Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Futebol, Subjectividades e Manipulação

Julius Coelho, em 03.10.23

Ainda sobre as incidências dos vários lances que marcaram o jogo do Sporting em Faro, as decisões tomadas pelos árbitros e VAR levantaram uma onda gigantesca de comentários por todas as redes sociais, jornais e programas desportivos, não mais que uma campanha orquestrada muito à conveniência, por quem não esperava um Sporting forte, coeso e com indícios claros para durar, numa das épocas mais importantes e decisivas dos últimos tempos.

image.jpg

Nas "Notas de Julius" abordei na classificação do árbitro e VAR alguns lances, que perante as imagens que nos foram apresentadas julguei eventuais erros nas suas decisões, recordo que o post das Notas é elaborado imediatamente a seguir  ao términos do jogo, sem tempo para ver repetições de imagem ou de ouvir opiniões técnicas. 

Já tive ampla oportunidade de rever as imagens, nem todas, (mas já explico) e com mais tranquilidade e atenção encontrei pormenores que fazem a diferença e alteram algumas das coisas que escrevi no post. No lance da expulsão do Gonçalo Silva é mão ostensiva para impedir a bola de entrar na baliza, é vermelho, decisão correcta, independentemente da presença do guarda-redes, verdade que a UEFA e a FIFA escrevem ao lado da lei conselhos na questão da dupla penalização, mas sendo ostensiva é vermelho.

No lance de bicicleta do Nuno Santos, como é mesmo possível continuarem a apresentar as imagens de uma única câmara, a da frente? Como podem aceitar avaliar o lance nessa única condição? É aqui que começa a mentira, a manipulação, porque não são mostradas as imagens laterais ou as por trás da baliza? Eu fico com a clara ideia que o Nuno nunca chega a tocar no avançado e as imagens laterais iriam provar isso mesmo, tem gente que o sabe, que viu mas que não interessa mostrar.

1024.jpg

Lance do segundo penálti com derrube na área do Marcus Edwards, com as vária imagens mostradas de vários ângulos e vistas com atenção (é para isso que existe o VAR) o José Luís tenta de facto o desarme mas...não toca na bola e faz toda a diferença, porque depois deixa ficar a perna precisamente para impedir que o Marcus siga no último drible, penálti claro. Nas primeira imagens durante o jogo que foram mostradas, sempre tudo muito à pressa, fiquei com a ideia que tivesse tocado com a biqueira da bota não dei por esse decisivo detalhe, que volto a referir faz toda a diferença.

O Sporting conseguiu uma vitória difícil no S. Luís, porque se complicou, mas muito justa, e é inconcebível que seja alvo das frustrações de quem gostaria de estar na sua posição.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 03.10.2023 às 04:29

Julius,

Quero parabenizar-mos uma pessoa subjetivamente qualificado, uma pessoa mediocrático, pessoa retombante, uma pessoa capriocárica.
São pessoas que vieram de nada e hoje não tem porra nenhuma também.😅😅
Pessoa que faz um trabalho magnifico com a sua omildade, da simplicidade, dentro da consequência mediovágel.🤓
Quero comprimentar por ser uma pessoa inoxidável...quer dizer, uma pessoa brilhante.💫
Quero parabenizar por ser uma pessoa estrambólica, por ser uma pessoa HELPiS, uma pessoa batratió.😵‍💫
Uma pessoa que merece o respeito tecnológico, uma pessoa strogonoficante sensílveo!.👏

P.S. Não leves a mal a brincadeira, porque até mereces mesmo os parabéns por a tua dedicação ao Blog.
Vi isso no Instagram.!
(Ler com sotaque, por favor☺️)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 10:35

Obrigado amigo Carlos
Nota: Tive que ir ao dicionário para decifrar

Sem imagem de perfil

De De Perry a 03.10.2023 às 09:04

Concordo em absoluto. O único erro sério apontado ao árbitro era o segundo amarelo ao Hjulmand
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 10:49

Perry mas foi isso mesmo que me levou a estranhar e rever com mais atenção as imagens. Quando é o próprio treinador do Farense a falar só desse erro fiquei pensativo, que algo não batia certo, agora ficou claro e ele já o sabia por isso só sublinhou esse lance e que mesmo assim não tem toda a razão porque o Matheus Oliveira também tinha que ser expulso, verdade que os lances com o jogador de Faro só aconteceram posteriormente ao lance que daria expulsão ao Morten.

Continuo a ficar convicto que também o lance com o Nuno Santos foi um erro do árbitro e quem devia levar amarelo era o avançado Farense por simulação grosseira, é muito estranho que só no mostrem as imagens de uma só câmara, a da frente, a que menos esclarece, pois se têm imagens ao detalhe de todos os outros lances mostrem-nos também o detalhe desse, do momento que supostamente o Nuno Santos toca no avançado, vejo tudo isto como manipulação, nesse lance o Nuno não lhe chega a tocar, por isso não mostram as imagens.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.10.2023 às 09:46

Amigo Julius,

Se não fosse com estes lances seria com outros, mas a gritaria existiria sempre. Porque o importante está na frase que escreveu:
"não mais que uma campanha orquestrada muito à conveniência, por quem não esperava um Sporting forte, coeso e com indícios claros para durar, numa das épocas mais importantes e decisivas dos últimos tempos."

E enquanto não conseguirem o exclusivo das duas posições não vão parar.
Espero bem que o Sporting não lhes dê descanso e que as suas vozes nunca cheguem ao céu!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 11:02

Amigo Leão do Norte,

percebemos todos que de facto teremos que estar mais atentos a todas essas armadilhas, é fácil perceber o alinhamento das duas agendas nas redes sociais e programas desportivos no ataque ao jogo de Faro, a forma como tentam encontrar justificações para em conjunto fazerem ruído com ressonância, faz parte da estratégia.

Que figura vai fazer o Porto na audiência que pediu no Concelho de Arbitragem? Que vai apresentar? Os lances do seu jogo com o Arouca, os lances do Taremi? Ou os de Vila do Conde, os lances com o Eustáquio? Os lances na Luz? Os de Faro? Todos eles são facilmente explicadas pelas imagens, Onde afinal se sentem prejudicados? É tudo ruído, faz parte da estratégia, fazer ruído.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.10.2023 às 11:23

A audiência ao Conselho de Arbitragem é certamente para recordar aos conselheiros e, por via destes, aos árbitros alguns princípios que podem estar esquecidos.
Veremos, nas próximas jornadas, os resultados que esta revisão da matéria irá dar.

Mas a acção não se esgota nesta audiência. Caso a matéria não seja aprendida, o Centro de Estágio dos árbitros também irá receber formação.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:03

Tem muitas coisas a correr ao mesmo tempo, as eleições no Porto, as eleições na Federação, o pânico de quem sempre dominou e pode acabar em 3º na temporada mais importante dos últimos anos e ainda o Mundial em Portugal a que os árbitros querem passar imagem sem grandes escândalos à FIFA e UEFA, é muita coisa junta e que não coincide, faz choque, ficamos todos na expectativa do que mais irá acontecer.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 03.10.2023 às 10:33

E acrescento que na falta sobre o Edwards, que resulta no 2º penalti, este ainda leva um ligeiro toque no pé direito, do defesa que acabou de fintar, que o desequilibra e projeta mais para cima do Zé Luis. É ver o segundo 3:21 no resumo da Vsports.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 11:18

Paulo
A SportTV está a fazer um péssimo serviço ao futebol português, guarda para si imagens de lances polémicos para depois fazer uso delas mais tarde em outros programas seus e só aí as divulga, deixam a confusão instalar-se nos adeptos quando têm os meios para esclarecer e não o fazem propositadamente, manipulam as opiniões com imagens selecionadas, isto é muito grave, vemos os golos do Matheus Oliveira de vários ângulos e depois na mesma baliza tendo as mesmas câmaras não mostram as imagens também dos vários ângulos da bicicleta do Nuno Santos, isso é clara manipulação e tem que ser delatado.

No lance que descreve, de momento que o Zé Luís falha a bola, nunca lhe tocou, é pênalti porque deixou ficar a perna exatamente para impedir o Marcus. Nas primeiras imagens mostradas durante o jogo não me apercebi que não tinha tocado na bola, estava convicto que tocou, isso faz toda a diferença na avaliação do lance.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 03.10.2023 às 15:48

Certo, quem lhe toca é o 1º defesa que Edwards fintou, que mexe os pés e lhe acerta na bota do pé direito. Esse toque poderia não ser falta para penalti, mas desequilibra-o, e no seguimento o que Zé Luis faz é claramente falta e penalti.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 03.10.2023 às 13:34

Ganda PauloSCP..
Descreve ao promenor o lance.[(Y)
Só mesmo os curtos de inteligência e há muitos, não vão querer ver o óbvio.


Sem imagem de perfil

De RCL a 03.10.2023 às 17:01

Carlos N. T.
Não são curtos de inteligência. São Lampiões.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 03.10.2023 às 11:01

O ataque ao Sporting tem sido de uma canalhice e de uma violência que ainda não tínhamos visto. Os vários avençados dos adversários nos jornais e tv’s não se contêm na tentativa de justificar o contrário do que as imagens mostram e todos podemos ver. É mais forte do que eles. Uma vergonha.
Mas brutal é o Gyokeres, que os vai mantendo em sentido e com medo. Depois de hoje e se não ganharem os respectivos jogos de LC aguardemos novos episódios da sanha persecutória contra o Sporting.
Continuar firme a jogar à bola e com vontade de ser campeão, calando essa matilha de cães raivosos com trabalho sério, abnegação, golos e vitórias.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 11:36

João Gil,

A todos que seguem embebidos no ataque é deixá-los a falar sozinhos, de César o que é de César e não podem atirar-nos areia para os olhos aproveitando-se da manipulação das imagens.

Curiosa a estratégia, manipula-se as imagens dando uma ideia errada dos lances para que se construa uma narrativa consumada por ser várias vezes repetida, depois quando aparecem outras imagens que mostram a realidade e se não estivermos atentos, prevalece a narrativa que construíram. Pois desafio que nos mostrem imagens que comprovem:
1- Que o Gonçalo Silva não jogou ostensivamente a bola com a mão
2 - Que o Nuno Santos tocou na sua bicicleta com o pé na cabeça do avançado
3 - Que o Zé Luís toca na bola no lance do derrube do Marcus.

Vai ficar dificil mostrarem o que não existe.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 03.10.2023 às 12:04

Caro Julius,
Se calha o Vital acertar e ter resultados com o jovem Adan nos treinos de formação de barreira e reação no batimento de livres directos e penaltis, então é que vão ser elas.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:15

João Gil,
Todos os guarda redes têm os seus pontos mais fortes mas também os mais fracos, o Adán tem mostrado muitas dificuldades nos tiros de pênalti e livre perto da área, não sei se será problemas de visão, ou de timing de ataque á bola, reage sempre atrasado e já lhe fica difícil melhorar esse aspecto com a idade que tem.

O que pode melhorar sim é na na colocação da barreira, ele também parece ter dificuldades em formá-la corretamente. Quando chegou ao Sporting até vinha cheio de pica, sem querer muitos elementos na barreira, porque queria ver bem a bola partir (volto à questão de alguma falta de visão) mas como levou uns golazos passou a colocar mais gente, mas nem assim.

A barreira é ele que dirige, que escolhe onde ficam os mais altos, se o primeiro homem, ou segundo e por aí fora, aí o Vital vai ter que refazer, voltar ao ponto zero.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 03.10.2023 às 11:28

Bom dia a todos,

So queria realçar dois pontos que foram determinantes neste jogo
1- Lance da falta que dá origem ao primeiro golo do Farense, os dois jogadores Morten e Isidoro vão se a puxar e o jogador do Farense responde com um chega para lá de mão fechada no Morten, claro que ele responde de volta e o arbitro marca a falta contra o SCP. Não viu o lance a desenrolar ou apenas viu a ultima parte? Nota o VAR não pode intervir.

2- Lance do 2 golo do Farense- corte do N.Santos de pontapé de bicicleta que "toca" supostamente no Isidoro, em momento algum se vê uma repetição que mostre este contacto, percebe se sim um golpe de teatro magistral deste individuo. Se o arbitro considerou jogo perigoso, nunca na vida o livre devia ser direto, isto segundo a lei 12. A unica explicação para ser livre direto é ter havido contacto, que tal como mencionei anteriormente, não existe uma prova disso. Nota o VAR também não pode intervir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 11:48

Bom dia Nuno,
Já damos de barato o lance do Morten, no primeiro amarelo ambos vão a fazer falta, só que o dinamarquês mais corpulento e menos tramposo nunca se atirou para o relvado e isso fez toda a diferença, mas se fosse expulso também teria que haver expulsão do Mathias Oliveira, o árbitro quase que lhe rogou que se calasse.

Cada vez fico mais convencido que o Nuno nunca tocou no avançado por isso a falta das imagens que o comprovam, não será por acaso que não as mostram, bastava vermos o que filmaram as câmara laterais, manipulação pura.

Pensávamos nós que teria sido um jogo normal igual a todos os que vimos neste campeonato com mais ou menor discussão, mas como quiseram bulha pois arregacemos as mangas e vamos a ela mas com factos, não com as narrativas do blá blá blá

Escândalo do mais alto nível foi o que aconteceu no Porto/Arouca, ou naquele pênalti por tirarem o pó na bota do João Mário em Barcelos que ficará para a história. Quando tiverem de facto razão também cá estaremos, eu estarei.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:06

Matheus Oliveira.
Sem imagem de perfil

De José Neves a 03.10.2023 às 11:42

E que onda! Julgo que ocorre quando estímulos neutros se associam a incondicionados, tendo como resultado respostas condicionadas. Daí as frustrações resultantes

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 11:55

José Neves,

Ontem vi e ouvi um ex árbitro que é comentador num programa desportivo na TV tentar justificar o injustificável, expondo-se a um papel ridículo, para não dizer nojento, porque tinha que seguir uma qualquer cartilha que lhe colocaram na frente, perante as imagens que o desmentiam só faltou mesmo gaguejar, esteve quase.

como se dispõem a estas cenas ridículas, falta de coluna vertebral, falta de dignidade, falta de...tudo, vamos registrando e conhecendo afinal quem são e para o que vêm.
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 03.10.2023 às 12:08

O único lance em que o Sporting pode ter sido beneficiado foi o 2º amarelo que ficou por mostrar ao Hjulmand.
A falta que dá origem ao 2º golo do Farense é uma aberração...não é falta em lado nenhum do mundo.
E no penálti do Edwards, o Zé Luís cometeu um erro crasso ao deixar a perna para trás e promover o contacto.
Em relação aos comentadores do SLB e FCP, é apenas ruído para criar uma narrativa de que o Sporting foi altamente beneficiado. É uma estratégia antiga e repetida quando o Sporting vai na frente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:26

Diogo,

Por isso o José Mota só falou desse lance, repito isto porque isso quer dizer muita coisa, porque não foi por acaso, ele já tinha visto tudo. Ou caso não tivesse sido pênalti no lance sobre o Marcus ele ficaria calado? precisamente no lance que resultou o golo da derrota da sua equipa? Algo não batia certo e por isso disponibilizei-me a rever com mais atenção todas as imagens que tinham já sido disponibilizadas (ainda esperamos as que mostram os detalhes da falta que foi marcada ao Nuno Santos e que deu o primeiro golo do Farense).

O Zé Luís até podia ter deixado a perna para trás se toca na bola quando tentou o desarme, mas não tocou, à uma câmara que saca essas dúvidas, ele nunca chega a tocar na bola, logo só pode ser pênalti, é claro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:29

Explico, se o Zé Luís toca na bola (inicialmente eu pensei que tocou) automaticamente ganharia posição sobre o Marcus por antecipação, como não tocou na bola pôs-se a jeito para o avançado acabar derrubado e foi o que aconteceu, já não à margem para dúvidas, pênalti bem marcado e o VAR também viu.
Sem imagem de perfil

De RASR a 03.10.2023 às 12:29

Boa tarde.

Sinceramente, nem me interessa se ganhamos por beneficio do árbitro ou não. Não aceito lições de moral de encarnados ou azuis. Enquanto não tivermos 40 e outros 20 anos disto, nunca chegaremos ao patamar daqueles 2. Virem todos ofendidozinhos por o Sporting não ter tido uma expulsão ou ter tido um penalty num jogo de 90 minutos, num campeonato dentre 60 campeonatos, poupem-me. Ainda precisamos de mais 59 anos de jogos estranhos para equipararmos os outros dois morcões! E o que me preocupa mais é haver Sportinguistas maisnpapistas que o Papa! Dispam a camisola verde e branca! Isto é guerra, ou não viessem logo na segunda feira a cartilha e newsletter a falar do Sporting esquecendo-se de referirem os 40+20 que tiveram, e quem não assumir essa guerra, será sempre um elemento a menos na onda verde! Para memória, agora só contam 2 lugares para os milhões da Champions.

Façam como eu, riam-se e celebrem o primeiro lugar invicto até ao momento. O resto, é barulho de fundo!
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 12:47

RASR,

Eles bem queriam, querem que este jogo de Faro conte para essa estatística que muito bem fez lembrar, mas tiveram azar, é que nem este jogo conta, porque afinal o Sporting não foi beneficiado, podem estrebuchar e até fazer o papel daquele coitado ex arbitro e comentador teve que fazer no programa de ontem, expondo-se ao ridículo, ao ponto do colega também ex árbitro, que teve que lhe fazer um desenho, pedir para pararem com a humilhação e que o programa seguisse a falarem de outras coisas, inacreditável ao ponto que chegam.

Claro que isto é uma guerra, vai ser uma guerra e este post já faz parte também dela, estamos vivos e muito atentos como se vê.
Sem imagem de perfil

De FF a 03.10.2023 às 13:37

Boa-tarde,
Não comento o que desconheço pois pouco ou nada percebo de futebol, modalidade que, aliás não gosto mesmo nada, dadas as situações que à volta do futebol se vão desenrolando.
Em minha modesta opinião só há um remédio para isto: uma eficaz luta contra a corrupção.
Por que será que as instâncias judiciais que combatem a corrupção noutros campos com resultados positivos, perante as coisas do futebol esbarram numa barreira instransponível?
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2023 às 14:15

FF,
É a velha questão, os interesses movem montanhas, porque no futebol abunda dinheiro, riqueza e muitos sobrevivem dele, não é só as paixões clubísticas que explicam tudo, muito longe disso, elas só servem para confundir, para servirem de bode expiatório.

Tem muita gente grudada até ao osso que jamais vai abrir mão do que ganha em vender a alma ao diabo, que se lixe a alma se o diabo paga mais.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo