De Ricardo a 16.12.2016 às 17:07
Quando não se sabe escolher as batalhas certas acontece isto.
De Manuel Pedro Pinto Teixeira a 16.12.2016 às 19:44
O SCP, tal como o FCP e o SLV, entre outros sim, venceu, ganhou a competição, a prova chamada de Campeonato de Portugal, prova essa disputada com equipas da 1ª divisão e da 2ª divisão por eliminatórias.
Em 1936, ou 1938, sim o SCP foi o vencedor, o campeão do Campeonato de Portugal.
MAS não foi o vencedor, o campeão do Campeonato Nacional da I divisão, prova disputada por jornadas, por pontos e em 2 voltas.
Qualquer criança da pré-primária compreende isso, essa diferença.
Por exemplo, em 2016 o Braga também foi o campeão, o vencedor da prova Taça de Portugal, mas não foi o vencedor, o campeão da prova, competição Campeonato Nacional da I divisão !!!!!!!!!
De roc a 16.12.2016 às 21:14
"MAS não foi o vencedor, o campeão do Campeonato Nacional da I divisão, prova disputada por jornadas, por pontos e em 2 voltas."
E quem é que ganhou o Campeonato Nacional da 1ª.divisão entre 1934 e 1938?
NINGUÉM!!! E pela simples razão que aquele campeonato só começou na época de 1938/39, como ficou datado cerca de 70 anos, até que o traste Madaíl tenha tudo alterado para beneficio do seu querido clube de Carnide.
Durante aquele período de 4 anos, continuou-se a disputar o Campeonato de Portugal e logo a seguir na parte final da época, disputou-se uma prova experimental a que pomposamente lhe chamaram LIGA, que serviu unicamente para testar a possibilidade de se poder organizar no futuro um Campeonato Nacional em 2 voltas, como já se disputava noutros países europeus.
O Campeonato de Portugal que acabou na época 1938/39, foi substituído pelo Campeonato Nacional da 1ª. divisão, como ficou decidido em AG da FPF na altura.
Todas as modificações que foram feitas pelo Madaíl em 2006 e agora pelo Gomes, são vigarices próprias de gente sem escrúpulos, lídimos representantes do SISTEMA - que os colocou na FPF - e que em seguida pariu o Apito Dourado.
De Joao a 16.12.2016 às 21:19
"O Campeonato de Portugal que acabou na época 1938/39, foi substituído pelo Campeonato Nacional da 1ª. divisão, como ficou decidido em AG da FPF na altura."
Isso nao e verdade. Ha um post do Leao Zargo, uns tempos atras, que esclarece todas estas duvidas. Na AG da FPF de 1938 diz-se explicitamente que o Campeonato de Portugal passa a chamar-se Taca de Portugal. Mais, os vencedores do Campeonato de Portugal estao registados no proprio trofeu da Taca de Portugal (que era o trofeu do Cmpeonato de Portugal).
De roc a 17.12.2016 às 02:47
Você vem dizer que não é verdade e apoia-se naquilo que mais lhe agrada!
Devia procurar informar-se melhor antes de desmentir.
Diz a história, que conheço há já algumas dezenas de anos, o seguinte:
"Em 1938, na comemoração dos Cinquenta Anos do primeiro jogo de futebol em Portugal, o Congresso da Federação Portuguesa de Futebol aprova o quadro de provas que passa a ser o seguinte:
- Campeonato Nacional da I Divisão, que substitui o Campeonato de Portugal
http://recordesdabola.blogspot.pt/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html"
Como está escrito preto no branco no link abaixo mencionado, o Campeonato Nacional da 1ª. divisão começou na época de 1938/39 e não antes.O que se possa contar agora, é o resultado dos revisionistas que campeiam no nosso futebol, prontos a tudo para elevar - pensam eles! - os seus clubes preferidos. Tem sido uma vergonha!
http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html
Sabe-se que terá de haver uma luta constante convosco para se repor a verdade e fazer muita atenção, senão qualquer dia os vossos capangas serão capazes de alterar os resultados de certos jogos que ficaram na história e que vos são desagradáveis. Com certos revisionistas tudo é possivel.
De Manuel Pedro Pinto Teixeira a 16.12.2016 às 21:53
Em 1934 o vencedor foi o FCP e o Sporting ficou em 2º lugar. Em 1938, por exemplo, foi o Benfica o vencedor e o FCP ficou em 2º lugar, SENDO que o melhor marcador do Campeonato foi o Peyroteo do Sporting com 34 golos !!!
Até uma criança da pré-primária compreende e aceita isto.
De roc a 17.12.2016 às 02:45
"Em 1934 o vencedor foi o FCP e o Sporting ficou em 2º lugar. Em 1938, por exemplo, foi o Benfica o vencedor e o FCP ficou em 2º lugar, SENDO que o melhor marcador do Campeonato foi o Peyroteo do Sporting com 34 golos !!!
Mas qual campeonato! O Campeonato de Portugal certamente que sim e nem sequer podia ser outro, porque o da 1ª. divisão começou na época de 1938/39. como está aqui indicado. E estas indicações já lhe foram dadas anteriormente noutros postes! A sua insistência prova quem tem comportamento de criança, cheio de birras!
http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html
Ainda há dias pela ultima vez lhe respondi às suas mentiras e dei-lhe as informações baseadas naquilo que estás escrito, mas continua na mesma a contar a história reescrita pelo Madail em 2006!
De Justino Carneiro a 17.12.2016 às 01:00
Pois! A unica coisa concreta que ficamos a saber de antemão é que Bruno de Carvalho não come gelados com a testa.
O resto é o folclore de uma recandidatura contra tudo e contra todos! Há leão.
De Schmeichel a 16.12.2016 às 17:21
Na semana passada, no jornal Sporting vinha uma peça que esclarecia muito bem este assunto.... recomendo, para quem se queira informar!
Esta de transformar o Campeonato Nacional em Taças de Portugal é que nova.... no fundo a vir dar razão aqueles que dizem que não existe seriedade no futebol português!
Por esta lógica, o benfica não ganhou uma Liga dos Campeões.... ganhou sim Taças Uefas, porque antigamente a Taça dos Campeões Europeus era a eliminar.... o revisionismo tem limites, e tem de respeitar a importância das competições dada na época em que são jogadas e não décadas depois alterar a sua importância.
De Sérgio Palhas a 16.12.2016 às 17:25
Antes de 1938 não houve campeão nacional houve apenas vencedores da taça de Portugal.
A FPF faz este tipo de atualização sem dar qualquer tipo de esclarecimentos é para bem do futebol e da sua transparência certamente.
De Profeta a 16.12.2016 às 17:30
Ok, correcto.
Mas, o erro foi cometido na altura, talvez porque isso iria beneficiar o Benfica, não sei...
Mas tendo esta história tantos anos, faz sentido que do nada o Azevedo venha querer forçar a sua versão (que para mim até está correcta) desta forma?
Haja noção... do ridículo.
De Lion73 a 16.12.2016 às 17:38
O revisionismo da FPF começa em 2003, quando integra as ligas experimentais como títulos de campeão, em benefício do Benfica.
Esta pretensão do Sporting tem décadas, diga-se ou a pretensão de muitos Sportinguistas, melhor dizendo. BdC apenas deu voz a essa pretensão.
"Escolher batalhas", dizem. Ou ficar em silêncio e amorfos, como sempre foi timbre neste clube.
De antonio a 16.12.2016 às 19:24
Há que saber travar as batalhas, não é? Mesmo que tivesse toda a razão moral é preciso saber apresentar os seus argumentos. Não é a empurrar as coisas com a barriga para a frente que se vai a algum lado.
Depois perde e é mais do mesmo - insultos para todo o lado e indiretas para o outro lado da Segunda Circular.
Sabe, no início e no ano passado era tudo muito giro pois Bruno de Carvalho passava a vida a dar tiros nos pés e toda a gente se ria. Hoje as pessoas estão fartas e já nem sequer prestam atenção ao que diz. Esta semana teve tempo de antena todos os dias e é sempre para insultar e mentir mais um pouco. Perdeu toda a credibilidade simplesmente pela forma como se apresenta e pela forma como ataca todos na praça pública.
Já ninguém quer saber o que Bruno de Carvalho diz! As pessoas apenas o ouvem porque gostam destas novelas e porque se vendem mais jornais com todo este mediatismo.
De Lion73 a 16.12.2016 às 21:44
Sim? O que vejo é que o país pára quando o homem fala.
Em qualquer programa desportivo, 2/3 do tempo de antena é para falar do Sporting.
Sonha-se com Bruno de Carvalho, acorda-se com Bruno de Carvalho em mente.
Tudo seria tão mais pacifico num país em que todos estendessem a passadeira vermelha. Só que nem todos o fazem.
Em 2003, o Benfica passou de 28 títulos para 31.
Todos encolheram os ombros, todos se calaram.
E é deste tipo de "barulho" que vocês se queixam.
O barulho que não se resigna. Sejam homenzinhos.
De atitopoteu a 17.12.2016 às 02:10
há documentos existentes na fpf, aprovados pelos orgãos federativos vigentes na época, em 1938, a indicar e aprovar a Taça de Portugal como a competição sucedânea ao Campeonato de Portugal e como Campeonatos Nacionais as 4 Ligas Experimentais - que o Sporting não venceu (e ao contrário do que pretendem induzir SÓ venceram 2 dos CdP disputados ao mesmo tempo !...) e aqui, aliado ao facto de o Benfica lhes poder vir a duplicar os Títulos, é que está o 'busílis' da questão.
Certamente que a 'entourage' de saltimbancos em defesa da sua "verdeade" ainda vai descobrir algum documento real e realmente 'histórico' que os possa levar a contar como vossos, os 3 - TRÊS - 3 Campeonatos Nacionais atribuídos ao Benfica !... O primeiro que o Porto venceu, por enquanto, não conta p'ra estas contas :-))
De roc a 17.12.2016 às 09:43
"há documentos existentes na fpf, aprovados pelos orgãos federativos vigentes na época, em 1938, a indicar e aprovar a Taça de Portugal como a competição sucedânea ao Campeonato de Portugal ..."
Não há provas nenhumas na FPF disso que você escreve. O que ficou escrito foi"que o Campeonato Nacional da 1ª divisão que se disputaria a partir da época 1938/39, substituiria o Campeonato de Portugal . Isto que lhe digo foi verdade até 2006, ano que o trafulha Madail resolveu alterar os dados aprovados na época, tal e qual como fez agora o Gomes, ieis representantes do SISTEMA podre que continua a minar o futebol deste País.
Leia aqui neste link, o que ficou escrito até os capangas do SISTEMA (Madail e Gomes) alterarem o que estava escrito desde 1938:
"A restruturação das provas nacionais...
Em 1938, na comemoração dos Cinquenta Anos do primeiro jogo de futebol em Portugal, o Congresso da Federação Portuguesa de Futebol aprova o quadro de provas que passa a ser o seguinte:
- Campeonato Nacional da I Divisão, que substitui o Campeonato de Portugal."
http://recordesdabola.blogspot.pt/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html
Como se verifica, você também tem desempenhado bem o papel de capanga, na propaganda de documentos que nunca existiram.Senão, porque é que outros não o fizeram bem antes, pois como sabe quem viveu a época, houve uma "luta" com escritos na Bolha - orgão oficioso dos da Luz - no inicio da década de 60 que não resultou e só se esperou agora para tudo traficar? A memória colectiva dum povo existe e para vossa desgraça, agora pode ser gravada na Net.
Essa gentinha sem vergonha, segue os mesmos principios daqueles que dezenas de anos depois, negam a existencia das execuções em massa nas CAMARAS DE GAZ durante a 2ª, guerra mundial pelos nazis, mesmo depois de se terem visto filmes feitos por eles que provam o sucedido.
De Gonçalo a 16.12.2016 às 17:39
Um campeonato que não tem jornadas mas sim eliminatórias, não é um campeonato.............. É UMA TAÇA!!!
De Lion73 a 16.12.2016 às 17:47
Ora essa. E um campeonato que tem jornadas e eliminatórias, é o quê? Um semicampeonato ou uma semitaça?
O que interessa saber é se no período em causa, os vencedores do Campeonato de Portugal eram considerados ou não campeões.
Ou são uns tipos na FPF, 70 anos depois, que redefinem o passado?
De Gonçalo a 16.12.2016 às 17:52
??? ainda hoje quem vence a Taça de Portugal é campeão...... da Taça! dã!
De Lion73 a 16.12.2016 às 17:57
Valha-me Deus.
Na altura era o Campeonato de Portugal que definia o campeão..
dah...
Não haveria polémica nenhuma se tudo fosse contabilizado como o foi durante 70 anos. X títulos na I divisão, x titulos no Campeonato de Portugal, x ligas experimentais, x Taças de Portugal.
De Schmeichel a 16.12.2016 às 17:49
Hoje o Carcavelinhos, o Marítimo e o Olhanense ganharam uma Taça de Portugal!!!
Fantástico como se adultera e reescreve a história....
De Paulo Santos a 16.12.2016 às 18:03
ahahahah...era mais engraçado o Carcavelinhos como campeão, certo?
Hipocrisia em estado avançado.
De Schmeichel a 16.12.2016 às 18:19
Esta gente que aqui comenta, se lessem as capas dos jornais da época ficariam espantados por esses clubes terem sido reconhecidos como campeões nacionais.... só não o é hoje reconhecido devido à reinscrição da história!
Mas explicar isto a gente que nem sequer sabe a real data de fundação do seu próprio clube.... não é de estranhar que depois não saibam o que é realidade histórica!
De Anónimo a 16.12.2016 às 18:25
Comentário apagado.
De Lion73 a 16.12.2016 às 18:29
O que me diz do ridículo então do Sporting, 70 anos depois, ganhar 4 Taças de Portugal, tendo agora 22, para a FPF?
De Implacável a 16.12.2016 às 18:16
Então a selecção portuguesa de futebol não é campeã da Europa, é vencedora da taça...
O beifica não é bi campeão da Europa, é vencedor da taça...
Há com cada um!
De Zé bastos a 16.12.2016 às 22:06
Sabes como se diz em Inglês? Euro Cup, World Cup, é por aí, até os brasileiros acertam mais que nós pois chamam Eurocopa, Copa do mundo, a nossa tradução está errada.
As Taças dos Campeões que o Benfica ganhou não eram Ligas dos Campeões mas eram a competição precursora, assim como o Campeonato de Portugal precedeu a Taça, e a Liga Experimental o Campeonato da 1 divisão, basta olhar para as taças de todas as enumeradas.
De Gonçalo a 16.12.2016 às 17:50
Mas para perceber melhor o ridículo desta proposta "carvalhista", basta ver os registos de 1935/36, onde o sporting ganhou o campeonato de portugal, a tal prova em eliminatórias, mas foi o benfica que venceu a 1ª liga experimental, essa sim, uma prova em formato campeonato com 8 equipas que viria depois dar lugar ao campeonato da 1ª Divisão de futebol.... enfim! Brunos há muitos!!!
De Implacável a 16.12.2016 às 18:17
Se Brunos há muitos, para que fazes questão em ficar com este chapéu, ó...
De Amaf a 16.12.2016 às 18:32
Que tal começares uma petição para a UEFA reconhecer a Taça latina, versão experimental que deu lugar à Liga dos Campeões.
De Zé Bastos a 16.12.2016 às 22:08
Vai ao site do Real e do Barcelona e vê lá se não estão lá as taças latinas
De MarcoI a 16.12.2016 às 17:56
"por essa lógica" não... pela lógica do Schmeichel, que é o que sabemos
O Benfica não ganhou nenhuma Liga dos Campeões, ganhou duas Taças dos Campeões Europeus, que a UEFA considera serem a mesma competição.
No meu pais de origem (Portugal) há uma situacao semelhante, em que havia uma competicao chamada Campeonato de Portugal, que a FPF ( a federacao la do sitio) e a UEFA consideram ser antecessora da competicao actual chamada Taca de Portugal.
Nao tem nada que saber. Nao percebo porque pessoal que nao ganha 10.500 euros por mes para arranjar confusao a toda a hora faz disto cavalo de batalha.
O BdC entendo. Havendo falta de capacidade para tudo o resto, faz barulho acerca de 5 assuntos por dia, que 10% dos Sportinguistas bate palminhas. A outros 20% outros apagam-se posts no facebook e forumscps e tascas do género. Os outros 80% teem mais que fazer que ligar a isto.
De jpinto a 16.12.2016 às 18:09
10% + 20% + 80% ???
deve ser igual à formular 27+1 = 31
De Amaf a 16.12.2016 às 18:14
Ainda no âmbito da lógica, o que faltou foi a lógica dos jornais da altura terem complementado melhor as manchetes: quando escreveram "Campeões de Portugal" queriam escrever "Campeões de Portugal da Taça"
Assim fica mais lógico.
De Schmeichel a 16.12.2016 às 19:02
O que não faz sentido é transformar uma liga experimental em título de campeão de Portugal e pelo contrário transformar um campeonato de Portugal numa taça de Portugal.... só se estivermos a ser governados pelo Estaline em plena urrs e com o seu revisionismo histórico!
De Zé bastos a 16.12.2016 às 22:12
Urss, União das repúblicas socialistas soviéticas. Revisionismo só do iluminado que em 2016 abriu os olhos ao povo subjugado por mitos históricos...
De Sérgio Palhas a 16.12.2016 às 17:33
Curiosamente pode ler-se no site da FPF:
"04 Junho 1922
O Campeonato de Portugal
Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal. O FC Porto venceu a 1ª edição, após ter derrotado o Sporting por 3 a 1 na finalíssima, a 18 de junho de 1922."
http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia
É o que dá andar a reescrever a história de frente para traz!
De JM a 16.12.2016 às 18:17
Sinceramente não me importa quantos títulos o SCP terá ganho ou não, o meu sportinguismo não depende de títulos. Assim fosse e o SCP não teria a massa adepta que tem.
Dito isto acho que importa isso sim quantos irá ganhar.
De Sérgio Palhas a 16.12.2016 às 19:02
O JM tem razão, mas nem todos sentimos o mesmo quando nos tratam de forma diferenciada e discriminatória.
De JM a 16.12.2016 às 19:21
Por acaso estas palavras ate sao suas num post sobre o mesmo assunto neste blog.
O assunto nao tem relevância suficiente. Isto é só um pretexto para mais vitimização.
E mais, a palhaçada de dar uma entrevista ao CM pensei q se explicava pela decisão da doyen. O facto de ele ainda nao se ter calado assusta-me...
De Sérgio Palhas a 16.12.2016 às 19:42
LOL não me dê a importância que não tenho, no entanto deveria tb referir o contexto sendo que o mesmo nunca seria após este vergonhoso acto da FPF.
Concordo, totalmente. A nossa guerra deveria ser - porque é a única que interessa - ganhar mais títulos, sobretudo de campeão. Esta guerra dos 22 campeonatos sempre achei infeliz, muitos Sportinguistas nem sequer concordam (eu tenho dúvidas), é (mais) uma tentativa artificial de unificar os Sportinguistas em torno do presidente. Havia e há coisas mais importantes (ou melhor, verdadeiramente importantes) o Bruno para além do resto não sabe escolher as guerras, o que é um indicador de mau gestor. Um adepto pode achar engraçado fazer guerras com todos a toda a hora, um líder deve ter outra visão, uma estratégia de longo curso. SL