Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Declaração_Imposto-de-Renda_Charge_leão-ajuda-c

 

Como é meu hábito todas as quintas-feiras, estive a ler a crónica semanal de Carlos Barbosa da Cruz no Record, hoje intitulada "Chique".

 

No seu escrito, o advogado/cronista aborda com sentido de justiça e exactidão a temática que já foi debatida aqui no Camarote Leonino vezes sem conta, invariavelmente quando os usuais "defensores da pátria", "enviados especiais" e afins, sentem a necessidade de vir em defesa da imagem e da honra da pessoa do presidente.

 

«(...) Serve esta introdução para comentar uma afirmação recente de Bruno de Carvalho, que agora era chique dizer mal do presidente do Sporting. Já aqui escrevi, e repito, que um dos aspectos em que o Sporting se distingue do Benfica ou do Porto, é que o Sporting é um clube mais livre, onde cada um pode exprimir a sua opinião sem correr o risco de ser estigmatizado como inimigo ou indesejável.»

 

Onde é que eu já ouvi isto ?

 

«No Sporting nunca houve o culto do incensamento, que aproxima os clubes que a praticam - e estão ao virar da esquina - em realidades proto-norte-coreanas e em que qualquer desalinhamento é proscrito como crime de bota-abaixismo e lesa-pátria. Os presidentes do Sporting devem, por isso, saber lidar com a crítica, mesmo que se possam sentir-se injustiçados ou desconsiderados; quem não perceber esta realidade, não percebe os valores e raízes do clube.»

 

«Este desabafo é tanto mais deslocado, quanto Bruno de Carvalho, quando não era presidente do Sporting, nunca se coibiu de expressar publicamente as suas opiniões e divergências com as direcções que contestava e de o fazer com frequência. Acresce que, por um conjugação de circunstâncias, este presidente do Sporting tem tido um ambiente muito mais desanuviado, em termos de críticas, do que existiu com os seus antecessores. Caberá perguntar se é assim agora, o que será quando as críticas forem a sério ?.»

 

publicado às 05:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.11.2014 às 10:37

Caro Rui

1º - A critica é sempre positiva desde que seja sincera e não com segundos interesses

2º - Nesse aspecto esteve mal BC no tempo de GL (foi um pessimo lider da oposição), como estarão todos os que criticam só para enfraquecer a liderança

3º - Se o anteriror mandato de GL não pode ser uma muleta para justificar algo que esteja menos bem agora, também a má prestação de BC na oposição não pode ser desculpa para agora se criticar a torto e a direito

4º - O "ambiente muito mais desaniviado" que o presidente tem tido em relação a GL é apenas e só devido à maior competencia dele e da equipa que o rodeia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 11:48

Caro Iorda9,

O seu 4.º ponto...

O presente clima deve-se a:

- Não haver uma oposição efectiva, dentro e fora do Clube.
- Haver maior vontade global de deixar trabalhar.
- Resultados desportivos moderadamente agradáveis.

Estas, as principais razões.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.11.2014 às 13:24

Caro Rui

Quando se fala em resultados - os Sportinguistas já não olham só aos resultados desportivos mas também aos financeiros - é o futuro do clube que está em causa

E se eles são como diz moderadamente agradáveis, isso só acontece devido ao bom trabalho desenvolvido

Se esses resultados passarem de moderadamente agradáveis, para fracos ou horriveis como no tempo de GL, não tenha a menor duvida que a oposição efectiva vai aparecer e que não haverá grande vontade para deixar trabalhar

Calaram-se porque se tiveram de calar, mas voltarão se cheirar a podre

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=642972&tm=27&layout=158&visual=49;

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=3157783
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 14:18

Pode insistir o que desejar, mas não tenho memória na minha vida de sportinguista de uma oposição efectiva tão radical, dentro e fora do Clube, como foi orquestrada por Bruno de Carvalho, Eduardo Barroso, Daniel Sampaio e afins.

Quanto aos resultados financeiros, até concordo que devia ser assim, mas não é, para a vasta maioria. Na ausência de resultados desportivos, mesmo os mais devotos apoiantes desta liderança reagirão. Aliás, até já se verificou algumas indicações iniciais pelo resultado em Guimarães.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.11.2014 às 14:30

Por acaso quando falou em oposição dentro do clube ( e não pondo de parte EB), pensei sinceramente que estava a falar de PPC, Carlos Barbosa e Luis Duque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 14:39

Não brinque com coisas sérias. Esses formaram um outro tipo de grupo...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 27.11.2014 às 13:23

"Conjugação de circunstâncias"...

Pois. Uns fizeram um péssimo trabalho e outros, até ver, um trabalho globalmente positivo.

Eis a diferença.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 14:20

Não deixa de ser uma conjugação de circunstâncias, centrada nos resultados desportivos. Caso estes tivessem surgido, não obstante a má gestão, ainda hoje GJ estaria no trono. É a realidade ingrata.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 27.11.2014 às 14:48

Os resultados desportivos não acontecem por acaso, sempre o disse. Por alguma razão o salto competitivo no ano passado da equipa de futebol e o mesmo acontecerá este ano, não tenho dúvidas.

Competência leva a resultados, em todas as vertentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 15:04

Nesse caso, como explica o actual 8.º lugar ?

Essa sua tese não é inteiramente correcta. Nos longos anos de jejum o Sporting teve equipas muito competentes e não venceu.

Além do mais, "competência" tem muitas vertentes.
Sem imagem de perfil

De jose a 27.11.2014 às 18:21

Caro Rui,
O sporting teve excelentes equipas, lembro-me da equipa do Robson e depois Carlos Queiroz...

Acontece porém que nessa altura tínhamos uma equipa competente, mas não tínhamos uma estrutura competente. Só para acrescentar que só equipa competente não chega, até pode funcionar por um ano, mas não passa dai.

Foi o que aconteceu nos últimos dois campeonatos, tivemos equipa mas não tivemos estrutura e ficamos por aí. Nessa altura e tendo o Roquete a cabeça pensei que íamos começar a dominar, mas foi sol de pouca dura... por termos uma estrutura fraca.. foi o inicio do saque...

Lembro-me de uma entrevista do CQ recentemente, que dizia isso mesmo na altura em que foi treinador do Sporting, uma estrutura mto fraca e sem qualquer poder nas instâncias do futebol.

Neste momento, poder nas altas instância ainda não temos e não se conquista de um dia para outro, mas internamente, julgo que vamos no bom caminho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 20:56

O Carlos Queiroz não serve de referência para coisa alguma, especialmente em relação ao Sporting.

Foi a estrutura que o mandou tirar um defesa quando estava empatado com o Benfica, para depois João Pinto marcar 3 golos ?
Sem imagem de perfil

De HY a 27.11.2014 às 21:36

Sem qualquer vontade de defender um dos piores treinadores (pelo menos no banco) que já passou por Alvalade, acho que ele só tirou um defesa quando estávamos a perder 2-3. E não foi ele que nos impediu de jogar com o Peixe, o Jusko e mais outro que foi expulso nas Antas, na semana anterior, numa das mais espectaculares arbitragens do grande Carlos Valente...

E a verdade, é que de estruturas e trabalho de gabinete e planificação ele percebe...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 21:45

Bem... talvez a minha memória esteja a falhar, mas de qualquer modo, ele, como treinador, e até como homem, serve de referência para quase nada.

Não foi o Filipe que também foi expulso nas Antas ?
Sem imagem de perfil

De HY a 27.11.2014 às 21:48

Concordo com o primeiro ponto. Excepto no trabalho organizativo etc...

Não me lembro quem foi o terceiro. Lembro-me que vi o jogo com um ex-chefe do departamento de futebol do Porto que me disse logo, "o gajo está a cozinhar-vos para se lixarem com o Benfica..."
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 21:56

Ele teria dado o manager ideal, mas fugiu sempre à responsabilidade para poder ter o protagonismo de treinador e, claro, os $$$ associados à posição. Uma vez, em conversa em Alvalade, tive mesmo para lhe dizer isto.

Ele foi uma das razões que Bobby Robson foi despedido quando e como foi. Andou a "cozinhar" o Sousa Cintra, que estava doido por o meter lá.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2014 às 21:49

Ou foi o Vujacic que ele expulsou ?

Sei que o defesa que Queiroz tirou foi o Paulo Torres, com quem já tive ocasião de conversar este jogo.
Sem imagem de perfil

De jose a 28.11.2014 às 00:56

O CQ pode não ser um grande treinador e partilho desta ideia, mas daí ignorar completamente a sua opinião e avaliação acerca de uma organização desportiva e confundi-la com a táctica de um jogo, só por má fé.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.11.2014 às 01:13

O José tem o mau hábito de surgir a "atirar pedras", especialmente sobre questões que lhe são alheias !
Imagem de perfil

De sportingsempre a 27.11.2014 às 16:39

Depois de uma vitoria na Champions, do BdC ter estado calado e da questão do fair-play estar a ser resolvida, voltar ao passado parece-me exercício de puro masoquismo, para o qual não contribuo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 27.11.2014 às 17:46

Primeiro insinua que BdC era o Hugo Chavez agora é Kim Jong-un ( )e vem falar em " Os presidentes do Sporting devem, por isso, saber lidar com a crítica", isto não é critica roça isso sim o insulto.

E o problema é mesmo este confundir critica com insulto!

SL,

Sem imagem de perfil

De m1950 a 27.11.2014 às 19:21

"Com a conquista de mais três pontos na Champions, o Sporting está classificado em segundo lugar no seu grupo e a um ponto da qualificação para os oitavos-de-final. Neste momento, já garantiu também a maior receita de sempre nesta competição.

Expressando a sua livre opinião – estes factos são para alguns coisa menor –, esquecendo-se da difícil situação que o Clube vivia bem recentemente e na senda do que é habitual, vêm agora desenterrar declarações com mais de três semanas, descontextualizando-as e insinuando que, por parte da gestão do Sporting, se defende práticas totalitárias e intolerantes a críticas. Recorde-se que o próprio Presidente do Clube, na Sporting TV, afirmou ainda recentemente que nem tudo está bem e que há muito para melhorar, num programa feito para esclarecer os Sportinguistas e com direito a contraditório.

Felizmente esta narrativa – bem como os seus autores – é bem conhecida dos Sportinguistas, que sabem com que finalidade é produzida.

Na realidade, o que é verdadeiramente importante não são as insinuações ardilosas mas o trabalho que está de facto a ser feito. Hoje, uma comitiva do Sporting apresenta-se com credibilidade e argumentos sólidos na UEFA para prestar esclarecimentos adicionais sobre o 'Fair-play' Financeiro, pesada herança de uma gestão da qual alguns daqueles que livremente opinam foram dos seus principais alicerces.

Felizmente o currículo do Clube é grande, bem como a memória dos Sportinguistas."

Não entendo como o site do clube é utilizado para estas guerras e respostas , já mal fez o BdC ao responder ao MST , e agora ao CB pelo site do clube , também não se entende.

Rogério Alves falou em sentido de estado que falta ao aos Sportinguistasque andam na praça , e que com ele mesmo discordando nunca iria dar armas aos adversários para bater no Sporting. A questão passa muito por aqui , os adversários teem a estratégia de sentido de estado , e nós não , e é assim que o clube anda na turbulência. Há vários espaços sportinguistas onde podemos desabafar e falar entre sportinguistas , embora já com algumas infiltrações como o JR por exemplo.

Discordar de BdC jamais poderá ser algo visto como crime , até porque a sua estratégia e comunicação é pouco clara, e não considero que deve responder ou utilizar meios do clube para responder a criticas a si mesmo e não ao SCP.

Sporting de hoje tem de olhar para a frente e deixar de dizer que a culpa é do passado , todos críticos ou não de BdC , sabemos que o clube está melhor , mas sabemos que o Sporting é eterno e ninguém é dono do clube.

Eu sou da opinião que todos os que estão na praça pública devem ser seduzidos a ter uma maior coordenação como acontece com os adversários , e que tenham sempre o sentido de Estado presente quando falam na TV , mesmo sem abdicar da sua opinião. Vejo grande esforço em Rui Oliveira e Costa e no MF nos últimos tempos , e principalmente do inteligentíssimo Rogério Alves (este percebe facilmente que os outros estão mandatados e é o elo mais forte do SCP na TV).

Onde está o erro da direção aqui ?? Provavelmente a caça às bruxas , as culpas do passado , e um discurso sempre para relembrar que se faz bem HOJE. Se olhar em frente , dando paz e mostrando superioridade em relação ao que passou , o clube estaria mais unido. Este é o ponto principal que BdC tem de entender.

Meu caro Rui , peço desculpa por mais um longo texto.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo