"O Benfica andou anos a fio a falar de fruta e agora oferece a refeição toda"
Confesso que gostei imenso desta afirmação de Augusto Inácio, porventura a de maior inspiração na sua curta carreira de comentador televisivo. Isto, em directo, no programa da SIC Notícias "Play-off".
Ainda em referência à (não) resposta de Luís Filipe Vieira sobre as ofertas aos árbitros - "O Benfica saberá ajustar as contas no hora e no dia certos" -, Inácio teve isto para dizer:
"Penso que está à espera do «derby». Se ganhar está a resposta dada, pois não vejo ali matéria alguma para colocar o presidente do Sporting em tribunal."
Até poderá ter razão quanto ao "derby", já no que diz respeito a um qualquer processo em tribunal, há quem tenha seguido esse curso por muito menos, como bem sabemos. O passar de mais algum tempo esclarecerá o estado das coisas.
Evidente para quem tem acompanhado minimamente este caso do Kit Eusébio, que a denúncia de Bruno de Carvalho não é mais que o desnudar de algo real, de algo que acontece, já assumido implicita ou explicitamente por diversas personalidades, algumas até ligadas ao Benfica. Não se tratou de uma insinuação de Bruno de Carvalho e muito menos de difamação, assente em cenários fantasiosos. Que vários sportinguistas gostam de construir.
Registo o contorcionismo de algumas pessoas. Depois de se ter acusado, por razões que a razão desconhece, Bruno de Carvalho de querer tornar o Sporting em um qualquer benfica B, de fantasiosas alianças e de se subalternizar perante terceiros ( coisa que outros dirigentes do clube, aqui defendidos, o fizeram para lá de qualquer dúvida ), encontram neste ataque de BdC ao rival, um mero desviar de pretensas debilidades internas, não confirmadas por resultados positivos e evolutivos em matérias estruturantes.
Um pouco à imagem da vã tentativa de colar o trabalho de Bruno de Carvalho, o alvo de debitadores de verborreira preconceituosa e com base em juízos de valor pessoal e conceitos vagos de valores pretensamente "sportinguistas", ao trabalho inenarrável de Godinho Lopes, aqui defendido até ao último minuto do seu infame mandato. Até a um determinado momento, Godinho Lopes era um injustiçado, um alvo do maniqueísmo da entourage de BdC e dos seus assalariados, para depois passar a ser um incompetente, defendendo estes neo exigentes e de repente assolados por um espirito critico que nunca tiveram, que um e outro são "farinha do mesmo saco".
Querem lá saber de todas as métricas objectivas relativamente ao trabalho desta direcção, persistem numa demanda quixotesca sobre um perfil para a presidência, perfil esse que comandou o clube por uma geração, deixando-o num ponto de penúria, apenas um clube simpático e inofensivo, decadente e merecedor de pena e comiseração, inclusivamente dos adversários.
Bruno de Carvalho tem a coragem que vocês nunca tiveram. De dar a cara por aquilo que acredita e por aquilo que considera serem os interesses do clube, não se preocupando minimamente com a sua imagem, que até assume ser afectada, mas que a secundariza perante a eficácia das suas acções.
Enquanto os senhores Rui Gomes, Leão Zargo, City Lion e outros, andam estarrecidos com a imagem do cargo do presidente do Sporting, salivam e desejam o sucesso do ataque dissimulado, hipócrita e cobarde dos porta voz oficiosos dos lampiões, que andaram a pavonear-se pelos espaços televisivos com documentos internos do Sporting, antes do aparecimento do abjecto FootballLeaks, com um propósito perfeitamente perceptível, Bruno de Carvalho desceu às trincheiras e deu o peito às balas e feriu os vermelhos, que simplesmente não têm feito outra coisa que vãs tentativas de branqueamento, sob o funcionamento da sua máquina de propaganda.
Os senhores defenderam o indefensável, prejuizos de 90M em 2 anos, prejuízos de mais de 150M em 5 anos, um passivo galopante e impagável, defenderam quem defendeu o fim do ecletismo, defenderam quem cavou um fosso estrutural para os rivais, que vai demorar anos a encher.
E o que fazem agora, num cenário de equilibrio económico financeiro, de recuperação desportiva em todas as modalidades representativas, do maior número de sócios em 20 anos, em um momento em que não somos mais o grande com pés de barro sem voz e sim uma instituição que voltou a ter influência no futebol português, que incomoda e causa desconforto aos rivais?
"O Bruno é arrogante, mal educado, é um profissional com dedicação exclusiva ao clube e não um mecenas, com capacidade de enterrar algumas centenas de milhar do seu bolso no clube, enquanto cria buracos de milhões, é um ditador, escreve muito no facebook, vai a Prologamentos e debate com Pedros Guerras, é egocentrista e conflituoso"
Seria de rir, não fosse o Sporting que estivesse em causa.
Você é outro sem vergonha, que para defender as suas ideias, chega ao cúmulo de acusar quem não está de acordo consigo e com o BdC, de ter defendido os prejuízos que o Sporting acumulou durante anos!
Você já era sócio nesse tempo? Se o era, certamente que votou todos esses prejuízos, mas agora faz como têm feito outros e lava as mãos como Pôncio Pilatos!
E depois vem como a habitual lengalenga que o BdC recuperou o Clube financeiramente. Explique com quê! Diga quanto dinheiro é que lá meteu dentro, porque o que ele fez foi levar ao fim uma estruturação financeira que já vinha do tempo do GL - que foi "despir" o Sporting Clube de Portugal, tirando-lhe a Academia e o Estádio, para "vestir" a Sporting SAD - que ele atacou e conseguiu chumbar um ano antes, alegando que seria o fim do Sporting, para depois a recuperar ao contratar a empresa que já no na direcção anterior, tinha como missão fazer o trabalho. Senão como é que seria possível alguém agarrar na estruturação e levá-la de A a Z apenas em 3 meses?!
Que a dita estruturação é virtual (só existe nos números contabilísticos) é que em vez de ter ficado com dinheiro para os compromissos ordinários (com tantos R&C cheios de lucros!) teve que pedir autorização para fazer um empréstimo obrigacionista de perto de 70M€ !!!
Ó pá! Tenha vergonha! Ao vê-lo quotidianamente a vender sempre a mesma banha-da-cobra, as pessoas que o lêem ficam convencidas que você é mais um assalariado da assessoria de comunicantes que se passeiam na Net, ao serviço da imagem do BdC.
Eu ao ler-vos, fico com a impressão que recuo 20 anos no tempo e oiço os fanáticos do Vale e Azevedo.
Obviamente que a reestruturação financeira passa muito por maquilhagem contabilistica, fruto de fusões societárias, de reestruturação de divida e do esvaziamento de património do clube, para engordar a SAD, fruto das garantias necessárias para os credores avançarem com a reformulação dos créditos e condições inerentes.
Reestruturação financeira, em alguns pontos aprovados em AG ainda sob a égide de GL, que pressupõe também novos empréstimos para pagarem anteriores dividas, transformando divida de curto prazo em medio/longo prazo, por forma a permitir a solvabilidade e sustentabilidade da SAD, onde se incluiu este empréstimo obrigacionista, aprovado anteriormente em AG.
Mais uma reestruturação financeira, como outras que o Sporting fez no passado, perito em jogadas contabilisticas que não foram mais que balões de oxigénio que mascararam a incompetência de inúmeros gestores de topo, QUE SUPOSTAMENTE TINHAM o dinheiro que o OCR exige a BdC ter, qual clube de bairro dos anos 80, que sobrevive à conta de mecenas e caciques.
Mas o que BdC fez, com a reestruturação no bolso e novo balão de oxigénio perante um cenário de pré falência, foi aumentar a competitividade do motor do clube, gastando menos de metade do que se gastava anteriormente. Cortou despesas, aumentou receitas, aumentou o activo ( não falo do contabilistico, mas sim de um plantel de futebol que hoje e na sua esmagadora maioria da SAD e não de fundos e empresários ), bateu o recorde de assistências no novo estádio e hoje o clube tem quase 130 mil sócios, APÓS a remuneração.
Enquanto o OCR, na sua histeria infantil vai gritando aos ventos pelos milhões que BdC não colocou do seu bolso, como se tal fosse condição para um presidente do Sporting fazer um bom trabalho, numa SAD que tinha buracos anuais de cerca de 40M ( grandes bolsos são necessários para tapar buracos desta dimensão ), torna o seu desespero cada vez mais digno de comiseração...
"Acudam-me, que estes tipos são assalariados de Bruno de Carvalho, que nenhum tipo independente pode algum dia constatar o óbvio e têm que fazer como eu, saber nada sobre o que efectivamente foi o Sporting e o que é actualmente!"
O que é certo e sabido, é que a banca inicialmente não queria financiar o Sporting com este presidente, e só com muitas horas de reunião é que conseguiram um entendimento com o agora amigo Ricciardi.
Nem um acordo, o miserável tinha com a banca. O mesmo miserável que tinha uns fundos russo e americanos, que andavam à volta dos 120 milhões de euros (LOOOL).
O que é certo e sabido, foi uma reestruturação financeira aprovada e implementada que na sua génese estava em banho maria e nunca vira a luz do dia, 1 ano depois de alguns pressupostos da mesma terem sido aprovados em AG. Aprovada pela banca poucas semanas depois de BdC chegar ao poder. Isto sim, é factual.
Quanto aos "fundos", em devido tempo os investidores de um deles foram apresentados ( lembra-se? ) e o outro, segundo creio, foi disponibilizado também a Godinho Lopes, directamente de investidores americanos, que BdC não foi o único interlocutor dos mesmos.
Quer me fazer crer, que um desempregado, um empresário que não tinha 1 único caso de sucesso na carreira, que andou na campanha eleitoral com demagogias de que os meninos dos bancos eram maus, e blá blá blá, é que planeou a reestruturação-financeira???? Alguém que tinha chegado à meia-dúzia de dias, e mal conhecia a realidade do Sporting por dentro???
Não brinques comigo...
A verdade, é que por muito incompetente que a gestão da direcção do Godinho tenha sido ao nível do futebol, a reestruturação para poupar nos custos e equilibrar contas estava na gaveta.
Ideias feitas e falaciosas. Primeiro, em desconhecimento do percurso de Bruno de Carvalho, que até pouco importa para o caso.
Depois, a alucinação de uma reestruturação no "congelador" de Godinho que não avançou porque... ah, já sei! Porque no preciso e exacto momento ( concidências!!! ) em que iria ser concretizada, muitos meses depois de alguns pressupostos terem sido aprovados e no processo, ter-se preparado mais um orçamento deficitário em 40M ( certamente que com a anuência da banca, que como se sabe adora negociar divida com devedores que prometem gestões equilibradas e GASTAM O DOBRO DO QUE RECEBEM ), ter-se colocado o plantel nas mãos de terceiros para pagar despesas correntes, houve um par de garotos que quis entregar o poder a outro garoto, que supostamente iria cair em um par de meses e dois anos e meio depois, APRESENTA resultados.
Resultados que os "gestores de topo, os empresários de sucesso", também tiveram. Só que estes, em buracos financeiros de dezenas de milhões, sétimos lugares, passivos monstruosos e salários em atraso.
Até agradecíamos que o Lion 73 explicasse em detalhe esse "percurso de Bruno de Carvalho". Mas, atenção, tenha em mente que não é o único que o conhece.
Conheço aquilo que é público e não sou eu que vou desconstruir a sua vida pessoal que em nada influencia o seu trabalho no Sporting, como o passado pessoal e profissional dos seus antecessores, em nada ajudaram o clube.
Porquê "desconstruir " ?... O caro é que fez referência ao percurso dele antes de chegar ao Sporting, com a clara implicação que é notável, daí que eu lhe tenha pedido para nos elucidar . Nada mais.
Como é que o todo da pessoa, qualquer pessoa, não afecta qualquer uma das partes dessa mesma pessoa ?... Um conceito que me ultrapassa, mas será defeito meu !??