Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Fotografia com história dentro (105)

Leão Zargo, em 15.07.18

Jesualdo Ferreira e Bruno de Carvalho.jpg

 

Jesualdo Ferreira e o Sporting

 

Jesualdo Ferreira foi dispensado das suas funções de treinador do Sporting poucas horas após a vitória em Aveiro sobre o Beira-Mar (4-1), na última jornada do Campeonato Nacional disputada em 19 de Maio de 2013. Apesar do contrato com os leões expirar apenas a 30 de Junho, Virgílio Lopes informou-o de que estava dispensado de realizar o seu trabalho como técnico. O manager-treinador já estava à espera dessa decisão, e ele próprio não queria continuar em funções pois, tendo sido contratado por Godinho Lopes, Bruno de Carvalho era o novo presidente. Não desejava continuar porque percebeu que não havia lugar para ele na nova estrutura do futebol sportinguista.

 

O professor assumiu o comando técnico da equipa num jogo em Olhão em 13 de Janeiro, que terminou com a vitória leonina por 2-0. O Sporting estava num aflitivo 12º lugar na classificação do Campeonato, apenas um ponto acima da linha de despromoção, e terminou no 7º lugar. Quando foi “despachado” já não teve a possibilidade de estabelecer contacto com os jogadores no interior da Academia de Alcochete, por não ter acesso à zona do balneário. Aliás, circulou a informação de que o técnico teria sido impedido de aceder ao local para se despedir do plantel. Na altura, fonte do Clube citada pela Lusa, revelou que a decisão da saída de Jesualdo foi comunicada aos jogadores por Virgílio Lopes.

 

Jesualdo saiu com dignidade e de cabeça bem levantada, não se queixando, mas, antes, felicitando-se por ter trabalhado em Alvalade. “Era fundamental ter um entendimento total sobre os meios e o tempo que tínhamos para concretizar o projecto. Ao tomar esta decisão, tomo-a com tristeza, mas é um acto de honestidade para o Sporting e para comigo. Aprendi a gostar do Sporting. Foi uma bênção de Deus ter conhecido o único clube grande que ainda não conhecia e foi um prazer trabalhar com os jogadores”, afirmou numa última declaração aos jornalistas sem direito a perguntas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:51

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Ferreira a 15.07.2018 às 13:33

Um senhor, que treinou o Sporting na pior época de sempre e que lhe deu alguma dignidade lançando alguns jogadores no processo (Bruma, Illori e aposta em Dier no meio-campo).
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 15:14

... Zezinho e Ricardo Esgaio também se destacaram e André Martins fez uma belíssima época!
Sem imagem de perfil

De Queres é tacho a 16.07.2018 às 11:13

Sim... Bons tempos... 🤔
Sem imagem de perfil

De RS a 15.07.2018 às 14:48

Leia aqui outra parte da notícia da Lusa de 19/05/2013:
"Foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira, e da minha vida pessoal dizer ao presidente Bruno de Carvalho que não ia continuar no Sporting.
Não é difícil perceber que o processo não foi fácil, nem para a direcção que chegou nem para o treinador."
Só transcreveu o que lhe interessou?!
Olhe aqui outra do Mais Futebol de 19/05/2014:
"É verdade que houve uma proposta para continuar em Alvalade. Discutimos muito o que seria o Sporting do futuro, também é verdade que depois da última jornada também disse não ia ficar e não teve nada a ver com o Sp Braga...o facto de ter entrado como entrei e do presidente que entrou não ser o mesmo de que quando entrei , achei que era melhor para mim e para o Sporting sair. Achei que era melhor não aceitar o convite. Mas foi uma honra trabalhar no Sporting.
Jesualdo Ferreira elogiou depois o trabalho de Bruno de Carvalho na renovação do Sporting e a aposta na nova equipa técnica e elogiando ainda a relação com os adeptos. "Conseguiram trazer a massa associativa que é fantástica para o estádio. Mérito desta direcção."
Concluindo, não seja desonesto e não coloque tudo no mesmo patamar!
Sabe, a NET é tramada!!
E já agora não me venha para aqui apelidar de brunista porque esse é um argumento dos ditadores.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 15:28

RS

Não percebo o sentido do seu comentário. Jesualdo Ferreira não continuou no Sporting porque não teria a autonomia que pretendia. Isto é, "não havia lugar para ele na nova estrutura do futebol sportinguista".
A net nem é tramada nem deixa de ser tramada!

Chamar-lhe de brunista? Mas ainda há brunistas?
Sem imagem de perfil

De RS a 15.07.2018 às 15:33

Já que não percebe o sentido do meu comentário, diga-me lá qual é o sentido do post?!
Então não há brunistas?!
Pelo que tenho lido aqui no Camarote quem não estiver de acordo com os redatores é logo apelidado de brunista.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.07.2018 às 15:42

Nem todos, alguns não passam de meros idiotas!
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 15.07.2018 às 16:00

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 16:24

RS

O objectivo do post foi recordar a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Sporting e a dignidade que assumiu nessas circunstâncias. Fica claro no post de que ele gostaria de continuar no Clube, mas que não aceitou as condições que lhe foram propostas que implicavam uma alteração das suas funções.
Ficou-lhe alguma dúvida ou ainda tem necessidade de vir com conversas despropositadas?
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 15.07.2018 às 16:59

Se dúvidas houvesse!!!
Por alguns comentários,se ode ver a herança que o "agarrado"vai deixar no SCP,por muitos anos!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 17:44

É verdade, Luís Vicente, por incrível que pareça ainda há sportinguistas a repetir a cartilha de Bruno de Carvalho como se nada tivesse acontecido!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.07.2018 às 18:27

Caro Leão Zargo,
Recordar a história do Sporting, a partir de pequenos e desconhecidos pormenores, é um trabalho louvável, infelizmente nem sempre compreendido por alguns adeptos.

Colocar aqui uma memória, ainda recente, da nossa história, insere-se nesse objectivo de manter vivo o nosso passado. Mas há sempre quem procure ver intenções que não estão presentes. Jesualdo Ferreira, quer se goste ou não, faz parte, do nosso passado, e como diz com uma posição digna. Devia servir de exemplo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 18:36

Tem razão, caro Nação Valente, Jesualdo Ferreira faz parte do passado do Sporting, esteve no Clube, foi-se embora e não se lhe ouve críticas a quem quer que seja.

No entanto, bastou este breve post a recordar Jesualdo e a sua saída para surgirem comentários desvairados e ressabiados. Quem os escreve nem é capaz de perceber que os sportinguistas estão fartos de ditadores e do pensamento único.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.07.2018 às 18:15

Ser brunista significa ser apoiante de Bruno. E depois qual é o problema, cada qual apoia quem quiser. Agora, apresentar discordância é uma atitude ditatorial?
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 15.07.2018 às 17:49

A ideia que transpareceu da passagem de JF pelo Sporting, foi a de que finalmente tivemos um treinador de futebol, naquela epoca terrivel.

Soube dar alguma qualidade ao futebol do Sporting, mas não conseguiu reverter completamente os resultados negativos, mas a tarefa não era realmente facil.

A sua saida já era esperada, tanto que as suas funções colidiam tambem com as de Inacio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 18:48

Cris Dileo

Jesualdo assumiu o cargo de treinador na 14ª jornada num jogo com o Olhanense. Todos nos lembramos do estado de espírito da equipa e dos adeptos. Dirigiu a equipa em 16 jogos, obtendo 9 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. No final, o Sporting ficou em 7º com 42 pontos. É esta frieza dos números.

Para alguns sportinguistas, Jesualdo fez um trabalho épico, para outros foi banal ou relativamente banal. Mas, sei que ele foi de grande dedicação e que, em determinado momento, desejou muito continuar no Sporting. Não continuou no Clube, ele e Bruno de Carvalho tinham ideias diferentes, mas também não se lhe ouviu uma palavra agreste ou de queixa.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 15.07.2018 às 20:10

Na minha opinião teve um trabalho meritório.

Curiosamente e para mal de GL, obteve a maioria das vitórias já na recta final, depois deste se ter demitido.

Deixou a ideia que noutras circunstâncias poderia ter conseguido outros resultados.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.07.2018 às 21:16

É verdade! Houve aquele jogo com o Porto em Alvalade que terminou empatado (0-0) e depois vitórias com o Braga e o Moreirense nos descontos... E uma derrota na Luz com o Capela a arbitrar. Enfim!

Também considero meritório o trabalho de Jesualdo. Penso que foi o melhor treinador do Sporting a aproveitar e integrar os jogadores da Academia.
Sem imagem de perfil

De L a 16.07.2018 às 00:05

Não foi curiosamente. Foi quando voltou a haver condições para vencer. Tanta gente a festejar as derrotas deve ter confundido os jogadores. Uma geração fantástica que podia ter dado muitas alegrias. Mas com tanta contratação cirúrgica do projecto mais com menos que vinha salvar o SCP...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.07.2018 às 14:41

Viva, L!

Fui consultar a data da eleição de Bruno de Carvalho (24.3.2013) e o calendário do Campeonato. Verifiquei que a seguir o Sporting jogou em Braga e conseguiu uma vitória épica arrancada a ferros nos descontos. Depois, foi com o Moreirense de novo com o golo da vitória nos descontos...

Provavelmente verificou-se uma grande acalmia no Sporting!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo