Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

96213.jpg

 

Este texto não visa debater as negociações de renovação de André Carrillo nem a sua suspensão pelo Sporting. Já há vários dias que tenho em mente abordar uma ou duas disposições contratuais relacionadas com a contratação do jogador ao Alianza Lima e o acordo com a Leiston Holdings Limited (Fundo), que viabilizou a transferência. 

 

O "Football Leaks" voltou a atacar esta terça-feira, expondo vários acordos/documentos do Sporting e também do FC Porto. Um desses documentos é o acordo entre o Sporting e a Leiston Holdings Limited, que, partindo do princípio que é autêntico - e há razões para acreditar que é - esclarece algumas disposições contratuais. Em síntese, as cláusulas que mais me intrigam:

 

- É claro que o Sporting nunca teria contratado Carrillo sem o empréstimo de USD um milhão, pelo Fundo;

 

- O Fundo ficou com 50% dos direitos económicos do jogador;

 

- Tanto o Sporting como o Fundo assumiram a obrigatoriedade de aceitar uma proposta pelo jogador - durante a validade do seu contrato - de USD 6 milhões ou superior, desde que o jogador concordasse com a transferência;

 

- O Sporting reservou o direito de recusar qualquer proposta - nos termos acima referidos - compensando o Fundo com 45% do valor da mesma. Dando-se essa eventualidade, o Sporting passaria a deter 100% dos direitos económicos.

 

Quando questionado sobre Carrillo no programa Prolongamento, Bruno de Carvalho teve isto para dizer:

 

"A proposta do Leiscester foi a única que me deixaram ter. Os agentes e fundos conseguem parar propostas. O Carrillo é bom ou não ? Se é bom só aparece a proposta do Leiscester, esse colosso do futebol mundial ? Confirmo (os 12 milhões). Só após os clubes acordarem entre si, é que o clube comprador pode falar com o jogador. A proposta vem do agente e é claro que ele não falou com o jogador. Eu quando era miúdo acreditava no Pai Natal mas deixei de acreditar."

 

Ou eu não estou a compreender ou esta explicação por parte de Bruno de Carvalho faz pouco sentido. Questões que ficaram por explanar:

 

- Pelos vistos, a proposta foi apresentada pelo empresário de Carrillo. Significa isso que ele agiu como intermediário do clube inglês ? 

 

- Se o empresário apresentou a proposta é porque o jogador estava receptivo a mudar-se para o clube inglês. Qual foi a resposta do Sporting ?... Recusou a proposta ?

 

- Tendo em consideração a obrigatoriedade assumida pelo Sporting e pelo Fundo, mediante o acordo entre as partes, como foi possível ao Sporting recusar a proposta, dado que era superior aos supracitados USD 6 milhões, sem compensar o Fundo no valor de 45% da mesma ?

 

Não compreendo o que Bruno de Carvalho pretende passar com a afirmação "Os agentes e fundos conseguem parar propostas". Directa ou indirectamente, nenhum jogador pode ser transferido sem a concordância do seu clube. O jogador pode recusar ir para o clube de destino, mas nem ele nem o seu agente podem "parar propostas". O mesmo é aplicável ao Fundo, que, neste caso concreto, na minha opinião, tinha/tem todo o interesse na renovação, ou, como alternativa, numa transferência.

 

A minha conclusão é que existem factos e considerações no todo deste processo que não estão bem explicados.

 

publicado às 03:58

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


61 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.10.2015 às 16:07

Petinga,
BdC mente com alguma frequência, ou, se preferir, só conta uma parte do que está a acontecer e omite outra(s).
Dou-lhe um exemplo: no programa na TVI24 afirmou que o Sporting só recebeu a proposta do Leicester por Carrillo. Soube-se algumas horas depois pelo site Football Leaks que o Burnemouth também apresentou proposta, o que originou troca de correspondência entre Carlos Vieira e o clube inglês.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 07.10.2015 às 17:09

Caro Zargo

Se me permite, péssimo exemplo. A abordagem do Bornemouth mal pode considerar-se como uma proposta por duas razões: é feita por troca de e-mails e, nessa mesma troca, fica claro que o Bornemouth não atinge os valores que o Sporting considerava razoáveis para efectivamente entrar em negociação.
A proposta do Leicester é um documento formal que, de acordo com a informação de que dispomos, foi precedida de uma abordagem via empresário a que o Sporting respondeu com o que seriam as suas condições de base.

Se é isto a mentira compulsiva de BdC estamos conversados.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.10.2015 às 18:41

Caro Petinga
A referência ao Bornemouth decorre do facto de BdC usar e abusar das meias verdades ou das informações incompletas ou descontextualizadas como "modus operandi". Citei o clube inglês, como poderia ser o contexto da renovação de William em 2013, o Recreativo da Caála, Carrillo, o contrato com Jorge Jesus, a Doyen e o TAS, o patrocínio das camisolas...
Em suma, BdC não tem uma imagem de credibilidade entre muitos e muitos sportinguistas precisamente porque faz uma gestão perversa da informação de acordo com as suas finalidades tácticas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 07.10.2015 às 18:53

Caro Zargo
Mas uma "meia verdade" é bastante diferente de uma "mentira". Se eu o chamasse mentiroso pela acusacao infundada que fez em relacao ao Bornemouth, nao acharia piada, pois nao?
Por aqui entrámos num registo em que parece que se procura avidamente encontrar BdC em falta em tudo o que diz. Mesmo quando o que diz é claro e explícito, caso em que simplesmente se saca o argumento "mas ele mente tanto que nao se pode acreditar no que diz".
No caso Carrilo, por exemplo. Há mais claro do que o comunicado da SAD? Há mais para perceber depois dos documentos que vieram a lume? Ainda acha sinceramente que é tudo culpa da SAD e que o jogador e o empresário estiveram de boa-fé no processo? Nao acredita que foi Carrillo/Casareto quem, depois de protelar a renovacao, recusou explicitamente a saída para o Leicester após a ter apresentado pelo mesmo empresário ao Sporting?
É que se quer ter credibilidade como "oposicao" (e o Sporting precisa dela) nao pode cair em incoerencias dessas. No seu lugar eu evitaria falar muito mais do caso Carrillo quando pretendesse atacar BdC...

By the way: já passaram 2 dias desde o Prolongamento e BdC ainda é presidente do Sporting.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.10.2015 às 21:28

Caro Petinga
Referi o Burnemouth porque BdC afirmou no tristemente célebre programa da TVI24 que teria surgido apenas a proposta do Leicester por Carrillo e que os Fundos serão capazes de fazer “parar” propostas. Ora, no caso de Carrillo ficou-se a saber poucas horas depois que não foi assim. É o problema da "meia verdade"!
Não sei se será possível evitar falar de Carrillo. Infelizmente para o Sporting o assunto vai continuar na ordem do dia. Sendo assim…

Sem imagem de perfil

De Petinga a 07.10.2015 às 22:59

Caro Zargo

Já lhe respondi acima. A abordagem do Bornemouth dificilmente se pode considerar uma proposta. Sinceramente, se isto o preocupa assim tanto então lamento informá-lo de que vai haver muitas "meias verdades". Essa necessidade de dissecar cada palavra de BdC em busca de um momento em que se possa questionar ou clamar vitória porque ele disse algo que não está 100% correcto só descredibiliza quem o faz...
Folgo em saber que não idealiza uma qualquer teoria da conspiração que explique o comportamento de Carrillo no processo de renovação. Os jornais falarão disso porque faz parte da sua estratégia de tentar abafar o crescimento do Sporting e a sua intromissão (inadmissível) na luta pelo lugar cimeiro no futebol em Portugal. Talvez isso fosse um tema muito mais pertinente para abordar num post do que o habitual ataque diário a BdC - mas não leve a mal a minha singela sugestão.

um abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.10.2015 às 12:59

Caro Petinga
Por razões que me escapam, o Sporting nunca teve o que se possa chamar de “boa imprensa”. Recuando ao tempo do Mundo Desportivo e à A Bola dos anos 60/70 o Sporting era tratado essencialmente na perspectiva de garantir uma fatia importante de leitores, mas não era o Clube que determinava a linha editorial. Isto não invalida que houve grandes jornalistas desportivos como Carlos Pinhão, Homero Serpa, Alfredo Farinha, Vítor Santos ou Carlos Miranda e figuras invulgares como Cândido de Oliveira ou Ribeiro dos Reis. Mas, em todos eles ou quase todos, o coração não batia pelo Sporting. Mesmo personalidades sportinguistas dos jornais como Brás Medeiros nada (ou pouco) conseguiram. Chegámos aos nossos dias e o que se verifica é uma aproximação do Record por razões estratégicas. A acção de Bruno de Carvalho e de muitos sportinguistas invectivando e caluniando jornais e jornalistas ainda agravou mais a situação. Basta verificar o gozo e o riso que a intervenção de BdC provocou no meio dos media.
Toda esta conversa a propósito do Carrillo e do que estará para vir. Acrescentarei apenas que a direcção do Clube dá uma boa ajudinha!
Abraço


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo