Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Facto ou ficção ?

Rui Gomes, em 28.02.16

 

12790905_10153298391306555_7764847384949969889_n.j

 

Continuo intrigado com a anunciada lesão de Adrien Silva que eu, no dia do embate com o Bayer Leverkusen, denominei de "fantasma" e que obedecia a uma qualquer "jogada", ou seja estratégia, por parte do treinador leonino, uma vez que já era sua intenção não o utilizar no desafio da Liga Europa.

 

Nada do que constou desde esse dia me fez mudar de ideias, pelo contrário, cada vez mais creio que é mesmo uma "jogada", especialmente depois de Jorge Jesus afirmar que Adrien sentiu um "desconforto muscular" durante o treino em terras germânicas.

 

Neste momento, é segredo do foro interno se o «capitão» vai estar disponível para o importante encontro de segunda-feira com o Vitória de Guimarães. Assente na premissa que é mesmo uma "jogada", tudo me leva a crer que irá ser anunciado que não houve recuperação clínica e, por conseguinte, não irá jogar.

 

Esta circunstância permitirá proteger Adrien para o "derby" do dia 5 de Março, dado que regista 8 cartões amarelos na I Liga e salva Jorge Jesus de ter de explicar, novamente, a razão que o levou a não tomar medidas para "limpar" este registo. Por outras palavras, poupa o treinador de ser acusado de não ter feito o que de facto devia ter feito.

 

Se Adrien jogar na segunda-feira, esta minha tese não tem valor algum e tudo não foi mais do que uma "jogada" fruto da minha imaginação. Veremos...

 

O outro caso do género é Slimani. No entanto, não vejo cenário algum em que o argelino não vá defrontar a equipa vimaranense. Irá jogar algo condicionado, evidentemente, porque uma falta desmedida pode-lhe custar o "derby", se porventura o tão ansiosamente esperado castigo do Conselho de Disciplina não surgir "oportunamente".

 

publicado às 04:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Renman a 28.02.2016 às 07:21

"Por outras palavras, poupa o treinador de ser acusado de não ter feito o que de facto devia ter feito."

Este blogger é um senhor!!!

Sabe de tudo um pouco, desde finanças à gestão de um plantel, passando por temas como direito desportivo e resolução de conflitos. No entanto no diz que disse e dizer mal é o mais esclarecido.

Clap. clap!!

PS: Adoro o facto de dizer em outros artigos que Adrien é dos melhores jogadores do SCP, dando em alguns a entender que sem ele seria mais difícil vencer, para agora falar que JJ devia ter gerido os amarelos de outra forma.

Camarote Leonino é de facto bonito de se ler e capaz de divertir!
Sem imagem de perfil

De Corvo a 28.02.2016 às 11:30

Quando a paixão se sobrepões à razão, - se clubística exponencialmente agravada, - tudo quanto o discernimento e a inteligência dite, é a mais completa burrice e sacanice
Sem imagem de perfil

De Corvo a 28.02.2016 às 11:42

Era só sobrepõe; o plural está a mais.
Tenho para mim que preciso de me acautelar. Isto de tanto ouvir o JJ está a bulir seriamente com a minha sintaxe
Imagem de perfil

De Profeta a 28.02.2016 às 10:22

A ter sido uma lesão fantasma parece-me grave. É um mau exemplo para o capitão e restante equipa.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 15:12

Não basta os de fora levantar suspeitas, que temos de nós levantarmos ainda mais algumas....
Quantos jogadores é que já se lesionaram, até no aquecimento antes do jogo?
Porque é que Adrien não pode ter um cansaço muscular ou até uma "dor de barriga"?
Mesmo que jogue em Guimarães ou não, como se pode estar sempre a desconfiar do que se passa no Sporting? Será porque estamos contra a actual direcção e contra o actual treinador?
Fico por aqui, porque hoje até tinha mais a acrescentar a este "fantasma" aqui erguido!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 15:43

Meu caro PSousa,

Insiste sistematicamente numa tese generalizada, no que à existência de um blogue diz respeito, que está a léguas de corresponder à realidade.

Permita-me explicar, de uma vez por todas, que este espaço, que se preza de ter uma vasta audiência um pouco por todo o Mundo, publica textos que, mais vezes do que não, visam incentivar debate entre leitores. Nem sempre sequer reflectem convicções absolutas por parte dos seus autores, mas sim um enquadramento de factos e outras informações noticiosas de interesse geral, nomeadamente para sportinguistas.

Este espaço não existe, nem teria o mínimo de interesse, se surgisse diariamente, e tome nota que publicamos todos os dias do ano, apenas a aplaudir tudo e mais alguma coisa e a simplesmente repetir, vezes sem conta, viva o Sporting.

Que a sua perspectiva, como leitor, seja diferente da nossa, como redactores, não surpreende, mas confesso que a sua retórica vazia torna-se cansativa.

Diz aqui no seu comentário que teria muito mais para dizer sobre esta temática. Porque é que não disse ?... Foi para esse fim que o post foi publicado.

Por fim, queira também reconhecer que quem se "despe" na praça pública sujeita-se a não agradar a todos e que quem é honesto com a sua opinião, quer esta seja certeira ou não, irá inevitavelmente atrair visões contraditórias. É esta a natureza do "animal", quer o caro compreenda ou não.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 15:56

Caro Rui Gomes,
Eu até compreendo a opinião, versão dos autores, para que cada POST tenha mais debate e mais opiniões. Mas o que parece, se assim não for as minhas desculpas, é que andam sempre na "caça às bruxas" e andam sempre à procura de ir contra JJ ou BdC.

Rui, dizer mais sobre esta temática era levantar ainda mais suspeições que eu como sócio e adepto não quero! Até pelo número elevado de leitores etc. iria certamente criar em alguns alguma reacção da qual ou das quais eu depois não quero responder à letra. A vossa posição é uma... a minha como "bloguista\comentador" é outra. Compreenda que tem de ser assim!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 16:07

Apesar da nossa bem conhecida posição crítica em relação a Bruno de Carvalho, não temos qualquer linha editoria concertada no que a Jorge Jesus diz respeito.

Pessoalmente, adianto críticas ao treinador quando eu entendo que há causa para isso. Muito simples !!!

Está à vista de quem sabe minimamente o que consta a gestão de uma equipa de futebol, que não há justificação alguma para Adrien Silva andar com 8 amarelos às costas há um mês e Slimani desde o dia 15 de Janeiro. É apenas uma estratégia comum no futebol fazer "limpeza", especialmente ao que concerne activos mais importantes.

Partindo do princípio que Adrien não defrontará o V. Guimarães para ser protegido para o derby, continuará com o mesmo registo e mais cedo ou mais tarde vai ter de cumprir um jogo de castigo, nesta derradeira fase da época em que cada jogo é, para todos os efeitos, decisivo, no que ao título diz respeito.

Isto torna-se ainda mais significativo se for considerado, como eu considero, que ele é o líder da equipa e o "motor" do meio campo, tornando-se quase imprescindível.

Acho que o caro se deve concentrar em abordar a temática abordada por um qualquer post e deixar essa sua outra tese para ocasiões mais oportunas e relevantes.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 16:13

Eu não acho que neste momento hajam jogos fáceis, e por isso será dificil dizer qual o jogo que eu escolheria para Adrien "limpar" os amarelos, quer os que passou, quer os que estão para vir.
Tenho pena que não tenhamos uma "taça da liga" para limpar, aqui sim critico a atitude que tivemos para com esta competição onde poderíamos ter um ou outro jogo que limpasse os cartões.
Agora temos de jogar e logos e vê quando Adiren ou Slimani tem de descansar "obrigatoriamente".
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 16:39

Sim... mas a questão não surgiu apenas agora. Adrien já anda assim desde o dia 30 de Janeiro e o Slimani desde o dia 15. A lógica futebolista indica que quanto mais cedo for feito melhor será, em todos os sentidos.

Também não podemos perder de vista que estamos a falar de dois jogadores que, não por mera coincidência, têm várias características em comum, algumas das quais os tornam mais vulneráveis a medidas disciplinares de árbitros: entrega total, agressividade de jogo e o disputar da bola até ao limite.

O João Mário, por exemplo, jogador também muito importante nesta equipa, tem um estilo completamente diferente e tanto assim é que até há pouco tempo ainda só tinha visto um amarelo na Liga.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2016 às 20:24

Rui,
Sim, estão desde essas datas, mas desde aí que não temos jogos sem ser para o campeonato nacional.
Já fiz um comentário noutro post sobre os jogos desde essas datas que questionei em qual os fazíamos levar amarelo. Não tivemos grandes hipóteses, apesar de só se conhecer os resultados no fim, nem contra a Académica tivemos essa chance!
Se eu acho que foi mal gerido, sim! Mas também acho que não existiu "oportunidade" que depois do Derby, se ainda tiverem nesta situação, a coisa se resolva rapidamente antes das ultimas jornadas onde Braga e Dragão são duas deslocações bastante importantes.... só espero que nessa altura tenhamos pelo menos 6 pontos de avanço!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 20:41

Há sempre oportunidade, mas tem de se assumir o risco. A ideia é do risco ser o mais calculado possível, para minimizar eventuais danos.

E agora não se pode analisar a situação em função dos resultados já conhecidos. O todo da situação tem de ser analisada antes, enquanto há tempo e jogos para reagir. Com o passar de cada jornada, o tempo e jogos reduzem-se significativamente e o risco sofre um acréscimo preocupante.

Nada do que indico aqui é da minha autoria exclusiva, já faz parte do futebol moderno há muitos anos.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 28.02.2016 às 15:27

Também me parece estratégico.

Espero que corra tudo bem em Guimarães e o Adrien esteja ao seu melhor nível contra o Benfica. No jogo com o Guimarães dificilmente se safava do amarelo , penso que deviam todos ter limpado o registo no jogo com o Nacional.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 15:31

Uma das muito raras ocasiões em que estamos cem por cento em sintonia.
Sem imagem de perfil

De JDC a 28.02.2016 às 15:39

Não percebo: se é jogada para descansar com o Guimarães, porquê simular a lesão antes do lewerkusen e não depois?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 16:13

Segundo a minha tese, e é apenas uma tese, Jorge Jesus não tinha intenção alguma de o utilizar contra o Bayer Leverkusen. Criando o cenário de lesão nessa altura, permite-lhe manter Adrien fora do jogo com o Guimarães, sem dar a entender, na sua ideia, que o está a proteger para o derby pelos amarelos.

Isto, de acordo com o pensamento do treinador, evita com que seja acusado de não ter "limpo" o registo mais cedo para agora privar a equipa de um dos seus activos mais importante num jogo que se prevê ser muito complicado.

Porque.... se as coisas não correrem bem e a ausência de Adrien for contestada, a primeira pergunta que surgiria, salvo a alegada lesão, seria: porque não limpou os amarelos muito antes ?
Sem imagem de perfil

De Luiz Teixeira a 28.02.2016 às 22:20

Esta mania que os sportinguistas têm que são os mais isentos, honestos e independentes, faz-me sempre uma tremenda azia. Olho para os rivais e não encontro um comentário ou um post em que ponham em causa o Clube, os jogadores, os técnicos, a Direcção. Para eles os inimigos são os outros. Uma tristeza e a demonstração de falta de espiríto solidário para encontrarmos com Esforço, Dedicação e Devoção a Glória. Lamentável este post por falta de saber ser Sporting Clube de Portugal. Lembro-me sempre das palavras do grande Presidente João Rocha: "Quando a equipa ou um jogador está a jogar mal, exige-se aos adeptos que apoiem. Se estão amargurados, guardem os assobios para o fim do jogo". Se não concorda com alguma coisa, apoie na mesma, e guarde os comentários para os locais próprios que são as AG do Clube. Aqui, só está a dar trunfos aos adevrsários e a permitir que eles façam chacota connosco, ainda para mais quando afirma que o blog é lido por muitos e chega a todo o mundo. Não tem temas mais importantes e motivadores dos adeptos leoninos? Dava jeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2016 às 22:32

O sermão já acabou ou ainda há mais ?

Eu nunca na minha vida visitei um espaço benfiquista, simplesmente não me interessa. No entanto, o caro Luis Teixeira com toda essa "pureza" sportinguista, parece conhecer bem o que os nossos adversários escrevem e publicam.

Deixe essa retórica para quem se deixa impressionar facilmente.

Sem imagem de perfil

De Luiz Teixeira a 02.03.2016 às 06:35

A arrogância é típica de quem tem pouco respeito pelos outros e se julga dono da verdade. Ignorar que os espaços leoninos são frequentemente invadidos sobretudo pelas galinhas, mas também pelos andrades é desconhecer a realidade, pelo que não preciso de visitar blogs dos rivais para o saber, bastando-me os nossos. Tiro na água. Quanto à pureza, antes ser puro leão que um leão disfarçado de qualquer coisa, para quem o Clube é apenas um pormenor da vida, uma opção como quem escolhe uma marca a outra. São formas de estar e viver as opções e cada um tem as suas. Lamento que a sua revele uma enorma falta de estima próprio, mas tem cura visitando um psicólogo que o ajudará a aumentar e cimentar a auto estima. Ou será que é mais um dos que fica muito melindrado quando os rivais acusam de ser faccioso? E o que são eles? Ah! eles não são facciosos, apenas defendem seu Clube, coisa que revelamos uma enorme incapacidade para tanto. Limitamo-nos a ser uns gajos simpáticos e isentos, mesmo que isso signifique continuadamente muitos tiros no pé. Mais um tiro na água. Pelos vistos quem se impressiona facilmente é você, que continua a seguir o caminho que os nossos rivais teimam em apontar-nos. Obrigado, mas recuso-me a seguir os seus conselhos. Já você segue-os a preceito e revela que é apenas mais um sportinguista amorfo, cinzento, sem capacidade para se afirmar como sportinguista, remetendo-o para a lista daqueles que breve serão esquecidos e ignorados, mesmo que tentem evidenciar um sportinguismo que não possuem, escondido sob o diáfano manto de um camarote leonino. Temos pena.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo