Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Os penáltis que afinal não valeram
O Sporting recebeu o Glasgow Rangers no Estádio de Alvalade, em 3 de Novembro de 1971, para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças. Os escoceses tinham vencido na primeira mão por 3-2 e a eliminatória estava em aberto.
O jogo em Alvalade terminou no tempo regulamentar com o mesmo resultado de 3-2, mas agora favorável aos leões. No final do prolongamento o resultado estava em 4-3, ainda a favor do Sporting. Desconhecendo uma alteração recente do regulamento da UEFA, o árbitro holandês Van Ravens considerou a eliminatória empatada porque as duas equipas tinham os mesmos golos (6-6). Por essa razão, determinou que se procedesse à marcação de pontapés de grande penalidade.
Vítor Damas defendeu quatro remates de grande penalidade e Alvalade festejou. Pedro Gomes recordou assim no site Mais Futebol: "Todo o estádio era alegria e exuberância, nós festejávamos todos. Quando regressámos à cabine, foi uma desilusão." É que, entretanto, o árbitro e o delegado ao jogo foram alertados para a alteração do regulamento e reconheceram o erro. Declararam o apuramento do Glasgow Rangers, pois os escoceses tinham marcado mais golos no campo do Sporting.
As defesas de Vítor Damas nas penalidades de nada serviram e o Rangers acabaria por conquistar nesse ano o único troféu europeu da sua história. "Deu-me um grande gozo defender aqueles penáltis todos, mas tudo acabou por não passar de um episódio bizarro e triste", diria mais tarde o guarda-redes leonino.
Ficha de jogo:
Taça dos Vencedores das Taças (oitavos-de-final)
Sporting 4 - Rangers 3
Estádio de Alvalade, 3 de Novembro de 1971
Árbitro: Van Ravens (Holanda)
Sporting: Vítor Damas; Pedro Gomes, Caló, Laranjeira e Hilário; Tomé (Nélson, 65 m), Vagner e Fernando Peres; Lourenço, Yazalde e Dinis (Marinho, 81 m)
Treinador: Fernando Vaz
Rangers: McLoy; Greig, McKinnon (Smith, 73 m), Jackson e Mathison; Jardine e Conn; Henderson, Stein, Johnston (McLean, 65 m) e McDonald
Treinador: William Waddell
Marcadores: 1-0, Yazalde (25 m), 1-1, Stein (26 m), 2-1, Tomé (38 m), 2-2, Stein (46 m), 3-2, Pedro Gomes (86 m), 3-3, Henderson (100 m) e 4-3, Peres (115m, g.p.)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.