Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Factor Comunicação e Propaganda

Rampante, em 20.12.20

propaganda.jpg

Capa do livro "Spinning History"

Todos os sportinguistas, incluindo os apoiantes mais próximos de Frederico Varandas, sempre admitiram que um dos grandes problemas do Sporting CP era a comunicação.

Ninguém, incluindo o presidente, conseguia comunicar devidamente e cada vez que se ouvia alguma coisa vinda de Alvalade, era de colocar as mãos à cabeça. "Vergonha alheia", foi uma das muitas expressões utilizadas.

Curiosamente, quis o destino que esta mesma Direcção fosse contratar aquele que se está a revelar como porventura um dos melhores comunicadores mundiais dentro do futebol, e com o bónus de ser treinador... e dos bons ainda por cima.

Ruben Amorim já mostrou que sabe falar, e bem. Fá-lo com mestria antes dos jogos... Fá-lo quando o Sporting perde, e tem-lo feito quando o Sporting ganha.

Já a nível de balneário também se verifica os jogadores completamente alinhados com o discurso do treinador e a fazerem bom uso duma inteligência pouco comum no futebol, tal como Luís Neto ontem bem mostrou na flash interview ao dar a "bicada" ao VAR.

Até a Direção do Sporting foi "contagiada" por esta "boa comunicação", que nos últimos meses têm gerido este aspecto tão importante no futebol com elevada mestria.

Este foco na comunicação é essencial e é bom que seja o treinador a conseguir controlar a forma como a mesma é feita, pois a forma como o futebol é falado tem o duplo efeito de colocar ou retirar pressão aos jogadores. Ser o treinador a controlar esses momentos é simplesmente fulcral.

No entanto, como tudo no Sporting, o trabalho tem de ser a dobrar. Basta ver a "pressão" que a comunicação social está a colocar sobre o jogo de ontem, querendo fazer eco dos desejos de quem segue mais abaixo na tabela, de que o Sporting foi "ajudado".

Este é ainda, um dos problemas que o Sporting enfrenta.

Urge que o presidente se recorde das aulas que teve no Colégio Militar, em particular daquelas em que se mostrava que a "propaganda" é das armas mais letais em qualquer guerra. É necessário compreender que neste "campo" o Sporting está quase ausente e isso acaba por complicar a vida ao próprio Clube!

O Sporting não necessita de controlar a Comunicação Social no seu todo, mas deve pelo menos conseguir exigir que a mesma não interfira na "pressão" da equipa, obrigando-a a ser justa!... E este per si so, é já um trabalho colossal.

Em relação ao jogo de ontem:

Vender a ideia que o penálti não existiu, num lance onde existiram dois claros, é de uma falta de honestidade monumental. E para envergonhar muitos destes "jornalistas" e "comentadeiros" basta rebobinar a cassete e ver o que os mesmos disseram quando em Junho deste ano o Porto beneficiou de um penálti extremamente parecido contra o Aves, ou de quando o SCP sofre um penálti semelhante contra o Belenenses em Abril de 2018.

Em todos esses momentos os penálties não levantaram dúvidas (sendo mais duvidosos) e o de ontem é duvidoso...

Coerência, pois claro!

P.S.: Ontem fui o único a sentir falta do célere conforto comunicacional do Conselho de Arbitragem em defesa do árbitro?

publicado às 13:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 20.12.2020 às 13:51

Caro Rampante,
Nos tempos da Segunda Guerra Mundial, os líderes dos diferentes países, particularmente aqueles com regimes políticos autocráticos, exerciam e controlavam a propaganda de uma forma mais primária pois os canais de comunicação eram muito menos diversificados do que hoje. Hoje, com internet, a propaganda dissemina-se de uma forma mais subtil e aí o consumidor (de informação, serviços ou bens materiais) é , constantemente, apanhado desprevenido. Quem tem a pachorra, ou paciência, de assistir aos programas de TV sobre futebol, só é apanhado desprevenido se quiser. Ontem, depois do jogo de Alvalade já se sabia o que iria "passar-se" (para usar uma forma verbal, tão apreciada do líder máximo da propaganda lampiónica ). A SIC, que foi fundada por um liberal (no sentido do pensamento livre) decidiu, há pouco tempo, extinguir os programas de "paineleiros" que, supostamente, representavam os principais clubes. No entanto a SIC mantém, a dirigir ou a apresentar esses programas, algumas "avis" muito longe de serem "avis rara" pois o seu talento é apenas um, o de serem da mesma família da águia Vitória. Os espetáculos protagonizados pelos Srs. Paulo Garcia e Duarte Gomes são, invariavelmente deploráveis, apesar de alguns dos convidados dos programas terem algum nível e curriculum, como é o caso de Joaquim Rita. Falo da SIC, porque na TVi e especialmente na CmTv já só é apanhado desprevenido quem quer.
Voltando à sua questão, parece-me que contrariar a máquina de propaganda lampiónica, que está entranhada na CS portuguesa, é para os dirigentes do Sporting, uma tarefa hercúlea, muito mas muito difícil do que, por exemplo, contratar um grande Ponta de lança no próximo mês.
SL
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 14:13

Sem duvida caro Greenlight,

dai eu ter dito que, só a tarefa de tentar exigir justiça, seria per si so, um trabalho colossal.

Mas, temos de ter consciência que o campeonato ainda agora vai no inicio e se o SCP se mantiver nesta posição, o "bombardeio" será ainda mais intenso...

E não podemos ser anjinhos... os jogadores vêm TV, leem jornais, etc... e isto acaba por interferir na mente do jogador... do Sporting e do adversário.
Aos do Sporting cabe ao nosso treinador gerir, mas gerir isto pode retirar foco de outras partes essenciais...

E não podemos esquecer o "problema" que é, o SCP não gerir a "pressão" que isto causa nos jogadores adversários (que podem sentir-se mais picados contra o SCP por se sentirem injustiçados)...

... e muito mais grave, é impossível de controlar a pressão que isto causa nos árbitros e mesmo nos orgãos diretivos da Liga e FPF...

Ora, todos estes elementos estão fora do controlo de pressão do SCP e todos eles são parte que interfere nos resultados do SCP... dai esta importância.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 20.12.2020 às 16:18

Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 20.12.2020 às 14:58

Ouvir ex-arbitros dizerem que aquele lance sobre o Feddal não era penalty depois de verem e reverem os replays, só mostra o quão maus esses senhores foram enquanto árbitros.
O guarda redes toca na bola? Toca sim, de raspão, e então? Isso dá-lhe "carta branca" para socar o atacante?
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 15:04

Existem ex-árbitros (Rola) que juram a pés juntos que "prai" desde 2014 o SLB nunca foi beneficiado num jogo... que o Porto é beneficiado em todos... e que o SCP é beneficiado em anos bissextos (2016 e 2016).

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.12.2020 às 15:02

Subscrevo a sua análise, caro Rampante. O êxito desportivo também passa pela comunicação. E esta começa, e bem, no discurso do nosso treinador, com reflexos no balneário. Depois, o departamento de comunicação também foi melhorado, o que é uma mais valia.

Mas, para além disso, os jogos têm de ser ganhos dentro do campo. E jogos difíceis, fechados, chatos, vão acontecer mais vezes. Penso que a equipa técnica tem que repensar estratégias, em função do adversário. E se a arbitragem não esteve mal, e não nos prejudicou, nem sempre acontecerá.

Esta prestação de uma equipa muito jovem está a incomodar muita gente. A união também tem de ser uma prioridade. "Onde vai um vão todos", mas lamentamos que a "traição" também venha de dentro, como se vê por aqui.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 15:18

Amigo Nação Valente,

algo que acho estar a acontecer, é os adeptos estranharem este acaso que é o Sporting jogar "mal" e ganhar...
O SCP ontem teve aquilo que muitas vezes apelidam de "estrelinha de campeão" e apesar de felizmente essa estrelinha não ter nada a ver com a arbitragem, o "festival" foi montado.

Nas análises aos jogos do SCP existe sempre um "mas"... e quando as vitórias não são de goleada, mais facilmente aparece esse "mas", que muitas vezes vem seguido pela expressão "... o árbitro ..."!

E sim, como o amigo diz e bem, até a nível interno nos autoflagelamos, em especial quando se dá ouvidos a quem quer fazer mal e vai-se na conversa desses...
Voltando ao inicio da conversa lá digo que não estão habituados a que o SCP jogue mal e ganhe e como tal há que encontrar justificações!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.12.2020 às 15:09

Caro Rampante,

Nesta era da comunicação é usual dizer-se que "não basta ter um bom produto é preciso saber vendê-lo". Aliás, até é comum muitos saberem vender um mau produto!
Em relação ao Sporting, mais do que "vender" o produto, o importante é protegê-lo e a comunicação é essencial nesse processo.

Concordando com a importância de tudo o que a sua reflexão expôs, realço a exigência de melhoria, em relação à comunicação, por parte do presidente e da estrutura destinada a esse efeito.
Sem dúvida que temos, no nosso treinador, um excelente comunicador, quer na forma, quer no "timming", mas não deixemos que essa tarefa recaia quase exclusivamente sobre ele. É uma tarefa árdua e a "armada inimiga" não só não vai abrandar nos ataques, como muito presumivelmente os vai intensificar.
Por mais capacidades comunicacionais que o Rúben Amorim tenha, este trabalho "solitário" e contínuo levará a um inevitável desgaste no tempo, com eventual prejuízo das áreas técnicas, algo que em circunstância alguma pode ocorrer.

Em relação ao conforto comunicacional por parte do Conselho de Arbitragem, é provável que ontem ele tenha sido mais direcionado, internamente, a ex-árbitros e a comentadores de arbitragem do que ao próprio árbitro do jogo. O conforto é "adaptável" às circunstâncias!
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 15:27

Caro Leão do Norte,

é bom compreender que mais Sportinguistas se preocupam igualmente com estes assuntos.
Numa analogia eu diria que normalmente os adeptos focam-se tanto na bola, que se esquecem de olhar para a movimentação dos jogadores à sua volta.

Tal como o amigo diz e eu já tinha referido, preocupa-me muito que Amorim acabe a ter de despender demasiado foco nestes assuntos e dado que ainda agora só 1/3 dos jogos estão concluídos, isso pode ser cansativo e eventualmente prejudicial, em especial se o "bombardeio" intensificar, tal como é esperado e desejável.


Quanto ao ponto final... não tinha pensado nesse prisma e o caro terá razão... afinal de contas o CA tem igualmente a obrigação de defender os ex-arbitros que agora são comentadores... e dado o estatuto de antiguidade, a defesa desses será sempre prioritária face aqueles que agora apitam
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.12.2020 às 16:45

Amigo Rampante (permita-me que o trate assim),

Nós no Sporting, em tempo algum, podemos só olhar para a árvore e não para a floresta. O perigo espreita dos mais variados lados que, mesmo olhando para a floresta, podemos ainda ser surpreendidos.
Numa linguagem mais popular (que evito completar para não ferir susceptibilidades) podemos dizer que precisamos de ter um olho no... e outro no...!

É bom que os adeptos percebam que ter esta atitude é essencial e contribui indiscutivelmente para o sucesso da equipa. E quando refiro a "floresta" não me limito a factores externos ao clube.

P.S.: Registo com agrado o seu "regresso" aos textos editoriais no camarote.
Imagem de perfil

De Pamaro a 20.12.2020 às 15:30

Quem não chora não mama...
Dando de barato o penalti oferecido (quem viu o penalti do Charles sobre o Cebolinha e vê este, enfim...), nunca tinha visto uma agressão (Coates) ser punida com cartão amarelo.
Agora ver o Sporting a dizer que são prejudicados em todos os jogos é óbvio condicionamento da arbitragem. Hoje já ninguém se queixa que foi prejudicado?
Sem imagem de perfil

De salgado a 20.12.2020 às 15:38

Tu calado não eras poeta. Mas também não eras parvo...
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:10

Ainda este ano (fev2020), vimos Ruben Dias a agredir Raul Silva do Braga quando este festejava um golo da sua equipa... Apesar da agressão num momento em que o jogo estava parado e do ato ser claramente provocatório, Ruben Dias levou apenas cartão amarelo.
Curiosamente o lesado (Raul) levou também cartão amarelo numa daquelas decisões que só acontecem aos adversários do SLB.

Convém o caro começar a ver os jogos do seu próprio clube para começar a ver agressões punidas com cartões amarelos... lá existem muitos exemplos...

Mas lá está... acredito que tenha vergonha de ver os jogos do seu próprio clube e como tal se resguarde apenas a visionar os do SCP e isso efetivamente explica o seu comentário em que se mostra surpreso por o árbitro ter ajuizado um lance de forma justa e sem prejuizo para o Sporting.
Acredite, até eu fiquei surpreso por dali não ter resultado uma nova Lei qualquer, que desse penalty... contra o Sporting!
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 19:09

O caro Pamaro parecia que estava mesmo a pedir...



Caso tenha assistido ao jogo do seu clube hoje, ali teve um exemplo de uma agressão punida com um cartão amarelo...

E até lhe digo mais... enquanto que no caso do Coates, as Leis de jogo deixam a interpretação aberta à intencionalidade por o jogo estar parado (dai poder ser amarelo ou vermelho conforme o árbitro interprete a intencionalidade), no caso hoje do SLB, as Leis de Jogo não deixam margem a interpretação por a bola estar a correr. Gilberto teria de ser expulso. Ponto

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.12.2020 às 16:05

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2020 às 16:19

Caro Luís Silva,

Desculpe, mas alguma da sua linguagem não me agradou e agradeço que não a repita em futuros comentários.

Este espaço não serve como a taverna da esquina!
Sem imagem de perfil

De Luís Silva a 20.12.2020 às 16:25

Caro Rui,

Compreendo e eu próprio não costumo usar a linguagem referida, mas como isto anda há muitas semanas engasgado, hoje tinha que sair.
Acho que depois de alguns jogos, ontem chegou-se longe demais em muitos locais, a começar por TV´s, jornais, facebooks, etc.
Acho que toda a gente sabe do que estou a falar, pois a descredibilização, insinuações, tentativas e colagens ao que não é nem se passou e por demais generalizada nos locais referidos, mas toda a gente que não se esqueça de uma coisa.
Podem dizer 1 milhão de vezes uma mentira, que ainda assim nunca será verdade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2020 às 16:30

Fundamentalmente tem razão, ninguém sensato refuta isso, mas agradeço mais cuidado no futuro. Apenas isso.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:38

Caro Luis Silva,

Confesso que li o comentário de forma leviana, dado que estava ocupado a eliminar as dezenas de posts que alguns saudosistas, porventura pagos, cá vieram despejar.

Temos (muito em especial o Rui) este "trabalho" de eliminar toda a "poluição", por forma a tornar este espaço minimamente confortável para os leitores e comentadores.

Por forma a manter esse "bom ambiente", é desejável manter também algum cuidado na linguagem utilizada e efetivamente existiu aqui um "esticanço" e pese embora seja compreensível (todos nós já ficamos de cabeça quente) a mesma é inadmissível.

Assim deixo aqui o conteúdo essencial da sua mensagem, eliminando os "lapsos " ofensivos da mesma.



É bom ver este alarido. Cada vez mais vê-se a dor fininha de cotovelo, etc dos adversários.
Nas últimas semanas, vemos os adversários dar voltas no caixão, cócegas de comichão, dores estranhas e suores frios.
Vemos gente dizer que o Coates fez falta claríssima por um toque ligeiro no guarda redes, e na semana seguimente dizer que o guarda redes obviamente não fez penálti por dar um murro na cabeça de um jogador do Sporting.
Vemos gente dizer que o Pedro Gonçalves já não joga nada, que o Nuno Mendes afinal ainda está verdinho, que o Eduardo Quaresma afinal é bluff, que o Sporar é um bidão, etc.
A todos os adversários, antis, ex-claques, invejosos, virgens ofendidas, aziados e outros que se queiram juntar a estes, saiam de fininho sem ninguém vos ver.
SL
Luís Silva
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:42

Luis Silva,

Entretanto tomei a liberdade de eliminar o comentário inicial, dado que postei o seu "comentário" em linguagem mais aceitável!

Sem imagem de perfil

De António Vieira a 20.12.2020 às 16:27

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.12.2020 às 16:08

Caro Rampante

O seu texto constitui um alerta para todos nós, sportinguistas, e para a Direcção do Clube. Sem uma boa estratégia comunicacional é mais difícil vencer dentro das quatro linhas. É verdade que com os actuais dirigentes houve progressos muito significativos na área da comunicação desde o início da época, mas trata-se de um trabalho que tem de evoluir constantemente e adaptar-se sempre à nova realidade.

A propósito do jogo de ontem constata-se como os "sound bites" são ferramentas eficazes na manipulação, principalmente quando são proferidas repetidamente em público ou plantadas nos jornais. Assim, do nosso lado, torna-se indispensável uma comunicação cirúrgica que denuncie essa realidade fictícia e paralela que visa diminuir os méritos da nossa equipa.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:24

Amigo Leão Zargo a minha grande preocupação é o desgaste que isto provoca na equipa (jogadores e técnicos) e na pressão que causa nos adversários, nos árbitros e nos orgãos federativos.

Sem querer estar a precisar situações, alguém acredita que aquela capa do jornal "A Bola" é inocente???

Como disse anteriormente, urge o Sporting encontrar uma forma de controlar a situação. É que felizmente, "corremos o risco" de prolongar a nossa estadia no 1º lugar durante muito tempo e tudo o que se puder fazer para ajudar este conjunto de jogadores a ficar lá até ao fim, é pouco.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 20.12.2020 às 16:27

Não foi o único. Tb fiquei ansiosamente à espera. Sentado e a seguir deitado, pois claro.

Tudo normal. A única surpresa é a razão para este alarido ter sido um lance que valeu 3 pontos e não uma treta qq sem impacto a nível de pontos.

Dito isto, o Farense, que até fez bons jogos contra Benfica e Braga, jogou ontem com dois médios de origem a centrais e não aproveitamos esta debilidade. Não se podem dar 45 min aos adversários e já vimos que esta equipa pode fazer muito mais. Não nos podemos pôr a jeito...particularmente depois deste jogo e da narrativa que previsivelmente vamos ter esta semana.

Para finalizar, excelente o Amorim na resposta à pergunta do penalty.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:45

Caro Jorge, espero que já tenha desistido de estar à espera senão ainda vira

Mas falando sério... a resposta do Ruben foi com um requinte que está ao alcance de poucos... penso que naquele momento nem o jornalista percebeu a ironia que estaria naquele comentário.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 20.12.2020 às 16:43

Rampante

Todos nós sabemos, que os jornais e a televisão estão cheios de jornalistas, que não seguem as regras da profissão, que abraçaram. Não preciso de citar nomes, pois os "artistas"! estão bem localizados. Não foi por acaso, que uma tal janela expertalhona, quis avençar alguns jornalistas, pois dos mencionados poucos desmentiram a tentativa , que tiveram. Os casos acontecem e com o tempo a passar tão depressa as pessoas esquecem o que se passou.
Acredito, que também o SCP deva ter jornalistas que gostam do verde, mas aqueles que são conhecidos arrasam o clube que dizem ser da sua paixão.
É difícil contrariar o sistema implantado, pois as pessoas têm família na maior parte dos casos e quem se mete com gente sem pudor, pode ter surpresas desagradáveis. Vejo a grande maioria dos programas sobre desporto e vou citar a forma como o FCP ás terças-feiras na TV, através de 4 adeptos defende o clube e ataca os adversários. É evidente que não estou de acordo, com algumas situações, mas reconheço que eles não têm papas na língua e estão bem informados para discutirem os factos, que acontecem. No SCP/TV já existiu este tipo de programa, mas por razões que desconheço terminou, mas acho que ele deveria de existir com pessoas bem documentadas e que defendam o SCP, pois se estamos à espera que os jornais nos defendam esqueçam esta situação, pois o que eles querem é desestabilizar e destruir o nosso clube. A maior mentira que eles nos impingem é que o campeonato necessita de um SCP forte que lute pelos dois primeiros lugares, mas enquanto não nos enviam para o habitual quarto lugar não descansam. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 16:55

Amigo Fernando Albuquerque,

por motivos profissionais e familiares tenho muito pouco tempo para assistir a esses programas e também admito que não são algo que aprecie.

No entanto não sou "estupido" e sei bem que eles têm um alcance enorme e a influência que os mesmos têm é maior do que aquela que fazem crer.
Ignorar isso é/seria um erro enorme.

E isto vai além desses programas... isto atinge jornais, TV's, rádios, etc... ainda ontem na Antena 1, quem comentava o jogo deu-se a um triste espetáculo a atacar o árbitro e VAR, pela decisão tomada. Surreal.

Dai este meu alerta. O Sporting necessita estar atento a estes fenómenos e necessita compreender o alcance dos mesmos.

A nós anónimos, os sócios e adeptos do SCP, compete-nos ajudar no que estiver ao nosso alcance para não nos deixarmos apanhar por esta teia de ilusões cujo objetivo é roubar-nos o sonho!

Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 20.12.2020 às 17:48

Caro Rampante se me permite, é para informar o Sr. Fernando Albuquerque que a Sporting TV tem um programa desses género às segundas-feiras, penso que às 22:30.

Sobre o seu post, agrada-me ver que nós sportinguistas estamos mais atentos e unidos - os da orfandade não contam para nada - na defesa do nosso Clube contra cartilheiros, "padres" e "jornalistas da treta".

SL
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.12.2020 às 10:20

J. Oliveira

Já aqui escrevi sobre esse programa, que vejo todas as segundas-feiras. Na minha opinião as pessoas. que o fazem são óptimas pessoas , mas que apenas comentam casos, que saem na imprensa ou que aconteceram nos jogos onde entra o SCP. Todos os esclarecimentos são bem vindos, pois saem muitas notícias que são falsas. O programa que eu idealizo é diferente, pois tem de ter o Miguel Braga e outras pessoas, que não tenham medo de atacar os donos do futebol em Portugal. Recordo-me por exemplo do Roquete que era comentador da SIC, do advogado que esteve na TVI e outros que de momento não me chegam á cabeça. Basta fazer uma viagem pelos comentadores que o SCP teve nas televisões e o elenco fica bem servido. Nada de pinotes & C*. que só dizem mal dos dirigentes do SCP. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.12.2020 às 19:33

Rampante,

A contratação do treinador não foi a única boa na área da comunicação, tanto com os adeptos como com os próprios jogadores.
Também Miguel Braga se tem revelado uma boa surpresa a comunicar para fora. De certeza que perceberam que Varandas não podia ser a figura da comunicação do SCP sem causar danos ao mesmo e portanto isso foi corrigido. E ainda bem !!
Imagem de perfil

De Rampante a 20.12.2020 às 19:42

Caro Mike Portugal,

não poderia estar mais de acordo... aliás quando escrevi:

"Até a Direção do Sporting foi "contagiada" por esta "boa comunicação", que nos últimos meses têm gerido este aspecto tão importante no futebol com elevada mestria."

era eu para ter referido Miguel Braga e apenas por lapso acabei por não particularizar essa situação.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo