Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Segundo o jornal Record, Fernando Gomes esperava entregar uma resposta até ao final deste ano e a expectativa do presidente da FPF não ficará longe da realidade: a decisão sobre o reconhecimento dos 23 títulos do Sporting CP será tomada no início de 2022.
Os trabalhos da comissão técnica formada em 2017 - para "estudar a caracterização das competições - estão concluídos. A resolução soberana terá, agora, de passar por uma Assembleia Geral Extraordinária, que será marcada para o final de Janeiro ou início de Fevereiro, e na qual o tema será discutido e votado por delegados das associações distritais, de classe e demais sócios da FPF, nomeadamente a Liga. "É um tema no qual não votarei (...). Mas o Sporting e todos os outros clubes merecem que a Assembleia Geral, suportada pelos pareceres académicos, tome uma decisão". Afirmou Fernando Gomes a 25 de Fevereiro.
O Sporting colocou o tema na agenda em 2016, ainda durante a Direcção do ex-presidente destituído. A 17 de Dezembro de 2020, Frederico Varandas entregou na FPF um "parecer histórico e independente" elaborado por Diogo Ramada Curto e Bernardo Pinto Cruz, ambos investigadores do Instituto Português de Relações Internacionais, a partir de uma pesquisa de Paulo Almeida, funcionário do Sporting. Em Maio, o Clube festejou não o 19.º mas o 23.º título da sua história.
Os leões consideram que o Campeonato de Portugal (CP), organizado entre 1921 e 1938 em formato de eliminatórias, era a prova mais importante do calendário, logo percursora da Liga e não da Taça de Portugal, pelo que o seu vencedor seria o campeão nacional de pleno direito. Um estatuto que, em contrapartida, deveria ser retirado aos clubes que ganharam a Liga Experimental (LE), entre 1934 e 1938.
Se esta perspectiva convencer a AG da FPF, o Sporting junta quatro títulos ao palmarés (1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38). O Benfica manteria os 37 (perdendo três na Liga Experimental e somando três do Campeonato de Portugal), enquanto que o FC Porto totalizaria 32 em vez de 29 (menos um na LE e mais três no CP) e o Belenenses quatro em vez de um (arrecadou três CP). Na lista de campeões, além do Boavista, passariam ainda a estar o Olhanense, o Marítimo e o Carvalinhos.
Reportagem de Vítor Almeida Gonçalves e João Soares Ribeiro, em Record
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.