Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Fokobo de saída

Rui Gomes, em 25.05.14
 

 

O jornal "A Bola" surge hoje a dar destaque à mais do que provável saída de Fabrice Fokobo, não sendo novidade alguma, dado que há longo que é conhecido que o jovem (20 anos) camaronês tem recusado as propostas de renovação que lhe têm sido apresentadas. Tanto é assim, que foi afastado de competição há meses, tendo participado somente em 17 jogos - 15 como titular - pela equipa B na II Liga.

 

Fokobo joga tanto a defesa central como a médio defensivo, como já tivemos oportunidade de verificar quando Jesualdo Ferreira o integrou na equipa principal durante alguns jogos na época de 2012/13.

 

Desconhecemos os termos sobre a mesa negocial, mas não deixamos de lamentar a saída de um jovem talento, com provas dadas, e com enorme margem de progressão. O seu contrato com o Sporting termina no dia 30 de Junho de 2014, e ele é representado pelo agente FIFA Roger Titi Seghe, da "Sikarot Gestfut".

 

O seu destino é desconhecido neste momento, mas não o desejariamos ver num dos nossos rivais na próxima época.

 

publicado às 14:12

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge a 25.05.2014 às 14:49

Isto explica a súbita ausência de Fokobo na equipa B, o facto de não aceitar a proposta de renovação. Esta direcção já provou ser inflexivel neste tipo de atitude, e não será por um jogador ser mais ou menos promissor que terá "tratamento especial". Isto serve como uma mensagem a todos os jogadores jovens. Ou estão 100% comprometidos com o clube, ou então não jogam. Não vale a pena tentar dar um passo maior que a perna.

Muitos podem questionar este tipo de abordagem, mas de que serve realmente o Sporting por um jogador a jogar e que se sabe não querer continuar no clube? Mais vale dar lugar a outro, mesmo que teoricamente não seja tão promissor, mas que se sabe estar de corpo e alma no clube.

Sem imagem de perfil

De sergiom a 25.05.2014 às 17:56


As direções têm de pagar aquilo que os jogadores valem, se são bons não podem ser pagos a preço de clube de meio da tabela. Dier é outro exemplo disso.

Defendo BdC, desde o inicio, mas esta questão das renovações deve ser tida com outro tacto, se não qualquer dia não temos bons jogadores.
Ele não pode pensar que vai ser campeão com jogadores pagos por tuta e meia, isso acontece de 20 em 20 anos.

Vejam o que se passou com Adrien, Godinho Lopes, foi obrigado a abrir os cordões à bolsa para manter o Adrien. O jogador estava na iminência de sair do SCP e possivelmente ia parar a um qualquer rival do nosso clube. Hoje ninguém dentro do nosso clube discute que aquilo que Adrien e Patricio ganham é bem pago e nem pensam em vende-los.

Esta politica economicista de BdC, é importante ninguém dúvida disso, mas se fosse ele a dirigir o Sporting na altura da renovação de Adrien, pelos números que lhe ia apresentar para renovar o contrato certamente o Adrien já não jogava no Sporting.

Fokobo é um bom jogador, tinha futuro no nosso clube. Como todos aqueles que são bons. A nossa academia não pode servir para alimentar outros clubes a custo zero.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 18:07

Excelente observação caro Sergiom.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 25.05.2014 às 18:52

Mas o Adrien vinha de um ano de empréstimo na Académica, onde até ganhou a Taça de Portugal, Fokobo foi apenas duas vezes suplente utilizado na I Liga na temporada passada, e pelo Sporting, tirando os jogos feitos na NextGen Series, apenas fez 37 jogos no total, 28 na II Liga, 7 pelos juniores. Até agora, tirando o Alexandre Guedes, parece que todos os jogadores que não foram utilizados em 2012/13 que receberam contratos profissionais, renovaram, os outros, casos de Bruma e Ilori, foram para outras paragens. E se Fokobo ainda não renovou, vai acabar por ter de aceitar o melhor contrato que lhe for oferecido, mas sem grandes garantias de poder jogar, esspecialmente nos andrades, onde Herrera pelo que custou, terá sempre prioridade para jogar o maior tempo possível.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 25.05.2014 às 19:16

"Mas o Adrien vinha de um ano de empréstimo na Académica, onde até ganhou a Taça de Portugal, Fokobo foi apenas duas vezes suplente utilizado na I Liga na temporada passada, e pelo Sporting, tirando os jogos feitos na NextGen Series, "

Mesmo por Fokobo e Adrien, serem diferentes, acha que o Fokobo está a pedir um contrato de 1 milhão de euros por época?
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Catarino a 25.05.2014 às 18:58

O seu ponto de vista no caso do Adrien é válido contudo o jogador em questão pediu o valor que pediu porque fez uma grande época na Académica e se encontrava em último ano de contrato. Se ele tivesse sido emprestado com o contrato renovado (digo eu que isto é uma regra básica), nunca iria auferir o que acabou por auferir portanto toda esta teoria cai por terra.

E o mesmo aconteceu com Ilori e Bruma, apostaram nos jogadores "à pressa" sem se preocupar com os seus vínculos, depois de eles darem nas vistas e com vários interessados é que se preocuparam em renovar.

Ou seja o problema de fundo é lançarem jogadores sem acautelar primeiro os interesses do Sporting, impedindo que este fique "com as calças na mão" quando vai negociar. E o caso do Fokobo foi simples, não quer renovar pelos valores que a estrutura acham justos, não joga e não valoriza, logo os interessados são menos e o braço de ferro pode durar mais tempo até que acabe por ceder. Ninguém cede, vai à sua vida no final de contrato.

Sem imagem de perfil

De sergiom a 25.05.2014 às 19:20

"E o mesmo aconteceu com Ilori e Bruma, apostaram nos jogadores "à pressa"";

Bruma já era muito conhecido nos corredores de Alvalade e fora deles, bem antes da aposta de Jesualdo.

"não joga e não valoriza,". O Fokobo, ainda vai a tempo de se valorizar. Duvido que não tenha pretendentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 18:01

Nem todos, a exemplo de William Carvalho, estão receptivos a um compromisso de longo prazo por 10 mil euros/mês, ou verba próxima disso.

Acho que dentro de parâmetros de razoabilidade, deveríamos ter margem negocial para garantir os talentos mais promissores, e não apenas encolher os ombros e dizer "não assina , podes ir embora"
Sem imagem de perfil

De Mário Borges Ferreira a 25.05.2014 às 21:20

Caro Jorge, não posso estar mais de acordo.
Uma estratégia tem que se basear em princípios e regras que todos compreendam, aceitem e se comprometam a cumprir. Acrescente-se ambição e dedicação, transparência e rigor, liderança e disciplina e teremos um grupo vencedor.
Pelo caminho poder-se-ão perder alguns potenciais valores, mas uma estratégia só se altera se não apresentar os resultados pretendidos e até à data foi precisamente o contrário, foram superados.
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 17:32

As "provas dadas" do Fokobo residem todas nas canelas dos adversários...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 18:02

Um "astuto" observador de futebol :)
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 18:14

Ao menos ainda lá fui ver alguns jogos, ao contrário de outros...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 18:23

Pelos vistos, assistir aos jogos "in loco" não contribui para a sua clarividência sobre futebol.
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 18:27

Contribui mais que você ficar no sofá a escrever posts! A sua "clarividência" cada vez mais faz exemplo, mas do que não seguir...
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 18:58

Para quem não percebeu, o Rui chama-me doente, mas eu não lhe posso reciprocar a boca. Há por aí um sapo a bater palminhas?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 19:05

Se insistir neste tipo de comentários, sobretudo como aquele que acabei de editar, NUNCA MAIS será publicado neste blogue.

A minha palavra final !!!
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 19:06

Mas o Rui chamar-me doente já está tudo bem, não é? Pois é... bela moral!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 19:25

Mais outro assunto que não volto debater !

Eu questionei os seus conhecimentos futebolísticos, o que é perfeitamente legítimo. Nem imagino a origem do termo "doente".

Agradeço que abandone este tipo de "conversa" que não beneficia ninguém.
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 19:30

Portanto o sapinho com o termómetro não quis dizer nada. Você até pode muito bem achar que eu sou parvo, mas não me faça passar por ingénuo... E acabo por aqui, não em respeito por si, mas pelo resto dos comentadores...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 20:24

Meu Deus, é um charuto homem !
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 18:51

Já agora, só para corrigir o erro do Rui, Fabrice Fokobo é agenciado pela MNA Sport Management, da paraguaia Noelia Aguilar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 19:06

Se é de facto assim, informação aqui está incorrecta:

http://www.zerozero.pt/agente.php?id=647234

Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 19:08

Nem sempre esses sites estão correctos. E o zero zero então é recorrente nesse tipo de erros. Se quer algo mais fiável: http://www.transfermarkt.com/fabrice-fokobo-atud/profil/spieler/234449

Ainda não há muito tempo, a tal da senhora Noelia, deu uma entrevista ao Record acerca do Fokobo.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 25.05.2014 às 19:05

Há aqui, como de costume, dois pontos de vista antipodais possíveis.

Um grita "aqui d'El Rei" porque estamos na iminencia de perder mais um "diamante" da Academia.
O outro desvaloriza alicercando-se na política de gestao de contratos com os jovens da formacao que parece ter iniciado com a nova direccao, reiterando que "as regras devem ser iguais para todos".

Apesar de o Rui considerar que eu apenas digo "amen" a tudo o que é feito pela SAD do Sporting, neste caso parece-me que (como em tantas coisas na vida) a verdade poderá estar algures no meio. Num dos sites de notícias (http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=137877) recorda-se que Fokobo foi esta temporada alvo de processo disciplinar por "mau comportamento"; estará aí uma possível fonte de afastamento entre jogador e clube? Por outro lado, será isto mesmo notícia - ou estaria o futuro de Fokobo já planificado há bastante tempo (donde a nao actuacao regular no Sporting B)? Terá a SAD sido apanhada a "dormir" na gestao atempada deste processo? Significará isto o retorno de Zezinho?

Só continuo a nao compreender porque ficamos todos em panico quando um jovem da formacao pode sair para o fcporto. A história reza que, salvo em raras excepcoes (só me ocorrem Varela e Carlos Martins - casmurrice de Paulo Bento, quem mais), transferencias de nao-titulares do Sporting para os rivais resultam em... flop. Sobretudo no caso dos jovens da formacao (alguém ainda se lembra do Diogo Viana?).
Comparacoes com o Adrien sao precipitadas, pelo que um e outro tinham demonstrado e pela MUITO diferente situacao (retorno de empréstimo muito bem sucedido versus aparicoes esporádicas na B).
E só para escrever que, mal ou bem, a "actual política de renovacoes de contratos de longo termo por 10.000 euros/mes" significa que o Sporting já SABE que vai conseguir segurar e valorizar/fazer encaixes financeiros (se a evolucao dos jogadores assim o permitir) com Joao Mário, Esgaio, Carlos Mané, William Carvalho, Iuri Medeiros, Wilson Eduardo, Chaby...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 19:10

E clama o Petinga que não diz ámen a tudo ?... Diz e acentua por todos os meios possíveis, vezes sem conta, para não dizer sempre !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2014 às 20:57

P.S. Ainda há pergunta que faz no seu comentário, assim de repente vem-me à ideia o caso de Paulo Futre, há muitos anos atrás, mais recente Silvestre Varela, de certo modo Hugo Viana, Figo e Peixe não ficaram no Benfica pela audácia do então presidente. Quem tem melhor memória do que eu para estas coisas, poderá decerto nomear mais uma dúzia de exemplos.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 25.05.2014 às 21:26

Torna-se evidente, que não conseguimos segurar a maioria dos jogadores mais promissores oriundos da formação.
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 25.05.2014 às 21:47

E eu a pensar que o Fokobo tinha sido contratado a uma acedemia qualquer dos Camarões...
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 25.05.2014 às 22:59

Realmente não esteve lá desde os infantis. O que é certo é que está lá desde os juniores ( acho que pertence à formação ou não ?). Desde 2012. Passou à B e ainda jogou no 1º team. Portanto é porque lhe reconheciam valor. Os entendidos, claro. Não os pseudo entendidos. E parece que o clube pretendia a renovação . No fundo é mais um que se vai embora. Isto de arranjar sempre desculpas. para as asneiras que se vão fazendo, não faz o meu género. Tenho opinião própria. Não frequentei madrassas...
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 26.05.2014 às 01:16

"O que é certo é que está lá desde os juniores ( acho que pertence à formação ou não ?)"

Não. Pura e simplesmente não. Senão também teríamos que dizer que o André Almeida - sim, o dos lampiões - é um "produto" da nossa formação, quando só cá esteve 1 ano. O que seria ridículo...

Quanto às madrassas, nem sei do que fala nem sei se quero saber. Às vezes a ignorância é uma bênção.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.05.2014 às 08:23

Veio dos juniores. Assim está correcto ? Ou então chame-lhe o que quiser. Formação, Academia, camada jovem, directamente de casa, ou outra coisa qualquer, diga você de onde vem. O que verdadeiramente interessa é que tem valor e devia ficar. Daí o interesse da direção. O que eu quis dizer, e acho que não é assim tão difícil perceber , é que , na prática, a maioria dos jogadores mais promissores , Bruma, Ilori, P. Mendes, Guedes, Fokobo (ou por isto ou por aquilo), não os conseguimos segurar. Apenas os de nível inferior. São os Kikas, Chabys , Micas que vão abastecer a equipa A? Pode ser, mas não me parece. Vamos ver o que acontecerá na altura com Dier.
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 26.05.2014 às 14:55

Você pode pensar legitimamente que o Fokobo "pertence" à nossa formação, é um direito que lhe assiste. Não deixa de estar menos errado por isso. Outra coisa curiosa de pessoal com a mesma mentalidade que você é que quem sai é sempre o mais promissor e quem fica não vale coisa nenhuma, um pouco como as contratações, que aquelas que chegam são razoáveis mas as que não vêem é que eram mesmo boas (ou isso ou os que vão para o Porto ou Benfica, mesmo que sejam Carlos Eduardos ou Stevens Vitórias).

Se calhar já lhe fazia bem ir dar uma vista de olhos à Equipa B e às camadas jovens. Podia ser que conseguisse aferir quais são os melhores e os piores, para ficarmos a saber todos quem é que sai e quem é que fica para o ano, já que consegue incluir Alexandre Guedes, Pedro Mendes e Fokobo nos mais promissores. Valha-me o Santo Padroeiro dos Olheiros, seja ele quem for...
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.05.2014 às 21:25

Você por acaso conhece-me de algum lado, para dar-me esses conselhos? Sabe o que faço ou deixo de fazer ? Não gosta de opiniões contrárias. Até por comentários anteriores, já percebi que não consegue falar de forma civilizada, prefere as provocações e ofensas. Lá diz o ditado, "Quem nasce torto , nunca se endireita".
Sem imagem de perfil

De L versão 1.1 a 26.05.2014 às 21:34

E depois eu é que não lido bem com opiniões contrárias. Santa Paciência...
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 26.05.2014 às 22:02

O Pedro Mendes já ia com 22 anos quando saiu do Sporting e quando foi encostado na equipa B, como capitão, já estava de malas aviadas para o Parma, que o encostou para o Sassuolo. Do Bruma nem vale a pena falar, o Baldé e o Bio é que mandam nele e o que eles queriam era apenas dinheiro, muito dinheiro. Quem também queria dinheiro, muito dinheiro, era o Ilori, que só jogou pelo Granada na segunda metade da época agora finda. O Alexandre Guedes não quis renovar e como era apenas júnior, foi vendido ao Reus, desconheço porque valores.

Engraçado é que no ano passado dizia-se que Fokobo tinha contrato até 30 de Junho de 2015...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.05.2014 às 22:52

Não vou debater os outros casos, mas o Alexandre Guedes saiu a custo ZERO. O Sporting apenas ficou com uma percentagem de uma futura venda.

A minha memória já não será o que foi, mas acho curioso não me lembrar dos "milhões" que o Ilori exigiu ao Sporting !??
Sem imagem de perfil

De comentador desportivo a 25.05.2014 às 21:49

E porquê? Sabe-se bem as razões!
Contudo não convém focar o problema, convém adornar com uns floreados

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo