De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 10:48
Isto já é entrar no domínio da fantasia e, consequentemente, do ridículo - com todo o respeito pelo autor da atuarda.
A situação do Sporting é crítica e este tipo de comentário simpático, politicamente correcto mas completamente deecabido e desfasado da realidade prejudica seriamente os interesses do Sporting!
É melhor andar o negativismo constante como é o seu caso!?!
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:02
O negativismo vem do que os adeptos constatam: futebol sofrivel, dinamicas perdidas, um treinador no banco impávido e sereno que nao intervem e passa metade do jogo a olhar para o tablet e depois chega a conferencia de imprensa e ainda diz que fizémos um melhor jogo do que contra o Santa Clara. Isto ainda é o Sporting, não é o Rio Ave.
Nao é negativismo, é realismo. Alguns preferem é andar a passar paninhos quentes e navegar no wishful thinking inconsequente.
joell Betemcourt
O problema do Sporting começou uma com a mudança do treinador. É uma evidência. Mas focar o que está a acontecer apenas no treinador, é um erro de anállise. O treinador caiu de paraquedas com a equipa em movimento. O que fez para estragar? Nada. Com uma ou outra alteração devido a lesões, não os mandou jogar mal e a passo. Foi uma decisão da equipa, consciente ou inconsciente. Foi uma espécie de birra, pela saída do paizinho. Quem pagou as favas? João Pereira. Poderia ter sido outro.
Demasiados erros individuais, demasiados passes errados. Com o Arsenal, no início da segunda parte, quando resolveram jogar, puseram o Arsenal a defender e não foram mais longe, porque mais uma vez, se cometeu um penalti desnecessário.
João Pereira é inexperiente, senão já tinha dado um murro na mesa. É Huljmand que tem que gritar no balneário, pela apatia. Nenhuma equipa deixa de jogar bem de um jogo para outro.
A crucificação de João Pereira não vai ajudar. As manifestações ruidosas só complicam. Venha quem vier, a equipa só melhora quando os jogadores quiserem. O resto é fogo fátuo.
PS.: Já vi este filme no benfas com o anterior treinador. Ou alguém pensa que de um dia para o outro, aprenderam a jogar bem..
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:04
Mas foi o treinador que lhes mandou afunilar o jogo pelo meio e andar com cruzamentos inconsequentes para a área, como se por acaso tivéssemos um cabeceador nato no plantel.
As dinamicas que existiam desapareceram e foram substituídas por um tipo de jogo inconsequente.
De Tiago a 07.12.2024 às 14:16
Mostre lá onde o treinador mandou afunilar o jogo pelo meio? Porque o Pote manda aquela mensagem? porque o Morten passa-se com os jogadores e diz que a mensagem do JP é clara e nao há problema? e quando foi a semana dificil do Amorim que mencionou que nao foram iguais, tambem foi o JP?
Você devia aprender a ler nas entre linhas
Foi inclusive o JP que mandou o empresário do Gyokeres dizer que só estava no Sporting com o Amorim?
Quantos treinos teve o JP desde que pegou na equipa? somando treinos , descanso, recuperação. Você nao vê nem soma as coisas apenas quer priveligiar a sua razão sem olhar a todos estes dados que muda tudo. Provavelmente porque nao gosta do Dr Varandas.
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:25
Ora se os jogadores sao os mesmos e o que mudou foi o treinador de quem acha que é a culpa?
Desde o jogo com o Amarante que passámos a jogar muito mais pelo meio... A diferença é que o Amarante é uma equipa de amadores.
Se voce sabe ler nas entrelinhas entao tambem sabe ler linguagem corporal e nao deve ter problemas em constatar que o JP nao está a vontade, nem na comunicacao nem na postura de vegetal no banco.
E nao me venham com a desculpa da associaçao de treinadores, o Amorim quando chegou nao tinha problemas em intervir.
De Tiago a 07.12.2024 às 14:38
primeiro, nao respondeu um unico argumento a todas as questões que lhe meti!
segundo, o Amorim é o Amorim e o JP é o JP , quer um exemplo o Benfica foi campeao com o Roger no ano seguinte ninguem parecia que queria jogar, os jogadores nao eram os mesmos, vem o Lage que curiosamente foi campeao a vir da B ou sub 23. Se o Ruben Amorim foi o próprio a dizer que os jogadores estavam diferentes acha que o JP quando entra ja nao leva o presente envenenado? Você acha que a linguagem corporal é so do JP? se calhar o JP e o Dr Varandas não estavam à espera de tanta canalhice por parte dos jogadores, se calhar se o JP chamasse Amorim ia passar pelo mesmo! Porque nota-se claramente que os jogadores com o Santa Clara entram com cara descontentes sem vontade, isto é do treinador? Qualquer ex jogador ou jogador sabe, porque não são crianças e veem e teem redes sociais, o que fizeram para ajudar ou não o treinador se realmente contassem com ele? ,principalmente com todo o contexto, você trai-se a si mesmo quandodiz que os jogadores são os mesmos, pois são, entao porque entram com cara de quem perderam o campeonato no jogo com o Santa Clara e em casa? acha que a velocidade desse jogo foi a mesma que o JP elogiou o SCP na 2a parte frente ao Arsenal?
Se o problema fosse outro o Morten e o Pote nao precisavam de passar as mensagens que passaram, é tão mas tão evidente que acabou como acabou no balneário em Moreira ainda para mais quando oMorten tinha acabado de dizer, que a mensagem do JP é clara e nao ha problema! E De facto o Morten em campo pode estar mais afastado mas nota-se que é o que mais tenta remar contra a maré, se calhar se outros fizessem o mesmo, talvez hoje o JP estava mais seguro e confiante.
Ah mas o JP disse que fizeram bons jogos, se ele ja tiver o grupo contra ele, e ele ainda vai criticar os jogadores que tiveram 11 vitorias seguidas, sabe que acontece a seguir não sabe? assim ele foi dando uma no cravo e outra na ferradura.
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:51
E como e que acabou no balneario em Moreira?
De Tiago a 07.12.2024 às 15:05
O capitão Morten Hjulmand, que, aos gritos, atirou palavras duras — tendo mesmo pontapeado um balde — no calor do momento. O dinamarquês foi mesmo um dos mais exaltados. Um clima de maior agitação de um dos líderes do plantel que fez vários apelos ao grupo para a inversão do ciclo sustentado agora com três derrotas consecutivas com João Pereira ao leme.
Foi o treinador que os mandou a fazer o jogo pelo meio e fazer cruzamentos inconsequentes. Está muito bem informado. Eu não sei o que mandou ou deixou de mandar, o que vejo é que jogam mal, sem alma e até duvido que liguem ao treinador.
De Juskowiak a 07.12.2024 às 14:16
Nação Valente, certo.
A posição de Varandas é muito ingrata. Apostou num treinador de continuidade, da estrutura, e velho conhecido da casa na tentativa de que a saída do Ruben causasse o menor impacto possivel.
Mas, no entanto, a aposta falhou. Poderia ter corrido bem, mas de forma gritante correu o pior possível.
Mas agora não se trata de "crucificar" o João Pereira, mas sim correr atrás do prejuizo enquanto é tempo. É urgente mudar, e mudar para alguém que consiga dar o tal murro na mesa.
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 15:37
Juskowiak,
-" .. e mudar para alguém que consiga dar o tal murro na mesa."-
Ou um pontapé num balde.
Hjulmand treinador
P.S. Estou em modus brincadeirinha.
Para desanuviar o ambiente.🤭
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 17:08
Hehehe! Isto realmente mais vale rir!
Negativismo, eu? Nãããããã! Então o meu clube estava a encetar um ciclo vitorioso 80 anos depois, sai o treinador e o meu presidente, pior do que deixar o lugar vazio , meteu na cabeça que, agora, é treinador quem ele decide e não quem tem competência e qualidade para tal e a equipa conta por derrotas os jogos disputados desde então. Hoje, vai passar de líder, com 5 pontos de vantagem, para 2° classificado ex-equo com o porto e 1 ponto atrás do novo comandante, o polvo - sim porque ninguém acredita que o benfica vai perder pontos nos am1g0s do nacional. Portanto, tudo maravilhoso no reino do Leão! Positividade resolve!
Quanto aos românticos da estabilidade e do apoio, para quem a culpa NUNCA é do treinador - mesmo tratando-se de Peseito, Paulo Sérgio, Domingos, Sá Pinto, Keiser, Silas, etc. que antes e depois de passarem pelo Sporting, nunca deram nada de jeito, sinal de que, qualidade, zero vírgula um - é divertido vê-los contradizer-se!
Ora, meus caros, vocês não podem, na mesma frase, afirmar que tudo está igual e que só mudou o treinador, e dizer que a culpa não é do elemento estranho! Portanto, até aqui eram só vitórias internas e um brilharete na Europa, nada mudou, excepto o treinador, logo, a culpa é dos adeptos! É isso?!
Então onde está o problema? Esta equipa só funciona com chave codificada que é Rúben Amorim? Os jogadores, sacanas, deixaram de jogar por protesto? Foram os árbitros, as lesões*?
Caríssimos, o que Frederico Varandas fez foi o equivalente a, na época 2001-2002, ter saído Mário Jardel no Natal e o Dr. Dias da Cunha promover Carlos Saleiro a substituto. Acham que seríamos campeões nesse ano?
Independentemente da conversa, discutível, de que nenhum treinador supriria a ausência de Amorim, a verdade é que se tem sido contratado o melhor treinador possível (entenda-se, o mais qualificado dentro dos valores que o Sporting pode pagar) os resultados até poderiam ser os mesmíssimos mas ninguém contestaria porque saberíamos que o problema era outros. Assim, tirando os supra referidos românticos para quem, desde que seja educado e bem falante e o deixem lá estar eternamente, até Iládio Clímaco seria uma excelente opção para treinar o clube, todos os sportinguistas, numa dedução lógica, atiram a responsabilidade para a escolha do presidente. Ninguém tem rigorosamente nada contra João Pereira!
O Dr. Varandas resolveu inventar e correu como se esperava, desastrosamente! Ponto! Qual o problema de enfrentar a realidade? Tanto quanto sei, ninguém iniciou uma petição para o mandar executar na praça pública! Só erra quem faz mas, infelizmente, desta vez, erro feio e com consequências dramáticas para o clube!
*Lesões. Para além de termos mais jogadores inaptos do que qualquer outro clube (pelo menos, dos grandes), as lesões dos nossos rapazes são sempre para um período mínimo de um trimestre. Não penso que seja normal...
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 18:05
Ex-aequo
Ouvir as últimas declarações do Hjulmand e ler as mensagens do Pote, bastou-me para perceber que o problema vai para lá do João Pereira.
Assumamos, sem rodeios, as limitações do João Pereira, mas se continuarmos a pensar que a saída do treinador resolve tudo, chegamos ao final da época com a média de um treinador por mês e em quarto lugar.
Há muita gente que considera uma ofensa incluir os jogadores na equação que traduz este resultado da equipa. Não culpo os jogadores pelo estado da equipa. Nem se quer têm a maior quota de responsabilidade. Mas estão a desiludir-me pela forma como não estão a dar o passo em frente que a equipa e o Clube necessitam.
É na adversidade que demonstramos a qualidade e eu reconhecia-lhes a qualidade e a competência para, na adversidade, não terem o estatuto, exclusivo, de vítimas.
Não será que os jogadores logo no primeiro treino e preparação das novas ideias e do jogo seguinte perceberam logo aí quem iriam ter pela frente a comandá-los?
Será que ficaram motivadíssimos e super agradados? E com vontade de se levantarem cedo no dia seguinte para irem a correr para o treino seguinte?
Tem coisas que nem vale a pena conversar, falamos todos línguas diferentes e não vale a pena, recusam-se a entender e a estender cenários bizarros.
e estendem cenários bizarros.
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 16:12
-"Será que ficaram motivadíssimos e super agradados? E com vontade de se levantarem cedo no dia seguinte para irem a correr para o treino seguinte?"-
Uff!. Profissionalismo...
Ou recreio escolar!.
De Tiago a 07.12.2024 às 17:18
É exactamente esse o ponto que ninguém quer ver Carlos, ainda ontem falamos disso, os jogadores é que ditam o sucesso do clube para o bem e para o mal, o RV era um treinador horrivel e os jogadores do Benfica aliaram-se a ele no momento que o JJ os provocou!
E, por parte dos jogadores, a solução é arrastarem-se em campo?
Todos esses cenários, espelhados no rendimento da equipa, ferem o profissionalismo.
Preferia que fossem mais profissionais e sérios o suficiente para dizerem, cara a cara, os seus sentimentos e expectativas à direcção. Se assim fosse dúvido que a direcção assumisse este braço de ferro.
Agora, por meios indirectos, tentar resolver esta situação é agravar o problema do treinador, do clube e dos próprios jogadores.
Mas o futebol é uma actividade muito especifica, onde a frontalidade é escassa e a hipocrisia campeia.
Deixemos de proteger sempre os jogadores e justificar todas as falhas no desempenho das suas funções.
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 17:25
Parabéns, caro Leão do Norte!
Finalmente, ainda que muito timidamente, mete o dedo na ferida e reconhece "limitações" ao João Pereira! Eu não acho que ele tenha limitações! Ele não tem é nada! E quem nada tem, não pode ter limitações. Olhe, eu, por exemplo, como jogador de futebol, não tinha limitações! Não era jogador de futebol.
É certo que a malta está em estado de choque e vamos todos dizendo umas palermices. Agora, atitar a culpa para cima dos jogadores já é dizer uma palermice...
Joël Bettencourt,
Nunca, de forma tímida ou efusiva, escondi a minha avaliação do João Pereira. É só ler os meus comentários.
A diferença está no sentido práctico da expressão do pensamento. Sendo uma escolha da Direcção e entrando em funções, qual o objectivo de insistir na crítica a essa decisão, "matraqueando" o público com as limitações da opção?
Ganhar reconhecimento futuro pela assertividade da previsão? Influenciar a Direcção num determinado sentido?
Como dispenso louros por adivinhação e não tenho a veleidade de acreditar que as minhas opiniões influenciam a Direcção, prefiro concentrar esforços onde poderão existir ganhos objectivos. E é aqui que entram os jogadores.
Não atiro as culpas para cima dos jogadores, mas não lhes dou o estatuto de vítimas. Como profissionais podem, e devem, ter outro comportamento para minimizar as consequências. Ou vão apenas cingir-se a serem classificados como os "órfãos" de Amorim ou os "coveiros" do João Pereira?
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 19:38
Aos jogadores, eu chamar-lhes-ia outra coisa...
Curioso que eu nunca endeusei Rúben Amorim. Nem tudo o que fez foi positivo. Lembro-me, por exemplo, de não lhe ter perdoado inventar no jogo contra o benfica, em 2021, que impediu que o Sporting fosse o único clube português a sagrar-se campeão invicto numa prova a 34 jornadas. Fui espezinhado porque estavam todos de barriga cheia por termos sido campeões. Também não engoli as goleadas sofridas ante Ajax e Man City.
Curioso que, hoje, muitos dos que, então, me atacaram, sentem uma profunda mágoa em relação ao Rúben. Eu não!
Porque eu já percebi, há muito, aquilo em que se transformou o futebol e, principalmente, os seus praticantes. Já não me iludo...
E essa questão do endeusamento ao Rúben Amorim e do apedrejamento à minha pessoa por me sentir defraudado com as situações supra referidas, resulta tão sómente da falta de cultura de exigência da nossa massa adepta. A gente contenta-se em ganhar um título a cada 20 anos!
Portanto, com ou sem efeitos práticos junto da direcção, a Nação Sportinguista não pode voltar ao discurso de clube pequeno e dizer que "é preciso dar tempo ao João Pereira!"
No Sporting tem que entrar quem tem qualidade, ponto! Não temos tempo para formar treinadores! Ou damos esse salto qualitativo ou voltamos a hibernar! E o próximo jejum não será de apenas 19 anos! Temos que transmitir a quem for presidir o Sporting Clube de Portugal que não pode hipotecar o futuro do clube metendo a liderar a principal equipa desportiva, uma qualquer pessoa só porque, numa manhã produtiva em cima da sanita, lhe surgiu essa ideia! Para já, ainda ninguém é dono do Sporting! Chame-se ele Frederico Varandas ou José de Alvalade!
Esta decisão da sucessão do Amorim foi um desastre anunciado e o responsável por ela tem que a emendar urgentemente, sob pena de pagar por isso no próximo acto eleitoral!
Joël Bettencourt, há algum tempo que o seu pensamento, a expressão que o traduz, a referência geográfica à sua origem, me faziam suspeitar de uma "personagem elitista".
A referência à derrota com o Benfica em 2021 reforçou bastante essa associação.
Não é que seja relevante este meu pensamento, mas não resisti a partilhá-lo. Sendo ou não uma realidade
P.S. Se não corresponder à realidade não se ofenda com o epíteto.
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 21:11
Muito bem!
Decidi mudar de identificação (a que refere tinha que ver com o lugar que o Sporting deveria ocupar e que perdeu na década de 50) porque num outro espaço foi copiada. Por aqui, andei afastado de comentar desde a altura em que a equipa de futsal perdeu a possibilidade de ser tricampeã da europa e houve quem atribuiu essa derrota a uma decisão acertada da equipa de arbitragem em anular um golo qur daria a vitória ao nosso clube.
Aliás fui-me mantendo afastado de ambos espaços. Entendo que estes blogues devem servir para discutir o que nos preocupa e não para vir bater palmas quando ganhamos. Também, e fi-lo muitas vezes. Uma dessas vezes, nesta temporada, o meu comentário a um jogo foi qualquer coisa como "delicioso este momento do Sporting". Como tudo muda tão rapidamente no nosso clube. E como muda tão frequentemente e como ganhamos tão pouco. Gosto da ideia do Sporting ser elitista, de ganhar mais do que os outros. Referiu, e bem, a minha origem viseense! Sou 100% viseense e tenho o privilégio de residir em Viseu! Mas isso também me dá uma perspectiva real do estado da Nação Sportinguista que é substancialmente diferente da malta da capital e, sobretudo, do que se vai dizendo neste blogue. Já o referi a muitos amigos Leões mas acabam sempre por não aderir, precisamente, porque não se identificarem com o pensamento vigente.
O consulado de Amorim veio resgatar muitos Leões que sofriam do pior que pode haver numa massa adepta, a indiferença. Como, disse algures pela blogosfera, a condição do Sporting Clube de Portugal enquanto clube grande não resistirá a outro jejum. Nem estes 2 campeonatos reconverteram pequenos Leões que mudaram de clube por estarem fartos de perder. Conheço alguns, não é ficção nem invenção. Em Portugal - não será exclusividade mas na Inglaterra parace, apesar de tudo, diferente - é grande quem ganha e não vale a pena a lenga-lenga de variada espécie a tentar contrariar esse facto. Esta decisão João Pereira tem tanto de absurda como de hereditária. O que a malta por aqui (Viseu) diz, é, também, o que eu penso e tenho aqui deixado expresso: no Sporting, mudam dirigentes, técnico e atletas, mas a tendência para a fatalidade está de tal forma enraizada que não nos larga.
Aparece sempre alguém para cometer um disparate quando tudo parece encaminhar-se para o sucesso!
É o que temos...
Bem me parecia!
Apesar de ir com frequência a Lisboa, resido e desenvolvo a minha actividade laboral na "toca do Dragão" e também sou muito crítico da forma como os sportinguistas da grande Lisboa, incluindo dirigentes, entendem e expressam o Sporting.
Os jejuns causaram dano ao rejuvenescimento da massa adepta do Sporting, mas estes 2 títulos não foram insignificantes nesse processo. Curiosamente, há alguns dias, uma filha minha dizia-me que, nos últimos meses, nunca tinha visto tantos miúdos na escola com a camisola do Sporting vestida. E estamos a 300 km de Lisboa!
Pessoal e profissionalmente sou muito exigente e, acredite, essa exigência também se aplica ao Sporting. No jogo e logo após o seu término, sou terrível nas avaliações. O mesmo se aplica às decisões tomadas pelo clube.
Simplesmente não vejo utilidade em manifestá-lo porque, tal como profissionalmente, gosto de ser pragmático e tento orientar a minha exigência para comportamentos produtivos.
De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 10:24
Bom dia caro Leão do Norte,
Pois não deve ser fácil ser Sportinguista na cidade do Porto e, muito provavelmente, por causa dos lampiões. Aqui temos uma sã convivência com os dragões, já as toupeiras são do pior. Impõem o clube deles em todo o lado, são cínicos, sarcásticos e extremamente provocadores e insultuosos.
Em Lisboa as coisas ou são diferentes ou os Sportinguistas são diferentes. Por isso, nemhum dos meus amigos se tornou num verdadeiro seguidor do Camarote Leonino, pese a minha "publicidade". Porque não sentem ser a voz deles. Em Viseu, não gostamos de dirigentes macios que, após uma humilhante derrota em casa.contra ums ilustres desconhecidos turcos (Gençlerbirligi ou como raio se escreve), vão ao balneário aconselhar calma aos jogadores porque "no futebol estas coisas acontecem", que foi o que o Dr. Dias da cunha afirmou aos microfones da CS ter feito!
Também não frequentamos tascas onde se razga o Sporting por razões que a razão desconhece!
Outra coisa importante que devo revelar sobre a minha personalidade Sportinguista é que eu NUNCA falo dos problemas do Sporting se estiver um portista ou um lampião por perto. Aí, sim, uso o argumento (algo falacioso, confesso) do sistema e das arbitragens - eu acredito mais no suborno a adversários, tipo boaventura.
Portanto, odeio incompetência e mediocridade em tudo na vida. No futebol, não faço a coisa por menos.
Verdade, chego a ficar emocionado quando vejo uma criança com adereços do Sporting. Sei que não é fácil para eles!
Mas, acredite, conheço alguns que não resistiram.
Quando o beifica acertar o calendário com os amigos (10-0) do nacional da Madeira, passaremos para 2° classificado. Até ver, é este o saldo da "loucura" João Pereira que herdou a equipa com 5 pontos à maior.
Tenha um bom domingo.
Saudações Leoninas
De mike1906 a 07.12.2024 às 13:38
Lamentavelmente o texto e seguintes posts refletem o que é o Sporting e o motivo porque ganhamos tão poucas vezes.
A culpa é do Amorim porque já cá não está, a culpa é dos jogadores que não jogam mais porque não querem e a culpa é dos árbitros que nos roubam.
Enquanto quisermos enfiar a cabeça na areia e não ver o óbvio, temos o que merecemos, que é isto.
Já nem digo mais nada, acho que não vale a pena. Já chega o muito que aqui já escrevi por estes dias.
Quem tem conhecimentos de futebol, como é o caso do Julius e de outros, percebeu, os restantes, que continuem a acreditar no pai natal
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:06
De Tiago a 07.12.2024 às 14:26
Coitadinhos dos jogadores pagos a peso de ouro, que são uma vitima, por ja ter alguns jogado à bola é que nota-se claramente que os jogadores estão muito mais desligados e sem ''fome de bola''. Caso contrário o Morten nao precisava de dar um murro no balneário.
De Pedro Casimiro a 07.12.2024 às 14:59
Como é que sabe que o Morten deu um murro no balneário?
Tiago
Então a solução fica mais simples do que parece ser
Substituem-se os jogadores e fica resolvido👍
De Tiago a 07.12.2024 às 16:42
Isso são outros 500, óbvio que a corda vai partir no elo mais fraco, o treinador, ja lhe disse que não chega ao jogo contra o rival.
Só nao consigo criticar decisões quando avalio tudo, muito menos o treinador, critcio mais o silêncio na defesa do JP por parte da estrutura, essa sim condenável
Tenho visto muitos comentários a elogiar o amigo Julius, como conhecedor de futebol, o que se justifica, embora não os tenha visto, pelos mesmos protagonistas em contextos favoráveis. Mas, assim sendo, porque não se disponibiliza o amigo para ajudar o Sporting, com atos e não só com palavras.
Não tenho qualquer hipótese
Não faço parte do grupo de amigos do Viana nem do Amorim
Mas deixe que lhe diga
Temos um rival que perdeu 5 pontos no campeonato e vimos a revolução que foi dos adeptos, o presidente RC e os velhos do Restelo lampiões ainda achavam que o Alemão devia continuar, mas os adeptos não deixaram
A isto chama-se nível de exigência e repare que a equipa do alemão jogava até melhor que este Sporting de JP
Nós já perdemos 6 pontos e parece que está tudo bem, a culpa é solteira ou em
Último caso é dos malandros dos jogadores, é crônico no Sporting, só agem quando já não há possibilidades de recuperação
Por isso quando já forem nos 10/12 pontos perdidos teremos então a reação.
A mim restam-me as palavras para agir é a única arma que tenho e não quero outra, tenho muitas outras responsabilidades e já não tenho idade nem para adjunto e felizmente ganho com certeza mais que os adjuntos do futebol português e sou dono total do meu tempo, isso não tem preço.
Abordando a questão um pouco mais a sério, na minha opinião, o principal responsável está em Inglaterra,e perdeu hoje um jogo com um clube de segunda linha. É assim a vida dos treinadores. Quando veio para o Sporting, na segunda metade do campeonato, teve 3 derrotas, 9 pontos, e não contabilizo empates. Entrou em 4º, terminou em 4º.
Os contextos são diferentes, mas há aspectos comuns. No Sporting deram-lhe tempo, nesse ano, e voltaram a dar-lhe quando voltou a ficar em 4º. JP já estava a ser contestado antes de assumir funções. Tempo Zero. Perdeu jogos? E quem lhe garante que outro treinador, incluindo Amorim, não os perderia como perdeu a Super Taça.
Contratar um treinador, depois de uma saída abrupta, não é tarefa fácil. Mandar nomes para a mesa é demagogia. Contratá-los não é fácil. E já que se tem falado em Sérgio Conceição, digo que se isso acontecer deixo de seguir o Sporting. No desporto, como na vida tem que haver princípios e valores. Não pode valer tudo.
Podemos abordar com a profundidade que achar conveniente e quando quiser caro amigo Nação Valente.
O outro já foi, imigrou! E não interessa nada agora para onde foi, já sabemos que foi ingrato, cobarde, que colocou a sua agenda pessoal á frente dos interesses do Sporting e do seu contrato com a entidade que lhe pagou sempre tudo, encheu os adeptos de promessas do BI e pisgou-se na 1ª oportunidade, deixando a equipa com as calças na mão e ainda com a cereja no cimo do bolo, impingiu o seu grande amigo para o substituir á frente da equipa, para também lhe estender a passadeira da fama, para o lançar se tiver jeito, para futuros contratos milionários, uma dupla e peras sem dúvida.
A pergunta é como o JP chegou num ápice a treinador da equipa líder do campeonato e dentro dos 8 primeiros classificados da Champion, o que de verdade fez para aí chegar? Porque o legado que deixou nos sub 23 e Equipa B é de todo muito modesto, muito pobre mesmo.
Muito estranho tudo isto.
A situação é clara qual é afinal o plano? um treinador com tempo para aprender com as consequências de se perder a época ou um treinador para agarrar a equipa e tentar manter-se na luta e chegar ao BI? Não está tanto em causa os pontos perdidos, acontece, pior que isso é a falta de uma ideia de jogo que baralhou por completo os jogadores que ja a tinham oleada, isso é o que preocupa e deveria preocupar a todos.
Dizer que o trajeto do Amorim é igual, é de alguma desonestidade, porque é da noite para o dia as diferenças, o Amorim chegou numa época perdida com missão de organizar a época seguinte, com tempo para ensaiar a sua brilhante ideia dos 3 centrais que de imediato se notou que tinha pernas para andar, logo nos primeiros jogos se viu que agradava, eu por exemplo que sou super exigente percebi a missão e de todo não o critiquei, nem podia, percebeu-se que estava a trabalhar bem e os jogadores respondiam bem, vamos comparar isso com isto que estamos agora a ver? Antes fosse.
Voltou a ficar em 4º? Puxa vinha de duas épocas sensacionais, uma campeonou com um tremendo mérito e a outra esteve quase, quase, ganhou muitos créditos nos nossos adeptos e grande preocupação nos rivais
O Amorim perdeu a super taça porque aproveitou esse jogo para os teste finais que queria fazer para a época, tomar as ultimas decisões, ou foi por acaso que só fez substituições aos 88', eu entendi perfeitamente o que estava a fazer, que importa a Super Taça se ganhar o BI? Quem se recorda que o unico troféu que o Benfica ganhou na época passada foi essa tacinha? Aparte que ia receber em Alvalade o Porto pouco tempo depois para o campeonato, fez a seu plano estratégico e resultou muito bem na minha opinião, eu teria feito igual e em Alvalade comemos o Porto de cebolada.
Outro treinador não garante que ganhemos os jogos, mas isso existe? onde? Mas todos temos olhos na cara de ver se a equipa tem alguma ideia de jogo ou não, já agora se o JP for despedido e vier outro treinador e a equipa voltar a jogar à bola, onde vão pôr a viola todos aqueles que agora acusam os jogadores?
Bom, eu ao contrário do amigo Nação Valente jamais deixarei de seguir o Sporting, o meu clube, seja o S. Conceição ou o roupeiro o treinador, estarei sim é para elogiar e orgulhar-me com as vitorias e criticar, quando existir razões para isso se entender que algo tem que mudar para bem do Sporting (na minha opiniâo claro).
Contratar é difícil? Acredite que se a equipa continuar a cair, mais difícil vai ficar e a corrermos o risco de voltarmos aqueles treinadores que a gente já sabe. O passado e a historia diz que a maior parte deles que passaram pelo clube andam por ai aos caídos, isso diz tudo da qualidade que têm e que tinham.
De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 17:34
Tiago,
Todos nós respeitamos que tenha uma relação de amizade ou familiar com João Pereira, Frederico Varandas ou ambos!
Mas, por favor, poupe-se ao ridículo homem! Atirar a culpa do estado actual do futebol do Sporting para os jogadores não é dizer uma simples palermice, é mesmo estupidez!
Desculpe-me a franqueza e, sinceramente, não tenho a menor intenção de o ofender. Não estou, de todo, a dizer que o caro é estúpido. Mas o que escreve, é! E muito!
Szabo, ex-treinador do Sporting: "eu treino os jogadores, dentro do campo, são eles que jogam". Sem mais comentários.
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 14:27
mike1906,
Eu acredito no Pai Natal.[º<:}}}]
Eu vejo-o por todos os lados, nos centros-comerciais, no Rossio, nos Aliados, etc... e a mim, todos os anos traz-me prendas.🤭
Agora, se ele vai trazer alguma ao Sporting neste Natal.. só o saberemos na noite mágica.
-"A culpa é do Amorim porque já cá não está, a culpa é dos jogadores que não jogam mais porque não querem e a culpa é dos árbitros que nos roubam."-
Todas são mesmo verdade!..✌️
A saída à pressa do Amorim e tooodaa a estrutura técnica, levou ou não levou a este caos?.
Os jogadores fazem ou não fazem a cama a um treinador quando querem?. Seja ele quem seja.
O àrbitro do jogo versus o Santa Clara, roubou ou não roubou?.
Aqui não há santinhos!!.
Uns mais, outros menos mas todos, mas mesmo todos, são culpados.
Sacudir a àgua do capote, é para os fracos.
Nós somos Sporting!.💚🤍
De mike1906 a 07.12.2024 às 15:29
Carlos, tudo isso é a realidade.
O que custa foi não se saber lidar com essa situação e perceber que não era a apostar num treinador com zero experiência que se resolvia o problema.
F Varandas tem feito um grande trabalho financeiro e de recuperação infraestrutural do clube, mas infelizmente de futebol percebe muito pouco e pelos vistos quem o rodeia não ajuda.
A simples maneira como se referiu a J Pereira como, não ter duvida nenhuma de que daqui a uns anos estar a treinar um grande clube europeu, demonstra a sua falta de noção, ao colocar uma pressão enorme sobre o treinador.
Depois assistimos à performance do treinador a todos os niveis e o que podemos pensar ?
Para quem vê o óbvio e tem conhecimentos de futebol, a solução seria escolher um treinador de futebol que:
-Tivesse um curriculum recheado de sucessos;
-"Agarrasse" a equipa e lhe desse o conforto necessário;
-Mantivesse a equipa a jogar com todas as dinâmicas do Amorim;
-E nesta data, com mais 4 vitórias seguidas, já tivesse colocado as memórias do Amorim num "baú".
Com muito esforço os outros, os que acreditam no Pai Natal, também chegariam a estas "difíceis" conclusões. Alguém, por mais limitada que seja, questionaria esta escolha?
O problema é a realidade. Traduzir estas brilhantes conclusões numa realidade concreta é bem mais difícil que debitá-las num blogue ou numa conversa de café.
Mesmo que estejamos em época de presentes e pedidos ao Pai Natal.
De Tiago a 07.12.2024 às 15:14
Se os jogadores fizessem a birra como fizeram com a saida do Amorim e como parece fazerem com o JP com um treinador caro, que provavelmente ia ter que mudar todo o sistema, que provavelmente nem tempo iria ate agora para treinar a sério e incutir as suas ideias entre descanso e recuperaçao, estavam todos a desesperar e a criticar o Dr Varandas, porque tinha o JP da casa que ate conhecia o balneário, jogava num sistema de 3 centrais e que era mais barato, e que até podia ter trazido o Neto para o ajudar, mas não. Mais uma vez o Varandas fez um all-in numa situaçao completamente diferente, para trazer um treinador que agora nao tem resultados, quando os jogadores ja tinham demonstado sinais de que nao estavam ligados ao SCP quando o Amorim disse que ia sair. E assim queima-se os 10m em poucos dias do Amorim e desvaloriza-se o plantel. Era mais ou menos isto que iriam dizer. Há sempre forma de montar o argumento que convém.
O mesmo que se o Dr Varandas tivesse baixado as espectativas e dizer que o treinador precisava de tempo, estavam a criticar porque ele conseguia desvalorizar uma equipa e desmotiva-la com afirmaçoes destas de um lider quando devia ter confiança porque tinha um plantel ganhador em primeiro com 5 pontos de vantagens e sem derrotas. É tão fácil jogar ao totoloto à segunda feira.
Caro Tiago,
Apreciamos muito os seus comentários, construtivos e a motivar reflexão, sempre positivo para o debate que pretendemos ver aqui.
No entanto, recomendaria que não fossem tão extensos, talvez mais em síntese. É muito difícil para os leitores acompanhar todos os escritos além do post em si.
Saudações
De Tiago a 07.12.2024 às 15:58
claro, vou rectificar toda essa questão.
De mike1906 a 07.12.2024 às 15:15
Mas qual é para si a realidade?
Não há nenhum treinador competente e com provas dadas disponíveis no mercado ?
Nem 1??
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 15:29
Há,.. o Josep Guardiola!
Vai perdendo o seu sétimo ou oitavo jogo em fila.
Deve estar na corda bamba depois de só ter empatado um jogo, nos ultimos
tempos.
Dizem em Manchester que as vitórias são uma miragem.😅😅
De mike1906 a 07.12.2024 às 15:34
Não me apetece desconversar. Acho que já percebeu o que quero dizer.
De Tiago a 07.12.2024 às 15:56
Claro que há, desde que os jogadores assim o queiram. e esse é o meu ponto pelos dados e análises que vejo e dos comentários ou mensagens que leio dos capitães e ex treinador.
Só nao consigo é atribuir culpas a um treinador seja ele qual for, por uma mudança drástica de atitude, linguagem corporal e semblante, ou mesmo a um presidente que se viu obrigado a tentar não estragar ou manter o melhor e com o melhor conhecimento possivel de tudo que é um balneário e jogadores com alguém que ja estava mais de certeza indentificado, do que com um treinador que viesse de fora e ainda por cima nesta sequencia sem tempo para nada, incutir sistemas novos, com poucos médios, com jogos de 3 em 3 dias, eu acho que tudo tem que ser visto e tentar perceber se foi uma situação de facto, negligente, na minha opinião, foi a decisão mais lógica no papel.
De mike1906 a 07.12.2024 às 16:10
A resposta era para o Leão do Norte, mas ok.
Até podia ser a solução mais logica no papel, numa prespectiva de continuidade, caso se tratasse de alguém, conforme nos "venderam" que estava perfeitamente identificado com as dinâmicas da equipa.
Mas quando é o proprio J Pereira a dizer que não sabia o que Amorim fazia, há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Agora ponha-se no lugar dos jogadores. Acha que isso motiva alguém? Eles são os primeiros a perceberem que o treinador está perdido. A confiança foi-se toda.
A juntar a isto está a imagem que passamos para fora (adversários e árbitros).
Antes fortes e claramente os maiores candidatos ao titulo éramos respeitados e temidos por todos.
Agora rapidamente se percebeu que o respeito se perdeu.
E pronto, juntando tudo, chegamos ao ponto onde estamos neste momento.
De Tiago a 07.12.2024 às 16:36
Sinceramente eu acho que estão a interpertar mal as palavras do João Pereira, fosse o A, B, C, mesmo com todo o know how do 3-4-3, claro que nenhum treinador vai saber o que o outro fazia, é impossivel, as dinamicas com, sem bola e as movimentações são criadas na mente do Ruben Amorim, logo o JP ou outro treinador não pode nem consegue replicar as ideias de outro treinador.
Então tem que incutir as suas próprias ideias, mas acha que em tão pouco espaço de tempo, teve tempo?
mike1906,
Começando pelo princípio, a realidade para mim teria sido muito diferente. Eu nunca teria escolhido o João Pereira.
Se a responsabilidade da escolha dependesse de mim, e apenas é considerada para este debate, o treinador seria o oposto do Rúben Amorim. Teria mais idade, mais experiência, mais curriculum e viria de outra realidade que não a do Sporting.
Mesmo sabendo como as coisas estavam a correr, assumiria o risco desta escolha para fugir ao fantasma Rúben Amorim. Para mim, nada seria mais prejudicial para o novo treinador que o rótulo de Amorim 2.0.
Amorim só há um e querer fazer do novo treinador uma continuação do anterior seria catastrófico. Mesmo que apenas no subconsciente, jogadores e adeptos esperam que João Pereira tenha um percurso no Sporting similar ao de Amorim. Isso nunca vai acontecer e a pressão dessa realidade é asfixiante.
Soluções disponíveis no mercado?
Sinceramente tenho dificuldade em encontrar.
Um treinador estrangeiro causa-me apreensão pelo desconhecimento das especificidades do futebol português, mas entre os portugueses disponíveis não há nenhum que me cative.
Não sei se seria a minha escolha, talvez seja um idealismo, mas há um treinador cujo estilo de jogo e rendimento das suas equipas me cativa. Graham Potter.
A experiência no Chelsea não correu bem, mas o clube de Londres não é exemplo para avaliar um treinador.
De mike1906 a 07.12.2024 às 18:38
A tal pressão de Amorim 2.0 foi logo colocada pelo Presidente.
A partir daí J Pereira passou logo a ser comparado em tudo o que faz e diz.
Obviamente que fica a perder em tudo.
Quanto a alternativas portuguesas há uma obvia que é Sérgio Conceição, tem experiência e é um vencedor (o proprio Ruben várias vezes o elogiou).
Como pessoa está longe se ser o ideal, é temperametal e por vezes mal educado.
Além disso já teve problemas com o proprio F Varandas.
Por esses motivos todos, infelizmente parece-me que não entra nas contas.
Outros portugueses, teríamos que perceber a disponibilidade de Abel, não vejo mais nenhum neste momento.
Estrangeiros, Potter fez realmente um bom trabalho no Brighton mas num clube grande falhou.
Já alguem aqui falou no Xavi, não sei se estaria interessado mas para mim seria uma excelente opção.
Certamente que existirão outros.
Uma coisa é certa, com J Pereira já se percebeu que não vamos a lado nenhum.
Se for para perder já esta época que seja com alguém que nos permita ter esperança no futuro.
Na minha modesta opinião a escolha de um novo treinador à imagem do Rúben Amorim seria o maior erro de todos e nunca concordei que a Direcção passasse essa ideia. A marca Amorim é irreprodutível.
Pessoalmente não escolheria o Sérgio Conceição. Acho que criaria mais divisão que união no universo do Sporting. Já para não falar do seu comportamento.
O Abel não é um treinador disponível. Tem contrato com o Palmeiras até Dezembro de 2025. Segundo consta tem uma cláusula de rescisão de 8M€ e recebe, limpos, 6M€ por época. Sabendo-se da resistência da presidente do Palmeiras em prescindir dele, pagará o Sporting tais valores? Não creio.
O Potter está, como escrevi, no meu idealismo. E não valorizo muito a sua experiência no Chelsea.
O Xavi é um treinador com um perfil indicado para o Sporting, mas não acredito minimamente que queira vir trabalhar para a Liga portuguesa.
Outros há, mas infelizmente há sempre um senão.
De mike1906 a 07.12.2024 às 19:55
Divisões haverão sempre, seja qual for o treinador.
A unica forma de não haverem é com vitórias
Sérgio Conceição exponenciaria essas divisões.
De mike1906 a 07.12.2024 às 21:09
Bastava ganhar 3 ou 4 jogos seguidos e estava tudo bem.
Como dizia Pimenta Machado, no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira.
Amigo, não necessariamente com um currículo recheado de sucessos, não necessariamente
Mesmo dispensando essa condição, a tarefa continua a ser de muito difícil execução.
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 15:27
mike1906,
-"Quem tem conhecimentos de futebol, como é o caso do Julius e ....de outros"-
Nestes outros, está incluído o Pedro Casimiro?.☺️
De mike1906 a 07.12.2024 às 15:35
Poupo-lhe trabalho. Leia os posts do Julius e perceberá
De Carlos N.T. a 07.12.2024 às 15:49
mike1906..
Oh, .. ler os posts do Julius ou os comentários do Pedro??.
Eu escrevi...
-"Nestes outros, está incluído o Pedro Casimiro?."-
Mike.. calma
È só para brincadeirinha. Foi para meter fogo no Pedro.😎
"Despairar" o ar pesado entre sportinguistas.
Abraço!.
De mike1906 a 07.12.2024 às 16:14