Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo jogaram juntos na equipa principal do Sporting em 2002-03. Pelo facto de ser um ano e meio mais velho, Quaresma esteve sempre adiantado nos escalões de Formação, chegou mais cedo à primeira equipa e foi campeão nacional em 2001-02. Encontraram-se na época seguinte com Lazlo Boloni como treinador.
Os dois jogadores alinharam logo de início no primeiro jogo-treino da pré-época com o Samouquense na Academia de Alcochete. Ao intervalo o Sporting já vencia por 4-0, com golos de César Prates, Quaresma (2) e Ronaldo. “Roni” e “Lelito” ocupavam as duas alas e davam nas vistas pelo seu futebol ofensivo e irreverente, sempre para a frente.
Por estar no segundo ano de sénior, Quaresma foi titular nos primeiros jogos oficiais, com o Inter de Milão na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com o Leixões na final da Supertaça e nas primeiras jornadas do Campeonato Nacional. Ronaldo foi sempre para o banco, entrando durante algumas partidas. No entanto, afirmou-se rapidamente e frente ao Moreirense, na 6ª jornada, conquistou finalmente a titularidade.
No Sporting - Benfica disputado em 7 de Dezembro de 2002, Boloni optou por Ronaldo no início do jogo, sendo substituído por Quaresma aos 54 minutos. José Antonio Camacho, o técnico benfiquista, surpreendido com a qualidade de ambos nem conseguia acreditar no que tinha visto, e exclamou para o adjunto: “Pepe, viste estes dois miúdos? Mas o que é isto? De onde é que saíram?” O treinador espanhol diria mais tarde que “foram dois jogadores extraordinários, nesse dia gostei mais do Quaresma, mas depois o Ronaldo ascendeu e creio que é o melhor do Mundo”, garantindo que é difícil escolher entre ele e Di Stéfano.
A fotografia refere-se ao momento em que Ronaldo foi substituído por Quaresma aos 54 minutos do dérbi em 7 de Dezembro de 2002.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.