Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Golo (e as hienas...)

Rita Garcia Pereira, em 20.04.19

 

Ainda a festejar o golo de Luiz Phellype perante o Nacional, dou por mim a ler as últimas notícias sobre o Sporting, após uns dias de (meu...) black out.

 

Concordo com os que dizem que o conteúdo da auditoria não deveria ter sido divulgado da forma que foi e sem estar expurgado de toda aquela informação que não deveria ser do domínio dos nossos adversários.

 

21239248_DZQ8Y.png

Quanto a mim, o sítio mais apropriado seria uma Assembleia Geral e, eventualmente, até a mesma em que serão apreciados os recursos das sanções entretanto aplicadas pelo CFD. Suspeito, embora sem ter a certeza absoluta, como é que a mesma saiu para a praça pública e qual a motivação subjacente, acto pelo qual a Direcção, quer queira, quer não, é responsável.

 

Dito isto, não deixo de achar muito interessante que alguns dos ali visados tentem retirar da mesma vantagem, como sucedeu, por exemplo, com Carlos Vieira, protagonista de uma recém-entrevista bastante curiosa, em que se permite passar à frente das ilegalidades que se conhecem e das quais é, pelo menos parcialmente, responsável, e centrar tudo na forma como a mesma foi divulgada.

 

Privilegiar a forma sobre o conteúdo é uma táctica sobejamente conhecida, principalmente quando não se tem interesse algum em discutir o segundo. Nunca gostei de contabilistas arvorados em grandes gestores como nunca fui admiradora de hienas. Quando ambas as características se centram numa pessoa o resultado nunca é famoso.

 

publicado às 04:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Perfil Facebook

De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 20:28

Subscrevo Rita!!! Infelizmente o Sporting está minado de "inocentes" responsáveis pelo estado actual do clube. Felizmente a minha memória sofre frequentes upgrades e tem sempre espaço, para guardar os últimos 5 miseráveis anos e quem foram os seus responsáveis. Nunca vos esqueceremos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.04.2019 às 21:54

Muito provávelmente nao foram só 5 , contabilize 7 ou 8 será mais justo dizê-lo.

O seu espaço de memória deve recordar-se, estou convicto cara amiga.
Sem imagem de perfil

De RGS a 19.04.2019 às 22:30

Para ser mais justo, deveria dizer que os últimos 5 foram os menos miseráveis dos últimos 20.
Perfil Facebook

De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 22:41

RGS para quem não conhece a história e não acompanha o Sporting talvez. A realidade é que o destituído conseguiu ser pior que o Presidente Jorge Gonçalves, que não foi tão mau como o pintam mas a ignorância dos sócios dá muito jeito.
Sem imagem de perfil

De RGS a 19.04.2019 às 23:07

Cara Carlota, não sei o que pretende, mas felizmente conheço muito bem a história do meu clube, o que eu não tenho é memória curta nem amnésia temporária como certos presidentes.

A sério que não foi a direção de Bruno de Carvalho que:
herdou um passivo de quase 500M?
herdou um clube cujos ativos (jogadores) eram detidos por fundos, empresários e até nalguns casos até os jogadores detinham percentagens dos próprios passes?
herdou um plantel com mais de 3 meses de salários em atraso, tendo esses sim justa causa para rescindir?
herdou um clube que tinha fechado modalidades históricas?
herdou um clube cujos antecessores fecharam a nave e nunca mais jogaram em "casa" própria?
herdou um clube onde se vendiam os melhores jogadores por um abagatela para pagar salários dos restantes?
herdou um clube, além do estádio, praticamente sem mais património, no entanto delapidado pelas miseráveis gestões das direções anteriores?

Se a isso tudo, e em apenas 5 anos conseguiu:
baixar a dívida, recuperar grande passes dos jogadores, aumentar o ecletismo, recuperando modalidades, torná-las competetentes, competitivas e supervencedoras como foi o ano passado, criar o projeto paralímpico, expandir o nome do clube com o congresso Future of football, deixar património para o clube com o orgulho das modalidades, o pavilhão JR, e como se vê na auditoria faz isso tudo e ainda consegue ter lucro ao longo do mandato.

Seguindo o seu prisma, venham mais direções miseráveis como esta última.
O que não desejamos é direções exemplares como todas as outras deste século.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 20.04.2019 às 01:12

Tudo isso que descreve são factos irrefutaveis ,eu por exemplo tenho memória, mas tem tambem o resto ,o reverso da medalha, nao foi por aí que se queimou e acabou por perder o respeito de muitos sportinguistas como eu por exemplo , foi por muitas outras coisas que decepcionou.

Ser-se presidente de um clube tão especial como é o nosso Sporting exige muitas outras coisas que ficou demonstrado que não tem e nunca terá , é uma pena mas não tem , na America do Sul aprendi uma frase que diz tudo , ...faaaaalta-lhe, todavia!!!!
E cá para nós e muito.

Tenho muitas coisas presas ainda na garganta que nunca soltei , pode ser que algum dia solte , tinha tanto de bom como de parvo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2019 às 04:03

Julius,

Não cheguei a tempo de eliminar o comentário desse "RGS" sem eliminar outros, mas não prestem atenção a este sujeito.

Aparece aqui com agenda na manga sob pseudónimos diferentes.

Até poderá ser o lunático!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 20.04.2019 às 07:26

Sem imagem de perfil

De RGS a 20.04.2019 às 08:17

》》Porque raio é que haveriam de apagar o meu comentário que não é mais do que a manifestação de uma opinião sportinguista sustentada em factos concretos e reais em detrimento de outros como o seu, falso e calunioso e no limite da falta de educação?

》》Reveja o meu comentário e o seu, facilmente se perceberá quem é o lunático.

》》A minha agenda para hoje é fazer uma viagem, de sinal nada curta. Para amanhã, devo tirar o dia para a família que não vejo já há uns dias.
A sua, pelo que diz, deve ser apagar verdades e deixar passar mentiras.

Sem rancor, Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2019 às 08:22

Muito bem, gostei do comentário... especialmente a parte de "apagar verdades e deixar passar mentiras".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.04.2019 às 17:42

Esta argumentação de meias-verdades, para justificar uma Presidência que conduziu o Sporting a um descalabro é própria de quem vê a sua realidade e não a realidade.
Mesmo dando de barato que algumas coisas que escreve possam ser assim , embora contestáveis, porque as isola do seu contexto?
O Sporting fez-se com mais de cinquenta presidente, milhares de atletas e milhões de adeptos. Quando o destituído chegou tinha um passado de glórias, com altos e baixos, como é natural. Tinha várias infraestruturas, património com valor. Um estádio recente, uma escola de formação (Academia) creditada e por essa Direcção mal gerida desvalorizada. Tinha "património" humano constituído durante outras direcções como atletas que lhe permitiram realizaram mais valias. Ou foi ele que os levou no bolso?

Quando a direcção brunista chegou beneficiou de mão beijada do beneplácito da banca, para resolver problemas financeiros. Precisamente o contrário do que aconteceu a esta. Exauriu recursos em investimentos desportivos acima das possibilidades financeiras reais, com fracos dividendos no que diz respeito a resultados desportivos no mola real do clube, o futebol profissional. Seis anos a desbaratar para ganhar uma taça de Portugal, uma Taça da Liga, e uma Super Taça.

Foi responsável pela saída de activos financeiros valiosos, deixou a tesouraria sem capital, um empréstimo por pagar, a credibilidade do Clube desfeita. Esta Direcção teve de pagar o empréstimo em tempo record com a hostilidade dos meios financeiros, e conseguir um empréstimo para pagar dívidas que quase levaram o Clube à insolvência.

Se chegasse aqui um marciano e lesse o seu texto, concluiria que o Sporting era Bruno de Carvalho e o resto era paisagem. Mas compreendo-o: quando somos reféns do culto da personalidade, perdemos a consciência da realidade.
Sem imagem de perfil

De RGS a 20.04.2019 às 21:51

Sim, Nação Valente, o Sporting já existia. E tinha funcionários, e um estádio, e uns campos de treino e um mutidesportivo, e um museu cheio de taças que é um orgulho para qualquer um de nós, e ainda tinha mais património, algum vendido, e ao desbararato, como comprova a auditoria anterior,
Acha que por não ter referido isso, os factos enumerados estão fora de contexto?

A minha argumentação é de verdades inteiras, já das suas verdades, algumas são discutíveis. Como esta:

"Quando a direcção brunista chegou beneficiou de mão beijada do beneplácito da banca, para resolver problemas financeiros. Precisamente o contrário do que aconteceu a esta."

Errado. Quando chegou herdou uma Reestruturação Financeira da direção do Godinho que era lesa Sporting e que se não nos fosse levar à falência, estrangular-nos-ia e colocar-nos-ia a um nível desportivo muito baixo, deixaríamos de ser um grande. A sua direção trabalhou com a banca "como abutres" parafraseando Carlos Vieira, e fez uma nova RF, boa para o clube que permitiu ir abatendo a dívida e crescer sustentadamente em termos desportivos. Esta direção é que já herdou uma nova RF renegociada em abril, que permitirá recomprarmos as vmoc por cerca de 1/3 do seu valor e em consequência ficarmos com 90% da sad. O prazo para o acordo dessa RF acabou em março. O que fez esta direção foi adiar por 6 meses, presumo que seja para renegociar com condições ainda mais vantajosas. Se o conseguir, chapeau, o que já era bom passará a ótimo.

Ou esta:
"Foi responsável pela saída de activos financeiros valiosos, deixou a tesouraria sem capital, um empréstimo por pagar, a credibilidade do Clube desfeita. Esta Direcção teve de pagar o empréstimo em tempo record com a hostilidade dos meios financeiros, e conseguir um empréstimo para pagar dívidas que quase levaram o Clube à insolvência."
Aqui foca muitos assuntos e suscetíveis de várias interpretações. Não é linear que seja tudo como diz. Penso que não vale a pena esgrimirmos argumentos que nalguns casos será a justiça a demonstrar como tudo aconteceu. Essa sua meia verdade do conseguir o empréstimo tem o seu quê de hilariante quando se sabe que foi descontado com juros e investidores que não se puderam revelar do soberbo contrato com a Nos que a direção anterior assinou.

Se chegasse aqui um português que depois de ler o meu texto pensasse que o Sporting era Bruno de Carvalho e o resto paisagem tinha que concluir que era deficiente mental. Deixe lá esse ódio de lado, fez coisas boas e fez coisas más como todos os anteriores. Querer cruxificá-lo à força, descredibilizando o que de bom fez não resolverá o problema destes últimos 40 anos que é não sermos campeões com regularidade.

Estas constantes lutas internas enfraqueceu-nos de tal maneira, que olhando para os órgãos decisórios do futebol, não se vê lá um único sportinguista. O último que lá tivemos com peso foi humilhantemente colocado pelos nossos rivais por que tinha o clube em tribunal. Quando direcionarmos as forças internas para os conselhos de disciplina, da liga, da arbitragem, da federação etc, em vez de lutarmos entre nós, o objetivo estará muito mais perto de acontecer, porque ser os melhores em campo fomo-los muitas vezes ao longo desses 40 anos,como mais recentemente em 2015/16, mas não é suficiente.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.04.2019 às 01:05

De entre as nossas divergências, RGS, diz duas coisas com as quais concordo: "fez coisas boas e fez coisas más"; "constantes lutas internas enfraqueceu-nos". Então talvez fosse altura de enterrar o machado de guerra e dar o benefício da dúvida a esta Direcção, eleita por uma maioria de votantes. E gostava de deixar claro que não tenho ódio a ninguém. Penso que os sportinguistas na sua maioria querem virar a página. Quem teima em trazer o passado para o presente só prejudica o Sporting e não vai trazer o passado de volta.

SL
Perfil Facebook

De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 22:37

Se estiver a mencionar os 7/8 anos, em que o destituído andou por Alvalade a fazer a vida num inferno à tudo e à todos estou de acordo consigo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2019 às 04:05

Cara Carlota,

Veja a mensagem que eu deixei ao Indiana Julio.
Perfil Facebook

De Carlota Brito da Costa a 20.04.2019 às 09:33

Caro Rui Gomes, realmente o comentário assemelha - se ao discurso do destituído... Obrigada pelo alerta.


Um aparte olhando para a "obra" deixada pelo destituído até tenho saudades de Jorge Gonçalves. 😀

Uma Boa Páscoa para si e para os seus. Saudações Leoninas 💚
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2019 às 11:56

Obrigado, igualmente para si e Família.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 19.04.2019 às 23:03

A matilha é mal formada e as hienas são daquelas já desdentadas. Além da cobardia que caracteriza o animal estas não têm dentes nem ferocidade para a luta. Que chatice, afinal Marcel Keizer percebe alguma coisa de futebol. Azar das hienas e ainda bem para o Sporting. Isto de cada vez que a roda vira se anunciar uma auditoria “ forense” ao anterior não é uma ideia brilhante. Ainda para mais quando o Sporting era (é?…) auditado por uma das grandes auditoras internacionais, reputada e competente. Mas a moda também não foi criada pela actual direção. Estas coisas depois às vezes têm consequências que extravasam o âmbito e o controlo e nem sempre são agradáveis. Aguardemos, pois, serenamente e sem histeria.
Sem imagem de perfil

De João a 20.04.2019 às 01:25

Deixou lucro? É preciso ter lata!E os 65 milhões de dividas e um empréstimo obrigacionista de 30 milhões por pagar, mais os cerca 190 milhões realizados com jogadores, que foram estoirados...isto não conta? E depois disto tudo, ainda deixou os cofres do Clube sem dinheiro!... Decididamente, a cegueira brunista foi fatal para alguns dos seus seguidores!... São casos perdidos...
Sem imagem de perfil

De HY a 20.04.2019 às 09:11

Desculpem lá a pontinha de cinismo, mas gastarmos tempo e argumentos (senão mesmo insultos) para saber quem foi o pior presidente da história do Sporting diz muito sobre porque é que ganhámos apenas 4 campeonatos nos ulmos 40 anos...
Sem imagem de perfil

De David Ferreira a 20.04.2019 às 12:01

A memoria deve existir para as coisas boas e coisas más.

Desde a epoca em que vencemos graças a Jardel/Joao Pinto, que não estivemos tão perto de ganhar o campeonato nacional, com um recorde de pontos à nivel interno.

Lutamos até à ultima jornada e fomos à champions.

Era bom que tal acontecesse mais vezes.

Isso aconteceu na "era" de Bruno de Carvalho.

Isso não quer dizer que os fins devam ser alcançados por todos os meios.

Não justifica contas delapidadas, nem problemas de tesouraria.

Se houve irregularidades, crimes e outros, que se vá até as ultimas consequencias na justiça.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 20.04.2019 às 13:33

Boa tarde,

Tendo em consideração que temos ainda assuntos para averiguar das ilegalidades cometidas , à justiça o que é da justiça se for o caso.

Este aproveitamento feito por alguns reflete o estado em que o Clube chegou egos , interesses, inveja um traço da sociedade actual.

SL


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo