Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Sempre detestei o sistema de jogo conhecido por "tiki-taka", que eu creio ter sido uma muito infeliz criação de Pep Guardiola enquanto ao leme do Barcelona há cerca de uma dúzia de anos, entretanto adoptado pelas selecções espanholas.
Míchel Salgado, antigo internacional espanhol, em recém-entrevista à Marca, afirmou que Luis Henrique tem condições para continuar à frente da La Roja (foi demitido hoje), mas deixou um alerta para o perigo de manter a aposta no tiki-taka.
"Em Espanha há sempre futuro. Penso que agora temos de ter calma e analisar. Esta seleção é muito jovem e teve uma mudança de geração pelo meio. Há muitos jogadores com muita qualidade que fizeram o seu primeiro Mundial e só estão na primeira divisão há uma ou duas temporadas. Gavi, Pedri ou Ansu Fati são jogadores bestiais. Penso que a primeira coisa a fazer é perceber onde estamos. A questão do tiki-taka está a fazer-nos muito mal, não porque seja bom ou mau, mas sim porque confundimos as coisas desde a formação dos joven"Em Espanha há sempre futuro. Penso que agora temos de ter calma e analisar. Esta seleção é muito jovem e teve uma mudança de geração pelo meio. Há muitos jogadores com muita qualidade que fizeram o seu primeiro Mundial e só estão na primeira divisão há uma ou duas temporadas. Gavi, Pedri ou Ansu Fati são jogadores bestiais. Penso que a primeira coisa a fazer é perceber onde estamos. A questão do tiki-taka está a fazer-nos muitíssimo mal, não porque seja bom ou mau, mas sim porque confundimos as coisas desde a formação dos jovens".
Como antigo jogador do Real Madrid que defrontou frequentemente o "tiki-taka" de Pep Guardiola no Barcelona, ele até podia aprofundar a questão muito mais. As próprias selecções usaram e abusaram do sistema durante anos, para somente agora, perante a derrota no Mundial, reconhecerem que está a inibir a dinâmica e criatividade dos jovens.
Como o infame catenaccio desapareceu na Itália, também o tiki-taka vai desaparecer em Espanha.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.