Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Finalmente... golos !

Rui Gomes, em 22.09.14

 

 

Na realidade, não considero que o Sporting tenha feito uma exibição muito diferente das que já assistimos - especialmente tendo em conta o adversário - mas, no futebol, uma equipa vive à base dos golos e quando estes aparecem, fazem toda a diferença.

 

Aqueles dois excelentes remates, para golo, de Adrien Silva e Nani, aos 10' e 12' respectivamente, era precisamente o que o Sporting necessitava, urgentemente, para apagar a sombra de Maribor e dar uma boa dose de confiança à equipa. Slimani, aos 25', isolado diante o guarda-redes gilista, até poderia e deveria ter aumentado o marcador, mas a sua ineficácia com os pés manifestou-se novamente.

 

Marco Silva não surpreendeu, minimamente, ao fazer entrar Maurício, Sarr e Jonathan Silva, este último pela indisponibilidade de Jefferson, e até João Mário, em substituição de André Martins. Para ser justo, é a minha opinião que o médio da formação leonina fez um bom jogo e teve muita influência na melhor dinâmica que se verificou do meio-campo do Sporting. Creio que será uma aposta para continuar, havendo lógica e bom senso. Já o mesmo não se poderá dizer com Diego Capel no lugar de Carrillo, decisão surpreendente, mas o treinador terá querido descansar um e dar tempo de jogo ao outro. O avançado peruano acabaria por entrar aos  70', a tempo de marcar o quarto golo do Sporting, finalizando uma excelente combinação entre Nani e João Mário. Este, que também serviu magnificamente Slimani aos 69' e, desta vez, os pés do argelino não o atraiçoaram.

 

Tivemos hoje a primeira real oportunidade para observar Jonathan Silva em acção e não obstante a natural falta de identificação com a equipa, acho que se viram alguns bons pormenores e que o jovem argentino merecerá novas oportunidades para mostrar a sua mais-valia, até porque faria bem a Jefferson adornar o banco durante alguns jogos. Isto, apesar do ataque do Gil Vicente não ter exercido muita pressão sobre a defesa do Sporting.

 

Nani mais uma vez a demonstrar o seu enorme talento e a sua incontornável influência na equipa. William Carvalho não esteve mal, mas ainda está longe da forma que atingiu na época passada. Excelente golo de Adrien Silva e um elemento também muito influente na dinâmica do meio-campo, embora um pouco mais desaparecido na segunda-parte.

 

Uma palavra final - crítica, aliás - para Marco Silva. Continua a demonstrar enorme dificuldade em fazer uma gestão adequada do plantel: André Martins vai de titular - que foi nos primeiros 5 jogos - para a bancada, a fazer companhia a Junya Tanaka, mais uma preterido pelo treinador. É óbvio que o avançado japonês não goza da confiança do técnico, seja para o que for, e até dá para questionar o propósito da sua contratação. A última questão, que só Marco Silva poderá explicar, relaciona-se com a sua decisão de ir a jogo com 6 defesas... contra o Gil Vicente. Os quatro titulares, mais Paulo Oliveira e Ricardo Esgaio. O que fará ele quando tiver pela frente o FC Porto ou o Chelsea ?

 

Os critérios de Carlos Xistra, uma autêntica palhaçada. Nada de novo aqui.

 

publicado às 04:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 21.09.2014 às 20:47

O Ricardo Esgaio faz toda a ala direita e é melhor ala/extremo que lateral.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2014 às 20:51

E... ? Tínhamos o Nani, Capel, Carrillo e ainda se necessário, Carlos Mané.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Bórgia a 21.09.2014 às 21:04

O Esgaio também pode jogar no meio-campo, é um polivalente. E não tendo outro lateral no banco, é perfeitamente normal ter Esgaio (afinal, não foi esta a crítica no 1º jogo, quando Cédric se lesionou e não havia outro lateral no banco?).

Já agora, em relação a Mané, embora possa jogar na ala com competência, a posição dele é mais a de um avançado móvel.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2014 às 21:23

Reconheço as duas disposições, mas considerando o adversário acho que Tanaka deveria ter equipado, até porque também joga a extremo ou a ponta de lança.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 22.09.2014 às 08:10

E se se aleijasse um lateral, como aconteceu em Coimbra ? Quem jogava ? Tinha que haver uma adaptação . Para mim fez bem. Já quanto ao Tanaka já acho que são vezes a mais a ir para a bancada.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 21.09.2014 às 21:43

"Na realidade, não considero que o Sporting tenha feito uma exibição muito diferente das que já assistimos".

Nisso estamos de acordo, tal como nos outros jogos fomos mais uma vez a melhor equipa em campo e a única a justificar a vitória. Com mais remates e maior domínio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2014 às 21:46

Sim... mas a consideração está obviamente incompleta. Ser melhor equipa, a única a justificar a vitória e a ter mais remates, pouco serve se não marcarmos golos, no resultado final.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 21.09.2014 às 21:52

Creio que o destaque vai inteirinho para João Mario - a sua entrada mudou e muito a forma de jogar do Sporting - mais bola pelo centro, mais passes ao 1º toque, enfim muito mais qualidade de jogo e o golo de Carillo é prova disso

Gostei de Jonathan e Rosell também entrou bem - são dois jovens que vão mostrando a razão da sua aquisição e 2 posições que nem de perto tinhamos opções validas na formação

Não sei se foi da influencia de João Mario, mas Adrien fez também um bom jogo, já William está ainda longe das prestações do ano passado e a sua saida, apesar de ser também por prevenção de uma segundo amarelo (talvez por expirrar) é capaz de ser também um aviso de MS

Gostei muito mais desta dupla de centrais - MS fez bem em mudar.

PS: Caro Rui é impressao minha ou há umas semanas criticou MS por ir a jogo sem nenhum lateral no banco ? e como não temos ninguem que faça as duas posições, penso que será normal termos um lateral e um central, independentemente do adversario.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2014 às 22:04

Cada jogo tem a sua história e penso que não temos equipa para ir para todos os jogos com 6 defesas. Por essa óptica, devíamos ter 7 defesas, outro para a lateral esquerda.

Digam o que disserem, Marco Silva está a gerir muito mal o plantel, desde o primeiro dia.

Como explica um jogador ir de titular para a bancada ?

Como explica a contratação de um avançado de 27 anos que marca 5 golos na pré-época e nos jogos oficiais ocupa lugar constant na bancada ? E temos Fredy Montero que nada faz. Curiosamente, Tanaka, no único jogo em que entrou e jogou 20 minutos, teve grande influência, com um remate ao poste, salvo erro, no golo nos descontos que deu a até hoje a única vitória da época. (Arouca)

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 21.09.2014 às 22:28

Como sabe é mais facil um lateral fazer a faixa contraria e como é obvio não se justifica ter 2 laterais, já um lateral e um central se calhar faz mais sentido nem que seja para prevenir o que aconteceu (e que foi criticado) em Coimbra

Sobre Tanaka - acho que merece mais oportunidades, sim
Sem imagem de perfil

De Mosquito Zarolho a 22.09.2014 às 00:07

Bastou trocar um elemento no meio campo para se ver outra qualidade.
João Mário sem duvida homem do jogo!

Imagine-se o que acontecia se MS arriscasse um pouco mais e começasse a utilizar mais vezes Tanaka??? ou Gauld??? ou Mané??? Será que o homem alguma vez será ousado a esse ponto???
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2014 às 00:13

Eu penso que Marco Silva se deixou intimidar pela grandiosidade do Sporting e recorreu fundamentalmente ao componento principal da época passada.

Esperamos que com resultados positivos ele sinta a coragem de dar a oportunidade a outros jogadores.

Não sei o que daria, mas adorava ver o Gauld num jogo com o núcleo principal.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 22.09.2014 às 00:55

Bom jogo do Sporting que desta vez concretizou quando em jogos anteriores falhou...e isso fez muita diferença.Este sistema do Sporting só funciona,como vimos,com os médios e os alas a concretizarem.Excelente jogo de JM,sem dúvida um dos principais responsáveis pelo bom jogos.
O rapaz às vezes parece que não joga...dança.

Gostei também der J. Silva ,um forte candidato à titularidade.
Espectacular a teia de passes que criámos muitas vezes,também uma marca daquilo que MS quer para o Sporting.


Gostei de Sarr,que me parece melhor que Maurício ,mas continuo a achar que os DC são o nosso ponto mais fraco.

Slimani trabalhou imenso "non stop",bem recompensado com um golo.

AM para a bancada ,só pode ser por castigo,de outra forma não se compreende.

Também me intriga a questão Tanaka.Penso que continuam a insistir em Montero,apesar de todas as evidências.

No negativo,William tem que melhorar.
Fizemos o melhor jogo da época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2014 às 04:03

Temo que ainda venhamos a sofrer muito pelo eixo defensivo, o elo mais fraco da equipa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 22.09.2014 às 02:08

1 post, 12 comentários !!!!

Onde estao os "sportinguistas" ??? Nos copos, será !! Celebrando???? LOOOLL !!
Ou entao... porra, nao há nada para dizer mal (críticar)

Elogíos, precisam-se......também ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2014 às 04:02

Se surgir uma crítica ao "Bruno", eles aparecem de imediato :)
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 22.09.2014 às 09:40

Quem é que falou no Bruno !? :)

Sem imagem de perfil

De Pedro a 22.09.2014 às 12:22

Mais uma boa exibição do sporting, a diferença deste jogo esteve sobretudo no aproveitamento ofensivo. Com os golos então a equipa já joga bem. Os pontos fracos continuam, eixo defensivo , mas acredito que poderão ser melhorados com vitórias e tranquilidade. É importantíssimo um jogo tranquilo contra o chelsea é uma vitória contr o porto para que a destabilizacao a que o Sporting tem sido submetido pela comunicação social se trave e comecem a focar-se no porto. O melhor para nós e que não falem de nós. Por que se não falarem é sinal que estamos a fazer as coisas bem.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo