Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Terminou na noite deste domingo a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. O grande destaque foi, sem dúvida, a eliminação do Benfica às mãos do Sporting, naquele que foi a terceira derrota em outros tantos jogos dos "encarnados" frente aos rivais da Segunda Circular. O Amarante, do Campeonato de Portugal, protagonizou a grande surpresa da ronda ao afastar o Marítimo.
Há sete anos que o Benfica não estava tantos jogos (6) sem vencer num clássico (vs FC Porto ou Sporting). O último registo negativo são oito encontros (2008).
O Benfica está na pior série de derrotas consecutivas (4) em clássicos (vs FC Porto ou Sporting) da última década (2005-15).
Em 297 dérbis Sporting-Benfica esta foi a 3.ª vez que os "leões" venceram três vezes consecutivas as "águias" em três meses; 1919, 1945 (c/ Campeonato de Lisboa) e 2015.
Neste século, quando o Sporting encontrou o Benfica ou o FC Porto no caminho até ao Jamor, os leões venceram sempre a prova (2007/08 e 2014/15).
Das 19 vezes que o Sporting teve eliminar o Benfica ou o FC Porto da Taça de Portugal para chegar ao Jamor, venceu 9 troféus.
Jesus está há dez jogos consecutivos sem perder um dérbi (7V 3E). Sá Pinto foi o último treinador a vencer Jorge Jesus (2012).
Sexta derrota do Benfica nos primeiros 16 jogos da época com Rui Vitória; o último registo negativo ainda pertence a Jesus (sete derrotas) em 2010/11.
Amarante histórico na Taça de Portugal: eliminou o Marítimo e chegou pela 1.ª vez aos oitavos de final da competição. É a única equipa do 3.º escalão ainda em prova na Taça de Portugal.
Dez épocas depois, o Aves volta a eliminar duas equipas do escalão principal na Taça de Portugal. Em 2005/06 eliminou o Belenenses e o SC Braga, esta época afastou Moreirense e União da Madeira.
*** Compilado pelo "playmaker stats" do site "zerozero"
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.