Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Futebol com (pouco) humor à mistura

Rui Gomes, em 06.04.18

 

image.jpg

 

Substituído prematuramente aos 20 segundos, deixando no seu lugar a cratera fumegante onde outrora, em tempos mais inocentes, a auto-estima de Sebastián Coates existia e respirava e fazia planos para o fim-de-semana. Não fez... não fez um bom jogo.

 

image (1).jpg

 

A dupla de centrais que formou com Cratera Fumegante tinha uma tarefa complicada pela frente: um duelo de noventa minutos com uma dupla de avançados que incluía Douglas Costa. Pode dizer-se que superaram a primeira prova em qualquer confronto com Douglas Costa, na medida em que não levaram um pontapé no peito, uma joelhada nos testículos ou uma cotovelada nas trombas. Nas provas subsequentes - não entregar bolas ao adversário, não falhar cortes fáceis, não perder na antecipação, etc - estiveram ambos um pouco aquém do desejado.

 

image (4).jpg

 

A época tem-lhe corrido bem em termos de sorteios e calendário, providenciando-lhes várias oportunidades de passear por territórios amigos (Barcelona, Luz, Porto, Braga, estádio do Atlético Madrid) e dessa forma enriquecer o seu considerável espólio de isqueiros. Hoje, contra todas as expectativas, não recebeu brindes da bancada, apesar do esforço que dedicou à actividade que melhor pratica depois de jogar futebol: irritar as pessoas que estão a ver futebol. Deu o tudo por tudo quando improvisou uma vasectomia a Griezmann na segunda parte, mas os adeptos da casa não se irritaram o suficiente e a única coisa que conseguiu foi ver o amarelo que o afasta do jogo seguinte. Quando hoje fumar o último cigarrinho do dia, vai ter de usar fósforos.

 

image (5).jpg

 

Ah, Bas Dost, o anjo exterminador, brandindo um gládio em chamas: o seu olho lúcido expõe todos os vícios secretos: dele, dos colegas, de quem os treina, de quem os vê. É como se toda a manobra colectiva se apresentasse perante um tribunal revolucionário: "tu, o que fazes aqui?", "tu, estás a tentar passar a bola a quem?, "tu, onde é que estavas no minuto 72?", "tu, o que é que achas desta porra toda?". Não há boas respostas a qualquer uma destas perguntas, tal como não há boa resposta ao dilema filosófico que Dost representou ao longo de duas épocas: o que fazer, e como jogar, com alguém que parece a solução para todos os problemas em 40 jogos por época, e um problema sem solução nos restantes 10?

 

image (6).jpg

 

Não sabemos exactamente onde foi parar a bola depois do remate que tentou ao minuto 92, a não ser que não acertou em nenhum dos dois alvos úteis naquelas circunstâncias: o fundo das redes, ou em cheio no smartphone do Presidente.

 

Texto de Rogério Casanova, jornal Expresso

 

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Perfil Facebook

De Leila Coutinho a 06.04.2018 às 12:28

Ninguém aguenta 90 minutos depois de 23 segundos trágicos.

É pouco tempo.

SL
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 14:06

Está-se a fazer aqui uma grande confusão e fazer-se passar a ideia que os jogadores de futebol estão imunes á critica publica feita pelos seus responsáveis sejam eles os seus treinadores ou mesmo os seus dirigentes .

Era só o que faltava os meninos coitadinhos escaparem ás criticas quando se portam muito mal.

Tenho a explicar o seguinte , nao se trata por ser Bruno de Carvalho o normal saco de treinos do boxeteclado da maioria que escreve neste blog, porque fosse ele presidente de outro clube em que os jogadores tiveram aquele comportamento de ontem em que todos vimos a minha opinião seria exactamente a mesma.

A maioria dos comportamentos dos jogadores nos jogos são comentados e quando á razão criticados entre portas fechadas , normalmente é assim que tem que ser feito mas á excepções quando esses comportamentos ultrapassam toda uma lógica corrente da falta de motivação , por falta de atitude , por erros tecnicos graves , por incumprimentos tacticos etc.

Agora quando os motivos é a pura falta de concentração inexplicável, há situações que só a critica publica pelos próprios responsáveis mexem com os jogadores .
Numa falta de atitude , de uma derrota pesada os jogadores podem ser surpreendidos por uma espera no balneário para o respectivo raspanete duro mas o que se passou ontem eles ja estariam á espera sem surpresa de uma eventual espera e estariam preparados para ela , igual a tantas outras que tiveram durante a sua carreira , resultado muito provávelmente entrava-lhes por um ouvido e saia-lhes por outro, só tinham que fazer aquelas caras tristes de comprometidos .
Ontem excepcionalmente mereciam algo mais algo que os surpreendessem , um puxão de orelhas publico do proprio responsável maximo pelo clube.

Sinceramente penso que deveriam ser os jogadores a virem pedir desculpa publicamente porque aquelas faltas de concentração que nao são admitidas em jogos de decisão de uma epoca como aconteceu ontem .
Nao foi falta de atitude porque até houve periodos de boa reação da equipa e até poderiam ter feito um golo foi pior que isso para um profissional a total falta de concentração em zonas proibidas e tambem as que originaram amarelos estupidos que retiram esses jogadores de poderem dar o seu contributo á equipa na 2 mão.

Quando neste tipo de erros grosseiros de alguns jogadores é facil, encostam-se durante um tempo para marinarem na responsabilidade que são obrigados a ter, o problema é que nao temos plantel nesta fase da epoca para os luxos de encosto , todos jogos são decisivos e os melhores é para isso que la estão e nao para serem encostados .Só tem uma solução a vergonha publica para que despertem , para que tenham em consciencia que a epoca ainda nao acabou.

Estou seguro que vão dar uma tremenda resposta contra o Paços de Ferreira depois deste abre olhos publico.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.04.2018 às 14:24

Indiana Júlio, pode ter razão em tudo o que diz, no entanto, não me lembro do LFV ou do PC a virem criticar jogadores tão detalhadamente em praça pública depois de erros cometidos pelos jogadores num jogo. Até pode ter acontecido mas eu não me lembro mas de certeza que alguém me poderá elucidar.
Em relação a responderem já no próximo jogo pode ser um pau de dois bicos para o BC, se correr bem passa a ser o maior, se empatar ou perder é ainda mais criticado. Para quem acha que a Comunicação Social só prejudica o Sporting e recomenda/proíbe jogadores ou funcionários de prestarem grandes declarações, fazer determinado tipo de comentários no facebook e entrar live na CMTV é arranjar lenha para se queimar.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 15:06

Leão da bonita linda cidade da Covilhã , nao me recordo tambem que jogadores das equipas rivais tenham tido tantas falhas graves por falta de total concentração num curto espaço de tempo .

Mas claro que sim quantos presidentes e treinadores vieram dar a injeção dolorosa publica a jogadores ou mesmo em geral a toda a equipa?
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.04.2018 às 16:15

Isso não é verdade Júlio (quer dizer, pode ser verdade que não se recorde, mas não é verdade que não tenha acontecido).

Não indo muito atrás no tempo, a dupla Filipe/Osório protagonizou um momento ridículo (ao nível dos de Coates e Matthieu) esta semana que pode efectivamente ter custado o título ao Porto - bem mais grave que uns quartos de final da LE contra uma equipa poderosa, onde as hipóteses eram realisticamente reduzidas.

Passando para os atacantes, Jonas falha um pénalti e Raul um lance isolado, displicentemente, contra o Belenenses, que podia ter colocado um ponto final numa época desastrosa.

E se os 5-0 do Liverpool podem ser ligeiramente atenuados por ser uma equipa forte da Premier League, os 5 de Basileia foram um filme de terror defensivo que começa antes do relógio chegar aos 2 min. Em nenhum caso se assistiu a isto, nem por parte de treinadores nem presidentes. O desempenho de um jogador de futebol tem muito de psicológico, e é um erro, a meu ver, desvalorizar o impacto em campo de um balneário unido, solidário e com referências de confiança quanto ao seu trabalho.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.04.2018 às 16:29

Sofia, ia mesmo falar da Chapa 5 que os dois levaram e onde não houve comentários individuais sobre jogadores e houve falhas bem graves de vários.
Coincidência ou não, a fazer jus à notícia do JN, hoje os jogadores não treinaram em desacordo com BC. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 16:30

minha cara nao me faça rir comparar um estreante "Osorio" numa prova de fogo com toda a responsabilidade do treinador com os consagrados Coates e Mathieu? É verdade que escreveu isso? E ainda queria que o Sergio viesse criticar o miudo? Mas será que voces nao sabem comparar?

Sera que escrevo chinês? Nao esta em causa a falha do Coates aos 23 segundos , acontece e isso por si só nao seria motivo de critica mas sim de chamada de atenção do treinador mesmo durante o jogo , está em causa a total desconcentração que Coates teve durante quase toda a primeira parte que acabou por desconcentrar e contagiar o Mathieu , ja sabemos que Coates tem dificuldade em "arrancar" nos jogos mas ontem foi de mais a juntar á branca de Setubal no ultimo minuto ja começa a ser demais , se os raspanete internos nao são suficientes então algo mais tem que ser feito isso é claro doa a quem doer.

Desculpo o Montero que ainda estava frio , tinha acabado de entrar , desculpo o Bas Dost naquele gesto impulsivo mas já nao desculpo o Coentrão naquela entrada sem nexo e outros detalhes que vos passaram despercebidos na defesa.

" no pasa nada" isto foi so um abre olhos para que nao esqueçam a camisola que vestem, alguma bulha durante anguns poucos dias até o jogo com o Paços depois ja ninguem se recorda , ninguem menos os jogadores.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.04.2018 às 16:52

Belenenses, prova de fogo? E a culpa é do Filipe, que entrou em jogo completamente descompensado por ter um parceiro novo no eixo da defesa, e nesse lance ocupa o espaço de Osório, que provavelmente teria controlado o lance sem essa interferência. Aliás, a "assistência" é de Filipe. Mas limitei-me a dar dois contra-exemplos muito recentes, mais existem. O penálti de Brahimi contra o Paços, a rir-se antes de o marcar? E o Basileia? A defesa era estreante? Mas é a sua opinião, tudo bem. A minha é que o trabalho de protecção e construção do balneário é incrivelmente negligenciado em Alvalade. Espero sinceramente que a sua é que esteja correcta.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 17:21

Minha cara podemos criticar penaltis falhadosca por serem mal marcados mas nunca motivo de critica grossa , penalties todos falham até Maradona falhou um contra o Sporting .
Osorio é a primeira vez que jogou na defesa do Porto é um miudo ainda sem grande experiencia e se falhar a unica critica terá que ser feita é ao responsável que o colocou a jogar neste caso o treinador . quero com isto dizer que tem margem para errar que ninguem o ira criticar , o treinador assume a carga.

Coates e Mathieu são consagrados , jogadores de seleção , jogam juntos á 1 epoca e quando falham redondamente na concentração e essa falha se arrasta por largos minutos do jogo provocando consecutivas falhas a responsabilidade é do jogador e tem que ser duramente criticado .

Nao critico falhas tecnicas mas as o motivos que as originaram as tais faltas de concentração , qualquer defesa experiente sabe que nao pode fazer passes na diagonal na zona frontal da baliza quando o adversário está cerca, vem nos livros basicos do futebol , depois nao pode falhar constantemente passe faceis a 10 mt sem oposiçao do adversário isso chama-se desleixo na concentração e é disso que comento e que nao aceito principalmente na derradeira competição importante que o Sporting (poderia) conquistar nao satisfeito voltou a cometer o mesmo erro dando a bola ao Diego Costa que quase se isolou , e para a cereja no cimo do bolo podre um novo erro grave este a isolar de novo o Diego que só nao marcou porque temos um guarda redes que nao vai em falhas totais de concentração pela camisola que veste e negou outro golo ao Atletico.

Pior que a critica que está feita seria a sua substituição antes do intervalo , isso sim poderia arrasá-lo psicologicamente eu particularmente prefiro a critica dura á substituição prematura.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.04.2018 às 17:47

Não sei porque um pénalti é algo que até o Maradona falhava, e o Coates, central, "fazer um passe para o Oblak" por estar "desconcentrado" é atacável em público. Bem, os jogadores já responderam....
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 16:38

Ainda recentemente o treinador do Estoril arrasou toda a equipa publicamente , repito arrasou e falou de individualidades da equipa, uma semana depois o presidente do Maritimo arrasou a sua equipa com a agravante de ordenar que um seu jogador fosse imediatamente separado do grupo e treinasse á parte por na sua opinião ter tido conduta impropria durante o jogo desportivo e isto nas criticas recentes podemos ir a centenas de casos e então por esse mundo fora estava aqui todo o resto de tarde a enumerá-las.

Os jogadores do Sporting são quê especiais? imunes ás criticas quando ultrapassam o risco do admissivel?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.04.2018 às 17:24

Já reparei que o Julius agora foge para outros posts para dar destaque aos seus comentários...

De qualquer modo, essa analogia que citou significa o quê, exactamente ?

Voltamos à conversa de fazer a fusão de dois negativos na esperança que venham a dar um positivo. Não dão!!!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 19:25

Eu tenho a perfeita convicção que estou certo , e o futuro me ira dar razão , o balneário do Sporting precisava de um abanão , a mentalidade ainda está aquem do que se exige e tudo isto vem espicaçar tudo e todos para que as responsabilidades sejam na pratica assumidas sempre em todos os jogos e nâo somente só em alguns.

Eu nao salto para lugar nenhum e nunca procurei destaques , dou a minha opinião sempre na forma "anti-politico" estou sim é a seguir ao pormonor todos os desenvolvimentos perante os novos posts colocados , tenha em atenção que quando os posts caiem aqui ja todos somos comhecedores por antecipação ao que se passa.
Sem imagem de perfil

De Juca a 06.04.2018 às 14:57

caro Indiana Julio, o Presidente tem que ser como um "Pai", em privado e cara a cara pode dizer-lhe tudo, em publico, NUNCA.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.04.2018 às 15:03

É a sua opinião e respeito-a meu caro mas volto a dizer á excepções quando jogadores falham em exageros inexplicáveis.
Sem imagem de perfil

De João Pereira a 06.04.2018 às 16:32

Acho sinceramente que as criticas são justas neste caso, os jogadores do Sporting encararam o jogo com falta de concentração, sem garra e displicência.
Mas o presidente do Clube / SAD devia dizer hoje aos jogadores e à equipa técnica o que pensa em Alcochete presencialmente, e nunca no Facebook.

A gestão de Recursos Humanos não se faz por Facebook ou qualquer outra rede social ou App.

É preferível ele fazer o que fez em Chaves à uns anos atrás do que vir para o Facebook desabafar.

e pior, ainda ligou para a CM Tv que tanto odeia para justificar o seu Post.

Mas concordo com o Júlio que as criticas são justas face ao que aconteceu, só não concordo com a forma com que foram "distribuidas".

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo