Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Fotografia com história dentro (246)

SCB - SCP, 2020-21, minuto 81!

Leão Zargo, em 09.05.21

SCB SCP Matheus Nunes minuto 81.jpg

Um tempo é todos os tempos. Não antecipa só o futuro. Recicla todos os passados.” Eduardo Lourenço

Num jogo do Sporting, na decisão audaz do futebolista ou na trajectória inimaginável da bola, para além de toda a perícia técnica, para além do génio artístico, há sempre algo do real que pulsa e que permanecerá indelével no nosso imaginário sportinguista. Foi assim no Braga - Sporting, em 25 de Abril de 2021, ao minuto 81, quando, assistido por Pedro Porro, Matheus Nunes desenhou numa folha de papel A4 um remate certeiro e redentor.

A imagem captada pela máquina fotográfica revela o lugar do acontecimento e origina uma percepção invulgar da emoção pois cativa toda a atmosfera do momento. Mais do que um instante ou um fragmento da realidade, aquele é um fio invisível que reúne as diversas gerações leoninas. No gesto de Matheus Nunes condensa-se grande parte da identidade sportinguista porque nele imagina-se o futuro. Uma imagem, um século de História!

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.05.2021 às 14:54

Caro amigo Leão Zargo bom dia,

Pleno de oportunidade voltar a trazer de novo esse lance, que para mim pode ter-se torando o decisivo, caso consigamos ser de verdade campeões nacionais.
À detalhes nesse lance que nunca foram contados.

O Sporting estava empatado e em inferioridade numérica à bastante tempo, as forças já poucas, estavam concentradas numa entreajuda na defesa do empate, jogava-se o título nacional num campo que o árbitro propositadamente inclinou até onde pôde. Minutos antes desse lance, houve uma falta não distante da área do Braga, sabendo que um dos trunfos principais desta equipa do Sporting são as bolas paradas teleguiadas para a cabeça do Coates, o Porro cruzou e lá estavam Coates no seu movimento caractrístico no centro da defesa à espera da bola, enquanto o Feddal se colocava ao segundo poste, mas a bola saiu com força a mais do pé do furioso espanhol e perdeu-se pela linha final.

O Sporting voltou depois a ser empurrado pelo Braga para a sua área, dividindo-se no salve-se quem puder, agarrando como podiam o precioso ponto do empate, até que surge nova falta novamente não muito distante da área do Braga, todos os jogadores, treinadores e adeptos encheram-se de fé nesse lance, porque não ganhar mesmo o jogo? E lá foram o Coates e o Feddal ocuparem os seus lugares na área do Braga, Porro espera que se organizem, dá um compasso de espera , toda a gente até os operadores de câmara esperam o cruzamento, o tal terrível trunfo que o Sporting tantas e tantas vezes utilizou com resultados muito positivos, os jogadores do Braga tomaram especiais cuidados nesse lance, o jogo estava quase no fim e não fosse o diabo tecê-las, marcaram com 3 defesas o Coates e 2 ao segundo Poste para impedir a entrada do Feddal, Porro fixa a área e a bola, desta vez o cruzamento teria que chegar lá teleguiado, é uma chance de ouro e...........faz um pequeno sinal ao Mattheus e engana todo o mundo, a mim, aos operadodes de camara, ao Coates, ao Feddal, a toda a defesa do Braga e faz um passe em profundidade para onde o Matheus tinha escapado e isola-o para um golo monumental que pode ter valido um título nacional.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 15:29

Caro amigo julius

Hoje a “Fotografia com história dentro” foi escrita a duas mãos. Eu escolhi a fotografia e escrevi a introdução, enquanto que o amigo se ocupou da descrição da imagem. Excelente. Obrigado.

Ambos temos a esperança e a confiança de que o Sporting será o campeão nacional em 2020-21. Oxalá se confirme a nossa aspiração. Depois, quando mais tarde se fizer a selecção das fotografias que marcaram a época, de certeza que esta foto magnífica e vibrante de Matheus Nunes será uma das escolhidas.

Um abraço sportinguista


Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 09.05.2021 às 16:04


Excelente descrição Amigo Julius

Beijinhos
Feliz Domingo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.05.2021 às 16:08

Obrigado amiga Luísa, igualmente feliz dia para sim, beijinhos
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.05.2021 às 15:36

Este jogo em Braga pode ter sido o tal "clic" que a equipa precisava, a vitória da maneira como foi, contra um adversário difícil e contra um campo inclinado, foi soberba, foi épica, foi o retrato de uma equipa de "antes quebrar que torcer" e foi o grito de revolta daqueles jovens contra um sistema corrupto e podre que "vive" nos corredores de decisão do futebol português.
Todo e qualquer sportinguista concerteza saiu desse jogo orgulhoso da sua equipa, orgulhoso desses bravos leões que tanto pelejaram nesse jogo e que demonstraram uma união e uma crença extraordinárias!
Estamos a um pequeno passo, make us proud!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 15:49

Paulo Salcedas

Aquele jogo em Braga foi épico e também penso que constituiu um tónico de grande efeito para os jogadores do Sporting. Uma vitória cheia de simbolismo que se reflectiu na nossa linguagem quando nos referimos a esse jogo que será sempre inesquecível.

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.05.2021 às 15:52

Inesquecível se calhar até para o trolha que deve ter andado de diarreia nervosa pelo menos uma semana, eheheheheheh
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.05.2021 às 15:53

Por curiusidade foi uma vitória que até convenceu muitos adeptos rivais, recebi depois do jogo muitas chamadas e mensagens de amigos simpatizantes do Porto e Benfica a dar-me os parabéns e muito sensabilizados com a forma como vencemos nesse jogo em Braga.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 16:13

Exactamente, julius. Comigo passou-se o mesmo!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 09.05.2021 às 16:07

Foi neste jogo em Braga que fiquei com total convicção que vamos ganhar o campeonato ... até lá estava um pouco descrente!
Falta pouco Amigo Leão Zargo .... muito pouco, está mesmo ao virar da esquina

Beijinhos
Feliz Domingo
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 16:14

Verdade, Luísa!

Um feliz domingo!
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 09.05.2021 às 16:29

Leão Zargo.
Os apitadeiros de serviço já tinham pré-destinado a que o Sporting neste jogo perdesse pontos, pelo menos dois, mas não contavam com a raça, o crer e o querer destes jovens leões, tem sido quase sempre contra tudo e contra todos, na próxima quarta feira mais um fdp, que vai fazer tudo para nos prejudicar, como já aconteceu com o Porto e Famalicao, o Sporting devia fazer como os da segunda circular, dizer como o Vieira já disse de um árbitro “este árbitro não pode apitar mais jogos do Benfica” e nunca mais apitou.
Saudações leoninas dum Leão da Califórnia.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 16:46

Manuel Parreira

No que refere ao Sporting é antiga a história dos campos inclinados, e esta época voltou a verificar-se. O que tem valido é a força e o querer dos nossos jogadores e acredito que na 3ª feira voltaremos a saborear a vitória... e o título!
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 09.05.2021 às 17:01

Leão Zargo
Também estou convencido que terça feira vamos finalmente ser felizes, tenho uma garrafa com o símbolo do Sporting que me ofereceu uma prima quando a visitei em New Jersey, já há alguns anos, não sei se é bom “o vinho” ou não mas tenho outros vinhos americanos para celebrar, já que o vinho português que chega até a’ california e’ de muita má qualidade.
E’ um contratempo este vírus que nos tem apoquentado e que se calhar vos vai impedir de festejar em grande.
Viva o Sporting
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.05.2021 às 17:33

Caro amigo, a Califórnia tem muito bons vinhos, dumas castas exportadas de França elaboraram e afinaram com o tempo bons vinhos.
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 09.05.2021 às 21:54

Temos o GALO e temos também NAPA, que produzem excelentes vinhos, são vinhos de qualidade, eu como bom português naturalizado, gosto de apoiar as empresas portuguesas, mas o vinho que chega até nós, e’ de muito má qualidade, já estive em vila Nova de Gaia, visitei a Ferreirinha, bebi lá bom vinho, mas o bom vinho de Portugal nunca emigrou para a Califórnia.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.05.2021 às 10:09

A Ermelinda exporta para a California, os seus vinhos têm qualidade razoável, não os viu por aí á venda?
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 10.05.2021 às 16:34

Ermelinda? Nunca vi nem ouvi falar meu caro Julius, talvez noutra parte da Califórnia, na minha área não há quase nada em vinhos portugueses.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 18:19

Caro Manuel Parreira
Um título de campeão merece um bom vinho, sem dúvida!

Viva o Sporting!
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 09.05.2021 às 21:45

👍 nem mais
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.05.2021 às 18:56

Caros amigos,
Compreendo que um título de campeão merece um bom vinho, mas o que eu quero é comemorar.
Se o vinho não puder ser de elevada qualidade, paciência...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.05.2021 às 19:01

Nem que seja com Canal 7..... ou MM (Mata Militares )
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 21:08

Caro Leão do Norte

Lá isso é verdade, até com uma grade de minis festejamos o título damelhor maneira!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.05.2021 às 18:59

Caro Manuel Parreira, pois, o presidente do Sporting podia tomar uma posição parecida com essa, mas o D. Corleone dos pneus tem mais força, quando esse senhor arrota a CA mete o rabinho entre as pernas...
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 09.05.2021 às 21:43

Tem razão caro Paulo Salcedas, mas não se perdia nada em experimentar, podia ser que eles ao menos corassem de vergonha, apesar de que, como dizia a minha avó, quem perde a vergonha nunca mais a encontra.
Saudações leoninas
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.05.2021 às 18:40

Caro Leão Zargo,

Este momento marca o tempo desta época.
É revelador da atitude no tempo passado, traduziu o esforço no presente e lançou o sucesso do tempo futuro.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 09.05.2021 às 19:00


Caro LEÃO DO NORTE, nem mais!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 21:00

Caro Leão do Norte
Bela síntese!
Sem imagem de perfil

De RCL a 09.05.2021 às 19:53

Matheus Nunes é o Homem dos golos decisivos, já tinha sido com o Benfica. Pelas qualidades técnicas e pela humildade, auguro-lhe um grande futuro.
Nesse lance, houve também a "ratice" e técnica de Porro. Não sei se é lance combinado, mas parece.
Porro, Adán, Feddal e Pedro Gonçalves foram as grandes contratações do Sporting. Paulinho começou a aparecer contra o Rio Ave. Os outros vieram da cântera.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 21:03

RCL

Talvez um lance ensaiado nos treinos como alternativa à marcação para o interior da grande área.

O Nuno Santos também foi uma boa contratação. Foi muito importante na 1ª volta do campeonato, perdeu fulgor, mas ainda vai ter o seu papel nos últimos jogos.

SL
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 09.05.2021 às 20:43

Estimadíssimo Leão Zargo,

Que bem escrito como sempre, que sensação boa invade o mundo sportinguista!

Muito obrigada enorme leão,
beijinhos com toda a amizade que nos une faz tempo
e com o máximo respeito!

Carlinha
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2021 às 21:05

Obrigado, excelente Carlinha. É a expressão do nosso sentimento sportinguista!

Um grande beijinho com muita amizade.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo