Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A primeira final europeia do Sporting
A Taça Latina foi idealizada pelo jornalista espanhol Alberto Fernández em 1925. A primeira edição realizou-se em Junho e Julho de 1949, sendo um torneio a eliminar entre os campeões de Portugal, Espanha, França e Itália. A competição realizou-se até 1957, tendo sido extinta em virtude do sucesso da Taça dos Clubes Campeões Europeus que se iniciara dois anos antes.
O campeão português, o Sporting, durante a época de 1948-49 preparou-se afincadamente para a Taça Latina, realizando diversos jogos com clubes estrangeiros. Vitórias perante o Atlético de Madrid (6-3), Norrköping (8-2), AIK (4-1), Deportivo da Corunha (2-0) e Anderlecht (4-1), empate com o Atlético de Bilbau (1-1) e derrotas frente ao Barcelona (1-4) e Deportivo da Corunha (1-5).
O sorteio da Taça Latina determinou um Sporting-Torino, no Estádio de Chamartín, em Madrid, e um Barcelona-Stade Reims em Camp Nou. Os portugueses venceram os italianos por 3-1, com três golos de Peyroteo, enquanto que os catalães derrotaram os franceses por 5-0. Por essa razão, o Sporting e o Barcelona defrontaram-se na final em 3 de Julho de 1949.
Na final disputada em Madrid, o Barcelona venceu por 2-1. Seguer fez 1-0 aos 10 minutos, Jesus Correia empatou aos 27 e Basora garantiu a vitória aos 50. Peyroteo, que jogou lesionado, foi implacavelmente marcado por Curta e não pôde ser decisivo como era habitual. Foi o derradeiro jogo oficial do avançado leonino e a última vez que os “Cinco Violinos” se apresentaram num grande palco desportivo. Ainda participou em quatro jogos da Taça de Preparação no início da época seguinte, mas despediu-se do futebol no dia 5 de Outubro de 1949.
Ficha de jogo:
Taça Latina 1948-49 (final)
Barcelona 2 - Sporting 1
Estádio Chamartín (Madrid), 3 de Julho de 1949
Árbitro: Victor Sdez (França)
Barcelona: Juan Zambudio Velasco, Francisco Calvet, Curta, Calo, Gonzalvo III, Gonzalvo II, Estanislao Basora, Josep Seguer, Josep Canal Viñas, César Rodríguez e Alfonso Navarro
Treinador: Enrique Fernández Viola
Sporting: João Azevedo, Octávio Barrosa, Manuel Marques “Manecas”, Juvenal, Carlos Canário, Veríssimo, Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano
Treinador: Cândido de Oliveira
Golos: 1-0 (Seguer, 10m), 1-1 (Jesus Correia, 27m) e 2-1 (Basora, 50m)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.