Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Frase da Semana

Rui Gomes, em 21.11.14

 

manuel-jose1.jpg

 

«Se me tivessem ligado a perguntar pelo Shikabala teria dito que ele era um pequeno génio, mas aconselharia a não o contratarem por que é uma loucura. Ele não aceita ordens de ninguém. Não tem cabeça e tem um grau de irresponsabilidade total. Escusavam de ter gasto dinheiro.

 

Quase nenhum dos jogadores contratados no início da época estão a jogar. Dos 14 só jogam dois. As excepções são os defesas centrais porque o Maurício se lesionou e o Rojo foi embora. Os outros andam a jogar na equipa B. O barato fica caro. Com o dinheiro gasto dava para contratar três bons jogadores para serem titulares.»

 

-    Manuel José    -

 

Observação: Concordo genericamente com as declarações do técnico e, na realidade, não é nada que já não se tenha dito aqui no Camarote Leonino, repetidamente. Com tudo isto, vai ser interessante ver o desfecho do caso Shikabala.  Em entrevista à "Antena 1", Manuel José ainda afirmou que já esperava que a contratação do egípcio não resultasse, pelas razões que citou. Entendo, no entanto, que este caso, apesar da controvérsia, é menos consequente do que a questionável política de contratações do início da época e, nesse contexto, estou completamente em sintonia com o antigo treinador do Sporting.

 

publicado às 16:13

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 21.11.2014 às 17:14

Meu caro Rui Gomes , temos um problema de gestão ou ingestão.

Pois a massa salarial global do SCP não pode ultrapassar os 25M , corrija-me se estiver errado.

Pois bem eu gostava de saber se este teto é imposto pelos credores , e se também há uma imposição individual salarial ?

Pois 5+5 = 10 e 2+8=10

Sei que BdC lutou pela maior equidade salarial possível , mas isto é o que ele aprendeu em gestão desportiva , e eu acho que aqui a escola não tem razão. Pois num balneario sempre houve quem ganhasse mais que os outros pelo estatuto , em todas as equipas grandes há salários destacados.

O Sporting não compra esses 3 ou 4 jogadores pelo salário que iriam auferir e não pelo custo de aquisição.

E eu acho que isto é um erro , pois temos vários jogadores a ganhar perto ou mais de 2M brutos como o Patrício , Adrien , Capel , Miguel Lopes , e alguns que BdC já se livrou deles.

Não compreendo como o Sporting fecha acordo com o Lorient pelo Aboubakar e depois falha o jogador , por falta de acordo nos salários , quando tem um Capel aqui que não joga nada , e que provavelmente ganha o dobro do que o Aboubakar pedia. Dentro da gestão de BdC , ele não poderia chegar e vir logo ganhar muito , acho que o Sporting tem de perder esse complexo e não pode criar um balneário de virgens ofendidas. Quem se destaca tem de ganhar mais que os outros e ponto final.A preocupação do SCP deve ser cumprir os 25M e nada mais.

Esta é uma peça que BdC tem de alterar para dar mais competitividade ao SCP, sem este complexo teriamos este futuro grande ponta de lança que é o Aboubakar , que me faz mesmo impressão o facto de não ser jogador do Sporting. Será o 9 africano da década.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.11.2014 às 17:41

Caro m1950,

Digo isto com o máximo de respeito, até porque gosto de ler os seus comentários, mas estes, em tipo "livro", dificultam muito a resposta pela falta de disponibilidade.

Vou tentar abordar uma ou duas questões mais principais.

Não sei, especificamente, o enquadramento salarial da SAD , além do que consta por via não oficial, mas há muito que insisto que não pode haver, nesta ou em qualquer outra equipa de topo, uma política de paridade salarial. Cada caso é individual e tem de ser negociado de acordo. Salvo raras excepções, não se pode estar preocupado com A receber mais ou menos do que B, etc..

Pelas minhas informações, nenhum jogador do actual plantel recebe 2 milhões. O mais bem pago é Rui Patrício, seguido de perto por Adrien e Miguel Lopes. Capel ganha bem mas está num patamar mais abaixo.

Desconheço os contornos do caso Aboubakar.

O Capel ainda não saiu por dois motivos: primeiro, por falta de interesse e pelas exigências da SAD que procura retorno substancial. Dado que ele não é imprescindível na equipa e pelo salário que aufere, o Sporting fazia bem facilitar um pouco a venda.

Nós não sabemos os valores todos pertinentes, especialmente dos salários. Só eles é que poderão fazer as contas por quanto ficariam, em termos salariais, 3/3 bons jogadores com a capacidade para fazer a diferença, comparando à redução de custos no elevado número de contratações. Desportivamente, aquilo que o Manuel José indica e que nós há muito argumentamos, faz perfeito sentido.



Sem imagem de perfil

De m1950 a 21.11.2014 às 20:02

Vou tentar encurtar os comentários sem que tirar e eficiência da mensagem.

Pelos vistos estamos de acordo , não concordo com a paridade social , mas as informações que tenho , vão no sentido de auferirem 2M brutos ( e levam 1M limpos para casa). Jogando com as peças é possível manter o orçamento , pois como escrevi 2+8=10 e 5+5=10.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 21.11.2014 às 17:16

Não concordo que sejam só os centrais. O Jonathan joga por mérito próprio. Não foi à selecção por acaso. Tanto ele como o Rosell são alternativas crediveis. O segundo não joga porque o titular, mesmo não estando a 100%, é melhor do que a maioria dos jogadores do campeonato naquela posição.
Nani não deixa de ser um reforço. Não foi outra direcção que conseguiu o seu empréstimo. Não é por ser emprestado que deixa de contar.
E creio que ainda vamos ter uma agradavel surpresa com Tanaka, na ausência de Slimani.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.11.2014 às 17:27

Meu caro,

O que diz apenas sublinha a análise de Manuel José. Concordo que era necessário assegurar algumas alternativas, como são os casos de Rosell e Jonathan. Eu sempre acreditei que Tanaka viesse a ser útil, mas o treinador não pensa assim. Veremos que hipótese lhe vai ser concedida pela ausência de Slimani. A verdade é que depois do que demonstrou na pré-época, ainda só regista 15/20 minutos de jogo.

Nani é uma caso à parte, por importante que seja, e não está contabilizado nas contratações/compras da época.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 21.11.2014 às 17:44

Manuel José fala apenas nos centrais (são as excepções). Eu apresentei mais 2 casos.
Não compreendo porque Nani não é incluído. Oliver não é uma contratação do Porto? São emprestimos, mas foram analisados e tidos como mais-valias para a época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.11.2014 às 18:36

Meu caro, continua a insistir na mesma tecla. Evoca 2/3/4 e esquece os restantes, que em dois anos são 30, salvo erro.

Não concorda, tudo bem, mas aquilo que o Manuel José disse e que nós aqui já referimos vezes sem conta, faz sentido. Até porque, chegando Janeiro, vão contratar mais.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 21.11.2014 às 19:28

Eu nunca disse que não concordava com a opinião sobre a politica de contratações. Apenas disse que não concordava que fossem apenas os centrais a jogar.
Penso que a questão aqui é mais o que custam em salários e não o custo da transferência em si. Auferindo salários baixos, mais rapidamente se encontra colocação para um jogador que não resulta. Salários altos são neste momento incomportáveis. Veja-se o caso do Capel. Ganha muito, não rende muito, mas também não sai porque ninguém lhe vai pagar o que ganha actualmente no Sporting.
Falha-se muitas vezes, é certo. Nem todos são Monteros ou Slimanis. Mas o risco é muito menor.
Sem imagem de perfil

De Marco Silva a 21.11.2014 às 18:32

Manuel José em declarações a Bola Branca no princípio deste ano.

"Eu quis contratá-lo quando ele esteve no PAOK. Ele assinou por nós [Al-Ahly] e depois decidiu assinar pelo Zamalek outra vez. E a FIFA castigou-o por seis meses", recorda.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.11.2014 às 18:38

O Manuel José falou nele assim que constou o interesse do Sporting e alertou para os perigos da sua contratação. Não pesquisei agora, mas acho que referimos isso aqui no blogue, na altura.
Sem imagem de perfil

De Marco Silva a 21.11.2014 às 18:56

O MJ diz tanta coisa à medida que vai envelhecendo mas também é verdade que tentou contratar o jogador para a sua equipa e esse simples facto impede-o de criticar quem procedeu de igual forma sob pena de ser acusado de incoerente o que, aliás, não lhe deve custar nada.

Entretanto o Marítimo parece com um problema similar.
«Até fizemos cedências para que ele se sentisse bem cá. O Marítimo não está em falta com ele, nem com o Zamalek», garantiu Carlos Pereira, sublinhando que o jogador foi mal aconselhado.
«O Ibrahim está a ser uma criança com este comportamento! Ele tem sido mal aconselhado, se calhar com pessoas que já estiveram envolvidas no processo do Shikabala », criticou o dirigente. (Mais Futebol)

Entetanto, O Luís Filipe, o "grande defesa direito" dispensado pelo Palmeiras, contratado pelo Benfica e cedido ao Carciuma (quem?) foi devolvido ao Benfica.
O que não se diria se este perna-de-pau que custou 3 ou 4 milhões de euros tivesse sido contratado pelo Sporting
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.11.2014 às 19:17

Alguém sabe dizer quanto custou o Shikabala?
Pelo que estive a investigar o Sporting pagou cerca de 500 mil euros, mas teve em contrapartida a receita por ter jogado aqule jogo no Egipto (não sei quanto recebeu).
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 21.11.2014 às 22:33

O valor foi de 180.000 € os 500.000€ foi um valor adiantado pelo jornal ABORLA!

Segundo a CS o jogo de preparação com Al-Ittihad rendeu 200 mil euros
Sem imagem de perfil

De L a 22.11.2014 às 10:04

Caro Rui Gomes,

Não era possível um exemplo melhor, segundo os media que convém ainda pagaram o 1º mês do ordenado.

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 22.11.2014 às 10:27

Não me confunda com as suas intermináveis "teorias de conspiração"!
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.11.2014 às 08:11

O real problema parece ser o mesmo de sempre e chama-se "tecto salarial". É isso que obriga o Sporting a contratar preferencialmente jovens com margem de progressao, cujos salários ainda nao sao proibitivos.

Quanto a Shikabala, Manuel José já enalteceu o jogador e até o contratou anteriormente como alguém salientou acima. É sempre fácil vir dizer a posteriori "eu sabia que o Shikabala ia falhar" ou "eu sabia que o Nani ia resultar". À primeira vista, tendo em conta a receita que o Sporting arrecadou no jogo no Egipto mais os proveitos indirectos decorrentes de um aumento de exposicao mediática naquela zona do globo, provavelmente a transferencia até já se pagou a si própria. Sobra o óbvio "unrest" provocado pelas constantes manobras do jogador.

No demais, Manuel José erra factualmente porque Jonathan Silva e Nani também sao titulares (ou pelo menos jogam com bastante frequencia). Portanto dos 14 jogam 4. Nao me parece um aproveitamento assim tao mau, sobretudo numa equipa titular de onde apenas saiu Rojo. Se se quisesse, até se poderia dizer que em termos absolutos houve uma melhoria da qualidade do plantel pois nao se substituiu apenas quem saiu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.11.2014 às 10:15

"Portanto dos 14 jogadores jogam 4. Não me parece um aproveitamento assim tão mau"... Está a falar a sério ???

E nem se fala que 5 ainda não se estrearam na equipa principal, um deles ainda não fez um único jogo por qualquer equipa (Geraldes) e nem vale a pena falar de Heldon e Shikabala.

Se fizer pesquisa no blogue verificará que Manuel José alertou para o perigo de contratar o egípcio logo a partir do primeiro dia. Os seus outros argumentos nem merecem comentário, tal o nível de irrealismo.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.11.2014 às 10:50

Caro Rui,

Mostre-me entao um dos outros 3 grandes que tenha maior taxa de entrada de contratacoes no 11 principal. Nem o fcp, com a sua avalanche de jogadores emprestados faz melhor. Aliás, o bom senso deveria alertá-lo para o facto de que, em equipas de alta competicao, é geralmente má política substituir completamente o 11 titular de um ano para o outro. O "cheque e vassoura" de Luís Duque deu os resultados que deu.
Isso nao inviabiliza o facto de algumas das contratacoes serem, de facto, falhadas (Heldon, Shikabala, Geraldes, Gazela). Mas daí até o Sporting ser completamente incompetente no balanco do defeso que passou vai uma grande distancia.

Se considera o sobejamente conhecido tecto salarial do Sporting ou as receitas de marketing, merchandising e afins decorrentes do facto de aumentar exponencialmente a presenca do clube na regiao do Magreb "argumentos que nem merecem comentário tal o nível de irrealismo" nao valerá talvez muito a pena continuar a conversa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.11.2014 às 11:14

Mas o que é que interessa o que os outros fazem ?... E em vez de me mandar a mim fazer esse trabalho de comparação, por que é que não o faz o Petinga ?

Tem razão, não vale a pena continuar esta conversa, como quase sempre, aliás.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo