais fortes.

Mas Slimani e Montero parecem-me jogadores par o 11 inicial.E se JJ mostrou alguma coisa este ano é que se pode ganhar em 4X4X2.
Porque há quem diga que não,que é só espectáculo mas não dá vitórias.

Falso.Depende dos jogadores .Os alas,por exemplo,devem ser capazes de ser fortes nos dois grandes momentos do jogo os 2 atacantes têm que ser capazes de pressionar a 1ª fase de construção do adversário,entre outros exemplos.
Ou seja construir a equipa pensar no sistema/modelo de jogo que se pretende.

Só uma breve referência à reestruturação.As operações financeiras previstas têm que ser realizadas,para podermos ter uma situação mais sustentável.Não dou novidades a ninguém se disser que o panorama financeiro estrutural espelhado nas contas é desastroso.Para isso é que firmámos o acordo com os bancos.É necessário fechar este dossier,embora tanto quanto consta não há problemas.

Como diz o povo-e no Sporting em particular-as más notícias sabem-se logo.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 04.05.2014 às 17:25

do jogo os 2 atacantes => do jogo E os 2 atacantes
a equipa pensar no sistema=>a equipa A pensar no sistema
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.05.2014 às 18:16

A situação de Shikabala é de facto intrigante. Se Magrão não é o favorito de LJ, então há outro objectivo em insistir em jogá-lo.

Não há alas que resistam fazer o vai e vem no corredor do modo que LJ exige. Não digo que é um erro por parte do treinador, mas é quase fisicamente impossível.

À sua lista de "flops", creio que incluiu Magrão, mas há um outro que terá de justificar o investimento feito nele em Janeiro: Heldon. Salvo pela sua estreia contra o Benfica, pouco ou nada mais se viu dele.

Eu reconheço que é bater na mesma tecla, mas continuo a acreditar que o sistema ideal para esta equipa, especialmente tendo em conta os adversários que nos esperam na Champions, é o 4x1x2x2 ou, modelo mais defensivo: 4x2x3x1. Teremos de abdicar de um ala, por norma, mas um dos médios poderá muito cair para os lados quando necessário. Imprescindível, no entanto, é um médio criativo ou, então, um médio ofensivo com suficiente criatividade, como Carlos Mané. Este esteve muito apagado ontem, mas gostaria de o ver fechar a época em grande porque penso que há uma hipótese de Paulo Bento o chamar. Salvo Cristiano Ronaldo, e agora não tanto como quando era mais novo, a selecção não tem mais ninguém forte no um a um, que é precisamente uma das características de destaque do jovem.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo