Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2016_10_19_12_31_26_1172203.jpg

 

O director desportivo do Borussia Dortmund, Michael Zorc, afirmou no final do jogo que nunca viu "nada parecido em 30 anos de futebol". "Não houve fair-play, houve confusão".

 

Alguém devia chamar a atenção a este cavalheiro - que pelos vistos pouco ou nada viu em 30 anos de futebol - que fair-play, entre outras coisas, também é não simular faltas e lesões para "queimar" tempo. Táctica a que o Dortmund recorreu ontem em Alvalade quando começou a sentir o resultado em perigo.

 

A maior confusão terá surgido cerca do minuto 85, altura em que o Sporting pressionava o Borussia Dortmund na tentativa de empatar o jogo. O anti-jogo alemão fez com que o Sporting não devolvesse a bola, como é a norma, quando esta foi atirada para fora pelo guarda-redes Burki, quando Sokratis ficou a queixar-se no chão após suposta falta de Bruno César. Schelotto continuou com o jogo e cruzou para a área, embora sem consequências.

Depois foi a vez de Bas Dost e Burki trocarem "mimos", por qualquer insatisfação do guarda-redes alemão. Por entre a confusão, Kagawa e Bruno César encostaram cabeças, a meio-campo, antes de Coates afastar o japonês.

 

Resumindo... nervos à flor da pele, mas o director-desportivo do Borussia Dortmund terá de ser mais criativo com os seus argumentos.

 

publicado às 13:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.10.2016 às 14:01

Podem pintar da cor que quiserem, o que aconteceu foi mesmo falta de fair-play. O resto é conversa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.10.2016 às 14:07

Faça um esforço para ser menos "encarnado", especialmente num espaço onde ninguém o convidou para dar opinião.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.10.2016 às 14:16

Por acaso o jogador estava a sangrar, e o sangue era vermelho e bem visível para qualquer pessoa que estivesse a ver o jogo pela tv. Não é necessário convite para comentar, pode sempre editar os comentários de forma arbitrária, como já o fez anteriormente. Eu sempre que entender comentar, falo-ei, e o Rui sempre que entender que sou incómodo, apaga, cada um com os seus direitos. Eu continuarei a não ser mal educado.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.10.2016 às 14:23

Robbie Fowler esse lance foi aos 87 minutos ( jogador estava a sangrar) e não o lance do minuto 85 acresce que o jogador grego estava a sangrar em virtude da intervenção do seu GR no lance em que o Schelotto devolveu a bola ao GR num gesto de "Fair-Play" ... isso ou de falta de inteligência e engenho!
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.10.2016 às 14:32

Devolveu a bola ao GR ?????? Em que lance ? É precisamente desse que eles se queixam, não houve devolução nenhuma.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.10.2016 às 14:50

Não está fácil não percebeu a ironia :).

O lance em que o GR soca a bola e acerta no Sócratis na queda, sobrando a bola para Schelotto que faz um "passe" (tentou cabecear à baliza mas faltou-lhe "força") para as maos do GR.

O lance dos protestos foi aos 85 o lance em que o Sócratis fica a sangrar foi aos 87 minutos.

Compreendo que o seu fervor nacionalista lhe tenha impedido de analisar melhor o lance :).
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.10.2016 às 14:59

Ah ok, mas nesse caso os alemães nem se podem queixar, os laterais do Sporting passaram o jogo a devolver bolas ao GR....

"Tudo começou quando Sokratis caiu por uma suposta falta de Bruno César e ficou a queixar-se no chão, enquanto os colegas de equipa esperavam que os leões atirassem a bola para fora. Tal não se verificou, Schelotto continuou e cruzou para a área, mas o guardião Bürki segurou com facilidade.
O guarda-redes atirou a bola para fora das quatro linhas para o companheiro ser assistido, mas os leões, ao contrário do que normalmente sucede nestas situações, não a devolveram, o que gerou grande perplexidade na formação alemã. Por entre a confusão, Kagawa e Bruno César encostaram cabeças, a meio-campo, antes de Coates afastar o japonês.

O Chuta Chuta acabou por tornar-se no alvo principal da ira dos germânicos, depois dessa segunda ocorrência, que deixou os nervos à flor da pele, mas o brasileiro não escondeu a sua revolta perante o antijogo contrário. Bürki e Bas Dost também trocaram argumentos."
Sem imagem de perfil

De vitor a 19.10.2016 às 14:26

é normal que um encarnado venha dizer "o resto é conversa". basta recuar até à visita do benfica o ano passado..
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.10.2016 às 14:17

Nem mais Rui, a tipica desonestidade intelectual .... olha para o que eu digo e não para o que eu faço.

O anti-jogo foi tal que o arbitro deu 5 minutos de desconto (até no nosso campeonato em Alvalade é raro darem mais de 4 minutos), aos quais ainda acrescentou quase +2 minutos devido a paragens.

O Dortmund pode ser um grande do campeonato alemão e da Europa mas em Alvalade portou-se como um qualquer Tondela nos últimos 20 minutos + descontos.
Imagem de perfil

De Corvo a 19.10.2016 às 16:14

Ninguém tem culpa do vosso treinador ser um palpavo, que não encontro melhor adjectivo para o qualificar.
Todas as equipas sabem perder tempo para segurar um resultado, só o Sporting é que o desconhece.
Cabe na cabeça de alguém com um pingo de raciocínio, que em Madrid, a cinco minutos do fim e a ganharem, tenham persistido no mesmo jogo de ora atacas tu ora ataco eu, e não tenham perdido esse tempo em todo o tipo de simulações conducentes ao esgotar do tempo?
Isso valeu-vos a perda de 3 pontos e acrescentou 3 ao Real.
O Dortmund fez o jogo que devia fazer. Ou um cordeiro entre lobos tem alguma probabilidade?
Sem imagem de perfil

De Implacável a 19.10.2016 às 14:35

Em 30 anos nunca viu nada assim? Que argumento mais cobarde!
Confesso que não me apercebi do que se passou porque vi o jogo pela TV.
Mas fiquei deveras impressionado coma demonstração de fair-play com que o Dortmund nos brindou ao longo do jogo...
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 19.10.2016 às 14:56

Não é a primeira vez que isso acontece nos jogos do Sporting com JJ.
Fazia o mesmo no Benfica. Eu não gosto mas admito que haja quem aprecie.
"O fair-play é uma treta"...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.10.2016 às 15:00

Nisso JJ foi honesto ao contrário do Boche do Dortmund ... ou agora o Anti-jogo é em si um acto de fair play para com os adversários e adpetos presentes no estádio!?
Sem imagem de perfil

De Plinio a 19.10.2016 às 14:59

Lamentável aquilo que o Dortmund fez nos últimos 10 a 15 minutos. Afinal não são só os portugueses que são "fiteiros".
Sem imagem de perfil

De PSG a 19.10.2016 às 15:10

Não vi o jogo por isso nem discuto a situação, agora se realmente o Dortmund estava a fazer anti jogo simulando lesões, não acho que os jogadores do SCP fossem obrigados a devolver a bola, quem quer Fair Play tem de o praticar também.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 19.10.2016 às 15:30

Há aqui 2 situações distintas, o anti-jogo e a falta de fair-play.

Na minha óptica o anti-jogo é perfeitamente legitimo, tanto para um lado como paara o outro, todos o fazem.
São as quedas por encosto, os jogadores na bandeirola de canto de costas para o campo a pisar a bola, o rebolar exageradamente no chão (temos um lance onde se vê o Schelotto levar um toque e ficar agarrado ao tornozelo como se tivesse partido e como um colega dele cobrou a falta e o lance foi continuo levantou-se logo e começou a rir..)
Isso tudo quer gostemos ou não é legal, legitimo e um meio utilizado por todas as equipas quando se encontram em vantagem no marcador ou contentes com o resultado.

A falta de fair-play é outra coisa, e para mim mais grave.
Normalmente ocorre quando um jogador da equipa adversária se encontra lesionado e a outra equipa continua a jogar na boa como se nada fosse, ou então quando alguém atira a bola para fora para o colega ser assistido e depois a bola não é devolvida ao adversário e segue jogo como se nada fosse.
Vi à uns anos o Henry no Arsenal fazer isso, pega na bola aquando do lançamento lateral e vai direito a baliza marcar golo... o árbitro anula o golo.
E num jogo no Japão um jogador que não falava japonês foi sozinho e marcou e aí os colegas depois da bola ao centro deixaram o adversário pegar na bola e marcar ficando 1-1.

Para mim o problema desta situação neste jogo em concreto não foi as cabeçadas do B.Cesar nem os empurrões do Schelotto, mas sim a passadeira estendida na 1ª parte.

Houve falta de fair-play por parte do Sporting, sim.
Houve anti-jogo por parte do Dortmund, sim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.10.2016 às 16:02

Um resumo de semânticas meu caro !

Anti-jogo e falta de fair-play são sinónimos, mas é evidente que há um vasto leque de circunstâncias em que ocorrem em campo. O facto de muitas equipas o fazerem, umas mais do que outras, claro, não dá ligitimidade prática.

A queixa não surgiu do Sporting, mas sim da equipa alemã. Os jogadores do Sporting reagiram em campo e até acho isto devia acontecer com maior frequência, para castigar quem simula lesões e outras.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.10.2016 às 16:02

P.erdão... legitimidade
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 19.10.2016 às 16:39

Não acho que seja semântica, para mim são situações distintas.
O anti-jogo acontece em quase todos os jogos, a falta de fair-play não.

O resultado do anti-jogo é perda de tempo útil de jogo e que na maioria das vezes é punido com o tempo extra por parte dos arbitros e nalgumas situações com cartolina amarela.

O fair-play para alguns é uma treta para outros não.
O Zorc está a exagerar e a empolgar uma situação residual, que de facto existiu mas foi exageradissima.
Acho que existe uma clara diferença entre as duas situações, e não está aqui em causa se é o clube X ou Y.
Se tem um jogador lesionado com uma rotura de ligamentos cheio de dor e a bola é enviada para fora por colegas, o adversário fica com a bola e segue jogo... isto é anti-jogo ou falta de fair-play Rui ?

equipa está a ganhar leva a bola para bandeirola de canto e fica ali com a bola a espera de levar encosto ... isto é anti-jogo ou falta de fair-play Rui ?


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.10.2016 às 17:22

Anti-jogo é uma forma de falta de fair-play, mas cada caso tem de ser analisado individualmente. Isto, porque há muitas maneiras de fazer anti-jogo, a exemplo do que acontece em alguns jogos, em alguns estádios, em que ordens são dadas aos apanha-bolas para retardar em dar a bola ao guarda-redes.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.10.2016 às 18:15

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.10.2016 às 18:23

Ah e tal! No jogo de 1910, o B levou raspanete do C ...
De que jogo falamos ? Deste ultimo e não do da Taça!
Sem imagem de perfil

De Jpinto a 19.10.2016 às 16:59

Salvo erro o que aconteceu foi o seguinte:

O Borussia enviou propositadamente a bola para fora para que o jogador fosse assistido, certo ?

Com a bola fora, cabia ao arbitro permitir a intervençao da equipa medica alemã, se achasse que havia essa necessidade.

O arbitro nao o fez e o jogo seguiu com a bola do lado do Sporting que nao a devolveu.

Nunca pode o Sporting ser acusado de colocar em perigo seja quem for - o jogador alemão não ia ser assistido só pelo facto de o Sporting devolver a bola.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo