Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Futuro procura-se

Rui Gomes, em 13.12.14

 

Sua-visao-de-futuro.jpg

 

Com o primeiro terço do campeonato realizado - 1.ª Liga - verifica-se que 13 clubes, ou seja 72,2 por cento do total, não conseguem meter em média mais do que 3.005 espectadores nos respectivos estádios, nos jogos do campeonato.

 

Perante este acentuadamente desestimulante cenário, é apenas lógico questionar o futuro do futebol português.

 

Winston Churchill disse que " é um erro ver muito longe no futuro. A corrente do destino somente pode ser puxada um ela por vez", mas também há quem acredite que o problema do nosso tempo é que o futuro não é o que costumava ser.

 

publicado às 11:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 13.12.2014 às 12:33

Por falar em futuro , permita-se sair do assunto do tópico , para lhe dizer que me preocupa a notícia do DN de hoje que Carrillo está decidido a não renovar.
https://www.youtube.com/watch?v=7IOqOvrAw8E

O Sporting a acabar contrato em 2016 tem - Carrillo , Capel , André Martins , Boeck , Cédric. Até agora nenhum renovou , e em Janeiro é a ultima chance de encaixar com eles de forma significativa , sendo que há sempre menos mercado e menos dinheiro naturalmente.

Este jogador levou o tempo que levou para começar a dar cartas , muitas vezes prejudicou mesmo o clube , e quanto está no ponto , quer-se ir embora , este é um dos problemas mais graves do SCP e isto alastra-se mesmo à formação.

Cédric que está a jogar perto de zero , o que é natural quando se está numa situação de renovação complicada , pese embora eu ache que não tem assim muita qualidade sei que isto pesa , parece-me também que não fica. Houve má gestão em todos estes casos , e até mesmo no de Miguel Lopes por isso fomos jogar a Londres com o Esgaio, pois nem sequer foi inscrito na champions.

Capel certamente não renovará , e André Martins só se baixar a cabeça a um baixo salário.

A gestão desportiva este ano seria sempre muito díficil para BdC , mas está a sair-se abaixo das minhas expetativas , o Sporting de facto aumentou a qualidade de banco e competitividade no plantel , como na posição 6 (William , Rosell) , nas laterais , e até na frente. Depois há o erro defensivo , e na minha opinião o 9 do jogo Sporting não pode ser nenhum dos jogadores do plantel , logo a falha na contratação do Aboubakar a mim dói-me muito , pois foi por salários , e o Sporting certamente paga mais de dobro ao Capel que não joga nada (desculpe-me a expressão).

De equipa B esperava-se algumas subidas , pois os que estão lá estão desmotivados já , sei que é matéria do treinador , mas talvez lhe devia ter sido esclarecida assim que entrou , cai sempre bem no seio leonino ver alguém subir da equipa B , isto foi ainda mais dificultado pelas contratações sub22 do clube que ainda tiraram a atenção dos próprios miúdos da B.

No seu estilo de gestão não tem de admitir que errou , mas tem de ter lucidez para arrepiar caminho , a isto chama-se aprender , espero ver pelo menos que os jogadores essenciais para o clube fiquem bem amarrados e que haja uma inversão na politica de contratações.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 13:57

Se o futuro(hoje,ontem) é dirigido por incapazes que se há-de fazer...
Porrada!!! LOOOLL !!Como disse um comentador no outro post...LOOOLL !!

A sério, como se pode melhorar, senao fazem por isso......
Por ex: horários malucos , jornais e tv`s, só dao enfase aos tres grandes... (por isso teem que escrever tanta "palha".Transferencias para o Barcelona do J.Pereira, por exemplo) ou programas para ganhar dinheiro (Grande Área, Remate nao sei pra onde, etc, etc.....)
Quando se constroi um estádio ou se remodela, pensam pouco nos espectadores(comodidade)
Nao sabem educar os adeptos (TV`s, jornais)...por isso, porrada se refilares LOOOLL !!!

Que tal, explorar um derby minhoto, um derby madeirense, um Boavista-Guimaraes....por exemplo. Ve-se o que eles fazem com essa Liga dos perdedores(Taça da Liga) Vergonha !!!

Como é possível, sendo Portugal mais pobre há 40/60 anos atrás, ter mais espectadores no campos de futebol??!!!

P.S. A minha verdade....Nao interessa, nem veem interesse monetário, nem sabem como explorar. Dá muito trabalho...os fundos é que sao!!!!!
A quém?? Claro FC Porto e Benfica pois, eles acham que o mercado nao é suficiente para tres quanto mais para uma Liga inteira!!!

Quanto mais atrativo for um campeonato mais dinheiro haverá...é, nao é???
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 13.12.2014 às 14:20

Ora muito bem o futebol português vai continuar a ser um lodo completo e esse lodo vai aumentar e aumentar, até que a m.erda seja tanta que um dia vai explodir. Nesse dia pagam todos os pecadores (todos -1) e o justo (Sporting), provavelmente vamos estar todos um ano sem competir na europa e a reorganizar os campeonatos. Muitos clubezecos vão desaparecer depois de anos de vassalagem sem se preocupar com o amanhã, os campeonatos irão ser com 10equipas máximo.

A acontecer será lá para 2017/18 na altura da renegociação de contratos de tv . Esperemos que quem esteve na génese desta nojeira de futebol português desapareça de vez....

Os corruptos, reles, asquerosos não ganham sempre e às vezes a andar tão no fio da navalha basta 1 coisa falhar para o castelo de cartas desabar.

Por tudo o que anos a fio fizeram / fazem ao Sporting espero que acabem bem no fundo clubes incluido , porque ganhar campeonatos a eles valoriza a nossa vitória, mas já fizeram tanto mal a este desporto que quero vê-los no chão, acabados.

PS: Desculpem lá o fatalismo todo mas estou farto deste futebol e de nunca ver um campeonato a ser disputado limpinho, limpinho. E de ser o mexilhão nesta história...

SL
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.12.2014 às 18:12

Tema muito interessante e difícil de abordar num comentário..

-Os orgãos dirigentes do futebol

Fundamental tratar o futebol como um negócio.Profissionalismo e independência.
Se necessário criação de uma estrutura independente para dirigir as competições.
Justiça e arbitragem deviam,quer na sua organização que na sua composição, ser orgãos de total competência e credibilidade.
O oposto do que tem acontecido.O que tem reinado é o compadrio.
Quem influencia mais e melhor está mais perto de ganhar.
Portanto a primeira alteração seria uma,a completa mudança de mentalidades.

-O negócio futebol

Podia-se falar em muita coisa mas falo só nos direitos televisivo.
Deviam ser centralizados.Parece-me o que ,além de dar mais rendimento aos clubes,podia permitir uma maior competitividade.Talvez os grandes perdessem alguma coisa,mas ganhar-se-ia em competitividade e logo em interesse.

-A competição

Parece-me óbvia a necessidade de uma redução do número de clubes.

Se olharmos para a tabela em

http://www.ligaportugal.pt/oou/estatisticas/espectadores/clube/20142015/primeiraliga

vemos que é ridícul0 o facto de termos11(!!) clubes com assistências médias abaixo de 4000 e desses há 7 que não chegam aos 3000.
Há dois que pouco passam dos 1600(!).

Não sei qual é o número ideal,mas sem dúvida não mais de 14.
Teríamos mais dinheiro,mais qualidade e mais competitividade.

Como curiosidade o facto do "3º grande"-S.C Braga-pouco passar dos 12000.Por aqui se vê a monstruosidade da mentira que foi essa situação e qualifica bem os que a defenderam.

Em conclusão,porque não se mudam as coisas se parece tudo muito óbvio.
Há muitos interesses em que a coisas sejam assim.Um campeonato com um nível médio baixo,permite que jogadores com qualidade,mas sem reputação estabelecida,venham para Portugal e perante o nível geral,tenham grandes desempenhos.A isto junta-se a parcialidade dos árbitros.

Exemplos:Xavi Garcia nunca seria o jogador que é a jogar em campeonatos com outra exigência-como se tem visto-e mesmos no nosso as suas actuações seriam insuficientes.Era o jogador que era porque contava com a complacência dos árbitros.

Noutro registo,J. Martinez,que é um excelente jogador.
Mas quantos golos marcaria numa competição mais forte?E quantos marcaria num campeonato inglês?

Mas então pergunta-se, porque não beneficia o Sporting do mesmo?

Porque ,como é óbvio,os melhores negócios não nos são propostos.Veja-se o caso de Brahimi.Quanto nos pediram e quanto pagou o FCP.
Mais um para driblar sucessivamente jogadores sem qualidade e mais tarde ser vendido por muitos milhões com benefício para o porto e para os proprietários de parte do passe.

Também por estes motivos penso que para ganhar o actual campeonato português uma boa equipa com um ou dois fora-de-série é suficiente.O ano passado,sem Nani,podíamos ter sido campeões.Mas aqui temos que contar com o sistema ,que nos prejudicará sempre,porque os grandes interesses não estão do nosso lado.

Haveria muito a dizer mas a verdade é que há grandes e opacos interesses em que tudo continue na mesma.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.12.2014 às 18:16

Xavi Garcia nunca seria o jogador que é->Xavi Garcia nunca seria o jogador que foi
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 18:42

Este meu comentário nao é uma resposta ao Leao 1906 mas sim, a todo universo do futebol.....

"""Não sei qual é o número ideal,mas sem dúvida não mais de 14.
Teríamos mais dinheiro,mais qualidade e mais competitividade."""

Isto seria a morte do futebol portugues..

A venda, seria como sempre foi...quer dizer, os outros jamais chegaria a ter dinheiro e a máfia seria maior.
Os espectadores nao aumentariam (ninguém viaja de Braganca para ver um Braga vs. Guimaraes) logo , onde está ou estaria a diferenca??? ..........................Além do mais, o que seria da selecao???? Com um campo de recrutamento ainda menor!!!!
Essa nunca será a solucao

O problema real está aí !!! Sim, como se vende o produto.

P.S. Sem realmente ter a certeza, acho que é aí que esbarram as ideias do Bruno. Eles nao querem mudar, nem uma vírgula... Para que e porque dirao eles!!! LOL!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 18:54

Agregando...

Qual é o campeonato nacional que com poucas equipas tem alguma expressao?? Monetária, competividade ou lá o que seja???
A minha resposta é: nehum !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2014 às 19:18

Carlos, não discordo totalmente, mas todos nós sabemos o que está errado, o problema reside em encontrar uma solução que melhore a qualidade e, sobretudo, a integridade do futebol português.

Não serve de exemplo, por ser a II Liga, mas não há muito tempo o jovem Ryan Gauld comentou a estranha sensação de jogar em campos praticamente vazios.

Recordo, também, não há muito tempo, jogos da I Liga com uma mão cheia de centenas de espectadores.

O facto de os direitos das transmissões não serem centralizados só pode ficar a dever a corrupção. Não há outra explicação lógica, quando os clubes pequenos, que constituem a vasta maioria, votam em detrimento de si próprios. Isso, para mim, é uma indicação que há incentivos obscuros tanto para os presidentes desses clubes e/ou os próprios clubes.

Apenas para pontificar: o SC Braga NÃO É, NUNCA FOI, e NUNCA SERÁ um grande do futebol português, muito menos ainda o terceiro. Ridículo !!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 19:41

Como disse anteriormente...a venda do produto !!!

EX: Há 20 anos ninguém via jogos da Liga Inglesa. Há 10 anos já muitos assumiam que preferiam ver a Liga Inglesa ou Italiana. Há 4 anos que Real Madrid e Barcelona rivalizam com os nossos jogos em matéria de ...........audiência.
Isto nao é saber vender o nosso produto!!!!!!! No geral o seu comentário vai de acordo com os meus........menos aqui
""""Apenas para pontificar: o SC Braga NÃO É, NUNCA FOI, e NUNCA SERÁ um grande do futebol português, muito menos ainda o terceiro. Ridículo !!!"""
Nao fui eu que disse essa barbaridade !!!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2014 às 19:50

Carlos, o meu comentário sobre o SC Braga não foi dirigido a si.

Quando diz que há 20 anos ni ninguém via os jogos da Liga Inglesa refere-se a quem ?... Decerto que não é aos ingleses que já nesses tempos enchiam os estádios.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 20:00

Refiro-me a Portugal, à forma como se destroi o futebol portugues.

Hoje já há miudos que tem por ídolo... o Xavi, o Van Persie ou Iniesta.
É assim um pouquinho estranho

Há 20 anos poucos ou nenhuns portugueses via jogos da Liga Inglesa. Há 10 anos já muitos portugueses assumiam que preferiam ver a Liga Inglesa ou Italiana. Há 4 anos que Real Madrid e Barcelona rivalizam com os nossos jogos em matéria de...........audiência.
Isto nao é saber vender o.. nosso ... produto!!!!!!!

Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.12.2014 às 20:06

Acho qualquer contribuição em relação a este tema como positiva,portanto o mesmo se aplica à sua.Uma mudança tão radical como a da redução do nº de clubes-que implicaria mais de uma volta,playoffs ou outra modalidade-teria sempre que ser sempre muito bem pensada.Há um tempo foi encomendado um estudo pela Liga,que apontava precisamente para um nº ideal de clubes e penso que o nº apresentado até era 12.Infelizmente procurei mas não consegui encontrar um link.

O nosso país tem especificidades próprias.O baixo rendimento em relação a países comparáveis em população,como a Bélgica ou a Holanda,uma grande assimetria ao nível dos rendimentos,as assimetrias regionais,etc,etc.

O que isto significa é que o facto de termos uma solução que seja diferente da que se vê em muitos países não é necessariamente errado.Se calhar temos mesmo é que olhar para o país que somos.

Em relação ao nº de jogadores portugueses:se reparar na última convocatória da Selecção A ,só havia jogadores de 3 clubes portugueses,Sporting,FCP e Braga.Dificilmente terá jogadores convocados que não sejam dos 3 grandes e do Braga e Guimarães.Além do mais 13 em 24(54,1%) vinham de clubes estrangeiros.

A defesa do jogador português terá que ser feita de outra forma,talvez limitando o número de estrangeiros ou mais provavelmente,obrigando à presença de um certo nº de jogadores portugueses-e de forma a que a situação não possa ser contornada regulamentarmente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 20:50

""O nosso país tem especificidades próprias."" ... Sim , correto!!! Mas nao sao as geográficas que prejudicam, essas até sao muito boas..

Como é possível a Espanha, com toda a crise que lá há (desemprego) ter tantos clubes bem situados em todos os aspetos. Monetário, competitivo e audiencias??
Claro, sabem vender o seu produto...

Como é possível na Inglaterra, haver divisoes(Ligas) até dizer chega.. com tremendas médias de espectadores??

Como é possível, na Alemanha haver tre ligas profissionais?? E as duas seguintes ligas , mais espectadores e financiadores que em Portugal (tirando os cinco primeiros)???

Como é possível que clubes em Portugal que teem 6, 3 ou 2 milhoes, nao sejam capazes de ter mais expressao na Europa??? Quando outros, com 300 mil até menos adeptos... consigam ser enormes???

É tudo uma questao de Markting....ser inteligente e nao chico-esperto (especialmente os nossos rivais)



"""A defesa do jogador português terá que ser feita de outra forma,talvez limitando o número de estrangeiros ou mais provavelmente,obrigando à presença de um certo nº de jogadores portugueses-e de forma a que a situação não possa ser contornada regulamentarmente.""".....

Total desacordo... Isto de dar quotas a cepos!!!!Quém for craque impoe-se. Ultimo exemplo..R.Neves e nem é preciso falar dos sportinguistas
Há muitos portugueses que jogam no extrangeiro... algum que progrediu??

Embora aqui eu tenha uma visao diferente no que diz respeito à FPF (mas isso é outro tema)

Solucao: MARKETING (coletivo e nao coletivo, inteligente e sem chico-espertices) Em prol do produto...futebol portugues.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 21:08

""""Há um tempo foi encomendado um estudo pela Liga,que apontava precisamente para um nº ideal de clubes e penso que o nº apresentado até era 12.Infelizmente procurei mas não consegui encontrar um link."""

Haveria mais Sporting vs. Benfica ou FC Porto e ....... Tudo bem, mais dinheiro. E o resto ??? Seria igual, como sempre.. Só afundaria mais ainda. Tenho a certeza que Bragas, Guimaraes e outros entrariam numa espiral de empréstimos e desprestígio......

Pensando bem, os grandes seriam mais ricos... mais títulos, mais craques... para onde irá o futuro adepto??? Para aqules que nao ganham nada?? Logo e sempre seria a vez de esses clubes ter menos espectadores, menos possibilidade de venda do seu próprio produto. etc,etc.... Estes clubes só terao 6 jogos mais para fazer caixa...
Se alguém me consegue dizer que isso é rentável..!!!!??!!??

Em Portugal há vários exemplos: Leixoes, Barreirense, Farense, Atlético....e,e...
Se nao ganhas nada (títulos) nao ganhas adeptos, logo nao consegues vender (marketing)..... assim, já morreram muitos clubes....



Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.12.2014 às 21:33

Parece-me que o Carlos gosta muito de escrever.Acho que não vou acrescentar mais nada.Penso que percebeu o que eu quis dizer.
Infelizmente não posso dizer o mesmo de si.
Mas o defeito é meu ,certamente
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.12.2014 às 21:52

LOOOOOLLL !! Infelizmente o que??? O problema é seu

Entao, eu tenho que percebe-lo e ao contrário nao é válido
Só porque nao estou de acordo com algumas ideias suas??? Pois sim......

Gostar de escrever !!! Nem por isso... porque aqui estamos bem de acordo"""Tema muito interessante e difícil de abordar num comentário.."""... mas hoje é Sábado


"Desculpe a minha ousadia Leao 1906".... Se isto o faz feliz, entao seja !!!
Sem imagem de perfil

De OCR a 14.12.2014 às 11:42



Há tempos li em qualquer lado, alguém defender uma Liga com 12 clubes, que disputariam numa primeira fase 22 jogos e numa 2ª.fase, os 6 primeiros disputariam o título e aqueles que iriam para a Europa, enquanto os últimos 6 disputariam os que iriam descer de divisão. Assim, disputar-se-iam na 1ª.fase 22 jogos e na 2ª fase 10 jogos, o que fariam no total 32 jogos durante a época.

Acho que esta forma seria muito interessante, pois para além dos 3 grandes se defrontarem 4 vezes durante a época, aumentaria a competitividade da Liga de forma considerável, que trariam certamente receitas bem mais elevadas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo