Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




unnamed.jpg

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do FC Porto indica que a administração “deliberou solicitar a convocação de uma assembleia geral de titulares de obrigações denominadas ‘FC PORTO SAD 2017-2020’”. Foi a confirmação oficial daquilo que tinha sido já veiculado ao longo de domingo.

Por outras palavras, a SAD do clube da Invicta não tem meios para pagar já em Junho, como compete, os produtos financeiros que vendeu em 2017, num montante global de 35 milhões de euros. O objectivo de momento passa por devolver o montante apenas no próximo ano. Contudo, note-se, em 2021, a SAD azul e branca tem outro empréstimo, igualmente de 35 milhões de euros, para saldar junto de investidores.

As obrigações agora em foco foram colocadas junto de investidores, incluindo adeptos, em Junho de 2017, e que a SAD do FC Porto deveria devolver já em Junho de 2020. Só que esta assembleia geral convocada pela administração de Pinto da Costa pretende que os obrigacionistas aceitem mudar os seus “termos e condições”, em particular para promover a “alteração da data de maturidade para 9 de Junho de 2021”.

O administrador financeiro da SAD, Fernando Gomes, explicou que o objectivo inicial era fazer uma nova emissão de obrigações para substituir aquela que foi feita em 2017, mas que as condições de mercado, incertas devido à pandemia, não o permitem.

Só que, muito além de a pandemia Covid-19 ter vindo estragar os planos às sociedades anónimas desportivas, o FC Porto já tinha contas com números muito complicados. A SAD presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa registou prejuízos de 52 milhões de euros no primeiro semestre fiscal (entre Julho e Dezembro de 2019), devido à quebra de receitas pela não qualificação para a fase de grupos na Liga dos Campeões passada.

Quando sairam as contas em Março, todo este caminho pela frente, que passa também pela renegociação de dívidas, tinha já um obstáculo por perto: o reembolso desta emissão obrigacionista, cuja devolução fica agora nas mãos dos obrigacionistas – não há ainda data para a reunião que vai tomar esta decisão.

Empurrando para 2021 o reembolso desta emissão de obrigações de 2017, a SAD do FC Porto vai fazer encontrar - se não houver mais alterações - os prazos de reembolso de duas operações do mesmo género. A emissão de obrigações feita em 2018, com os títulos a valerem 35 milhões de euros, tem prazo de devolução exactamente para Junho de 2021.

Texto assente parcialmente numa reportagem de Diogo Cavaleiro, Tribuna Expresso.

publicado às 13:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.04.2020 às 13:24

Têm faltado os comendadores Gomes , espécie em extinçao .

Construiram um clube rico na base da corrupçâo. Num estado de direito a sério era irradiado, o presidente e os seus lacaios presos por bons anos , mas trata-se de Portugal terra de el dorados que atraem os chicos expertos .
Politicos , governantes e policías fácilmente manejaveis com a cor do dinheiro , fruta ou da clubite.

Os tempos mudam como têm que mudar sempre , hoje estrebucham com muito saudosismo desses tempos em que o entretimento eram as piadas diarias de um genio que faziam rir até chorar as familias das tripas.
Ficou para tras a disposiçao para as piadas e passou a ser tempo de contar os tostôes e ….nao chega o que nao deve ter piada nenhuma.

O pior ainda estará para vir.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.04.2020 às 15:47

Fico espantado por não falar aqui no Benfica...
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 28.04.2020 às 17:14

Não perde pela demora!
Vá gozando por enquanto....até que...!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 28.04.2020 às 13:40

Os sportinguista talvez devessem lembrar-se do "gozo" promovido pelo director financeiro do clube do Porto na altura desta emissão, agora que irão falhar o seu reembolso.

"Este empréstimo é seguro, ao contrário do que acontece com outros clubes, porque somos um clube sem perdões de dividas nem de juros, e o FCPorto sabe honrar os seus compromissos", ou " o default do Sporting, para além de configurar concorrência desleal,teve peso na determinação da nossa taxa de juro", são declarações de Fernando Gomes (não o das deusas), na altura da emissão,director financeiro do FCPorto.

Pergunto eu - um clube com um défice mensal de 10M, com um provável resultado negativo superior a 120M em Junho, com um acumulado de prejuizos na ultima década de mais de 200M (previsivel em Junho de 2020), que está em falência técnica, como é que continua a fazer contratações, e a iludir o fair play financeiro da UEFA?

O FCPorto tem uma situação financeira muito pior que a do Sporting, que não é boa, e graças aos seus amigos da CS aparecem com noticias do tipo - "SAD do FCPorto adia empréstimo por um ano".
Adia??? o FCPorto não tem autoridade para adiar coisa nenhuma. Quem subscreveu as obrigações é que pode ou não aceitar o seu adiamento.
Ou "Adiamento do reembolso do EO cria desafio ao FCPorto"; cria desafio, ahahahahahah, pois cria, falhar pagamentos cria sempre desafios, eles que perguntem aos milhões de portugueses que estão a falhar pagamentos.

O Lokeren da Bélgica, um histórico do futebol belga, foi declarado insolvente por um tribunal, ainda neste mês de Abril, e foi despromovido.
Tinha uma divida de 8M a clubes, jogadores e outras entidades.

Para quando uma regulamentação em Portugal que obrigue cada clube a ter contas transparentes, uma gestão positiva ou controlada, e que promova concorrência dentro das normas legais?

O FCPorto caminha para o abismo financeiro.
Sem imagem de perfil

De RCL a 28.04.2020 às 21:56

Chakralndigo
Não é só o FCP, todos caminham para o abismo, ou, venda das SAD. O que era a OPA do Benfica, senão entrada de capital!
Vendas de mendilhões, Renato Sanches e Félix já ERA.O Benfica tem uma estrutura muito cara, como sabe : muitos jogadores, ordenados altos e ajudas a clubes amigos. A Altice já disse que não dá mais enquanto o campeonato estiver interrompido, a NOS irá fazer o mesmo.
Os clubes portugueses vão ser cada vez menos competitivos e os dinheiros da Europa serão miragens, Ou se entendem ou baixarão à segunda divisão.

Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 28.04.2020 às 22:10

RCL,

é ao contrário, a OPA do Benfica ia custar ao SGPS do clube cerca de 35M.
Por isso, era uma saída de capital, e por esse motivo a CMVM pediu esclarecimentos à SAD, que depois desistiu da OPA.

O Benfica, através da antecipação de uma parte do contrato da NOS, pagou um EO em Fevereiro, salvo erro, e juntamente com o pagamento desta EO actual, limpou uma parte importante do seu Balanço.

O Benfica tem uma estrutura com custos elevados, que terá de ajustar, mas tem cumprido integralmente os seus compromissos, com uma coisa chamada dinheiro, aquilo a que chama de mendilhões, seja lá isso o que for (talvez algo parecido com o que entrará nos cofres do Sporting com a venda de bruno Fernades?).

O Benfica na ultima década teve sempre resultados positivos, fruto de uma gestão equilibrada, e nesta ultima beneficiou dos tais mendilhões do Felix para ter uma situação financeira invejável, com recuperação de capitais próprios, e uma baixíssima estrutura de custos financeiros.

Aliás, o que levou o FCPorto e o Sporting à actual situação financeira, foi a tentativa de acompanhar os custos do Benfica, sem sucesso, porque as receitas não têm nada a ver com as do Benfica, que está entre os 20 clubes europeus com maior facturação.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 28.04.2020 às 14:37

O Porto ( clube) em termos financeiros, está muito pior que o Sporting, mas quem lê o jornal deles( O jogo), até parece que estava tudo bem. Com 70 milhões para reembolsar no próximo ano e tendo em conta a grave crise financeira que se avinzinha daqui para a frente, o F:C:P, irá com toda a certeza ter um plantel bem mais fraco nas próximas temporadas e que poderá catapultar o Sporting para vôos mais altos assim Varandas e Cª, não cometam os erros graves de gestão desportiva como tem acontecido até agora. De qualquer forma, tudo isto é muito subjectivo, e o melhor é esperar para ver.Não desejo o mal dos outros excepção feita ao clube do regime, mas, quero sempre o Sporting à frente de tudo e tiodos em qualquer modalidade. respeitando as regras desportivas em vigor, ao contrário do clube do regime que viciou estas mesmas regras em 2015/ 2016 quando ganhou o campeonato subornando os jogadores do Maritimo e Rio Ave, para que tal acontecesse. Num País a sério, o clube do regime, há muito que tinha descido de divisão.
Sem imagem de perfil

De Geraldes CB a 28.04.2020 às 14:43

Num país a sério, alguém o obrigava a provar em tribunal as suas últimas frases, mas já sabemos que isto é uma estrumeira. Adiante.

Tudo isto era previsível desde há 5 anos. Pelo menos, tenhamos a ciência de aprender com os erros alheios. É que a nossa situação é mais do que no arame.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 28.04.2020 às 21:50

Bem talvez seja dificil provar as duas ultimas frases proferidas pelo amigo do comentário de cima. Agora provar que alguém de dentro do clube em questão, muito bem colocado lá dentro disse que o LFV é que decidia, que padres rezavam que missas, bem isso julgo estar lá bem visivel nos emails que o outro rapaz divulgou, e isto só um exemplo para não nos alongarmos muito.....e o que aconteceu??? pois exatamente.....nada, nadinha!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.04.2020 às 15:01

És apenas mais um que deseja que todas essas fantasias sejam verdade! Enfim triste...Num país sério o Sporting devia também ser impedido de competir, por concorrência desleal como passar calotes aos adversários.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2020 às 17:33

Se não se identificar, não voltará a ser publicado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.04.2020 às 19:05

"...por concorrência desleal como passar calotes aos adversários."

Fala o roto do mal remendado.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/benfica-passa-cheques-sem-provisao-ao-estado/

Este e outros casos já foram esquecidos por aqueles que têm andado de barriga cheia, porque têm memoria curta e já não se lembram do tempo das "vacas magras". Aconteceu o mesmo na década de 80 do século passado, quando chamavam caloteiros a todos e depois surgiu o Verão de 1993 e a partir daí lançaram a Operação Coração, fizeram peditórios na rua e tinham um calote ao Fisco de 2 milhões de contos. E claro tudo isto não foi concorrência desleal!!!

Quando isto surgiu foi preciso o Vilarinho falsificar documentos para se poderem inscrever nas competições, como afirmou na BTV.

Quando o BES faliu, o Jornal de Negócios disse que o Benfica fazia parte das 50 SOMBRAS que tinham levado o Banco à falência.Ah! Pois, mas isto já não é concorrência desleal…

Sem imagem de perfil

De Santos a 28.04.2020 às 23:48

Caro João F,
É totalmente falso que o Benfica aquando da resolução do BES fosse uma das empresas que precipitaram a queda do Banco, inclusive posso afirmar-lhe que a exposição do BES ao Benfica era substancialmente inferior à exposição ao Sporting. Queria lembrar-lhe o Benfica nunca incumpriu com as suas obrigações perante o BES, caso que não se verificou-se com Sporting, relembro-lhe que em 2014 antes da resolução do BES 2015, já o Sporting derivado de um serie de incumprimentos perante o BES foi alvo de um restruturação financeira com criação das famosas VMOCs no valor 135 milhões €. Basicamente consistiu na transformação de créditos em incumprimento do Sporting no valor 135 milhões € para emissão de VMOCs que incrivelmente seriam isentas de qualquer forma juros ou taxas durante um período que excederia mais de uma década. Agora imagine que o Sporting tivesse de suportar custos de financiamento juros iguais aos empréstimos obrigacionistas (mais de 6%) sobre essa dívida (135 milhões de €) qual seria custo anual desse financiamento e se esta situação não consistiu estes anos todos como clara concorrência desleal.
Volto afirmar Benfica nunca incumpriu com as suas obrigações perante o BES como o Novo Banco e inclusive antecipou a liquidação de toda a sua exposição ao banco quando procedeu à antecipação dos valores do contracto de direitos TV em abril2018.
Portanto peço-lhe que se retrate das suas afirmações e de futuro experimente primeiro informa-se antes de se expor ao ridículo em afirmações sem qualquer base de verdade ou fundamento.
Cumprimentos,
Santos
PS: só por curiosidade peço-lhe que vá analisar quais são as 10 empresas com as maiores dividas que originaram os maiores valores de imparidades (créditos sem forma de resolução ou cumprimento) no BES/Novo Banco se calhar vai ter uma supresa de 94,5 milhões €.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.04.2020 às 00:31


Este faz-me rir! Quer tentar tapar o sol com uma peneira! Nem os números o calam!

Vê-se aqui em baixo no link, que o seu clube devia ao BES 107 milhões de euros, mas o que é que se há-de fazer com estes cartilheiros!

https://expresso.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES

Haja paciência!...
Sem imagem de perfil

De Santos a 29.04.2020 às 01:01

Caro João F,
Onde e como no exposto no expresso o Sr. retira a conclusão que o Benfica incumprimento nas suas obrigações perante o BES/Novo Banco?
Como referi anteriormente, exprimente consultar a informação no site CMVM.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.04.2020 às 16:49

O José Silva tem graça...
É o típico "lagarto", com uma azia extrema ao Benfica, o grande rival de sempre.
Ora então, em 2015/16, o Benfica subornou os jogadores do Marítimo e os do Rio Ave... Isso merecia uma denúncia às autoridades e, caso não a conseguisse provar, ser o José Silva processado por difamação...
Mas adiante...

Relembro-lhe as famosas VMOCS do Sporting. Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em ações, que o Sporting não conseguiu pagar e ficaram para lá perdidas nos BES (agora Novo Banco) e no BCP, se não estou em erro.
Foram "só" 126 milhões de Euros que ficaram em dívida... Parece que essas entidades, em desespero de causa, até já foram tentadas com a promessa de receberem apenas um terço desse valor e esquecerem o resto... Felizmente houve quem se opusesse a isso.

Junte-lhe os 50 milhões da "contratação" do Ruben Amorim...
126+50 já dá 176 milhões...
Ainda pode acrescentar a indemnização exigida pelo Mijajlovic, mais 3 milhões, e quase dá para arredondar para os 180 milhões de euros.
E não ficaríamos por aí...

Clube do Regime... O único clube do Regime, neste caso o bancário, será o seu que faz vida de rico sem ter dinheiro para mandar cantar um cego...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2020 às 17:40

Não se cansa de repetir o mesmo disco vezes sem conta?

Ironicamente, a sua visão encarnada das coisas não confere credibilidade nenhuma ao seu clube, pelo contrário.
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.04.2020 às 21:03

Como os galinholas da Luz têm memória curta, venho aqui mais uma vez relembrar-lhes o seu passado.

Os 65 milhões vigarizados à Câmara de Lisboa, quando da avaliação dos terrenos na Luz:

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica-quotajudadoquot-em-65-milhotildees-conclui-pj

Mais o empurrão que deram, com o seu orelhas, para meter o BES na falência:

https://expresso.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES

Mas nada isto as vai impedir de voltarem a vomitar a azia, de cada vez que sejam denunciadas as suas vigarices e escrevinharem sobre as negociações que o Sporting fez com a Banca, não sobre o dinheiro emprestado, mas sobre os juros altíssimos acumulados durante mais de 20 anos.
Sem imagem de perfil

De Santos a 29.04.2020 às 00:19

Caro João F,
Despois de analisar o exposto no Expresso, só queria voltar a questionar-lhe, o Sr. sabe porquê que o Sporting não consta da lista do Expresso, volto-lhe a afirmar, pois a lista é de 2015 portanto posterior a restruturação financeira do Sporting de 2014 que originou a criação das famosas VMOCs. E como pode analisar na notícia do Expresso em 2015 a exposição do BES ao Benfica era de 107 milhões €, tal como afirmei muito inferior aos créditos em incumprimento do Sporting de 135 milhões que originaram as VMOCs que soma aos créditos que se veriam a manter em planos de pagamento (fora do âmbito das VMOCs) no valor superior a 75 milhões €. De referir que estes 75 milhões € não se referem a financiamento através da forma de antecipação de receitas (factoring) porque se somarmos à data de 2015 a exposição do Sporting ao BES/Novo Banco ascende 135 + 75 + 22 = 232 milhões € (22 milhões de factoring no Novo Banco).
Mais uma vez tem oportunidade de se retratar das suas afirmações e volto-lhe a pedir antes de fazer este tipo de afirmações, primeiro informa-se e análise para evitar expor-se desta forma...
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.04.2020 às 12:40

Você que questione o raio que o parta! Eu limito-me a comprovar aquilo que foi escrito por vários órgãos da CS.

Para vocês lampiões, o Sporting é caloteiro porque adiou o pagamento ao Braga pelas razões que se conhecem e como fizeram milhares de empresas deste País, mas quando se trata duma divida de 107 milhões ao BES que o ajudou a levar à falência, então já me questiona se pagaram ou não! Quem pagou sei eu que foram os contribuintes deste País um calote do seu clube( vocês na altura na tinham vintém para pagar), referente a uma conta de 100 milhões de euros posta à vossa disposição desde 2006 pelo Ricardo Salgado, até ao Banco falir, da qual utilizaram durante todo aquele tempo, fazendo de certa forma "concorrência desleal", como vocês agora tanto acusam o Sporting, "esquecendo-se" do vosso passado.
Sem imagem de perfil

De Santos a 29.04.2020 às 13:51

Caro João F,
Começo a ficar extremamente desiludido com forma continuada que me apelida. Se não tiver o bom senso de se retratar da forma como me tratou nesta troca de comentários, sou forçado a dar por terminado as meus posts aos seus comentários.
Por fim volto a afirmar que a exposição do BES/Novo Banco ao Benfica relatado no documento do expresso datado de 2015 nunca foi alvo de renegociação ou esteve em incumprimento. Posso ainda afirmar que essa dívida à data de 2015 de cerca de 107 milhões € viria a ser totalmente liquidada/amortizada em 2018 através do recurso, a antecipação de verbas do contrato de direitos TV da NOS. Esta operação foi alvo de comunicado do Benfica à CMVM em finais de abril2018.
Posto isto, não querendo continuar este diferendo consigo, visto considerar que Sr. não foi digno da minha tentativa de diálogo construtivo, desejo-lhe as melhores felicidades.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.04.2020 às 21:38

"Junte-lhe os 50 milhões da "contratação" do Ruben Amorim…"

LOOOL!!!
Sem imagem de perfil

De José Silva a 29.04.2020 às 16:40

Quem disse que os jogadores do Maritimo, foram subornados por alguém ligado ao clube do regime,( benfica), foram os própios jogadores do Maritimo numa peça que passou na SIC. Ou a sua televisão , não é igual à minha..?!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.04.2020 às 16:03

FCP - Falidos Clube do Porto.

Encerraram o primeiro semestre com prejuízos de 50 milhões...
Li em diversos órgãos de comunicação que teriam de fazer cerca de 100 milhões em venda de jogadores...
Não pagam agora os 35 milhões que devem do Empréstimo Obrigacionista...
Têm outro igual, 35 milhões, para pagar dentro de 12 meses...
Ou seja, dentro de um ano, se lá chegarem, serão 70 milhões...
Têm receitas televisivas já adiantadas não sei quantos anos... (nisto não estão sozinhos)
Na última época já houve jogadores a sair a custo zero porque antes não aceitaram renovar contratos...
Há mais jogadores no plantel que também não aceitam renovar e sairão a custo zero...
Consta (podem ser só boatos) que têm prémios a jogadores em atraso...

Ora isto é o quê? Falência?
Ou, noutra perspetiva, concorrência desleal para com quem paga tudo o que deve?

Neste aspeto das dívidas, o futebol Português é uma anedota. Estão quase todos tecnicamente falidos, mas continuam a gastar dinheiro como se não estivessem.

Há um clube que tem pago tudo aquilo que deve. Só desde janeiro já foram 75 milhões. Os últimos 50 milhões há poucos dias atrás... Sem precisar de cortar salários, nem de pedir novo Empréstimo Obrigacionista para pagar o anterior. Mas sim, também já antecipou parte das receitas televisivas.
Não deve é nada a ninguém.
Os seus dois principais adversários não podem dizer o mesmo...



Sem imagem de perfil

De Hugo Dias a 28.04.2020 às 16:44

"Consta (podem ser só boatos) que têm prémios a jogadores em atraso..."
Caro João P.G; não consta, está escrito no R&C do 1º SE 19/20, pag 55, quase 10M (9 524 199€ valor exacto).
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.04.2020 às 17:21

São só mais 10 milhões...
Que é que é isso?
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.04.2020 às 21:22

"Há um clube que tem pago tudo aquilo que deve."

E os 107 milhões ao BES...já pagou? Não!!! Quem pagou foram os contribuintes...

https://expresso.pt/economia/2015-12-30-As-50-sombras-do-BES


Espere-se mais uns tempos, porque muitas das dívidas aos bancos, foram passadas para empréstimos obrigacionistas. Há uns meses atrás andavam espalhados cerca de 150M€.

Esta música ainda se ouvia há tempos tocada pelos os andrades e agora vê-se como estão!

Por enquanto é só gabarolice e cagança na blogosfera..igualzinho como no tempo do Fernando Martins e do Jorge de Brito.O pior foi depois, quando fizeram peditórios na rua e "ferraram o cão" ao fisco.

Sem imagem de perfil

De Santos a 29.04.2020 às 00:33

Caro João F,
E voltou e expor-se ao ridículo...
Agora experimente informar-se.
Deixo-lhe uma informação. Site da CMVM poderá consultar toda informação relativa a relatórios e contas, actuais e passados.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.04.2020 às 00:58



"E voltou e expor-se ao ridículo…"

Quem se expõe ao ridículo é quem vem responder com nada, lendo a cartilha, tentando camuflar a realidade dos factos!

Diziam que os vouchers era tudo mentira e agora sabe-se que a PJ está convencida que houve corrupção e que mentiram no valor dos vouchers que chegaram aos 600 euros e por vezes mais, bem acima do que é permitido!

E eles todos contentes por virem para aqui fazer o trabalho sujo de cartilheiros, reproduzindo o que lhes é ordenado, sem vergonha e nem escrúpulos!


Sem imagem de perfil

De Santos a 29.04.2020 às 12:33

Caro João F,
Antes de mais peço-lhe que se retrate da forma como me apelida (cartilheiro). O meu nome é Santos.
Como Sr. poderá testemunhar sempre o tratei com elevação.
Posto isto, não tão poucas vezes dei por mim em comentários em blogs afectos ao Sporting como mister do café e artista do dia e mesmo aqui neste blog a tentar explicar que aquilo que afirmavam não correspondia à verdade. O tempo acabou por demonstrar quem teria a razão, afinal as contas do Sporting não estariam tão saudáveis como esses blogs defendiam em 2015/2016/2017 e milagre financeiro não passou de um embuste como a famosa afirmação do melhor/maior contrato de direitos TV. Sempre primei por demonstrar e tentar explicar as informações relatadas nos vários R&C. No entanto dou por mim com seguinte provérbio.
"Triste não é aquele que é cego, triste é aquele que não quer ver"
Portanto se um companheiro se presta a vir a este tipo de blogs despender do seu tempo porque assim deseja (partilhar o seu conhecimento derivado a longas horas de leitura R&C) o mínimo que Sr. deveria sentir (não é vontade de rir) é vontade de busca de informação para confrontar se aquilo que eu estou afirmar corresponde ou não há verdade.
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 28.04.2020 às 16:55

Sinto vergonha alheia por aquelas infelizes declarações de Fernando Gomes, e as bicadas infelizes que deu ao Sporting. E, que o nosso Clube não teve ninguém à altura para responder à letra aquelas provocações.
Gostaria que alguém do Sporting perguntasse a FG e agora, onde está a soberba?
À atenção daqueles que acham que o Porto é mais "meiguinho" para nós que o Benfica. São farinha do mesmo saco, as 2 faces de uma mesma moeda. Por isso para mim como Sportinguista, ganharem os lampiões ou os andrades é exactamente a mesma tristeza, não gosto de nenhum, e quando jogam entre si não me interessa quem deles ganha. Eu quero é que o nosso Sporting ganhe! No futebol e no desporto não há amigos!
SL
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.04.2020 às 17:01

E no dinheiro e nas mulheres
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 28.04.2020 às 17:28

Não podia concordar mais consigo, J. Oliveira!
Há anos que estamos "ensanduichados" entre o FCP e o SLB.

Nem com as melhores equipas, teríamos a hipótese de vencer campeonatos no que respeita ao futebol senior masculino!

Acabem com os Dons Corleones do futebol português e haverá verdade desportiva com toda a certeza!

Nem a pandemia faz baixar a grimpa a quem se acha PATRÃO do futebol português!
Deviam ter mais recato, porque querem ser moralistas sem pontinha de moral!

SL
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 28.04.2020 às 17:34

Nem mais, Carlinha.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2020 às 17:41

Também subscrevo!!!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 28.04.2020 às 21:26

É sintomático, e até de certa forma engraçado, que num post sobre as contas do FCPorto, a maioria dos comentários é sobre o Benfica.

Eu já nem tenho pachorra para contrariar a historieta do "clube do regime", ou dos Don Corleones ou lá o que é.

Os Don Corleone que eu conheço, chamam-se Oblak, Julio Cesar, Ederson,Maxi, Nelson Semedo, Cancelo,Luisão, Garay, David Luiz, Coentrão, Eliseu, Sequeira, Witsel, Javi, Matic, Enzo Peres, Ramires, Gaitan, Di Maria, Salvio, Aimar, Saviola, Rodrigo, Lima, Cardozo, que precisaram aparentemente que o Benfica comprasse jogadores dos fortíssimos e invenciveis planteis do não sei quem e do não sei o quê, para lhes conseguir tirar o titulo.

Chega a ser confrangedor ver pessoas aparentemente inteligentes a defender esta linha de raciocínio.

E nem citei jogadores dos últimos anos, como Jonas, Mitroglou, Felix, Pizzi, Chiquinho, Samaris, Vinicius, Renato, Taarabt, Gabriel, Florentino, Ruben, Ferro, Andre Almeida,Grimaldo, Odysseas, que devem ser outros Don Corleones, que só por obra do regime foram campeões.

O "clube do regime", penso que o actual, ganhou 9 titulos em 30 anos, o Sporting 2, o Boavista 1 e os coitadinhos de quem os sportinguistas gostam muito ganharam só 18.

Nem vou falar de antes do 25 de Abril, do outro regime, para não ofender ninguém.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.04.2020 às 00:44


"O "clube do regime", penso que o actual, ganhou 9 titulos em 30 anos"

"Ganhou"?!

Todos sabemos agora que foi à custa de padres que rezaram as missas muito bem rezadas em campo, com subornos e corrupção.

Afinal, sabe-se que o caso dos vouchers voltou à baila, como é indicado neste video produzido pela TVI.

E orgulhosos como eles estão! É só mais uma prova que não há fumo sem fogo!


https://www.msn.com/pt-pt/news/other/pol-c3-adcia-judici-c3-a1ria-tem-ind-c3-adcios-de-corrup-c3-a7-c3-a3o-desportiva-contra-o-benfica/vi-BB10Blxu
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 29.04.2020 às 10:15

E comentar o post? Não interessa, você só vê o Benfica à frente.

Eu já percebi que o seu clube não deve ser o Sporting, é o anti-Benfica, você não comenta um post que seja que fale do passado do que diz ser o seu clube, ou que aborde assuntos sobre o Sporting, nem mesmo sobre o FCPorto.

O seu único orgulho como sportinguista, se é que o é, é ser anti-benfiquista. Você vive para o Benfica, mas não é preciso, nós temos muitos milhões de adeptos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.04.2020 às 12:45

"O seu único orgulho como sportinguista, se é que o é, é ser anti-benfiquista."

É isso lampião!

É essa a resposta para os factos que apresento?

Quando se trata de denunciar os factos do seu clube, sou anti-benfiquista, como todos os outros sportinguistas que o façam!

Mas quando se trata de vir para aqui atacar o Sporting, você será o quê?

Eu digo-lhe: UM CARTILHEIRO, sem honra e nem vergonha!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 29.04.2020 às 16:36

Para falar de honra e vergonha é preciso saber o que é isso.

O que você escreve já o definiu há muito.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo