Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Fora e dentro do campo

Naçao Valente, em 10.10.25

Os jogos realizam-se e decidem-se dentro do campo. Mas para além desta evidência há muitas jogadas fora do terreno de jogo que podem ter influência no resultado, tema que aqui abordei num post anterior.

Na época que está a decorrer, o Sporting CP, com excepção dos jogos com adversários que lutam por títulos, ganhou os primeiros jogos com facilidade, apresentando um futebol dinâmico, até com nota artística. Por isso, todos estranhámos as últimas duas exibições, bastante apagadas. Curiosamente, essa mudança exibicional aconteceu com a equipa, que grosso modo é quase a mesma da época anterior. Alguns “especialistas” em sistemas, logo se apressaram a culpar o novo modelo de jogo, tese que, com a mesma “sabedoria” não subscrevo. 

Screenshot (689).png

Em termos de resultados, perdemos para o clube das Antas cinco pontos, sendo três com o actual primeiro classificado. Não há vitórias morais, e perder alguns pontos seja com que adversário for, é passível de desagrado. No entanto, é cedo para entregar o título seja a quem for. Os clubes adversários que lutam pelo campeonato, estão mais fortes, e vamos ter que ser ainda mais competentes que na temporada anterior. 

Ao contrário do que a comunicação dos adversários quer fazer passar, a verdade é que os pontos que o Sporting tem, foram conquistados, legitimamente dentro das quatro linhas. E é assim que deve ser. Nunca estivemos habituados a ganhar a qualquer preço, o que deve continuar a acontecer.

Fora do campo a guerra comunicacional está a atingir níveis elevados. Os encarnados foram os primeiros a desembainhar a espada, o que levou o presidente Varandas a ter de responder. O objectivo foi claro: condicionar as arbitragens, num contexto de eleições internas, muito disputadas. Para compor o ambiente o “sonso” das Antas também veio a terreiro meter a sua “colherada”, para já não falar do homem de Braga, que quer mostrar que é gente. 

Sabendo como funciona o futebol português há muito tempo, os nossos adversários estão em pânico depois do Sporting ter ganho dois títulos seguidos. Tudo irão fazer para que isso não aconteça, dentro e fora do campo. Mais do que nunca, o Sporting vai ter de ser competente e vai ter de estar unido. 

Capture.PNG

A guerra interna que se desenha após um qualquer mau resultado, é preocupante, no contexto referido, onde temos que remar todos para o mesmo lado. Mais importante que crucificar Rui Borges, mais um patinho feio, mas com provas dadas, é necessário unidade e serenidade. Os que, por dá cá aquela palha, põem tudo em causa, não aprenderam nada com o que se passou nos últimos quarenta anos. 

Neste mundo do vale tudo, porque está em jogo o prestígio e muito dinheiro, não podemos ser anjinhos. Ser competentes dentro das quatro linhas é fundamental, mas é necessário estar atento ao que se passa fora, evitando, sempre que possível, dar seguimento a essas guerras sujas. Foi assim que recomeçámos a ganhar títulos, e assim, deverá continuar. 

P.S.: Vi aqui críticas ao treinador por não ter posto Diamonde a jogar. Pelas informações recentes está a ser gerido com pinças, para que a cura da sua lesão seja consistente. Por outro lado, acrescento, com alguma especulação, que evitou que fosse para a sua Selecção, preservando-o como aconteceu com Morita. Já João Simões ainda com idade júnior tem que ser protegido. Já se esqueceram do que aconteceu no ano anterior? Porque é que os especialistas de bancada não acreditam na estrutura, mais bem informada?

publicado às 02:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


44 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 10.10.2025 às 10:21

Como o presidente Varandas afirmou recentemente, estamos em segundo lugar por culpa própria .Assino por baixo.

Se formos competentes, como nos anos mais recentes, o ruído da comunicação fruteira e lampionica não vai impedir o tricampeonato. No entanto, começamos mal, perder 5 pontos em Casa à nona jornada não augura nada de Bom.

O caso Diomande não o teria sido se houvesse alguém na estrutura que informasse os adeptos; já aconteceu o mesmo na época passada com Pedro Gonçalves.
Sem imagem de perfil

De enterra a 10.10.2025 às 12:07

O que aconteceu com o Diamandé só foi possivel, porque a direcção na gosta de dar informações desnecessárias para o exterior e muito bem!
O problema é que há adeptos do Sporting que dão à lingua sobre assuntos que desconhecem, tal como aconteceu com o Quenda, quando se parassem um bocadinho para pensar, certamente que chegariam à conclusão que o facto de Quenda não ter sido incluído nalguns jogos no inicio da época, era para recuperar o jogador fisicamente, pelo facto de ter prolongado a época 2024/25 ao serviço das selecções!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 15:03

Enterra

Sabemos como reagem os especialistas de bancada. Quando se ganha, nem sabemos que existem. Quando se perde aparecem com a sua sabedoria para contestar tudo. Na realidade, não sabem do que se passa em concreto e inventam teorias. Fazer o quê? O certo é que, algumas vezes, complicam em vez de ajudar.


Sem imagem de perfil

De enterra a 10.10.2025 às 17:16

Sem imagem de perfil

De RCL a 10.10.2025 às 16:04

Os adeptos, sobretudo os sócios, tem o direito de saber o que se passa no clube; os outros não são para aqui chamados. E assim em toda a parte do mundo.
A malta quer estar informada. Há quem goste de ser o último
Sem imagem de perfil

De enterra a 10.10.2025 às 17:19

"Os adeptos, sobretudo os sócios, tem o direito de saber o que se passa no clube"

Desculpe lá, mas esse direito deve ser exercido no lugar próprio ou seja, numa AG.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 12:35

RCL

Na prática não é bom perder pontos, mas na verdade todos os perdem, seja ou não seja em casa. O chamado factor casa tem a ver com o facto de termos maior apoio nas bancadas, mas o Sporting tem sempre apoio, em qualquer campo. Lamento a perda de pontos sobretudo contra o Braga, porque no jogo com o Antas mostrámos que não somos inferiores, exceptuando erros infantis.

Quanto à comunicação sobre opções técnicas ou outras, é discutível que sejam divulgadas publicamente.
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.10.2025 às 16:16

Já sigo futebol há mais de meio século, conheço muito bem os nossos adeptos, até as novas gerações .
Penso que quanto mais informados estiverem melhor aceitam as más notícias. E elas chegam sem darmos conta.
Os aplausos e cânticos de hoje podem dar lugar a lenços brancos. Vi esse cenário n vezes.

Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 10.10.2025 às 11:47

Sobre a gestão de Diomande...

No pré-jogo vs Nápoles, RB afirmou que Diomande estava convocado e se necessário apto para jogar 15-20 minutos.

Nesse jogo, o central Quaresma saiu cansado aos 70', pelo que a entrada de Diomande faria sentido para, no mínimo (versão menos ambiciosa), segurar o 1-1 que se registava na altura. A opção foi Debast, e 10' depois chegou o 2-1, em mais um daqueles lances caricatos de quando se tem 2 centrais "levezinhos" com fraco jogo de cabeça.

Racional do adepto sportinguista: OK, foi poupado para o jogo do campeonato vs Braga.


Sporting x Braga,
Se dias antes Diomande estava apto para jogar 15-20', 4 dias depois suponho poderia jogar pelo menos o mesmo tempo! Mas... não jogou novamente nem 1 minuto. Na fase final do jogo, com o Braga a carregar na procura do empate, quantos de nós não pensámos: então e o Diomande, onde está, porque não entra? Lances mais físicos ou de cabeça na área com Diomande em campo são mais fáceis de defender, ou não? RB não concorda, deixou andar e aos 92' penalti para o Braga no seguimento de um livre.

Racional de RB: Diomande vem de lesão, esteve 2 meses parado, temos de ter calma na sua reintegração.

No meu ponto de vista, todos os pontos na Champions e no Campeonato são importantes, pelo que se não temos alternativa a Diomande, e o jogador está apto, deve sempre entrar nos jogos exigentes.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 12:54

Paulo SCP

A gestão de jogadores pertence ao técnico, porque ele tem conhecimentos sobre os atletas, que nós não temos. O que aqui escrevi sobre o assunto é especulação, porque não conheço as razões objectivas que dão azo,às opções tomadas-

Não é a primeira vez que Diamonde está indisponível, nem será a última. O Clube tem alternativas para quem não pode jogar. Além disso nada nos garante que com Diamonde em campo não perdíamos pontos, o que já aconteceu, tendo ele cometido erros que resultaram em golo. No jogo de Nápoles aconteceu um erro do Rui Silva. No jogo com o Braga aconteceu uma falta dentro da área, que não devia ter sido feita. Com Isto não desvaloriza o valor de Diamonde, mas pretendo acentuar que o futebol vive de muitos imprevistos.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 10.10.2025 às 16:47

Caro Nação Valente, foi o treinador Rui Borges que confirmou que Diomande estava apto para jogar 15-20 minutos, não é especulação! Se não o meteu em campo nas últimas 2 partidas, foi por opção técnica dele, pelo que o desfecho das suas opções a ele cabe analisar.

Esperemos que o faça, e que fale menos e haja mais, pois o futebol que o Sporting anda a praticar é muito desinteressante, visto em campo ou na televisão!!!
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.10.2025 às 16:19

Paulo SCP
Há que distinguir os adeptos que vão ao estádio dos que laboram no teclado
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2025 às 12:49

Este 'post' vem no mesmo sentido que eu observo, leio e compreendo o futebol em geral, português em particular.
Um aplauso Nação Valente.💚🤍

P.S. È uma pena que os nossos adeptos percam tempo a discutir superficialidades internas e esqueçam de fazer "guerra" aos reais "inimigos".
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2025 às 12:50

Simplificando.. o Sporting é o clube com menos influência mediática. O Sporting foi bi-campeão contra todos os prognósticos. O Sporting cresceu económicamente e isso fez soar os alarmes e campaínhas.
Conclusão... è preciso tirar o Sporting do caminho.
Eles, o sistema, pensavam que com pouco investimento conseguiam vencer e como sempre ficar nos lugares(1°/2°) de acesso à Liga dos Campeões, aos milhões.
Eles achavam que com alguns penaltizinhos à la carte, multas e suspensões conseguiam o seu prepósito. Saíu-lhes o tiro por a culatra!.
Eles estavam mortinhos por verem o Gyökeres dali para fora e agora é a vez do Hjulmand(até conseguem convencer os sportinguistas que o rapaz não está a jogar nada🙄). Por sua vez, os nossos adeptos(sim culpados, não como individuos, sim como massa social) acham que isso é uma fatalidade necessária e regozijam-se ao ler, ouvir, ser recordistas, campeões de vendas e pior, acham que se pode comprar barato, vender bem e ao mesmo tempo ganhar títulos. Ora bem, acertar no euromilhões é sonho de todos e mais de uma vez é a paradísiaca terra prometida.
Esta época começou e muito antes de começar já se ouviam os tambores de guerra. Ora era comunicados estapafúrdios ou exacerbados elogios de craques mundiais aos seus jogadores ou até contratar treinadores carîssimos, fora da normalidade portuguesa. Ora era também qualquer coisa súbtil e manipulada na comunicação social, por exemplo; o caso M.Reis, o Hjulmand mas como ele é loiro e alto viraram as agulhas noutro sentido, o Quenda mas como este já está vendido nem falam já sobre o rapaz, mesmo que ele jogue à craque. O Jota Silva, o Mangas, o Rui Silva, jogadores portugueses com pouca imprensa, baratos, mas de muita utilidade para o Sporting e claro, o Ruizão Borges(poucos treinadores em Portugal têm sido tão enxovalhados como tem sido ele e aí está ele lutando contra tudo, todos e mais alguns) e clarooo a táctica(esta treta é de partir o coco a rir com os sábios da bola e alguns argumentos).

P.S. Já escrevi o prefácio e um livro🤭, vou ficar por aqui.

Um abraço malta sportinguista!.😁
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 13:09

Carlos N.T.

É um gosto vê-lo aqui manifestar opinião, a maior parte da vezes, com ponderação e assertividade, mesmo quando não convergimos.

Esta sua análise, que subscrevo, complementa o que escrevi. Sem menosprezar a nossa subjectividade, considero-o um sportinguista realista que não navega apenas no mar das emoções, que pensa e analisa com o distanciamento possível.

Costuma-se dizer que os cães ladram e a caravana passa. O problema é quando começam a morder.
Sem imagem de perfil

De enterra a 10.10.2025 às 14:39

"esta treta é de partir o coco a rir com os sábios da bola e alguns argumentos"
Sem imagem de perfil

De RASR a 10.10.2025 às 13:28

Com a V/ permissão, partilho a minha opinião. Na minha ótica, Rui Borges não é um mau treinador. Nao me parece. Na temporada anterior, depois de termos deslizado 12 PONTOS e caído para 2º por altura do Natal, Rui Borges agarra a equipa e mantema cabeça à tona da água durante a outra metade do campeonato. E isto com o mercado de Janeiro pela frente. Muito se deve a Gyokeres, mas teve a humildade de assumir que a equipa era o mais importante, nao as ideias dele. Fez bons jogos, com substituições muito importantes para manter pontos necessários.

Não me parece que tenha desaprendido a ser treinador. O campeonato ainda vai no início e, honestamente, para pontos, perdemos o jogo contra o Braga. Apenas esse! O jogo do Porto, apesar de não ter sido uma vitória, podia pender para qualquer dos lados. O Porto foi mais agressivo no início mas o Sporting manteve a postura e jogou o seu jogo, tendo vindo a recuperar a forma enquanto o adversário decaía. O segundo golo acontece neste momento, sem saberem bem como. Acontece. Contra o Braga é que considero uma derrota difícil. Derrota pela perda de 2 pontos num dia de derbi alheio. Nao nos preparámos para assumirmos o nosso papel e ficamos a olhar para o adversário. A apatia em campo foi geral e o treinador pareceu verdadeiramente perdido. Algo aconteceu por trás das cameras que fez a equipa (jogadores e treinador) perder o espírito. Terão sido as palavras de Varandas no dia do encontro?

Não aprecio quando os presidentes puxam para si os créditos da equipa ter ganho isto ou aquilo a meio da temporada. Borra sempre a pintura e, tal como eu, alguns jogadores podem igualmente levar isso a peito. Por isso gosto do Varandas, não anda sempre atrás de um microfone. Devia adotar para si falar de conquistas apenas no início ou no final do campeonato. A meio, cingir-se a questões meramente burocráticas ou financeiras e evitar falar de resultados ou performance.

Mas, voltando ao tópico, ainda me parece precoce ja andarmos de inchadas no ar atrás de cabeças. Nem os jogadores deixaram de saber jogar nem o treinador deixou de saber estrategizar. Parece ser algo de balneário, burocrático ou parecido. O decaimento foi geral e o treinador parece sem soluções. Tivemos uma entrada de temporada muito forte, com nota artistica e resultado dilatado. Nao me parece que tenha sido apenas por sorte. Veremos.

SL
Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.10.2025 às 13:41

O amigo Nação Valente é um Santo mas o futebol sabe como eu que já andamos cá há muitos anos vive de resultados, enquanto com o Amorim mesmo perdendo confiavamos no futuro, com este treinador não
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2025 às 14:43

Perry,

-" ...com este treinador não"-
Curioso..O Amorim tem piores resultados que o Rui Borges. Até se deu ao luxo de perder, ser eliminado duas vezes da Taça de Portugal, por equipas que não lembra ao diabo. Perdeu contra equipas europeias de qualidade duvidosa. Levou cabazadas do Marselha. Implantou um 3-4-3 que ninguém queria e agora todos gritam por esse sistema.

A diferença entre o Amorim e o Rui Borges não é só o bonito blá, blá, blá, mas sim também por ser benfiquista e queridinho, amado por o sistema. O outro, é transmontano, sem passado, insultado, vilipendiado, etc...
Viva a comunicação social portuguesa!. Mais diferenças, o Sporting vai em segundo.. é um desepero total.
O Benfas vai em terceiro na Liga, faz figura de urso na Champions e são elogiados.
O resto, é deixar aos nossos adeptos que eles é que "sabem".🙄

Lá diz o velho ditado:
Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.🌊
Por isso escrevi ontem.. o Rui Borges está a prazo e o que vier, também.
Sem imagem de perfil

De RASR a 10.10.2025 às 15:08

Carlos NT

Com total franqueza, nem Alex Fergusson, no cenário atual do futebol, alguma vez ficaria 20 anos à frente seja de que clube for. Com a atual hiper-reação polarizada dos adeptos e CS, 2 ou 3 desaires do mesmo fá-lo-iam cair rapidamente. Não há tempo para nada, nem para ninguém. Há coisas que demoram o seu tempo e os adeptos pecam por quererem resultados para ontem, esquecendo que o desporto tem esta faceta, a da competição feroz de um lado, mas também do outro. Se em Portugal existem 3 clubes com algum dinheiro, em Inglaterra temos metade da tabela com bolsos muito fundos e uma Liga ultra-apreciada. Mas não há tempo para os jogadores se adaptarem nem os treinadores darem o seu cunho pessoal aos plantéis.

O que resolveria mudar hoje Rui Borges?

SL
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2025 às 15:25

-"O que resolveria mudar hoje Rui Borges?
Nada!.🤷
Foi isso mesmo que eu escrevi, por outras palavras. ---Por isso escrevi ontem.. o Rui Borges está a prazo e o que vier, também.---

Simplifico....
Está prazo, porque a massa social, a bola de neve cada dia será maior e cada resultado menos bom, será pior(Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.🌊)
O que vier e quando vier também, porque bem falantes e amigos do sistema não há e já a experiência de anos anteriores è nossa conhecida.

Se os adeptos do Sporting continuarem a não se concentrarem, combater os adversários, fazer-lhe "guerra" nas redes sociais e preferirem bater no ceguinho(treinador, jogadores, táctica, etc..) estamos fritos.

P.S. A cultura desportiva dos clubes da Inglaterra nunca é comparável à portuguesa, senão, já o M.United tinha outro treinador.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 17:40

Perry

O Amorim é um ser humano, como todos os outros, tem virtudes e defeitos. No Sporting houve muita paciência e bem com as suas prestações. Logo à partida estava em jogo o investimento que o Sporting fez nele. Rui Borges ganhou os dois principais títulos num ano, partindo praticamente do zero e é o que se vê.

Na Inglaterra está a ter uma péssima prestação, mas continua. Invulgar.

É caso para dizer que há filhos de um deus menor

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 15:18

RASR

Faz uma análise com a qual me identifico. O que se passou com o último jogo parece estranho, pela apatia da equipa e dos técnicos, num jogo que foi contra a corrente dos primeiros jogos.

O que foi visível foi uma equipa, sobretudo depois do golo, que não conseguia libertar-se das marcações apertadas dos adversários. Se se deve a aspectos meramente técnicos, ou se houve outras razões, não sabemos. Espero que seja apenas um apagão ocasional.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 10.10.2025 às 13:55

Perdemos com o antas, porque o árbitro das antas foi competente para o dragão ao não assinalar um grande penalidade tamanho da torre dos clérigos que era a nosso favor ,a ser marcado porque as penalidades não quer dizer que seja golo, aí noventa por cento é, a história era outra talvez o empate estávamos em igualdade na frente com o Braga foi um descuido, mas faz parte do futebol, o benfas, foi benéficiado na Amadora e Alverca aí eram quatro pontos a voar
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 15:26

Fala verdades

Olhar para frente e não para trás. Corrigir o que não correu bem, e voltar às vitórias é o caminho.
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 10.10.2025 às 14:11

"Em termos de resultados, perdemos para o clube das Antas cinco pontos, sendo três com o actual primeiro classificado".
Nós perdemos três para eles (não concordo com esta formulação) e eles perderam dois para nós.
A distância entre Porto e Sporting é de três pontos, não cinco.
As arbitragens contam?
Obviamente.
Se o penalty sobre Geny Catamo no jogo com o Porto tivesse sido assinalado, não existia diferença nenhuma.
Sporting e Porto eram primeiros com os mesmos pontos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 15:34

Leão da Pontinha

A formulação não está muito clara. Perdemos na totalidade cinco pontos e clube das Antas perdeu dois, sendo a diferença de três.

Claro que os erros de arbitragem podem ter influência, mas as contas fazem-se no fim.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 10.10.2025 às 14:59

Meu Caro Nação Valente, tenho muito respeito por si, não o conheço, nem será provável alguma vez o conhecer pessoalmente, mas eu, que aqui sou mesmo o Luís Carvalho sócio n° 2467-0, não posso concordar com algumas das suas considerações.
O Meu Caro continua a navegar que todos os males estão fora do Sporting, que os outros tudo fazem para nos prejudicar, etc. E isso é novo? Olhemos para esta época, podemos queixar-nos das arbitragens? Não tanto, como diz e bem o Presidente Frederico Varandas, se não estamos em primeiro lugar, a culpa é nossa. É uma auto-crítica? É um aviso ao treinador? Aos jogadores?
Quando tentamos encontrar sempre no exterior desculpas para os maus resultados, estamos a ignorar o que se passa dentro do Sporting, a causa dos maus resultados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 16:20

Caro Luís Carvalho

Conheço-o nestes debates, onde costuma manifestar a sua opinião, com a qual concordo umas vezes e outras não. É normal, faz parte de qualquer discussão. Não valorizo, nem desvalorizo.

Já reli o texto inicial duas vezes e tenho alguma dificuldade em perceber o que enuncia. Eu digo que todos os males estão fora do Sporting? Pelo contrário, critico a equipa pelas últimas exibições e raramente abordo arbitragens, e que me lembre, apenas em situações pontuais, atribui maus resultados a influências dos árbitros. Não disse que todos males estão fora do Sporting.

O que pretendo dizer quanto a influências externas, tem a ver com declarações dos nossos adversários, que já começaram uma guerra para influenciar arbitragens e que levaram o nosso presidente a responder, na minha opinião com algum exagero. O resultado é que neste momento os árbitros já estão em greve de zelo. Essas influências são habituais, mas sempre disse que o jogo é dentro das quatro linhas

Por fim, nunca pus em causa a sua identidade ou o seu sportinguismo sincero. A identificação que uso aqui, deve-se ao facto de ser o nome de um blog que fundei há muitos anos e que usei aqui quando comecei a visitar este espaço, por ser mais cómodo. Já publiquei livros que foram aqui divulgados por gentileza do Rui Gomes e nos quais está a minha identificação real.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 10.10.2025 às 15:06

Boa tarde a todos,
Tendo a não comentar os textos do caro Nação Valente porque me parecem pouco realistas, com um romantismo bonito e desejável, mas que não existe nos tempos de hoje.
Mais uma vez no SCP, e não vejo isso acontecer nos rivais, nos momentos menos bons do clube, aparecem Sportinguistas que são os guardiões dos valores do clube, tendendo a menosprezar os demais como se não fossem tão ou mais Sportinguistas.
Foi o que mais irritou durante décadas no reinado de José Roquette e dos seus discípulos, uma tentativa de separação entre os bons e maus Sportinguista, entre os que são capazes de pensar e agir e os demais que têm de comer e calar.
O SCP somos todos! Viva o SCP!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2025 às 16:56

José Sousa

Tende a não comentar os meus textos, mas desta vez comentou, o que agradeço. E quando não comenta tudo bem na mesma.

Discordamos da classificação que faz dos meus textos. A minha primeira preocupação é que reflictam a realidade. Podem ou não consegui-lo porque a própria realidade é subjectiva.

O direito à crítica é livre, e não pretendo, nem nunca pretendi dividir o Sporting entre bons e maus sportinguistas. O que critico são posições de adeptos com as quais não concordo, sobretudo quando, em vez de atirarem para fora atiram para os pés. O que é que isto tem a ver com os valores do clube? Tem a ver com opiniões pontuais das quais discordo. Da mesma forma, qualquer adepto, me pode criticar, como o caro faz. Leio todas as opiniões, quando posso, incluindo as suas.

Considerar que o "reinado" de José Roquete teve décadas parece-me algo exagerado, porque não foi reinado, e porque durou muito menos tempo, mesmo que queira considerar presidentes posteriores. Por outro lado, não tenho essa visão do referido período, que conseguiu quebrar a hegemonia das Antas. Nunca tive a percepção que os presidentes dividiam os sportinguistas entre bons e maus. Mas pelo mesmo caminho, os adeptos não dividem os presidentes entre bons e maus. É normal e positivo. Significa que vivemos num país livre.

A
Sem imagem de perfil

De António Pinto a 10.10.2025 às 15:39

Caro Nação Valente,
Concordo em absoluto com o explanado, e gostaria de reforçar algo que já anteriormente aqui referi. Muitas vezes, bem mais do que seria saudável e desejável, os piores inimigos do Sporting são os próprios sportinguistas(?). Tenho a ideia de que muitos dos simpatizantes do Sporting padecem de uma certa autofagia, e tal não se nota tanto, agora, apenas porque se tem ganho mais que o normal, e com alguma regularidade, considerando todo o universo competitivo do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2025 às 15:47

O VAR...
Repetição em camara lenta..
Penalty contra o Sporting..

-"...o Sporting vai em segundo lugar(2°) na Liga...faz um jogão em Nápoles(è verdade perdemos), é roubado contra o Benfas de Braga e contra os Andrades igualmente e é um desespero total.
O Benfas vai em terceiro na Liga, faz figura de urso na Champions e são elogiados.
O treinador do FCTripas atira com o menino bonito(R.Mora) par o banco de suplentes, faz um jogo péssimo contra os pobres rapazes do Estrela Vermelha e contra o Benfas e é a felicidade.

Malta, vamos là a ter calma!.
Ainda agora tudo começou. Estamos a 3 pontinhos do primeiro.
Bora lá fazer "guerra" à inclinada comunicação social e aos adversários.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo