Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x518$2022_12_08_11_17_02_2071842.jpg

Sempre detestei o sistema de jogo conhecido por "tiki-taka", que eu creio ter sido uma muito infeliz criação de Pep Guardiola enquanto ao leme do Barcelona há cerca de uma dúzia de anos, entretanto adoptado pelas selecções espanholas.

Míchel Salgado, antigo internacional espanhol, em recém-entrevista à Marca, afirmou que Luis Henrique tem condições para continuar à frente da La Roja (foi demitido hoje), mas deixou um alerta para o perigo de manter a aposta no tiki-taka.

"Em Espanha há sempre futuro. Penso que agora temos de ter calma e analisar. Esta seleção é muito jovem e teve uma mudança de geração pelo meio. Há muitos jogadores com muita qualidade que fizeram o seu primeiro Mundial e só estão na primeira divisão há uma ou duas temporadas. Gavi, Pedri ou Ansu Fati são jogadores bestiais. Penso que a primeira coisa a fazer é perceber onde estamos. A questão do tiki-taka está a fazer-nos muito mal, não porque seja bom ou mau, mas sim porque confundimos as coisas desde a formação dos joven"Em Espanha há sempre futuro. Penso que agora temos de ter calma e analisar. Esta seleção é muito jovem e teve uma mudança de geração pelo meio. Há muitos jogadores com muita qualidade que fizeram o seu primeiro Mundial e só estão na primeira divisão há uma ou duas temporadas. Gavi, Pedri ou Ansu Fati são jogadores bestiais. Penso que a primeira coisa a fazer é perceber onde estamos. A questão do tiki-taka está a fazer-nos muitíssimo mal, não porque seja bom ou mau, mas sim porque confundimos as coisas desde a formação dos jovens".

Como antigo jogador do Real Madrid que defrontou frequentemente o "tiki-taka" de Pep Guardiola no Barcelona, ele até podia aprofundar a questão muito mais. As próprias selecções usaram e abusaram do sistema durante anos, para somente agora, perante a derrota no Mundial, reconhecerem que está a inibir a dinâmica e criatividade dos jovens.

Como o infame catenaccio desapareceu na Itália, também o tiki-taka vai desaparecer em Espanha.

publicado às 17:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De João Gil a 08.12.2022 às 18:31

Também não morro de amores pelo estilo, tal como praticado pela Espanha deste mundial 2022, que aliás tem seguidores no modelo de jogo do nosso Sporting.
Os espanhóis estão desanimados mas a seleção de Espanha é que não tem jogadores nem de perto nem de longe com o mesmo nível que o Barcelona de Pep Guardiola. Foi por isso que ficou pelo caminho. Com este mesmo tipo de futebol foram campeões da Europa e campeões do mundo. O tiki taka não foi “inventado” por Guardiola. Vem dos anos 70, do futebol total da Holanda e da Roménia e a expressão foi popularizada então. O principal mentor deste estilo de jogo de posse exclusiva e controlo total do jogo, no Barcelona, foi Cruyff, de quem Guardiola, Luís Henrique e muitos treinadores actuais beberam muito do que sabem sobre futebol. SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 18:35

De qualquer modo, detesto esse sistema de jogo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 18:37

P.S.: Não vejo o nosso Sporting seguir esse modelo, apesar da posse de bola dos centrais.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2022 às 21:06

Quando os nossos jogadores não têm velocidade na execução, a nossa posse de bola torna-se fastidiosa e nada produtiva. É nesse aspecto que eu encontro semelhanças o Sporting e o "tiki-taka".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 21:26

Penso que o Sporting de Amorim só recorre à posse de bola deliberada quanto está perante adversários que em princípio são superiores.

O outro aspecto do nosso actual sistema, tem a ver com a construção de jogo algo vagarosa e deliberada, mas também acho que estamos à procura do passe em profundidade.
Sem imagem de perfil

De José Fernandes a 08.12.2022 às 20:24

Até funcionava com Iniesta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 20:45

A questão não é funcionava ou não, mas os danos que causou ao futebol.

Além do mais, jogadores como Iniesta não aparecem todos os dias. Alguns dos louvores que deram ao Messi nesse tempo teriam sido muito melhor entregues ao Iniesta.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2022 às 20:48

Não vou entrar em questões académicas, conceptuais, sobre este sistema de jogo. Muito menos me interessa o que venceu. Gosto de ver futebol, mas detesto ver o "tiki-taka". O futebol de técnico, de posse, não se resume a este sistema.
Torço para que não tenha sucesso e desapareça!
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2022 às 21:05

Também detesto.É monótono e sem criatividade e imprevisibilidade. Mas não se esqueçam também de um tal morinho que contribuíu para a morte do futebol. Manda jogar um futebol feio, pior que o tik taka e só ganha quando tem rios de dinheiro na retaguarda. Saudades tenho de treinadores como o grande Big Mal e o seu conterrâneo Boby Robson.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.12.2022 às 21:08

Se gosto de ver equipas a jogar no sistema, não gosto, o jogo torna-se aborrecido, chato de ver. Mas, temos que ver que o sistema deu muitos títulos ao Barcelona e à Seleção Espanhola, como tal era bom, muito bom. Até o Bayern de Munique o praticou, com menos ênfase, não tinha jogadores para tal e se olharmos para o Man. City, ainda anda por lá aquela obsessão por ter bola, mas como tem um naipe de jogadores excepcionais( os dólares do petróleo do gás dão para tudo) faz um modelo mais para a frente, menos chato. É quase sempre assim, enquanto se ganha, ninguém põe em causa o modelo, quando as derrotas aparecem, lá aparecem os críticos. Há aqui algo que não é despiciendo, a Espanha foi eliminada por Marrocos, conhecendo eu muito bem Espanha e os Espanhóis, mas também muito razoavelmente os Marroquinos, fosse com tiki-taka, taka-tiki, tuka-tuka ou até tiki-tiki, tudo era posto em causa, há derrotas que não são aceitáveis, esta foi uma delas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 21:21

Muitas dessas conquistas podem-se atribuir a dois principais factores: primeiro e sobretudo porque essas equipas com muitos milhões de orçamento tinham talentos excepcionais.

O outro factor relaciona-se com o facto de que só uma mão cheia de equipas utilizaram esse sistema. Caso o número tivesse aumentado significativamente, o futebol, na generalidade, estagnava completamente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2022 às 21:22

Para além da ausência de "mestres" do "tiki-taka", nomeadamente "um Iniesta", há outro aspecto fundamental. O futebol evoluiu e os adversários foram-se adaptando e criando antídotos para este sistema. Até o Guardiola percebeu isso e evoluiu. Ou não fosse o Haaland decisivo em muitas vitórias do City.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 23:33

No City ele tem muito por onde escolher...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2022 às 21:34

Alguém escreveu uma frase feliz sobre o Tiki-taka da seleção espanhola, afinal o Tiki-nada
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2022 às 21:52

Pois consta que tiveram 70% de posse contra Marrocos mas não serviu para nada. Não marcaram em 120 minutos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 23:32

Tiveram 74% posse de bola.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2022 às 21:50

Ultima Hora[º<:}}}]
Marrocos vs Portugal..
A FIFA com tantos árbitros à disposição e dá-se ao "luxo" de assignar o mesmo árbitro para o jogo de Portugal que nos apitó no jogo que perdemos contra a Corea do Sul.. o argentino Facundo Tello.
Tem algum jeito, esta porra!. Para mim tem água no bico

P.S. Deste mesmo árbitro já eu tinha falado aqui...mas como importante é bater no Ronaldo e os árbitros portugueses são os únicos malvados
A quem lhe interessa..
Sem imagem de perfil

De Canadá a 09.12.2022 às 02:53

Lá está você outra vez com telenovelas. Agora a FIFA anda a escolher árbitros para tramar o Ronaldo, como se o mundo girasse à volta de Portugal ou até mesmo de Ronaldo.

Mas que motivo teria a FIFA para procurar influenciar o destino deste jogo? Haja noção...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.12.2022 às 14:13

É o que digo.. o importante é bater no Ronaldo
Se vão a tramar alguém, é a Portugal, Portugal, Portugal

P.S. Mas, se são vocês os que mais falam dos árbitros quando se trata do Benfas, Sporting ou FCP, durante, depois e antes dos jogos..
Sim, haja noção!.🤯


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.12.2022 às 14:21

Que fácil esquecem os "portugueses" os jogos em que fomos espoliados
Desde os tempos do Eusébio..
66 diz-lhe alguma coisa?.
98 contra a Itália, também não lhe diz nada?.
O João V. Pinto e outros perderam a cabeça num jogo. Lembra-se?.
Certamente não se lembra de nada.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.12.2022 às 14:31

Canadá,
Deixe opinar os demais..
Deixe os demais ser felizes...
Deixe de querer que todos vejam o mundo com os seus óculos.

P.S..Marcação cerrada, homem a homem é no campo da bola
Na próxima que desejar intercambiar comigo comentários, por favor.. que seja argumentando sobre o jogo e sò o jogo.
Se personalizar, mando-o pró.....
Obrigado e seja feliz
Sem imagem de perfil

De Manuel a 08.12.2022 às 22:33

Sempre achei que o TikiTaka só tem piada quando é a nossa equipa que o faz e ganha. Para o resto do mundo é uma seca de ver. Rola, rola, toma Messi, golo. Sem Messi não resulta tão bem. Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.12.2022 às 22:56

Não há táctica nenhuma boa sem um finalizador nato. Morata é um bom rapaz , só isso, marca de vez em quando uns belos golos, Luís Henrique colicava-o a suplente bastas vezes, nunca foi titular pelas equipes por onde passou. A Espanha não tem finalizador, Gonçalo Ramos mesmo com esta idade já é muito melhor que Mora. No Sporting também acontece a mesma coisa. Pode-se disfarçar a coisa, mas não se tem consistência. Fomos campeões há 2 anos porque Pote marcou uma enormidade de golos e foi o melhor marcador do campeonato, infelizmente foi uma época de excepção para ele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2022 às 23:29

"infelizmente foi uma época de excepção para ele"...

Até ver, ele ainda só tem 24 anos.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo