Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_920x519$2019_03_05_20_16_34_1513945.jpg

 

Em Novembro, Marc Ingla, director do Lille, teve isto para dizer sobre a situação de Rafael Leão:

 

"O caso do Rafael Leão é muito diferente do de Rui Patrício, onde o seu clube pagou uma compensação de 18 milhões de euros ao Sporting. O Rafael finalizou o seu contrato a 30 de Junho, por isso era um jogador livre. Aproveitámos a oportunidade, pois ele estava sem contrato, negociámos e assinámos vínculo a 1 de agosto. Não acontecerá com Rafael Leão aquilo que sucedeu com Rui Patrício. Temos a certeza".

 

Esta segunda-feira, não é claro a que propósito, foi a vez de Gérald Lopez, presidente do clube, em entrevista ao programa Late Football Club, do CANAL+ SPORT, reafirmar a posição referida pelo outro dirigente:

 

"De todos os que deixaram o Sporting, o Leão foi o único a negociar a sua transferência depois de quebrar o contrato. Por isso, não há qualquer chance de pagarmos qualquer verba".

 

Uma explicação que não faz o mínimo de sentido. Todos os jogadores que sairam após a rescisão contratual e assinaram por outros clubes, só o poderiam ter feito pela via negocial.

 

De qualquer modo, é por de mais evidente que os franceses optaram por apostar numa eventual decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, se é de facto esse organismo que se vai pronunciar sobre cada um dos casos em questão. A grande dúvida, além das decisões em si, é quanto tempo vai levar para se chegar a esse ponto.

 

Até este momento da época, Rafael Leão participou em 19 jogos pelo Lille, 15 dos quais como titular, acumulando 1070 minutos de jogo (média de 56,3 minutos por jogo), com 7 golos marcados.

 

O portal Transfermarkt avalia o seu passe em 6 milhões de euros.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2019 às 08:22

Eles bem tentam vir para a CS dar uma de fortes mas estão tramados. Vão ter que pagar e bem. Rafael Leão nem sequer estava lá no dia em que aconteceu o ataque.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 12:10

Entre tanta coisa, até já não me lembro disso. Tem a certeza que ele não estava na Academia no dia do ataque?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 13:14

P.S.: Não foi ele que até reconheceu um colega entre os atacantes? Tenho uma vaga ideia disso.

De qualquer modo, sabemos que ele não foi alvo e nunca teve causa para se sentir ameaçado.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.03.2019 às 17:07

Na carta de rescisão apresentada ao Sporting a 14 de Junho e à qual Record teve acesso, Rafael Leão, que entretanto assinou pelo Lille, relata "as cenas de horror" a que assistiu no balneário aquando do ataque a Alcochete.

O avançado confirma que reconheceu "um seu colega da escola secundária de Alcochete, referenciado como muito problemático. Intimidado para ficar quieto, não foi agredido. Provavelmente devido a essa circunstância."

Um verdadeiro leão!!!
Sem imagem de perfil

De Luis Lima a 06.03.2019 às 18:14

"nunca teve causa para se sentir ameaçado"

Claro.. tu agora é que sentes na pele dos outros
Imagem de perfil

De Rampante a 06.03.2019 às 08:47

Compreendo o raciocínio e defesa do Lille, pois para eles a motivação para a rescisão nada teve a ver com a contratação que ocorreu mais de um mês depois... aqui parece-me que o clube está a atirar a responsabilidade da decisão para cima do jogador...
... no entanto, relembro que já em casos semelhantes, o TAD sempre considerou o 1º clube contratante solidário na responsabilidade, pelo que, em caso de condenação do jogador, o Lille deverá ser chamado a responder em igual parte.

No entanto relembro o que aqui já disse várias vezes... estes casos são sempre decididos num prazo temporal extremamente alargado (alguns duraram 10 anos), pelo que, o SCP sairá sempre prejudicado nestes casos, mesmo sendo-lhe dada razão... até porque, os eventuais valores a receber, são ínfimos comparados com o valor desportivo do jogador.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.03.2019 às 11:04

"... até porque, os eventuais valores a receber, são ínfimos comparados com o valor desportivo do jogador." Pois e infelizmente, deverá ser assim mas tenho esperança que os artistas do Lille venham a pagar a "habilidade".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 13:17

Creio que essa disposição é correcta. O primeiro clube com que o jogador assinar será associado a qualquer processo de compensação.

O Lille argumenta que ele era um jogador livre, como se tratasse de um qualquer caso simples do género.

Nós sabemos e eles também sabem que não é bem assim.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 09:24

O Rui Patricio tem um empresário que se chama Jorge Mendes….. não teria sentido o Wolverhampton não pagar nada ao Sporting, porque isso significaria em ultima instância nenhuma comissão para a Gestifute….. e isso é impensável neste novo Sporting…. pode não haver dinheiro para colchões na Academia, mas para pagar 4Milhões de comissão ao Mendes e mais 2M na China, para isso há dinheiro!

Quanto ao Rafael Leão é mais um herói…. Não percebo como podem pedir indemnização, se o jogador tem a razão do seu lado? ou é herói e não tem de pagar…. ou então foi um acto de traição e tem de pagar….. em que ficamos?!?
Sem imagem de perfil

De cassius a 06.03.2019 às 09:38

Não perde uma oportunidade para fazer o papel de brunette sempre que seja possivel...que sujeito baixo...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 10:19

É o resultado da politica de união do novo Sporting….
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 06.03.2019 às 09:46

O seu discurso de ressabiado tomou proporções dantescas desde que o outro foi corrido a pontapé do clube. Até andava controlado e com um discurso coerente, mas descambou por completo desde aquele dia, o fatídico dia. Sinceramente... O Sporting não precisa mesmo de adeptos assim...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 10:14

Sabe o que é coerência?!? Se sabe…. deveria ter a hombridade de dizer, que eu fui dos poucos desde sempre no Camarote fui contra a defesa dos direitos jogadores que rescindiram….. ficar incrédulo com a posição do Lille, é apenas demonstrativo da falta de estratégia desta direcção sobre a forma como o Sporting deveria se posicionar para se defender deste caso…. em vez de andarmos a expulsar sócios do Sporting sem as conclusões do ataque a Alcochete concluídos, talvez fosse benéfico ter uma estratégia de defesa dos nossos direitos…. qual é que é essa estratégia?! Eu só vi pedinchar aos empresários e jogadores desde que o Cintra ocupou o cargo de gestão do clube…. mas devo estar equivocado….
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 06.03.2019 às 11:42

Bom dia , mas o ataque a Alcochete têm alguma coisa com a expulsão de BDC ... isso é de fórum criminal meu caro, inventar MAG e outros atropelos aos estatutos é que é razão. Já agora GL foi expulso porquê?

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2019 às 13:09

O Schmeichel ainda não descobriu, que o brunalgas foi expulso pelas razões apresentadas no comunicado do CD do Sporting e não por causa da invasão de Alcochete!


Arre, que é preciso estar tapadinho pelo fanatismo!...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 13:21

Alertamos que aqui exige-se que o leitor se identifique através de nome ou pseudónimo.

De futuro, pode seguir estas simples instruções:

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3135015.html

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 09:57

A postura do Schmeichel é verdadeiramente vergonhosa.

Lamenta-se que não tenha moral nem intelecto para reconhecer isso.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 10:07

Andaram anos a malhar por tudo e por nada…. consideraram heróis, os traidores ao Sporting, e agora ficam incrédulos por o Lille dizer que não vai pagar….. vocês não têm coerência para defender os interesses do Sporting….. como é que alguém que considera o Rui Patricio um herói pode condenar o Rafael Leão?!?

Pelos vistos, não tenho intelecto…. mas por outro lado não sou hipócrita, como vocês!!! Mudam de opinião sobre as rescisões, consoante o vento….
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2019 às 11:00

Schmeichel,

Mas quem é que aqui considera os jogadores como heróis? Ninguém pah.
O que se diz por aqui é que os jogadores foram pressionados pelos empresários para rescindir e que tudo isso foi causado pelo ataque, que por sua vez (dizem por aqui) terá sido causado por BdC. Ninguém aqui diz que os jogadores têm razão ou que são heróis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 11:27

Ninguém?!?! deves estar a gozar…. O Camarote Leonino sempre defendeu a rescisão do Rui Patricio e o direito a fazê-la…. estou equivocado?!

O Rui Patricio não foi aplaudido efusivamente no estádio da Luz? Qual foi a razão desse aplauso, senão o prejuízo do Sporting Clube de Portugal?

Como poderás defender os interesses do Sporting, se não os acusas de traição e rescisão injustificada?! Se dizem que o ex-presidenete fazia pressões inaceitáveis, dando razão às cartas de rescisão apresentadas, como poderemos pedir uma indemnização?!

Não tem nenhum sentido esta posição cinzenta, sem nexo, e sem coerência deste novo Sporting….. temos de defender o interesse do nosso clube, e não do jogador e empresário!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2019 às 11:34

Schmeichel,

Isso são 2 coisas bem diferentes. O ser apludido na Luz é um reflexo de ser um clube rival que quer o mal do SCP.

Outra coisa é dizer que os jogadores são heróis. O que não é verdade.
Os que rescindiram são traidores ao clube, mas para mim os que regressaram redimiram-se quase por completo aos meus olhos.

E defender os interesses do clube, sim. Isso tem que ser feito até ao fim nos tribunais. E tanto o Lille, como o Atlético de Madrid, como o Olympiacos como o Al Ain terão que pagar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 11:49

Mike,

Eu fui severamente criticado no Camarote Leonino, porque desde o principio considerei como traidores ao clube os 9 que rescindiram…. Nunca li nenhum post no Camarote a referir o Rui Patricio como traidor do Sporting Clube de Portugal…. estou equivocado nesta minha leitura?

Digo mais ainda, já tive várias discussões sobre este tema com o Nação Valente…. e a postura estratégica deste novo Sporting, foi considerar o Rui Patricio um herói porque perdoou umas supostas comissões ao Mendes….. não foi isto que foi dito vezes sem conta no Camarote Leonino?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2019 às 11:57

Schmeichel ,

Primeiro um esclarecimento. Não confundas "Camarote Leonino" com opiniões pessoais de cada um dos autores. O Rui Gomes tem uma opinião diferente do Nação, do Zargo, do Rampante, etc...

O que tem sido aqui dito é que o Patrício ajudou o SCP a negociar com os Ingleses por ter perdoado uma comissão a que tinha direito. Eu não o considero como um traidor, como faço com o Rafael Leão ou Podence, ou Gelson ou Ruben. Ele forçou a saída, sim, mas ajudou o SCP a ganhar algum. E o caso dele é diferente porque a transferência estava acertada e BdC é que veio com as suas maluquices negociais a exigir mais. Culpa direta de BdC.

Em relação ao William, por exemplo, também forçou a saída mas o Betis acabou por negociar com o SCP com a intervenção dele, portanto também não o considero um traidor.

Para mim, os traidores são os 4 que já apontei.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 06.03.2019 às 13:23

Boa tarde, mas que traição está a falar??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 11:50

O Schmeichel está doente?... Pergunto, porque os comentários que anda a fazer são mesmo mórbidos e nem sequer merecem resposta.

Que tristeza!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.03.2019 às 11:55

Rui Gomes,

Você não é sério…. porque se o fosse, admitiria sem complexos que considerou o Rui Patricio o herói que obrigou à destituição do então presidente…. isto foi escrito inúmeras vezes aqui no Camarote Leonino….

De facto….. não ser sério e coerente…. é muito triste!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 12:00

Não vou perder tempo a responder às suas parvoíces. O Schmeichel está mesmo doente!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.03.2019 às 12:23

Calma rapaziada, isto é só futebol !!!
Vocês nunca se deram bem...não é agora que se vão dar mal!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 13:10

Se é uma coisa que estou é calmo, não vão ser as parvoíces do Schmeichel que me vão transtornar.

Bastante transtornado anda ele e suspeito que já não tem cura, tal o nível do seu retrocesso.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.03.2019 às 14:18

Schmeichel, como eu e outros já disseram, na história de Alcochete não há heróis, somente vilões. Esqueça o Rui Patrício, já saiu e o Sporting ainda recebeu algum dinheiro com a sua saída. Tente esquecer o Bruno, o de Carvalho, bem sei que não é fácil, pois ele faz de tudo para que os sócios do Sporting, os que o detestam (como eu) e os que, ainda, gostam dele não o esquecem mas saiu, ou melhor, foi Destituído e já não volta, felizmente, digo eu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 15:34

Mas a irracional falange de apoio, com elementos como o Schmeichel, ainda alimentam a esperança do regresso do "messias", por incrível que seja.
Sem imagem de perfil

De HY a 06.03.2019 às 17:32

Oh, Schmeichel, tenho a certeza que consegue melhor do que isso...

Então quem foi que pediu ajuda à Gestifute para conseguir algum da ida do RP para o Wolves??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 18:29

Questão excessivamente complexa, além de inconveniente, para o Schmeichel.
Sem imagem de perfil

De João a 06.03.2019 às 19:05

Inacreditável! Até poderia passar por comédia não fosse igualmente tão triste, que barbaridade....doentio mesmo....
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 06.03.2019 às 14:43

Mas, como andam alguns muito ofendidos com esta entrevista dada pelos dirigentes do Lille, por que razão haveria o Sporting dever vir a público comentar seja o que for desta "não-tícia" dos clubes que receberam aqueles que rescindiram unilateralmente? Nem se deviam incomodar um segundo que fosse com estas entrevistas. No tempo certo, na instância competente, o Sporting poderá apresentar o seu caso e exigir aquilo que considere ser justo para se sentir indemne. Ficar revoltado e arreliado por isto é só mesmo para pessoas demasiado sentimentais e, espero eu, ainda bem que não são elas que estão a gerir o clube. Já lá tivemos alguns que só deu em m...a.

Quanto ao que dizem os dirigentes do Lille, está na lei portuguesa (e creio ser esta uma interpretação dos regulamentos internacionais) que, em caso de rescisão unilateral que não comporte a reforma, ou seja, quando um jogador rescinde para ir atuar para outro clube, o clube que o recebe após a rescisão é responsável solidário com o clube prejudicado na indemnização a pagar. E, se não estou em erro, é uma norma imperativa, ou seja, não pode ser afastada por convenção entre as partes no contrato, visto que essa cláusula será nula, vigorando o regime da responsabilidade solidária da lei.

Mas fico à espera que alguém com mais bagagem legal possa comentar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 15:31

A sua definição/interpretação é correcta. A responsabilidade primária recai sobre o jogador e, por directa associação, sobre o primeiro clube que o contrata pós-rescisão.

Creio que a preocupação primodial não é essa, mas sim as eventuais decisões de tribunal, em que, contrário a algumas opiniões na praça, não há garantia alguma de uma vitória do Sporting.

A FIFA, em vez de se afastar, devia debruçar-se directamente sobre esta situação, uma vez que poderá estabelecer precedentes muito perigosos.
Sem imagem de perfil

De Joao Gil a 06.03.2019 às 15:16

A FIFA vem sacudindo a água do capote e dizendo que o caso é para os tribunais. Se assim for será muito difícil o Sporting ganhar. Num tribunal de trabalho o Sporting perde em toda a linha porque as decisões são sempre favoráveis aos trabalhadores. Julgo mesmo que neste caso das rescisões do Sporting assistiremos a um virar de página na jurisprudência sobre casos com os contornos destes processos e das suas consequências desportivas. Os sinais são de que o Sporting corre o sério e real risco de sair “exemplarmente punido” pelas decisões dos tribunais nestes processos que estão por resolver e cujas transferências não foi possível salvaguardar como contrapartida da saída unilateral dos jogadores. Vai haver um antes e depois do caso Sporting tal como houve um antes e depois do caso Bosman.
Opinião meramente pessoal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2019 às 15:25

Esse cenário é de facto muito possível, infelizmente.

Já referi ao longo dos últimos meses que a partir do momento que a FIFA "lavou as mãos dos casos" a questão tornar-se-ia muito mais complicada.

Típico da FIFA, quando deve intervir, afasta-se. Um organismo depravado em todos os sentidos.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 06.03.2019 às 15:44

Depravado e corrupto até à quinta casa..o futebol é um fenómeno que virou instrumento global de manipulação de massas e de manipulação da opinião pública e politica. Portugal é aliás um caso de interesse para a compreensão do fenómeno. Nada como um evento como o caso das rescisões no Sporting para a FIFA dar um arzinho de graça sobre transparência, democracia e direitos dos futebolistas a uma maior auto determinação e de caminho manter a populaça distraída do que realmente importa. Preparam-se novas regras neste domínio e o Sporting pidera vir a ser um caso exemplar do antes..
Imagem de perfil

De Rampante a 07.03.2019 às 01:21

Que a FIFA é um organismo corrupto, não credível e mafioso, não existam duvidas, no entanto penso que a FIFA fez bem em considerar-se incapaz...

Porquê?

Porque no passado houve muitos casos que a FIFA "julgou" e que posteriormente a parte "perdedora" recorreu para os tribunais civis e veio a ganhar... isto ocorre porque as Leis da FIFA nem sempre se aplicam de igual forma às Leis Civis que são soberanas.
A FIFA ao considerar-se incapaz, na realidade está a fazer com que o processo se possa desenrolar mais rapidamente, pois alguns processos, entre recursos desportivos e depois civis, andavam mais de 10 anos até serem concluídos.

No entanto, isto acaba por ser uma má noticia para o SCP, pois em tribunal civil vejo difícil o SCP ganhar, e mesmo que nalgum caso mais particular (como o do Rafael Leão que me levanta algumas duvidas) venha a ser dada razão ao SCP, dificilmente o tribunal civil decretará uma indemnização superior ao valor dos salários até ao final do contrato, pelo que, o SCP acabará por receber uma ínfima parte do valor desportivo e de mercado do jogador.

Mas voltando à FIFA, penso sim que ela poderia actuar "legislando" desportivamente situações semelhantes... como?
Dado que é a FIFA quem regula o direito desportivo dos jogadores (que permite que eles se inscrevam nas competições após rescindirem), poderia a FIFA dar essa permissão somente após o novo clube depositar nos cofres da FIFA, a titulo de garantia, valor igual ao da clausula de rescisão.
Essa garantia seria libertada no momento em que após o ultimo recurso, fosse dada razão ao jogador. Em caso do jogador perder o caso, a garantia reverteria a favor do clube lesado.
Também poderia ser exigida garantia, ao clube de onde saiu o jogador, pelo montante nunca inferior ao dos salários que o jogador teria a receber até ao fim do contrato.

Caso existisse algo deste género que aqui proponho, isto obrigaria:
- a que os jogadores ponderassem bem antes de rescindirem;
- a que os clubes receptores, ponderassem bem antes de contratar um jogador que lhes chega a custo zero por via de uma rescisão;
- a que os clubes em diferendo com jogadores, tentassem encontrar soluções antes de chegar ao ponto da rescisão;
- por fim, nos casos extremos, isto acabaria por fazer com que os clubes e jogadores envolvidos, tivessem todo o interesse em resolver o diferendo entre si, sem recorrer a juízos civis, pois o valor das garantias obrigaria a que as partes tivessem todo o interesse em resolver a contenda o mais rapidamente possível.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 07.03.2019 às 11:38

A mensagem da FIFA é de que os jogadores afinal são trabalhadores livres de estabelecerem os contratos de trabalho que bem entenderem no momento em que entenderem e com quem bem quiserem. Devia ser assim, aliás, porque é isso que se passa com qualquer comum trabalhador. Teria inúmeros benefícios. Se calhar os tubarões europeus que se dispõem a pagar jogadores ao preço do ouro deviam esperar pelo esclarecimento dos casos de rescisão do Sporting antes de gastar os triliões que se anunciam pelos João Félix e Bruno Fernandes desta vida....

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo