Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Cristiano Ronaldo vestiu pela primeira vez a camisola das quinas num jogo frente à África do Sul em 24 de Fevereiro de 2001. Verificou-se na II edição do Torneio Internacional Cidade de Torres Novas e Rio Maior para selecções sub-15 e Portugal venceu por 2-1. Cristiano marcou o segundo golo da selecção (o primeiro da sua conta pessoal por uma selecção portuguesa), mas não seria a estrela da equipa embora tivesse protagonismo pela qualidade do seu futebol e pelos golos que conseguia. De certa forma, até pela idade de todos, era uma equipa sem estrelas.
Carlos Dinis, então seleccionador nacional da equipa de sub-15, afirmou ao jornal Record, de 23.2.2021, que “hoje, olhamos para o Cristiano e vemos um determinado jogador, mas, na altura, não podíamos perspectivar o que ia acontecer. Tinha qualidade e talento, e foi cada vez melhorando mais. Também era notório que tinha algumas coisas diferentes dos outros, especialmente no aspecto individual. Era ainda um bocado anárquico dentro do próprio jogo, muitas vezes não respeitava muito as questões de ordem táctica, mas era um talento e tinha um potencial físico acima dos outros”.
O antigo seleccionador nacional sublinha que o espírito ganhador, a paixão pelo jogo e a capacidade de liderança contribuíram para que Cristiano se diferenciasse de uma geração que ficou quase toda pelo caminho. Cerca de dois anos depois desse jogo em Torres Novas estava a estrear-se na selecção principal com Luiz Felipe Scolari. Na verdade, ele subiu patamares de forma muito pouco comum. Era juvenil de segundo ano, com 17 anos, e já era titularíssimo nos juniores de segundo ano do Sporting e, no ano seguinte, já estava na equipa principal. Depois, no Verão de 2003, Sir Alex Ferguson levou-o para Manchester a troco de 15 milhões de euros.
Na fotografia, a equipa nacional sub-15 que iniciou o jogo com a África do Sul em 24 de Fevereiro de 2001:
Em cima - Cristiano Ronaldo (Sporting), Fernando (Benfica), André Carvalho (Rio Ave), Diogo (Belenenses), Filipe Duarte (Benfica) e Christopher (Sporting);
Em baixo - Monteiro (Boavista), Steven (Boavista), Costinha (Vitória de Setúbal), Ricardo (FC Porto) e Pedro Araújo (Sporting).
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.