Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Manuel Fernandes foi contratado no Verão de 1975 para substituir Hector Yazalde e logo na sua primeira época marcou trinta e dois golos, apesar de ter sido particularmente atribulada para o Sporting. Na realidade, em 1975-76 aconteceu de tudo um pouco, em particular a irregularidade da equipa leonina no Campeonato e o 5º lugar na classificação, o insucesso na Taça UEFA logo na 2ª eliminatória, a desilusão nas meias finais da Taça de Portugal com o Vitória de Guimarães e a interdição do Estádio de Alvalade devido a uma invasão por adeptos na Tapadinha.
A fotografia refere-se a um Sporting 4 - União de Tomar 1 disputado em 26 de Outubro de 1975. No coração da grande área tomarense, Manuel Fernandes tinha acabado de executar o remate para um dos três golos que marcou nesse jogo, o primeiro “hat-trick” com camisola leonina. O seu futebol feito de técnica, versatilidade, intuição e oportunismo está bem expresso neste lance que o guarda-redes Silva Morais não conseguiu defender. No dia seguinte, Santos Neves escreveu no jornal A Bola que “Manuel Fernandes, com três golos e outros lances muito bem imaginados, demonstra que embala para ser o avançado muito perigoso que era na Cuf”.
Ficha de jogo:
Campeonato Nacional da 1ª Divisão (8ª jornada)
Sporting 4 - União de Tomar 1
Estádio José Alvalade, 26 de Outubro de 1975
Árbitro - Jaime Loureiro (Porto)
Sporting - Damas, Inácio (Fernando Tomé, 45’), José Mendes, Zezinho, Da Costa, Valter Costa, Fraguito, Nelson Fernandes, Marinho, Manuel Fernandes e Chico Faria (Jorge Jesus, 67’)
Treinador - Juca
União de Tomar - Silva Morais, Kiki, Zeca (Barrinha, 62’), Faustino, Carvalho, Florival, Jorge Calado, Sarmento, Francisco Bolota (Caetano, 33’), Camolas e José Luís
Treinador - Francisco Andrade
Golos - Marinho (13’), Manuel Fernandes (40’, 59’ e 64’) e Camolas (49’)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.