Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Verifica-se que a partir dos anos 20 do século passado, o crescimento fulcral do futebol, consideravelmente impulsionado pelo grande interesse popular, ultrapassou todas as outras modalidades desportivas. Passou de um número restrito e elitista de praticantes para um estádio de massificação social. O decreto da República que instituiu em 1911 o domingo como dia de descanso obrigatório permitiu que um número cada vez maior de assalariados e operários praticasse e assistisse aos jogos.
Apesar do interesse que se verificava em torno dos desafios que tinham entradas pagas e a que assistiam milhares de espectadores, o calendário oficial limitava-se aos campeonatos regionais e ao Campeonato de Portugal. Em princípio, eram oito partidas para o Regional e, para os vencedores, mais duas para o Campeonato de Portugal. A época era preenchida pela disputa de taças e torneios diversos e pelos jogos amigáveis com equipas nacionais e estrangeiras.
Na época de 1923-24 o Sporting tinha provavelmente a melhor equipa portuguesa. Mas, uma derrota inesperada em casa com o Belenenses na penúltima jornada deu ao Casa Pia o triunfo na série do Campeonato de Lisboa e impossibilitou a participação leonina no Campeonato de Portugal. Assim, a classe dos leões revelou-se em taças e torneios, numa digressão à Madeira e em jogos amigáveis, mesmo com clubes estrangeiros (Rapid de Viena, Sparta e Nuselski de Praga, Celta de Vigo e os irlandeses do Carysfort). Num total de dezanove jogos, venceu dezasseis e empatou três.
A fotografia refere-se a um desses jogos amigáveis, no caso com o SC Olhanense, que o Sporting venceu por 3-1. As duas equipas apresentaram-se na sua máxima força, entre outros jogadores com Cipriano, Jorge Vieira, Filipe dos Santos, Torres Pereira e João Francisco, de um lado, e Tamanqueiro, Cassiano, Montenegro, Joaquim Gralho e José Belo, do outro. A imagem mostra o campo, a Estância de Madeira, cheio de espectadores e a bravura que os jogadores puseram na disputa do jogo. O clube algarvio conquistaria o Campeonato de Portugal dois meses depois.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.