Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

thumbnail_Bruno de Carvalho.jpg

 

Bruno de Carvalho constituirá sempre uma dolorosa lição para os sportinguistas e uma seta certeira dirigida ao coração do Sporting. Agiu com a conivência dos órgãos sociais e de uma claríssima maioria dos adeptos. Foi destituído numa concorrida Assembleia Geral realizada em 23 de Junho de 2018, mas, mais do que a revolta dos associados, foi a loucura irracional e o desvio da realidade que conduziu à destituição do presidente. De outra forma ele ainda estaria sentado na cadeira do poder.

 

Durante cinco anos o Clube foi governado num clima de absoluta insanidade. O discurso de registo, propagandístico e autocentrado, teve uma extraordinária capacidade destrutiva e paralisante. De facto, a mistura explosiva de propaganda e culto da personalidade com o autoritarismo, a incompetência e o autismo do presidente colocou o Sporting em risco como nunca se verificou na sua história centenária. O caos organizado inicial evoluiu para uma forma de caos desorganizado.

 

A gestão de Bruno de Carvalho produziu estilhaços que vão permanecer durante muito tempo. No fim de contas, não há memória de alguma tirania que tenha terminado bem e que no fim tenha alcançado verdadeiro sucesso. No Sporting, finalmente, isso é cristalino para (quase) todos nós.

 

publicado às 13:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.11.2018 às 14:16

Caro Leão Zargo,

A frase chave surge no seu último parágrafo..."isso é cristalino para (quase) todos nós".

Ao ler as declarações patéticas de figuras carnavalescas como Eduardo Barroso, esse "QUASE" ganha dimensão.

Triste e lamentável.

P.S.: Esse figurante é tão culpado de muito como é o lunático.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 15:33

É verdade, caro Rui Gomes. Mesmo sabendo-se o que se sabe relativamente ao comportamento de Bruno de Carvalho ainda há sportinguistas que defendem teorias delirantes procurando justificá-lo. Isto para não se falar do que se suspeita que se passou!

Eduardo Barroso é um figurante. Um figurante que deu lastro ao Destituído para a prática de muitas loucuras. Triste e lamentável, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 13.11.2018 às 14:31

Espero sinceramente que a justiça ajuste contas com o agora detido.
Muitos dos sócios têm de se libertar da lealdade bacoca que preconizaram ao longo de 5 anos. O primeiro passo está dado, mas o processo vai ser longo e penoso.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 15:35

Paulo Matos

Tem razão, "o processo vai ser longo e penoso". No fim de contas, muitos sportinguistas acreditaram genuinamente nele, que com Bruno de Carvalho voltaria às glórias de antigamente. Agora...
Imagem de perfil

De Greenlight a 13.11.2018 às 15:20

Caos organizado e caos desorganizado. Sumariza aquilo que, infelizmente, se passou.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 15:37

Greenlight

Bruno de Carvalho perdeu o controlo da situação que ele próprio gerou. E entrou numa espiral de loucura descontrolada.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.11.2018 às 15:50

O final do mandato de BdC é conhecido por todos e demonstrativo da loucura do próprio…. neste aspecto 100% de acordo.

Outro aspecto que tem de ser distinguido é o primeiro mandato de BdC…. chamar tudo de absoluta insanidade, chegamos à conclusão que 90% dos sócios do Sporting não têm cultura, capacidade analítica ou racionalidade….. tornando os outros 10% como uma espécie de seres supremos.

A história do BdC está intrinsecamente ligada ao falhanço total das antigas direcções, os denominados croquetes, que faliram o clube. Poderemos discutir se o Sporting recuperou muito ou pouco, mas a realidade dos factos é que o Sporting melhorou nesse primeiro mandato de BdC, tanto no nível financeiro como desportivo. Aliás é verificar as contas, as assistências, o numero de sócios, o pavilhão, as modalidades,…. isto são factos, não são meras opiniões!

O problema é o que fica na memória das pessoas são os últimos momentos…. mas relembro que o atual presidente também foi apoiante de BdC.

BdC ficará para a história pelas más razões, mas também ficará na história como o presidente que construiu p.ex o pavilhão…. o que distingue uma verdadeira democracia também é a capacidade para não inverter ou adulterar a realidade dos factos e por conseguinte da história. Aliás, que foi o que BdC tentou fazer e que se deu mal....
Sem imagem de perfil

De Jorge a 13.11.2018 às 16:34

Whatever helps you sleep at night...

Vá la, até o Barroso admitiu que foi enganado e um (estou a citar o próprio, note-se) imbecil...

Sem imagem de perfil

De António a 13.11.2018 às 16:41

O "dono" do blogue é um iluminado então, pois desde a primeira hora denunciou o homem em questão.

90% podem estar errados. Só quem não estudou nada sobre os movimentos de massas pode sustentar o que quer que seja a partir de números.

Desde Trump a Hitler, com as devidas distâncias, passando por Sócrates, são múltiplos os exemplos.

Até nos factos que aduz à discussão há um claro empolamento, isto é, mentiras... e grandes. Cada um acredita nas "fake news" que entende.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.11.2018 às 17:08

E onde estavam os iluminados quando o Sporting atingiu 45M€ de défice anual e estava abaixo da linha de água?!?!?!?

Mais…. se vai por ai…. tanto o benfica como o porto elegeram os seus lideres com percentagens maiores do que BdC, e relembro que ambos já foram incriminados por crimes, e tiveram sempre o apoio das massas dos seus clubes. Não vi ninguém a fazer comparações a esses 2 senhores como o fizeram a BdC.

Já agora…. retornar à Champions com Leonardo Jardim, ganhar a Taça com Marco Silva, contruir um pavilhão, ganhar os títulos todos nas modalidades…. isso é uma fake news?! Será possível considerar que BdC fez algo de positivo?!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:43

Schmeichel

Não sei de que "iluminados" é que está a falar. Nós os dois debatemos o Sporting desde o início de 2015, conhecemos a opinião de cada um e em que medida evoluímos nas nossas opiniões. Chega, parece-me. Também não vejo grande interesse ir buscar os nossos rivais. Bastam-nos os nossos problemas.

A questão principal não é se Bruno de Carvalho fez coisas positivas em cinco anos. Naturalmente que fez. O principal é como ele deixou o nosso Clube!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.11.2018 às 19:28

Concordo consigo... mas indo em resposta à constatação de que BdC falhou redondamente também é importante reflectir as razões que levaram BdC ao poder... o Varandas sabe isso porque esteve lá dentro e viu as mudanças no Sporting, ele sabe a verdade digamos assim....

Agora é tempo de separar este caso de Alcochete e pensar no futuro, vai ser recorrente sempre que estiver algo de positivo a acontecer vão sair noticias relacionadas com Alcochete, não vai ser fácil lidar ao nível da comunicação sobre este tema, para além da duração do caso, também creio que é claro que não será benéfico para o Sporting uma condenação de BdC, o Varandas neste caso provavelmente será uma testemunha deste caso.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 20:30

Schmeichel

Também me parece que Frederico Varandas será convocado como testemunha. Para além de ser o m director do departamento médico do Clube, ele estava na Academia quando se verificaram os acontecimentos.

O populista Bruno de Carvalho ganhou as eleições explorando duas situações: o descalabro desportivo na presidência de Godinho Lopes e modelo de gestão tecnocrático que Soares Franco e Bettencourt introduziram no Sporting.
Prometeu vitórias e que o Sporting seria dos sócios novamente.

Como todos os populistas, ele foi capaz de perceber os "males" do tempo e apresentar as "soluções". A demagogia faz parte da forma como comunicou a sua estratégia.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:06

Schmeichel

Na verdade, a insanidade de Bruno de Carvalho revelou-se logo no primeiro mandato. Melhor dizendo, na noite da vitória eleitoral ele mostrou ao que vinha. Na altura apercebi-me disso e escrevi sobre isso mesmo.

Os factos sobre o Sporting mais importantes são os seguintes: o Clube está numa situação deveras complicada, é notícia por péssimas razões e um antigo presidente está preso preventivamente. Estes factos são indiscutíveis!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.11.2018 às 17:14

Leão Zargo,

Factos?! que eu saiba o único facto é que BdC foi detido para interrogatório….. preso preventivamente que eu saiba ainda não o é!

Este é um exemplo da forma como se encara toda esta situação….. o homem nem tem a possibilidade de não ser culpado…. porque toda a opinião pública já decidiu!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:48

Schmeichel

Agradeço a rectificação. É isso mesmo, Bruno de Carvalho está detido para ser interrogado. Mas, não fico surpreendido se passar a outra condição.

Deixe lá a opinião pública e tenha em consideração o comportamento de Bruno de Carvalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.11.2018 às 17:37

Caro Leão Zargo,

Na realidade, para mim, o lunático revelou as suas verdadeiras cores muito antes de assumir a presidência. Logo após a derrota em 2011 e tudo o que ocorreu então por não aceitar o resultado eleitoral, lançando acusações nunca comprovadas.

Concedi-lhe o meu apoio nesse acto, para o retirar logo de seguida. Não obstante a incompetência de Godinho Lopes, não devemos esquecer o que ele, Eduardo Barroso, Daniel Sampaio e mais uns quantos fizeram na altura, em detrimento do Sporting, só para chegar ao poder.

Mais um caso em que dois negativos não fazem um positivo!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:52

Caro Rui Gomes

Tem razão, Bruno de Carvalho revelou-se em 2011 na noite da contagem dos votos.

No caso de Eduardo Barroso e Daniel Sampaio há uma ironia: um médico e um psiquiatra a fazerem uma triste figura por causa de mesquinhas ambições!
Sem imagem de perfil

De RCL a 13.11.2018 às 20:49

Leão Zarco
Se me permite, uma pequena correção : ambos são médicos, Daniel Sampaio -Psiquiatra e Prof. da Faculdade de Medicina. Eduardo Barroso- Cirurgião,pioneiro dos tranasplantes hepáticos em Portugal.
Ha muitos anos conheci outro médico, Manuel Nazareth, presidente do Sporting, interino, ate à eleição de João Rocha. Foi o presidente que nomeou Mario Lino na epoca de 1973/74, campeonato ganho pelo Sporting.
Manuel Nazareth foi pressionado a candidatar-se a essas eleições mas declinou os convites por achar que a sua profissão não era compativel com a presidencia do seu Sporting.
Uma opinião de um grande Homem.
SL
Perfil Facebook

De Américo Marques Gomes a 14.11.2018 às 09:26

MULTIOPTICAS
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.11.2018 às 16:10

Ainda há instantes tive outro lamentável exemplo desse "QUASE", através de uma conversa acesa com um amigo meu - apoiante do lunático - pela sua satisfação em ver, aparentemente, uns quantos "patos bravos" à porta do Tribunal a gritar "força Bruno".

É este o estado de coisas. Pessoas como o meu amigo não compreendem, mas pior do que isso, não querem compreender!
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:02

Caro Rui,

Não maltrate, não diga mal dos patos bravos, ao comparar esses animais, aos seres abjectos que estavam hoje à porta do Tribunal do Barreiro, a apoiar quais orfãos do "querido líder", o lunático destituído, para mim, essa gentalha só pode ser extremista acéfala lobotomizada, ou seja, não têm nada no cérebro, e só espero que não haja cá 1 futuro extremista luso, à semelhança do Trump e Bolsonaro, porque tenho a certeza absoluta, que esse extremista, irá ter o apoio dos extremistas abjectos, que hoje estiveram orfãos à porta do Tribunal do Barreiro, para essa gente, nem sequer ter sido apreendida 1 arma proibida, em casa do lunático destituído, constitui entrave ao seu apoio, pelo que, só podem mesmo não ter cérebro, é mesmo o que eu penso!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 13.11.2018 às 16:24

Depois de tudo o que se tem visto e sabido, só gente mentecapta, não há outra forma de o dizer, é que ainda poderá seguir o lunatico.

Sinto pena deles.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:09

mike1906

Também os lamento, mas na verdade em alguns casos a natureza humana é incompreensível!
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:20

Eu não tenho pena absolutamente nenhuma deles, aliás, como é o mike1906 pensa que Trump e Bolsonaro, foram eleitos? É com gentinha acéfala desta, que até defendem, pasme-se, como aconteceu nas eleições do Brasil, que o país devia ir para 1 guerra civil, não quero fugir a este assunto, mencionado outros, mas é gentinha desta, que elege ditadores, e se o Salazar, foi eleito, há alguns anos atrás, o maior português de sempre, está tudo dito acerca da espécime que esta gente acéfala e lobotomizada, é, pelo que, a pena que eu tenho, é eles ainda existirem em Portugal, podiam era emigrar para a Antártica, até contribuía com os custos das passagens!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 13.11.2018 às 20:16

JCR, de acordo com o que diz, mas já reparou, quer no caso de Trump, quer de Bolsonaro quem eram as alternativas ?

É esse o perigo, quando as alternativas são fracas ou com "rabos de palha" o perigo deste tipo de gente ser seguida é muito maior.

Bruno de Carvalho chegou ao poder fruto do desespero a que a direção anterior levou os sportinguistas.

É esse perigo que espero não voltar a correr no Sporting
Perfil Facebook

De Bruno Pontes a 13.11.2018 às 17:53

Estes artistas já se esquecerem o que era o Sporting na altura do Godinho Lopes... como têm memória curta... o Bruno de Carvalho cometeu erros e muitos, mas também fez muita coisa positiva pelo clube... só que o que interessa agora é rebentar com o homem...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 17:56

Bruno Pontes

Essa conversa sobre Godinho Lopes não é para mim de certeza. Encontre argumentos mais consistentes.
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:15

Ele que fique arrebentado por muitos anos, aliás, até pode apodrecer na cadeia, o lugar dos energúmenos e criminosos, é na choldra, ficando assim o país mais esterilizado!
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 14.11.2018 às 12:21

O problema é que há erros que não se devem, não podem cometer e que nem todos os meios justificam os fins.

Ou acredita que, por exemplo, o Hitler fez tudo mal?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2018 às 18:59

Caro Leão Zargo,
Bruno de Carvalho foi uma má escolha dos sócios. Mas compreendo-a no contexto de descalabro desportivo, do período Godinho Lopes. E como já foi referido, Bruno de Carvalho, com os seus cúmplices internos tudo fez para derrubar essa direcção.
No entanto, em 2013, havia uma boa alternativa chamada José Couceiro, mas Bruno mestre do populismo, convenceu a maioria de votantes. O que se passou a seguir, com algumas boas decisões, ampliadas até ao infinito, foi o cavalgar da onda populista, na qual embarcaram até figuras sonantes e mediáticas. Contudo, os sinais do que iria acontecer foram significativos. Ainda me interrogo como, pessoas mais esclarecidas, não os viram..
Esse mau momento passou e deixou sequelas. Que tenhamos, ao menos, aprendido a lição.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 19:23

Caro Nação Valente

Sim, o descalabro desportivo na presidência de Godinho Lopes, mas também um modelo de gestão tecnocrático que Soares Franco e Bettencourt introduziram no Sporting. Este modelo de gestão enfraqueceu bastante o associativismo e a democraticidade do Clube. Muitos recearam que com Soares Franco o Sporting se tornasse num clube de futebol e houve Assembleias Gerais vergonhosas nessa altura com votações apressadas e condicionamento da opinião dos sócios.

Bruno de Carvalho percebeu o que se passava e soube exprimir publicamente o que para muitos sportinguistas era essencial: um Sporting dos sócios e o respeito pela identidade do Clube. Ele foi eleito... e o resto faz parte da História!
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:13

Estou de acordo com tudo o que o Leão Zargo disse, mas estar-se a pensar que o quase é de baixa quantidade, é ser, desculpem a expressão, ingénuo!

Essas pessoas, ainda rodam e muito o nosso clube, e pior do que isso, há que ter memória, que foram eles, e muitos dos que agora não têm vergonha na cara, e dão o dito por não dito, que meteram o lunático destituído, na presidência do SCP, e como tal e principalmente, com gente desta a rondar o nosso clube, podendo até mesmo haver alguns lá dentro, é tudo menos do que cristalino, se não acabarmos com a paz podre vigente, o futuro do nosso clube, e como tal, se não erradicarmos com todas essas ervas daninhas, o futuro do SCP não é e nem pode ser cristalino, e isso é o que mais me preocupa!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 19:26

Tem razão, JCR, há que tomar decisões corajosas. Por exemplo, afastar da condição de associado quem lesou gravemente o Clube.
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:32

Isso está nas mãos de Rogério Alves e de Frederico Varandas...mas, pelas notícias que vimos ouvindo, a serem verdade, parece que quererão manter a paz podre existente no SCP., esperemos para ver, se estes 2, têm coragem para fazer o que é preciso fazer, no nosso clube, porque senão fizerem isso, o SCP não tem futuro!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 20:32

Se lhes faltar coragem e determinação pagarão uma factura elevada mais tarde ou mais cedo!
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.11.2018 às 19:29

Eu depois, só quero ouvir o que esse "quase" vem dizer, se o SCP for condenado - espero eu que não, mas quem faz uma, faz várias -, no caso do "CashBall"...esse "quase" devia era ter vergonha na cara e emigrarem todos para a Antártica, o país ficava melhor e mais esterilizado!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.11.2018 às 20:33

É isso, JCR, "emigrarem" para bem longe!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo