Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
“Matches de foot-ball”
“No domingo gordo (26 de Fevereiro de 1911) realisou-se no Campo do Lumiar um desafio de foot-ball entre um team constituido por jogadores do Imperio e do Internacional e outro formado por socios do Sporting de Portugal.
O grupo mixto compunha-se dos senhores: Freitas, Daniel Cruz, Alvaro Freitas, Borja Santos, Augusto Sabbo, Travassos Lopes, Pestana, Carlos Sobral Charles Etur e Miranda.
Pelo Sporting jogaram os senhores: Gastão Pinto Basto, Costa, Joaquim Alves, A. Oliveira, Antonio Couto, A. Victal, Antonio Stromp, A. Rodrigues, Francisco Stromp, Candido Rodrigues e João Bentes.”
Foi assim que o jornal Os Sports Ilustrados (nº 38 de 4 de Março de 1911) começou a notícia sobre um desafio entre os “foot-ballers” do Sporting e de um misto do Sport Club Império e do Club Internacional de Foot-Ball. Como título tinha “Matches de foot-ball”. Na primeira página do jornal constavam cinco fotografias do jogo e, nas páginas interiores, o jornalista terminou a crónica referindo que “a victoria do Sporting deu-se por 5 goals a 2”.
Os jogadores das duas equipas, acompanhados por uma criança, fizeram-se fotografar numa janela no Campo do Lumiar num ambiente de grande companheirismo. O autor do registo foi Arnaldo Garcez, um dos mais prestigiados fotógrafos portugueses da primeira metade do século XX.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.