Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Futebol com humor à mistura

Rui Gomes, em 20.07.17

 

0de1a52a5cf29fe3520fef6d2016c84d.jpg

 

Rogério Casanova, jornal Expresso, analisa com o seu já bem conhecido humor - sem deixar de dizer algumas verdades - a performance dos jogadores do Sporting no jogo de pré-época diante o Marselha:

 

Pedro Silva

Cumprido o ritual anual que consite em incinerar um esloveno na fogueira dos seus defeitos, oferecendo-o em humilde sacrifício a Estagius, o Deus das pré-épocas, chegou a altura de utilizar um guarda-redes à altura da história do clube, capaz de defender remates de longe (´4), sair bem fora da área para evitar contra-ataques (´19), e não ter culpas nos golos sofridos (´2 e ´52). De realçar também uma excelente mancha ao minuto 89, talvez a melhor interceção de um lance de perigo feita COM O PEITO por um atleta do Sporting chamado Pedro Silva desde março de 2009.

 

Piccini

Imaginemos então que o espelho retrovisor do lado direito da nossa viatura se partiu há uma carrada de anos. Que durante o último ano e meio andámos a prendê-lo ao sítio com fita adesiva, permitindo-nos assim cumprir os mínimos exigíveis em matéria de retrovisão, mas não deixando de ter imensos problemas na manobra, pois a fita adesiva foi comprada no Lidl por oitenta e nove cêntimos, e teima em descolar-se nas alturas mais inoportunas. Imaginemos agora que ao fim deste ano e meio de problemas compramos uma fita adesiva de qualidade obviamente superior, mais resistente, emborrachada, flexível e relativamente impermeável, tipo Flex Tape: uma fita adesiva com melhor aspecto, com maior conhecimento dos princípios gerais da adesividade, capaz de dominar o espelho retrovisor ao primeiro toque, de fornecer apoios, etc. A situação é claramente melhor, mas não deixa de sugerir a pergunta: PORQUE RAIO É QUE NÃO SE GASTOU DINHEIRO E SE COMPROU A PORRA DE UM RETROVISOR NOVO?

 

Coates

Deixou fugir Clinton N'Jie logo a abrir, tornando-se assim a única pessoa do mundo a perder uma corrida contra uma pessoa chamada Clinton nos últimos oito meses. De resto, sem estar mal, comportou-se um pouco como um monarca no exílio, que se vê rodeado de gente nova e sente a soberania transformar-se em clandestinidade de um dia para o outro.

 

Mathieu

Contratado para substituir o Rúben Semedo de 2016, revelou-se hoje um substituto à altura do Rúben Semedo de 2017: pouco ágil a resistir a momentos de pressão dos avançados, e com tendência para a perda de bola comprometedora, seja em passes aparentemente simples para o lateral (minuto 36), seja depois de incursões abortadas com a bola no pé (como aconteceu perto do intervalo). Ao contrário do que acontece com um ou dois outros reforços, há pelo menos a firme expectativa de que é (e vai voltar a ser) muito melhor do que isto.

 

Fábio Coentrão

Aquele ruído colossal registado ao minuto 17 pelos sismógrafos de todo o mundo? Não há motivo para preocupações: foi apenas o grito colectivo de seiscentos mil adeptos do Sporting e dois milhões e meio de adeptos do Benfica a gritar em simultâneo “aleijou-se, eu já sabia!” quando Coentrão caiu ao relvado agarrado ao joelho. Foi falso alarme. Há que levantar a cabeça e continuar à espera.

 

Petrovic

Tutelou a construção de jogo e a contenção defensiva a partir de um quadradinho de relva tão formal, limitado e opressivo como uma residência oficial. O combustível extra que a forma física lhe conferiu no primeiro jogo de preparação parece estar a esgotar-se, e a tornar as suas limitações mais visíveis.

 

Bruno Fernandes

Um lance ao minuto 31 demonstrou a utilidade dessa misteriosa característica chamada velocidade de reação: com uma simples recepção orientada no meio e um passe instantâneo para as costas da defesa critou numa fracção de segundos um desequilíbrio temporário em toda a organização defensiva do Marselha (temporário porque a bola chegou pouco depois a Alan Ruiz). Antes disso já tinha permitido o primeiro remate perigoso da equipa, amortecendo a bola para Battaglia. E até à entrada de Podence foi o único a tentar o transporte rápido de bola, mesmo que a definição nem sempre tenha saído bem. Num jogo em que até nem esteve particularmente inspirado, inventou os principais momentos de qualidade da primeira parte.

 

Battaglia

Como se esperava, e na linha do que mostrou no Braga, mostra uma tremenda utilidade sem bola: esfarrapa-se todo na pressão, farta-se de ganhar ressaltos e até protege bem a posse com o corpo quando a consegue recuperar. Quando tenta construir, especialmente ao recuar para trinco, notam-se as limitações conhecidas (em duas ou três ocasiões em que podia ter variado o flanco com rapidez com um passe mais longo, optou por bolas curtas e seguras aos centrais). Mas tê-lo no plantel continua, até provas em contrário, a parecer boa ideia.

 

Bruno César

Muito versátil e polivalente a perder sprints quando lançado em profundidade e a fazer faltas imediatas sobre o lateral adversário para evitar contra-ataques. Muito versátil e polivalente a marcar livres indirectos para as mãos do guarda-redes e a recuar logo para manter a forma táctica. Muito versátil e polivalente a perder bolas na meia-lua contrária e a pressionar de imediato. Como toda a sua versatilidade e polivalência é nesta altura como um cinto de castidade táctica, colocado em campo para garantir que ninguém se diverte, sejam colegas, adversários ou espectadores.

 

Alan Ruiz

Conseguiu fazer o seu número habitual ao minuto 32, recebendo na meia-direita, derivando para o meio e rematando de fora da área, tudo isto em menos de meia-hora. E manteve a sua já mítica abordagem voyeur à pressão alta, optando por não incomodar os adversários e limitando-se a bisbilhotar os seus movimentos a uma distância segura, como se tivesse receio de ser apanhado a espreitar. Continua a ser exasperante que tanto talento consiga ser tantas vezes problema e tão raras vezes solução, a não ser em câmara lenta. Mas é o que temos.

 

Bas Dost

Habituou-nos a finalizar no plural majestático: o golo é dele, mas ele diz que é nosso. É da mais elementar justiça retribuir a gentileza e explicar que hoje tivemos poucas oportunidades, que nem sempre soubemos ligar o jogo com o resto da equipa (fomos melhores na idealização do que na execução), e assumir que na única semi-ocasião que tivemos dentro da área, a bola nos bateu na cabeça em vez de ser a nossa cabeça a bater na bola. Com este, no entanto, não é preciso comprar água potável, conservas e munições: as coisas vão evidentemente regressar ao normal em breve.

 

Jonathan Silva

Fazendo as contas à distância a que eu me encontrava da televisão e à distância a que a câmara se encontrava da faixa que ocupou, a única coisa que é possível garantir com 100% de certeza é que Jonathan Silva não viu um cartão amarelo, estando por isso de parabéns.

 

Podence

Entrou com a missão de rejeitar a ordem burguesa e perturbar o regular funcionamento das instituições, tarefa que cumpriu com a vivacidade habitual.

 

Mattheus Oliveira

Atarefou-se com grande profissionalismo a gerir a correlação de forças no meio-campo: procurando isolar a facção x, neutralizar o opositor y, ou auxiliar o aliado z – não à custa de retórica inspiradora, mas de tacticismos parlamentares, mostrando sempre bom toque de bola, lucidez na distribuição, uma brilhante capacidade para ser inofensivo, e uma comovente esperança em ser útil no plantel actual.

 

Matheus Pereira

Seria extremamente curioso e extremamente engraçado emprestá-lo a outro clube. Extremamente curioso e extremamente engraçado.

 

Tobias Figueiredo

Continua a parecer uma sombra do central que chegou a parecer aos 17 anos, mas reconheça-se que não tem estado mal na pré-temporada.

 

Doumbia

Aguarda-se com algum frisson a altura em que consiga aliar o andamento para acompanhar as incursões-relâmpago de Podence e Bruno Fernandes com uma sintonia na mesma frequência – perderam-se dois contra-ataques promissores não por falta de pernas ou jeito, mas por terem todos pensado de maneiras diferentes. Marcou (bem) o penálti, e ainda podia ter bisado ao minuto 74, mas foi bem bloqueado pelo ex-futuro colega, Dória.

 

Palhinha

Mostrou, tal como o já tinha feito várias vezes no final da época anterior, alguma evolução com a bola no pé e uma agressividade e raio de acção a pressionar que poucos têm no plantel.

 

Francisco de Oliveira Geraldes

... Desprendeu-se a vontade de Francisco Sete-Sóis, mas ao relvado não subiu, pois ao banco pertencia, e à Barafunda”.

 

publicado às 11:37

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Leila Coutinho a 20.07.2017 às 11:57

SL

Muita verdade escreve este Sr., tenho pena do Geraldes não jogue e JJ insista no Mateus Pereira que já não tem mais para mostrar e precisa de evoluir como aconteceu com o Carlos Mané.

Vamos ver como vai decorrer o corte de jogadores e quem vai ser vendido.

Esta dependência de Adrien/William é preocupante, então o homem não saber "cozinhar" mais nada sem estes condimentos??

Vamos ver...
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 20.07.2017 às 13:08

Leila o Matheus nao tem mais para mostrar??????

Como assim? Pouco ou nada tem jogado para mostrar se tem ou nao tem e no ultimo jogo treino foi juntamente com Podence o melhor da equipa com boas recepções e critério ofensivo , que injustiça está a fazer-lhe.
Sem imagem de perfil

De Leila Coutinho a 20.07.2017 às 13:20

Caro Julius,

O Mateus está lá desde o ano passado, e já mostrou que precisa de rodar noutro lado pois com este treinador já não tem margem para para mais.

SL
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 20.07.2017 às 14:57

Minha cara

se formos por aí então todos os miudos precisam de rodar todos os que nao tenham entrada no 11 são dispensáveis e um plantel é feito de 25 jogadores com 17/18 mais utilizados e na minha opinião Matheus tem lugar nesse grupo dos 17/18 e assim ganhar o espírito de jogador do Sporting de alta competição que é o que lhe falta .

Matheus tem tudo tecnicamente para ser uma estrela é dos jogadores melhores da equipa do Sporting no aspecto tecnico mais evoluído, entrou no príncípio a medo de nao querer falhar e a exemplo do Esgaio jogava simples de mais sem risco e o Sporting necessita muito mais que isso . Do Esgaio até se entende pelas suas limitações tecnicas agora do Matheus nao necessita de ter tanto medo, precisa só de ter mais coragem e acreditar nele próprio .
Arriscar como o fez neste ultimo jogo, nao tem nada a perder e tudo a ganhar se o fizer.
E acrescentará mais qualidade á equipa.
Sem imagem de perfil

De Leila Coutinho a 20.07.2017 às 15:17

Caro Julius,

Concordo consigo.

Mas não vamos a lado nenhum com a evolução da formação com este treinador, pois não sei se se lembra ele frisou, enquanto técnico do SLB, que não era treinador de formação.

Mateus, Esgaio, Podence, Geraldes, e por ai fora não terão muitas chances com JJ e daí dizer que devem rodar e mostrar valor.

Acha que se tivesse sido o JJ o treinador no primeiro ano de BdC o William seria titular, eu pessoalmente acho que não, veja o caso de Palhinha que "nem um guião sabe ler"...

Ainda bem que LJ e MS passaram pelo SCP antes de JJ. Lembra-se da equipa que jogou a Taça da Liga com MS, foram só juniores e que equipa se mostrou, Podence, Dramé e por aí fora.

Daí dizer o que disse, os jogares irão rodar noutros clubes e mostrar valor.
O problema sei onde está e o Julius sabe?

SL
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 20.07.2017 às 15:42

Leila o Sporting vive um dilema actualmente que é seguramente a prioridade maxima da agenda desportiva que é o ser campeão nacional da Liga.

JJ tem essa responsabilidade em cima das costas , esteve quase á 2 anos e para mim fomos campeões só outras coisas externas que nao temos acesso nos impediram de o ser .
O Sporting para ser campeão tem que jogar o dobro do outro rival e perder o minimo de pontos com as outras equipas menores para isso JJ que sabe que já não tem mais crédito e margem de manobra tem que decidir 25 jogadores experientes ás pressões e aí fica mais dificil para os jovens independentemente da sua qualidade.

Acredito que após passar este dilema , ser campeão, se irá respirar outro ar em Alvalade e serão colocadas em cima da mesa as agendas dos jovens com outra vontade e maior risco.
Sem imagem de perfil

De Leila Coutinho a 21.07.2017 às 10:56

Bom dia,

Acredito no que diz mas continuo a dizer que não será com este treinador que vamos apostar na formação mesmo depois de sermos campeões.

Estou ansiosa para ver o jogo de Sábado, vamos ver que equipa temos, estou muito descrente na equipa deste ano caso saia Adrien ou william.

SL
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 13:38

Eu terei uma ideia mais aproximada ainda nao totalmente neste jogo contra o Guimarens mas sim no jogo seguinte de apresentação contra o Monaco porque a equipa que iniciar o jogo contra o Monaco será a escolhida para o 1º jogo da Champion.
Nesse jogo contra o Monaco essencialmente na 1ª parte antes das substituições ja teremos uma ideia mais aproximada do que podemos esperar da equipa durante a época

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds