Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




2020-03-19 (2).png

Frederico Varandas, que é médico de profissão e capitão do Exército, acedeu, assim, ao apelo efectuado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), que está a aceitar voluntários - inclusive militares na reserva e na reforma, e ex-militares - para auxiliarem as Forças Armadas no reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Assim, os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos auxiliares de acção médica, entre outros profissionais de saúde, que estejam disponíveis para participar nesta iniciativa, poderão manifestar a intenção junto do EMGFA, sendo oportunamente contactados", pode ler-se no comunicado do EMGFA.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 20.03.2020 às 08:42

Resulta da lei, logo é um não assunto
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 09:32

Que lei é essa?... Será de autoria brunista???
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.03.2020 às 10:30

Rui,

Já estive a ler algumas coisas sobre isto e parece que o leitor LG tem alguma razão no seu comentário, afinal.
Varandas não era médico "normal", era militar.
E a declaração de emergência, faz automaticamente caducar todas as licenças de dispensa de serviço militar (que Varandas tinha que ter para ser presidente do SCP). Sendo assim ele é mesmo obrigado a voltar ao serviço militar durante esta declaração de emergência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 10:37

Bem... não me informei sobre essa matéria nem acredito que LG o tenha feito, além da sua já bem conhecida apetência para dizer mal de tudo que não seja brunista.

Admite-se portanto essa hipótese, embora o que Varandas escreveu na sua conta de Instagram não deixar essa ideia.
Sem imagem de perfil

De LG a 20.03.2020 às 11:59

Rui, veja a Lei da defesa nacional.O comunicado do EMGFA é para militares na reserva, Varandas não está na reserva, tem licença especial, por ser membro de órgão autárquico, que caduca obrigatoriamente com a declaração de estado de emergênciaMais uma vez os "achismos", o Rui acha que sabe aquilo que eu sei ou não sei e às vezes dá asneira.mais explicações aqui, com a posição oficial do exércitohttps://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2019-11-15-varandas-finta-exercito-com-mandato-em-odivelas-que-nao-tem-exercido/
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 12:02

A paranoia do brunismo fanático que leva a preocupar-se com estas coisas de pouca ou nenhuma importância.

Triste e lamentável, como sempre aliás.
Sem imagem de perfil

De João F a 20.03.2020 às 12:27

""Assim, os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos auxiliares de acção médica, entre outros profissionais de saúde, que estejam disponíveis para participar nesta iniciativa, poderão manifestar a intenção junto do EMGFA, sendo oportunamente contactados", "


Aprendam a ler um texto!

Está bem explicito "que os profissionais que estejam disponíveis, poderão manifestar a intenção junto do EMGFA", portanto, não é obrigatório!

A cegueira brunista parece ser pior que o coronavírus!
Sem imagem de perfil

De João Silva a 20.03.2020 às 16:42

Está completamente errado Frederico Varandas nesta situação seria sempre convocado a apresentar ao serviço, está de licença especial que pode ser revogada a wualquer altura assim como os militares na reserva basta a instituição precisar deles.
Sem imagem de perfil

De João F a 20.03.2020 às 20:59

Vai aprender a ler e a compreender um texto! O comunicado do ENGFA é bem claro. Pede aos que estiveram disponíveis para participar nesta iniciativa. Não há obrigatoriedade nenhuma!

"Assim, os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos auxiliares de acção médica, entre outros profissionais de saúde, que estejam disponíveis para participar nesta iniciativa, poderão manifestar a intenção junto do EMGFA, sendo oportunamente contactados", pode ler-se no comunicado do EMGFA."

Arre, que estão mesmo de todo, estes brunistas!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.03.2020 às 09:36

LG,

O facto do estado agora ter poderes para obrigar médicos a voltar à atividade, não significa que já o tenha feito com todos. Simplesmente não sabemos e não é bonito estar a dizer que o Varandas foi obrigado a voltar ao ativo. O SCP ofereceu o pavilhão como hospital de campanha, portanto faz todo o sentido que o Varandas se tenha oferecido para ajudar também.
Sem imagem de perfil

De LG a 20.03.2020 às 11:06

Mike, eu só disse que resultava da Lei, e Varandas anunciou voltar ao serviço só depois de o estado de emergência ter sido decretado. Às vezes, 1+1=2, embora haja quem pense que podem ser 11.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.03.2020 às 11:34

Um não assunto é não contribuir para um sério que afecta todos nós e você mistura alhos com bugalhos eu estou ao lado do cidadão Varandas e
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 12:03

Para a próxima, identificação por favor.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.03.2020 às 10:26

A questão que deixo aqui é a seguinte: uma vez que Varandas voltou ao serviço militar ativo (como médico, claro), quem fica a liderar o clube e SAD?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 10:39

Não vejo que mesmo com esta nova situação ele passe a estar desligado do Clube. Isto, claro, além dos outros dirigentes no activo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.03.2020 às 11:05

Ele não pode estar a exercer funções enquanto estiver ao serviço.
Alguém tem que assumir por ele, especialmente se a situação se mantiver por mais do que 15 dias.
Sem imagem de perfil

De JCR a 20.03.2020 às 16:52

Mike, mas o que é que o SCP agora interessa?! Desculpe dizer, mas que pergunta tão aparvalhada, por acaso há competições, ou afinal, só sou eu que acho que tudo, em Portugal, está suspenso? Frederico Varandas, deve ter passado algumas funções para alguém, e que, quase de certeza, nada de extraordinário irá fazer, além do clube chamar-se Sporting Clube de Portugal, e não Sporting Clube do Varandas, mas a sua pergunta, que tão pouco sentido tem, além de fazê-la nesta alrura, é semelhante a 1 bomba nuclear cair em Portugal, e FV nessa altura, ir fazer compras de jogadores para o plantel, deixem-se de perguntas sem sentido, têm direito a isso, mas poupem-nos disso, neste estado de emergência em que Portugal mergulhou, era só o que eu, e acho que muitos de nós, pede!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 10:53

Mike,

Veja a informação que adicionei ao post. Trata-se de serviço voluntário.

Confirma o que já suspeitava. O leitor LG não se informou, limitou-se a mandar a boca gratuita.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.03.2020 às 11:07

Atenção Rui que ele não estava na reserva, nem reformado, nem era ex-militar. Ele teve que pedir uma licença especial para se candidatar à Assembleia Municipal de Odivelas. Licença essa que também o deixou concorrer às eleições do SCP.

Ou seja, o que o Rui escreveu no post é verdade para as pessoas na reserva.
Sem imagem de perfil

De João Silva a 20.03.2020 às 16:44

Errado e válido para as pessoas na reforma, na reserva pode ser co vocado a qualquer altura para a efectividade do serviço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 20:30

Acho tudo isto incrível. Que diferença é que faz???

O homem é médico e vai ajudar no que é apenas uma enorme crise a nível Mundial.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 20.03.2020 às 11:28

Nestes dias de extrema gravidade e incerteza no País e no Mundo, a decisão voluntária, o apurado sentido deontológico e humano do Dr. Frederico Varandas, apenas e tão só, merecem elogios, reconhecimento e gratidão.
Assim, se distinguem os Grandes Homens, que com o seu exemplo de coragem, educação e nobreza de carácter, fazem e registam História.
É médico de profissão, filho, irmão, cônjuge e pai (recente e baboso), que abandona o conforto e recato do lar, para com coragem e assunção do risco, servir a Pátria e a Humanidade.
Que belo, meritório e estulto exemplo - muito obrigado Presidente.
O seu primeiro mandato ao serviço do clube que amamos, marca e enriquece de forma indelével a Grandeza e os valores do Sporting CP.
A História se encarregará de fazer justiça, homenagear e perpetuar os seus melhores discípulos.
Apenas os cretinos, acéfalos e imbecis, ousam de forma vil e insana, criticar tão estulta decisão em servir a Nação e a Humanidade.
Enquanto sócio, sinto uma enorme Honra e Orgulho, por o Sporting CP ter um Presidente com prestígio, que eleva e defende a nossa instituição, se dispõe ajudar o seu semelhante e defende o País.
Obrigado caro e estimado Presidente.
SL
Sem imagem de perfil

De Shamuças a 20.03.2020 às 14:55

Ele não é médico e militar?

Não vivemos uma situação de guerra?

Não há milhares de portugueses que continuam aí a trabalhar para que os outros tenham os serviços básicos no conforto do lar?

Então? Frederico Varandas apenas está a fazer o seu dever. Ponto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 15:04

Nem sei como seria o dia sem este seu "esclarecimento"'?!?
Sem imagem de perfil

De RCL a 20.03.2020 às 12:04

Embrulhada:
1º- Varandas é médico militar na reserva.
2º- Os militares na reserva poderão ser chamados ao serviço ativo em tempo de guerra e catástrofes.
3º- O EMGFA pediu voluntários, não convocou ninguém.
4º -Varandas disponibilizou-se, e muito bem.
5º- Varandas é Leão.

SL

Ja deixei aqui expresso que não votei em Varandas.
Sem imagem de perfil

De João Silva a 20.03.2020 às 16:46

Errado Frederico Varandas não está na reserva está de licença especial. Pessoal da reserva pode ser convocado em qualquer altura até aos 70 anos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 20.03.2020 às 18:21

João Silva
Para o caso é o mesmo. Quem decide a mobilização das forças armadas em caso de Guerra ou catástrofe é o Presidente da República, o Comandante Supremo das Forças Armadas.
O EMGA, nesta altura, faz apenas apelo ao voluntariado.
Você deve conhecer o EMFAR ! 70 anos? O limite de passagem à reserva obrigatória para oficiais generais é de 64.
Meu caro estive 3 anos no Exercito, tendo interrompido o meu curso universitário por "bom comportamento".
SL
Sem imagem de perfil

De João Silva a 20.03.2020 às 20:41

Pois olhe eu só tenho 39 anos de serviço e conheco muitissimo bem o emfar. Uma coisa e a reserva apos o serviço militar obrigatorio ou regime de contrato outra coisa e a reserva do pessoal dos wuadros permanentes.
Sem imagem de perfil

De João Silva a 20.03.2020 às 20:44

Mais uma razão oficiais generais até ao ultimo dia dos 64 anos mais 5 anos de reserva perfaz 70 anos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.03.2020 às 14:09

João Silva
Voce queria que os seus generais fossem para guerra com 70 anos?
Hoje teriam que ficar em casa de quarentena!

Conheci vário generais, um sócio do Sporting, ex -CEMGFA. Aliás tenho muitos amigos militares,classe pela qual tenho muito respeito e admiração. Não tinha quando me apresentei em Mafra, ganhei-a pelos exemplos que vi.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.03.2020 às 14:18

Meu caro,

Se não se identificar, arrisca não voltar a ser publicado.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 20.03.2020 às 21:18

Ele até poderá ir de bengala numa mão e espingarda na outra......O Carvalho por exemplo já não que tem problemas de coluna....principalmente quando é assobiado!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 20.03.2020 às 13:18

Sem dúvida uma atitude altruísta e de grande humanidade de FV.
Tem toda a minha admiração sem qualquer tipo de reserva.
Que a sua disponibilidade e coragem sejam úteis neste momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 15:06

É preciso a ajuda de todos nestas horas difíceis.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 20.03.2020 às 13:31

Pelo que li o dr. Varandas antes de haver qualquer requisição do Governo ou do EMGFA, voluntariou-se para exercer as suas funções e apetências de médico. Obrigado a ele e a milhares de outros que nas mesmas condições se voluntariaram até agora. Mas, não são só as pessoas da área da saúde, que são os "heróis" de Portugal, são também todos (centenas me milhar ou milhões, mesmo) que produzem, distribuem e vendem produtos de 1ª necessidade, medicamentos, CS social séria, etc.etc. Um muito obrigado do fundo do coração a todos eles.
PS - O Sporting Clube de Portugal, tem uma direcção que pode e deve funcionar normalmente, em caso de impedimento do presidente.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 15:05

Muito bem!!!
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 20.03.2020 às 15:04

Errata: aptidões em vez de apetências.
SL
Sem imagem de perfil

De JCR a 20.03.2020 às 16:38

Não esqueço a má época que, por culpa de Frederico Varandas, esta época futebolística está a ser no nosso SCP...mas isso, neste momento, nada interessa, e muito menos deve ser misturado, e como tal, e também devido à foto brilhante, só tenho mesmo é que dar os parabéns a FV pelo seu acto, e pela disponibilização das instalações do SCP para o SNS, assim todos os clubes fizessem!

Também continuo a agradecer a FV, por ter, por assim dizer, manchado a sua imagem, ao estar a dirigir o nosso SCP, porque isso, cria sempre problemas de imagem, mas aprecio a sua coragem em ter assumido esse risco enorme que é dirigir, bem ou mal, este nosso clube, com todas as implicações que isso trouxe.

Quanto ao resto, e falo especificamente, de alguma polémica que aqui se criou, por parte de alguns leitores...nós devíamos era mudar o nome do clube, de Portugal, para Polémicas, ficando Sporting Clube das Polémicas, mas melhor seria que, quem as criou aqui, devido ao exemplo que FV fez, emitasse e fosse também fazer serviço de voluntariado para o bem comum, seria bem melhor fazerem isso, do que estar aqui, em tempo de suspensão de tudo o que costumávamos estar habituados, a destilar mais veneno sem sentido!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 20.03.2020 às 18:49

Sinceramente so é assunto porque se trata do presidente do Sporting Club de Portugal.

Estamos perante um inimigo mortal por todas as partes do mundo , so em Espanha e Italia MORREM MAIS DE 700 PESSOAS POR DIA, qual seria o medico que perante este cenario horrivel ficaria em casa de braços cruzados? Fosse eu medico e tambem estaría lá na linha da frente.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 20.03.2020 às 19:33

Nos termos da alínea c) do número 5, do Artigo 33º da lei Orgânica 1B/2009, a licença caduca e os militares abrangidos têm OBRIGATORIAMENTE que voltar ao activo.

A lei aplicou-se logo que o Presidente decretou o estado de emergência, pelo que não há nada de voluntário…
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2020 às 20:27

A título de curiosidade e tendo em conta que o seu presidente não é médico, ofereceu-se ele para qualquer outra coisa?
Sem imagem de perfil

De João F a 20.03.2020 às 20:49

Este continua com a cegueira habitual natural nos brunistas! O Varandas pôs à disposição o serviço médico do Sporting e as suas instalações bem antes do estado de emergência e depois como estão cegos pelo despeito que sentem, insistem em não saber ler o pedido do exército, como é dito no comunicado, é para quem estiver disponível, que é o contrário da obrigatoriedade em se alistar.

O Varandas não é um reservista do exército. Pediu uma licença sem vencimento para fazer outras coisas, mas como estão ceguinhos, nem reflectem no que vomitam. As esperanças que tinham em que ele não se aguentasse no poder era enorme e como não o conseguiram derrubar, agora só vomitam o ódio e a raiva que lhes vai na alma.

Mais uma prova da azia dessa cambada, é que aparece um tal Gestas com a mesma cantilena a insultar, que é o que essa cambada sabe fazer. A perda de mordomias tem sido difícil de digerir para esses trastes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.03.2020 às 09:18

Esse leitor não é brunista, muito embora a crítica seja semelhante, é encarnado.
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.03.2020 às 09:11

Tende Piedade do Pedro!
Aindas bem que voce não é piloto de avião!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo