Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Frederico Varandas agiu com coragem"

Rui Gomes, em 29.10.19

download (2).jpgConcordo totalmente com o presidente do Sporting. Esta questão das claques do futebol é uma vergonha. E neste momento há que dizer que o presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, teve uma actuação correctíssima, honesta, corajosa, digna. Ele agiu com coragem e agiu com princípios... Foi dizer: vamos pôr ordem nas claques, rescindir protocolos, limitar mordomias, impor regras, acabar com benesses. Muito bem.

Isto até lhe pode custar, de hoje para amanhã, a liderança. Mas ele agiu com coragem, com princípios. Ao contrário de presidentes de outros clubes, que fazem vista grossa.

Este problema não é sobretudo de futebol ou de desporto. É um problema de segurança das pessoas que vão aos estádios e é um problema de autoridade do Estado. Porque as claques são um verdadeiro estado dentro do Estado. Não respeitam nada nem respeitam ninguém".

Luís Marques Mendes, SIC Notícias

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 29.10.2019 às 10:30

Completamente de acordo com Marques Mendes.
E com a ação de Frederico Varandas.
Pode ser que ainda fique na história do futebol Português, como o presidente que deu o primeiro passo para a erradicação do poder que as claques têm no nosso futebol.
Não acredito é que os outros lhe sigam o exemplo tão depressa...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 11:57

Era o momento ideal para o Governo intervir, mas não creio que haja força política para tal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 10:41

Uma nota…. o Varandas não resolveu problema nenhum…. primeiro não cabe ao presidente do Sporting resolver um problema da sociedade e do Estado português.
Dizer ainda que por acabar com os apoios à claque não significa que se está a combater a violência nas claques…. o que isto significa em ultima instância é que as claques do Sporting se tornarão independentes financeiramente, logo no futuro nenhuma direcção do Sporting poderá opinar sobre a forma como a claque se encontra organizada ou formas de evitar multas ao clube.
Se não existe protocolo, na prática os elementos da JuveLeo serão considerados iguais a um normal adepto do Sporting… aliás é esta a táctica do benfica para defender as ilegalidades da sua claque e desta forma não ser responsabilizado por eventuais danos provocados por esta.

Ler pessoas a ficar muito chocadas com os 300 mil euros de apoio às claques…. pergunto…. quanto se gasta em convites para os camarotes? será que não temos de começar a cortar nas benesses aos sportinguistas do croquete? é que muitos desses sportinguistas também fazem terrorismo, mas na Comunicação Social contra o Sporting, mas a esses continua-se a oferecer convites….

Se o objectivo é pacificar e aumentar a segurança nos estádios, em que medida transformar a maior claque em Portugal numa claque ilegal, em que medida isto trará maior controlo sobre as claques?!….. isto é a mesma coisa que dizer que a ilegalização do álcool e das drogas traz mais segurança, mas a história demonstra-nos o contrário!
Na minha opinião existindo legislação, e havendo crimes, tem de se punir os infractores…. levar esta discussão apenas para as claques, com a intenção de as extinguir, não resolve o problema, e vai ter tendência para ficar descontrolado.
Sem imagem de perfil

De Jotapê a 29.10.2019 às 11:24

Tanta conversa para não dizer nada.
Uma claque que faz esperas ao presidente (eleito democráticamente), uma claque que assobia e destrata os jogadores antes, durante e depois dos jogos, uma claque que assalta o balneário e agride jogadores e técnicos, uma claque que tem o seu chefe preso por diversos crimes alguns violentos, não merece ser claque.
Caro Schmeichel, custa alguma coisa ver isto?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 11:58

Dos factos que apontou muitos deles é apenas a aplicação da democracia….. eu não posso assobiar o presidente do Sporting? é crime? Não posso dizer que os jogadores não suam a camisola? é crime? o facto de ter sido eleito democraticamente, não impediu vários sportinguistas de chamarem nomes e ofenderem o antigo presidente….. isto é o habitual nas AG's e só quem vive o Sporting há pouco tempo acha que as AG's são locais calmos e ponderados….

Quanto ao ataque de Alcochete…. esse caso está a ser julgado…. e mesmo que todos os elementos sejam condenados, não existe nenhum pressuposto legal que diga quem merece ou não ser claque.., este assunto tem de ser tratado de forma imparcial!
Sem imagem de perfil

De Rute Rockabilly a 29.10.2019 às 11:25

A Juveleo é aquela claque que foi/é publicamente solidária com os invasores de Alcochete, não é?

Acha bem que o clube continue a apoiar financeira e logisticamente um grupo de adeptos que apoiou e apoia os perpetradores dum crime que muito lesou o clube?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 11:52

Que eu saiba o ataque de Alcochete aconteceu há 1 ano e meio…. é impressão minha ou só foi importante punir a JuveLeo aquando das criticas ao Varandas?! A questão que fica no ar, é porque razão andou então o Varandas a apoiar a claque durante mais de um ano após Alcochete? fica por esclarecer….

Pergunta-me a Rute se eu acho bem apoiar a JuveLeo? a minha resposta é simples.... eu acho bem apoiar todas as claques do Sporting, todos os núcleos, acho bem dar convites, acho bem convidar patrocinadores, etc.…. tudo no intuito de termos o estádio cheio e termos um Sporting mais forte….

A Rute acha que seremos mais fortes num estádio onde as claques dos clubes rivais poderão utilizar tambores, bandeiras, etc, mas as claques leoninas não.… e dizem que isto beneficia o Sporting?!?!?
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 29.10.2019 às 12:30

Tem toda a razao se o sporting jogar contra o manchester united vai ganhar decerteza.pois os adeptos deles não tem bombos e faxas. Voce diz cada parvoice, como dizer que os das claques ameacarem e atacarem jogadares e presidente faz parte da democracia.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 13:19

A claque não atacou jogador nenhum…. houve quarenta e tal indivíduos, a maioria nem é da claque que ameaçou e agrediu jogadores….. mas percebo a tentativa, mais uma, de confundir a discussão em causa.
Sem imagem de perfil

De Rute Rockabilly a 29.10.2019 às 14:36

Portanto, o Schmeichel acha bem que o clube financie a activade dum grupo solidário com os atacantes de alcochete. Grupo esse, donde saíram vários dos atacantes.

Grupo esse que ainda no outro dia tentou invadir pla força as garagens de Alvalade ou que partiu o carro dum director do clube e obrigou o seu presidente a sair do pavilhao sob escolta policial.

Grupo esse que nao se coibe de intimidar e silenciar os sócios, de tentar sabotar pla gritaria e a arruaça "n" assembléias gerais do Sporting Clube de Portugal...

Acha o Schmeichel bem, portanto. Compreendido.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 15:02

Eu sou contra tudo o que torne o Sporting mais fraco…. logo sou contra o corte às claques!

Mas Rute fugiu à minha questão…. porque razão andou então o Varandas a apoiar as claques durante mais de um ano após Alcochete?

Fico a aguardar o esclarecimento...
Sem imagem de perfil

De RASR a 29.10.2019 às 13:26

Caro Schmeichel, só há aí um pequeno problema com a sua interpretação quanto à autonomia das claques agora irradiadas. Se estas não têm o apoio do clube, ou seja, se não são claques oficiais, não podem levar bandeiras, não podem levar tarjas e não podem levar qualquer tipo de megafone, micro, bombo ou seja o que for que as claques atualmente levam para dentro do recinto. Logo, são adeptos e são sujeitos a tudo o que um adepto também tem que cumprir dentro das instalações do clube, assim como as horas de entrada e saída do recinto, assim como os preços dos bilhetes são os oficiais e não os quase ao preço de nada. Percebe agora qual a grande diferença entre ser ou não ser uma claque legal e oficial?
Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 29.10.2019 às 14:08

O teu problema é o de muitos. O corajoso do facebook eclipsou-se e andas desnorteado, sem saberes o que é correcto e que visa apenas o normal funcionamento da instituição – Sporting.
Quando te passar a enorme vergonha de um dia teres sido papado pela propaganda da direcção anterior, irás perceber. Por agora, não passas de um boneco sem identidade e telecomandado pelo que se escreve e ouve por aí. Enfim, um pobre de espírito.
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.10.2019 às 11:01

Gostaria que Marques Mendes falasse da Tribuna de Honra onde presta vassalagem a esse cidadão exemplar LFV.
Que bem prega Frei Thomaz!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 11:58

Isso é um outro assunto. Recorde-se que Marques Mendes é benfiquista.
Sem imagem de perfil

De Sousa a 29.10.2019 às 11:46

Nunca vi este "matraquilho" dos lampiões falar dos seus…, dos 2 adeptos do Sporting “assassinados” às mãos das claques do SLB, nem da porcaria que fazem em todos os estádios onde vão ou postos de combustíveis e estações de metro onde passam, bem como o facto do SLB manter o apoio às claques não legalizadas. Não acham estranhos tantos elogios vindos do SLB e seus cartilheiros ao Varandas?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 12:00

Mais importante do que as intenções dele, se é que as tem, é ter dado relevo a este assunto.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 14:21

Engraçado, agora todo o mundo apoia e deita foguetes mas, poucos agem em conformidade! 🤔
Viva o Sporting!!..
Com algumas frases ditas, não concordo. Absolutamente, nada!.. Mas, isso fica para outra ocasião.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 14:47

Quem é que não age em conformidade e em conformidade de quê???
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 15:01

Uff!..
O tema é... claques. Correcto?! 🤔
Governo, Liga, outros clubes e também muitos dos opinadores TV.

P. S. Expliquei mal, foi..?
Nunca veja segundas intenções nas minhas palavras. Sou mau politico. 😊
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 15:10

Não é uma questão de "ver segundas intenções" nem a minha pergunta implica isso, mas sim de tentar compreender o que diz e onde pretende chegar.

Por outras palavras, um pedido de esclarecimento.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 14:21

Schmeichel, é para ti.
Concordo com muito dos teus argumentos em variadas ocasiões..
Nãoooo neste caso das claques! 😎
(Um aparte: Tiro o chapéu à forma com expões as tuas ideias. Elogiar-te!.
Sempre bastantante agressivo... Mas, ponderado, sem insulto e adjetivação desnecessária como o fazem outros que por muito "doutores" que sejam e palavras de 500 paus em textos eloquentes, elaborados mas desprovidos de sentido común..
Uma pena diga-se!.
Adjetivação e outros condimentos só provocam sentimientos desagradáveis, distanciamento e desunião da familia sportinguista.
Não entendem ao que parece, por mais lindo e eloquente que seja a palavra, não deixa de ser un insulto e provocação desnecessária.)
--Também aqui podiamos, deveriamos ser pioneiros.--
A familia sportinguista precisa disso, como pão pr'ra boca.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 14:40

Meu caro Carlos,

Tome nota do seguinte: o facto do Schmeichel não recorrer directamente ao insulto, não significa que não recorra a linguagem insultuosa, frequentemente, diga-se, através das sua postura fanática.

Não é preciso usar impropérios para ofender!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 14:57

Carlos,

A minha intenção não é estar em linha com os demais que aqui comentam….. a minha intenção é apenas expressar a minha opinião, o que por vezes é considerado um insulto.
Veja-se como exemplo as respostas do Rui Gomes…. para não falar dos comentários eliminados…. a intenção de discutir temas fracturantes do clube com pessoas que têm opiniões distintas é muito mais difícil, e por isso o meu respeito pelo Carlos… tenho de reconhecer que por diversas vezes demonstrou uma grande elevação e grande sportinguismo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 15:08

Mais DISPARATES!!!

Não nos venha acusar seja do que for quando o caro expressa-se aqui à vontade. Qualquer comentário seu eliminado é quando um qualquer post aborda "alhos" e o caro opta por falar em "bugalhos".

De resto, qualquer opinião contrária é publicada, salvo os leitores não identificados e os imbecis que só vêm insultar.

A sua postura em prol de tudo que é destrutivo para o Sporting é um insulto para qualquer verdadeiro sportinguista.

O Carlos aprovar as sua opiniões, ou pelo menos algumas, é inconsequente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.10.2019 às 15:34

Rui Gomes,

Na minha opinião não existem verdadeiros sportinguistas….. somos todos sportinguistas!
A minha opinião é um insulto para si….. ok, aceito isso…. mas pense bem no que escreve porque eu e muitos como eu vamos continuar a ser sportinguistas, goste o Rui Gomes ou não.

Pensar no futuro, é também respeitar as oposições, e sim fazer o contrário do que o BdC fez…. relembro que a expulsão do BdC começou numa mera intervenção do Severino numa AG…. é a tal fobia antidemocrática que mais tarde se paga.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 29.10.2019 às 19:51

Schmeichel-------------Tiro-lhe o boné, porque não uso chapéu, pois você consegue responder a todos os seus críticos, porque está convencido que tem razão . Não faço ideia qual será a sua idade, mas tenho pena que toda a sua energia não seja aplicada, criticando outros assuntos , que empobrecem o nosso clube. Não vou dizer-lhe que não tem razão em alguns factos, que cita, mas é difícil de perceber o que pensa em relação ao futuro do nosso clube, que é do conhecimento geral atravessa o pior momento da sua história. Os autores desta desgraça são conhecidos e espero que nunca mais apareçam junto da família Sportinguista. A sua ideia é continuar como estamos neste momento ? Enxovalhados pela maioria dos homens da CS, e pelos comentadores afectos
a outras cores e infelizmente até por adeptos do SCP. Este não é clube que desejo como associado com quotas sempre em dia, pois nunca fui croquete ou rissol de camarão, que prefiro a arruaceiros ou terroristas, que nos chamam desde Maio do ano passado. Este clube que acompanho desde criança não tem nada ver com o presente, pois todos lhe perderam o respeito e a nossa missão é acabar de vez com uma evasão, que sofremos de pessoas que querem viver à nossa custa e que não respeitam uma das maiores Instituições deste País. Só conheço um caminho que devem seguir e nunca mais voltarem. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 20:36

Caro Fernando Albuquerque,

Com adeptos com posturas extremistas como o Schmeichel, como é que podemos esperar respeito?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 15:41

Oh!.
Inconsequente?.. Zero, em nada.
O Sporting tem três milhões e tal de adeptos. Uma variedade imensa e rica de opiniões e de estratos sociais.
(Culpados: José de Alvalade e Peyroteo/violinos)
Temos que aprender a viver e conviver com todas elas e talvez dar o exemplo desde o cúme da montanha.
Todos aportam à causa em determinados momentos, coisas boas!.
É impossível que tudo seja mau e negativo.
Até por uma razão bem simples.. É a critica, seja ela qual for que obriga ao crescimento, à inovação. (Por exemplo: as actuais actitudes das claques.)

P. S. O monópolio e as ideias monolíticas não são um bom conselho.
Consenso, sim! 😁
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 16:35

Carlos,

Em geral, a sua opinião é tão (in)consequente como a minha. Não é isso que está em causa nem foi isso que eu referi no outro comentário.

O que eu quis dizer foi que o facto de o Carlos concordar com certas opiniões do Schmeichel não lhes confere, necessariamente, mais validade, ou seja, é inconsequente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 14:24

Voltando ao tema...... Claques!
1-As claques, já não tem valor acrescentado para o futebol hoje em dia. Os campos de futebol são agora um estádio protegido.
2- Já não impõem respeito ao adversário e aos jogadores do clube só aborrece. Repito o que já aqui tinha dito. Os jogadores têem-lhe medo.. O público em geral também.
Todos sabemos disso!..
3- Os jogadores sabem que aquela barulheira é paga e não por amor genuíno.
4- É dizer, o efeito psicológico deixou de existir em ambos os casos
5- Um estádio de futebol é um recinto privado/público. Tem direitos de admissão.
É dizer: o Sporting não está obrigado a vender biletes a grupo de adeptos para determinado bloco às centenas. Basta restringir a venda por pessoa a cinco unidades e colocar-las separadas.
6- A um estádio não é permitido entrar com facas, armas, grilhetes e outras maluquices. Tambores ou cornetas. Com tochas, bombas e bandeiras tarjas.
Etc.. Etc..

Abrazzzo

P. S.. Claques
#OUT
#FORA
#RUA

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.10.2019 às 14:30

Entre afazeres profissionais e comentar Sporting, foram três horas. LOOOOOOLL!
A sério!.
Ainda assim, consegui dividir o livro em três páginas seductoras.
Sou muita bom!.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.10.2019 às 15:24

100% de acordo .quando ia a alvalade não sabia de quem devia ter medo.
Se da claque do clube ou dos forasteiros .1- 2-vezes estando na garagem onde pago fui obrigado a reteriar a viatura para esles terem espaço para a sua violência .uma terceira vez quase ia sendo linchado por chamar a atenção pir estarem a bater num jovem
Parei aqui nunca mais lá coloquei os pés e paguei 6000€ pir 3 lugares de leão que nunca mais usei e eles é que vende esse lugar reverte para eles esses bilhetes
Pedi a bruno para resolver essa situação porque os bilhetes terão de estar à ordem do sócio até 48 horas antes do jogo . Pedi os bilhetes para um Sporting benfica e 4dias antes já não tinha os bilhetes já estavam no pacote para ir para a casinha . E um funcionário ainda oartiu para a violencia porque no momento reckamei a situação .
Por isdo fora
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2019 às 15:30

Não se identifica e os seus futuros comentários serão eliminados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.10.2019 às 16:57

Neste mundo, (não sei se noutros) há sempre quem defenda o indefensável. É mais que evidente que neste momento, as claques, não acrescentam nada de positivo ao espectáculo desportivo. Este, seja, qual for a modalidade, acontece dentro do campo.
Os espectadores vibram ou desiludem-se com o decorrer do mesmo. Aplaudem ou apupam, mas não são o espectáculo. Como em todas as artes, quem as representa são os artistas.
Existe, na minha observação, uma imagem errada da função das claques. Quando muito, apoiam os artistas de uma forma muito mais ruidosa de que o adepto comum. Quando muito fazem o seu próprio espectáculo à margem do espectáculo principal. Deste modo em vez de um, temos dois espectáculos. O que o das claques contribui para que o verdadeiro tenha ou não tenha êxito é irrelevante.
Pasmo com a atribuição de um papel imprescindível às claques, como se sem elas o desporto desaparecesse. Pasmo quando vejo defendê-las mau grado os distúrbios que cometem. Pasmo ao confundir direito ao protesto, com insultos, desrespeito, agressões físicas.
O Sporting tem claques desde os anos setenta do século XX. Aconselho a verificarem quantos títulos tem o Sporting no período da sua vigência, em comparação com o mesmo período anterior. Terão uma surpresa. Concluirão que as claques não contribuíram em nada para a melhoria dos resultados desportivos. O que sobra é barulho, fumaça, cânticos ofensivos, e negócios escuros. No geral são escolas de mau comportamento.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo