Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




21367886_8PUwG.jpegO que se está a passar no Sporting é o resultado de anos e anos em que o Clube foi ficando gradualmente refém das claques, capazes de fazer e desfazer treinadores e jogadores, mas também de impor a sua vontade e sobretudo os seus múltiplos interesses económicos aos presidentes e às administrações do clube de Alvalade.

Frederico Varandas teve a coragem de as enfrentar. E não pode ser deixado sozinho neste combate.

Os arruaceiros, que estavam muito mal habituados a mandar no Sporting e cujas benesses e prebendas subiram em exponencial com Bruno de Carvalho, não desistem.

Nas assembleias gerais insultam, apupam, gritam – e quando chega a hora das votações perdem sistematicamente por mais de 70% dos votos.

No estádio insultam o presidente e assobiam a equipa.

No Pavilhão João Rocha fazem emboscadas, agridem dirigentes e menores.

Mas já não é só o regresso do destituído Bruno de Carvalho que querem. O que lhes dói é que Frederico Varandas tenha tido a coragem de os enfrentar, de lhes cortar os benefícios excessivos de que desfrutavam e de lhes mostrar claramente que quem manda no Sporting são os sócios e a Direcção eleita em assembleia geral e não eles.

O combate é duro, duríssimo, tanto para os dirigentes do Sporting como até para as suas famílias, porque estes energúmenos não têm valores nem princípios. Querem submeter à sua vontade todos os que lhes fazem frente. Daí que peçam insistentemente a demissão de Varandas.

E é por isso que, neste momento, todos os sportinguistas que querem um Sporting limpo destas desastrosas influências têm de se unir em torno do presidente, mesmo que tenha tomado algumas decisões erradas e mesmo que a equipa principal de futebol esteja a fazer uma época muito má.

Mas não é isso o que mais importa. Neste momento, o que é decisivo é saber se o Sporting continuará a ser um clube democrático, com princípios e valores, ou se acabará por cair nas mãos de uma ralé cujo sportinguismo assenta unicamente nos muitos milhares de euros com que vinha a ser beneficiada todos os anos.

Neste ingrato combate contra as claques, Frederico Varandas está certíssimo. E só é pena que o Governo e os outros clubes grandes de Portugal não apoiem uma medida urgente para sanear o futebol português: a proibição de claques organizadas, que são um antro de desordeiros, de droga, de marginalidade e de violência.

Em Inglaterra fizeram a limpeza e o campeonato inglês tornou-se um dos mais vibrantes do Mundo. Porque é que em Portugal a mesma medida não há-de resultar?

Texto da autoria de Nicolau Santos, Tribuna Expresso.

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 12.02.2020 às 09:00

Portugal não é a Inglaterra. Portugal sempre teve políticos do género "deixa andar" e "não deixes para amanhã o que podes deixar para depois de amanhã". É preciso serem muito empurrados para darem à perna.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.02.2020 às 09:58

Lá estão outra vez…. o que é que as claques têm a haver com o pedido da AG destitutiva?!?!?!

Hoje o Messias é o Varandas, o arranca cabeças, a máscara democrática caiu ontem, não há volta a dar, os estatutos são claros e a interpretação feita é sempre há medida do novo Messias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2020 às 10:09

Tenha muito cuidado com a demagogia avulsa porque a tolerância para com as suas diatribes já atingiu o limite há muito.

E não venha com a conversa de censura que não pega!
Sem imagem de perfil

De V. Guerreiro a 12.02.2020 às 10:12

Este artigo de opinião é todo ele sobre as claques, não é sobre AG destitutivas. Não encontro um parágrafo sobre esse tema, portanto, não estou a ver quem é que "está outra vez".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2020 às 10:15

Factos e bom senso em nada se associam com o Schmeichel, hoje e sempre!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.02.2020 às 10:28

Querem ver que a decisão de ontem e a necessidade de fazer post com as claques são assuntos distintos?!?! comentário inocente ou hipócrita?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2020 às 10:34

Como usual, factos distanciam-se do Schmeichel...

Este artigo de Nicolau Santos foi escrito e publicado na Tribuna Expresso muito antes da decisão da MAG ser anunciada.

Aqui no Camarote Leonino, face a vários outros posts de registo, não houve oportunidade de publicar este post que também já estava preparado.
Sem imagem de perfil

De Jorge Pereira a 12.02.2020 às 13:47

O problema meu caro senhor foi o personagem que pessoas como o Schmeichel elevaram á condição de Messias. Ainda persiste em Alvalade uma pestilência deixada pelo destituído e seus sequazes que urge de uma vez por todas ser removida. E nessa tarefa que levem tambem todos os que não sabem estar em sociedade como esses arruaceiros das claques. Havia Sporting antes das claques e continuará a haver.

Saudações Sportinguistas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.02.2020 às 15:36

Scmeichel,
Este texto é sobre a questão das claques e não sobre a decisão tomada ontem pela MAG. Mas sempre lhe digo que a decisão tomada pela MAG está juridicamente fundamentada. E corresponde ao que tenho defendido. A convocação de assembleias extraordinárias é um assunto sério. Não pode servir para satisfazer desejos de meia dúzia de fedelhos, não sei ao serviço de quem, e sem haver justa causa. E já agora respeite os órgãos sociais eleitos. Pode não gostar deles mas estão a exercer o poder legitimamente. Isso é que é a democracia.

Sobre as claques subscrevo o que diz Nicolau Santos. Os órgãos legítimos do Sporting são os eleitos pelos sócios. Mas são as claques que têm mandado condicionando direcções na sua acção. A seguir por este caminho a destruição do Clube continuará. Basta. Energúmenos golpistas, fora do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.02.2020 às 15:54

Nação Valente,

Eu gostava de lhe responder…. mas já me eliminaram 2 respostas….. deve ser dos estatutos do Camarote Leonino…..

Eu acho sinceramente que vocês não querem debater nada….. o Sporting é vosso, e ai daquele que ouse questionar alguma coisa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2020 às 16:06

Nós apenas não queremos debater lixo, que é o que o caro escreve mais vezes do que não.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.02.2020 às 16:14

Os estatutos são lixo?!?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2020 às 16:18

Invariavelmente, o que o Schmeichel tem para dizer é lixo!!!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 12.02.2020 às 10:26

A ironia disto tudo é que as claques, sem o quererem, acabam por unir os Sportinguistas em torno desta Direção. Portanto, melhor ou pior, acertando muito ou acertando pouco, o melhor para o Sporting,neste momento, é realmente esta Direção manter-se até ao fim.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.02.2020 às 10:41

É preciso rapidamente estancar a violência.
Mas continuo a dizer que é um erro brutal querer meter no mesmo saco a violência, as ameaças e os 3000 que estiveram na manifestação. Não é de todo a mesma coisa e não pode ser tratado da mesma forma.

No entanto tenho que culpar também a atual direção pela falta de segurança que (não) tem mesmo para com os seus membros diretivos. Como é possível não haver segurança a sério nas áreas sensíveis do pavilhão ou do estádio, depois de todas as ameaças que Varandas disse que já sofreu? Uma coisa é enfrentar as ameaças, mas não sejamos parvos ao ponto de pensar que eles não vão tentar escalar de ameaça a agressão. Porque vão de certeza.
Sem imagem de perfil

De Rute Rockabilly a 12.02.2020 às 13:23

Portanto... a culpa é da vitima... brilhante, Sherlock!

É como dizer, sobre a mulher violada, que nao devia ter saído de casa á noite de mini-saia
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.02.2020 às 14:45

Rute Rockabilly,

Não saber ler é lixado.
Perfil Facebook

De António Correia a 12.02.2020 às 14:02

Só vejo uma possibilidade para o Sporting.
O João Benedito pode, como muitos outros Sportinguistas, estar contra muitas decisões de gestão do Frederico Varandas, particularmente no que diz respeito a equipa principal de futebol mas, não me parece que seja contra os princípios.
Juntos representam quase 80% do universo Sportinguista.
Resta saber se têm coragem, humildade e Sportinguismo suficientes para o reconhecer.
A frase "Juntos somos mais fortes" é uma verdade e, para além de não ser apenas um slogan, aparece em oposição a generalizações injustas, perigosas, prejudiciais e em muitos casos ( esperemos que não ) fatais.
O resto é folclore.
Perfil Facebook

De Francisco Pereira a 12.02.2020 às 14:23

Saudações Leoninas

É dado adquirido que a actual direcção tem cometido diversos erros, sobretudo, na gestão e planificação do futebol profissional... Nenhum deles motivaria uma eventual destituição nem, dada a situação inicial, a convocação de eleições antecipadas...

Relativamente às ocorrências do passado fim de semana, somente vêm reforçar o apoio que, neste capítulo, deve ser dado à actual direcção... Não é aceitável que um grupo de "sportinguistas" viva às custas do clube, sendo ou não da claque...

O Nicolau Santos diz, e bem, que em Inglaterra fizeram uma limpeza... Seria era interessante que explicasse o que ocorreu antes e que motivou a referida limpeza...

Em Portugal, toda a gente assobia para o ar quando o Vieira diz que não tem claques e acham normal que as "claques" do Benfica celebrem o homicídio de adeptos do Sporting...

Quando ocorrer em Portugal algo parecido com o heysel park, toda a gente, incluindo o governo, vai acordar para o problema...
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 12.02.2020 às 16:00

Rute

Muito bem escrito, é pena que alguns não consigam interpretar o que escreveu e já não vão a tempo de perceber, as Novas Oportunidades já acabaram...
SL
Perfil Facebook

De Braima Cante a 12.02.2020 às 16:27

Força Varandas e viva o SCP
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 12.02.2020 às 20:51

Um pouco sobre o tema ...

Permitem-me que acrescente quem falou no mesmo julgamento durante a manhã antes do Bas Dost.

https://observador.pt/2020/02/12/os-motivos-a-bazofia-no-whatsapp-o-encontro-e-a-fuga-errada-o-ataque-a-academia-na-primeira-pessoa/

E de várias conversas com as juízas, que merecem uma leitura atenta, saliento esta parte

"
– Mas explique-me lá então: porque é que fez e hoje não faria?
– A minha namorada é médica, falo com ela e com amigos, e acho que era quase como um vício que tinha e que se tem de curar. O vício do Sporting, das claques…
– Aqui não é a fanfarronice nas redes ou nos grupos, é o que leva um grupo de pessoas tão diferentes darem o passo seguinte…
– Vi nisto um escape… Como se sabe que não volto a fazer? Tenho de curar este vício, afastar-me de tudo isto, até pelo que fiz sofrer os meus, as vítimas e o Sporting. Tenho 29 anos, estudei nas melhores escolas, tinha todas as condições e não sou nada…
"

Ou seja, vidas de tão obsecadas no seu clube, tornam-se doentes ao nível de se prejudicarem a si e ao clube que tanto amam.

Acho que isto merece uma análise profunda de todos, até de si próprios
Sem imagem de perfil

De Geraldes CB a 13.02.2020 às 00:05

Muito bem, Rui, mas desde já lhe digo que as suas palavras caem em saco roto. As pessoas querem sangue e são intolerantes com a opinião contrária, como até se pode verificar.

Se não houver conflito, não há «chama», mas o debate só pode ocorrer se for nos meus termos. Caso contrário, pego na bola, que é minha, e vou para casa.

Desporto, política, religião são temas que é praticamente impossível debater, pois qualquer traço de racionalidade desaparece da mente humana. Tudo isto, no fundo, é inútil e acaba apenas por servir para alimentar os sujeitos como esse escroque de 29 anos.
Sem imagem de perfil

De Carlos Carvalho Dias a 13.02.2020 às 05:36

Sporting sempre! Varandas contra vândalos, sportinguistas de facto abram os olhos e apoiem a Direção eleita ...perdeu-se desportivamente em quê? Continuamos no topo do Desporto português, em futebol já conquistamos 2 titulos, juntem às restantes modalidades e estamos muito à frente, queriam o quê depois daquele doido feroz ter incentivado a isto tudo por mau perder? SPORTING FOREVER!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo