Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
António Capela
António Capela (n. em 1927, f. em 1996) foi um fascinante fotógrafo desportivo que trabalhou na década de 1940 na mítica revista Stadium, passando depois pelo Diário Popular, jornal do Sporting e Record, entre outros. Dignificou imenso a sua classe profissional com fotografias feitas sempre com extraordinário rigor, brio, paixão, intuição e talento, e que pertencem ao imaginário de todos aqueles que acompanham o desporto-rei.
Procurou sempre conciliar as suas duas maiores paixões da vida, a fotografia e o Sporting, procurando estar presente nos grandes momentos desportivos do Clube. Foi o caso da final com o MTK de Budapeste para a Taça das Taças em 1964, quando se fez fotografar pegando no troféu entre Fernando Mendes e José Carlos. Pelo seu profissionalismo, personalidade e sensibilidade estabeleceu relações de proximidade pessoal com inúmeros jogadores leoninos. Quem o conheceu realça como nele a arte e o pensamento livre se conjugaram em diversas circunstâncias.
O Sporting homenageou-o atribuindo o nome de António Capela à sala de imprensa da Academia de Alcochete. No contexto da comemoração do Centenário do Clube, em 2006, esteve patente no Estádio de Alvalade uma exposição intitulada “Memória com Futuro”, com cinquenta trabalhos do fotógrafo. Entre os prémios de carreira que recebeu, destaca-se a medalha de “Bons Serviços” atribuída pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva, em 1995.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.