De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 20:28
Subscrevo Rita!!! Infelizmente o Sporting está minado de "inocentes" responsáveis pelo estado actual do clube. Felizmente a minha memória sofre frequentes upgrades e tem sempre espaço, para guardar os últimos 5 miseráveis anos e quem foram os seus responsáveis. Nunca vos esqueceremos.
De Indiana Julio a 19.04.2019 às 21:54
Muito provávelmente nao foram só 5 , contabilize 7 ou 8 será mais justo dizê-lo.
O seu espaço de memória deve recordar-se, estou convicto cara amiga.
De RGS a 19.04.2019 às 22:30
Para ser mais justo, deveria dizer que os últimos 5 foram os menos miseráveis dos últimos 20.
De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 22:41
RGS para quem não conhece a história e não acompanha o Sporting talvez. A realidade é que o destituído conseguiu ser pior que o Presidente Jorge Gonçalves, que não foi tão mau como o pintam mas a ignorância dos sócios dá muito jeito.
De RGS a 19.04.2019 às 23:07
Cara Carlota, não sei o que pretende, mas felizmente conheço muito bem a história do meu clube, o que eu não tenho é memória curta nem amnésia temporária como certos presidentes.
A sério que não foi a direção de Bruno de Carvalho que:
herdou um passivo de quase 500M?
herdou um clube cujos ativos (jogadores) eram detidos por fundos, empresários e até nalguns casos até os jogadores detinham percentagens dos próprios passes?
herdou um plantel com mais de 3 meses de salários em atraso, tendo esses sim justa causa para rescindir?
herdou um clube que tinha fechado modalidades históricas?
herdou um clube cujos antecessores fecharam a nave e nunca mais jogaram em "casa" própria?
herdou um clube onde se vendiam os melhores jogadores por um abagatela para pagar salários dos restantes?
herdou um clube, além do estádio, praticamente sem mais património, no entanto delapidado pelas miseráveis gestões das direções anteriores?
Se a isso tudo, e em apenas 5 anos conseguiu:
baixar a dívida, recuperar grande passes dos jogadores, aumentar o ecletismo, recuperando modalidades, torná-las competetentes, competitivas e supervencedoras como foi o ano passado, criar o projeto paralímpico, expandir o nome do clube com o congresso Future of football, deixar património para o clube com o orgulho das modalidades, o pavilhão JR, e como se vê na auditoria faz isso tudo e ainda consegue ter lucro ao longo do mandato.
Seguindo o seu prisma, venham mais direções miseráveis como esta última.
O que não desejamos é direções exemplares como todas as outras deste século.
De Indiana Julio a 20.04.2019 às 01:12
Tudo isso que descreve são factos irrefutaveis ,eu por exemplo tenho memória, mas tem tambem o resto ,o reverso da medalha, nao foi por aí que se queimou e acabou por perder o respeito de muitos sportinguistas como eu por exemplo , foi por muitas outras coisas que decepcionou.
Ser-se presidente de um clube tão especial como é o nosso Sporting exige muitas outras coisas que ficou demonstrado que não tem e nunca terá , é uma pena mas não tem , na America do Sul aprendi uma frase que diz tudo , ...faaaaalta-lhe, todavia!!!!
E cá para nós e muito.
Tenho muitas coisas presas ainda na garganta que nunca soltei , pode ser que algum dia solte , tinha tanto de bom como de parvo.
Julius,
Não cheguei a tempo de eliminar o comentário desse "RGS" sem eliminar outros, mas não prestem atenção a este sujeito.
Aparece aqui com agenda na manga sob pseudónimos diferentes.
Até poderá ser o lunático!
De Indiana Julio a 20.04.2019 às 07:26
De RGS a 20.04.2019 às 08:17
》》Porque raio é que haveriam de apagar o meu comentário que não é mais do que a manifestação de uma opinião sportinguista sustentada em factos concretos e reais em detrimento de outros como o seu, falso e calunioso e no limite da falta de educação?
》》Reveja o meu comentário e o seu, facilmente se perceberá quem é o lunático.
》》A minha agenda para hoje é fazer uma viagem, de sinal nada curta. Para amanhã, devo tirar o dia para a família que não vejo já há uns dias.
A sua, pelo que diz, deve ser apagar verdades e deixar passar mentiras.
Sem rancor, Saudações Leoninas
Muito bem, gostei do comentário... especialmente a parte de "apagar verdades e deixar passar mentiras".
Esta argumentação de meias-verdades, para justificar uma Presidência que conduziu o Sporting a um descalabro é própria de quem vê a sua realidade e não a realidade.
Mesmo dando de barato que algumas coisas que escreve possam ser assim , embora contestáveis, porque as isola do seu contexto?
O Sporting fez-se com mais de cinquenta presidente, milhares de atletas e milhões de adeptos. Quando o destituído chegou tinha um passado de glórias, com altos e baixos, como é natural. Tinha várias infraestruturas, património com valor. Um estádio recente, uma escola de formação (Academia) creditada e por essa Direcção mal gerida desvalorizada. Tinha "património" humano constituído durante outras direcções como atletas que lhe permitiram realizaram mais valias. Ou foi ele que os levou no bolso?
Quando a direcção brunista chegou beneficiou de mão beijada do beneplácito da banca, para resolver problemas financeiros. Precisamente o contrário do que aconteceu a esta. Exauriu recursos em investimentos desportivos acima das possibilidades financeiras reais, com fracos dividendos no que diz respeito a resultados desportivos no mola real do clube, o futebol profissional. Seis anos a desbaratar para ganhar uma taça de Portugal, uma Taça da Liga, e uma Super Taça.
Foi responsável pela saída de activos financeiros valiosos, deixou a tesouraria sem capital, um empréstimo por pagar, a credibilidade do Clube desfeita. Esta Direcção teve de pagar o empréstimo em tempo record com a hostilidade dos meios financeiros, e conseguir um empréstimo para pagar dívidas que quase levaram o Clube à insolvência.
Se chegasse aqui um marciano e lesse o seu texto, concluiria que o Sporting era Bruno de Carvalho e o resto era paisagem. Mas compreendo-o: quando somos reféns do culto da personalidade, perdemos a consciência da realidade.
De RGS a 20.04.2019 às 21:51
Sim, Nação Valente, o Sporting já existia. E tinha funcionários, e um estádio, e uns campos de treino e um mutidesportivo, e um museu cheio de taças que é um orgulho para qualquer um de nós, e ainda tinha mais património, algum vendido, e ao desbararato, como comprova a auditoria anterior,
Acha que por não ter referido isso, os factos enumerados estão fora de contexto?
A minha argumentação é de verdades inteiras, já das suas verdades, algumas são discutíveis. Como esta:
"Quando a direcção brunista chegou beneficiou de mão beijada do beneplácito da banca, para resolver problemas financeiros. Precisamente o contrário do que aconteceu a esta."
Errado. Quando chegou herdou uma Reestruturação Financeira da direção do Godinho que era lesa Sporting e que se não nos fosse levar à falência, estrangular-nos-ia e colocar-nos-ia a um nível desportivo muito baixo, deixaríamos de ser um grande. A sua direção trabalhou com a banca "como abutres" parafraseando Carlos Vieira, e fez uma nova RF, boa para o clube que permitiu ir abatendo a dívida e crescer sustentadamente em termos desportivos. Esta direção é que já herdou uma nova RF renegociada em abril, que permitirá recomprarmos as vmoc por cerca de 1/3 do seu valor e em consequência ficarmos com 90% da sad. O prazo para o acordo dessa RF acabou em março. O que fez esta direção foi adiar por 6 meses, presumo que seja para renegociar com condições ainda mais vantajosas. Se o conseguir, chapeau, o que já era bom passará a ótimo.
Ou esta:
"Foi responsável pela saída de activos financeiros valiosos, deixou a tesouraria sem capital, um empréstimo por pagar, a credibilidade do Clube desfeita. Esta Direcção teve de pagar o empréstimo em tempo record com a hostilidade dos meios financeiros, e conseguir um empréstimo para pagar dívidas que quase levaram o Clube à insolvência."
Aqui foca muitos assuntos e suscetíveis de várias interpretações. Não é linear que seja tudo como diz. Penso que não vale a pena esgrimirmos argumentos que nalguns casos será a justiça a demonstrar como tudo aconteceu. Essa sua meia verdade do conseguir o empréstimo tem o seu quê de hilariante quando se sabe que foi descontado com juros e investidores que não se puderam revelar do soberbo contrato com a Nos que a direção anterior assinou.
Se chegasse aqui um português que depois de ler o meu texto pensasse que o Sporting era Bruno de Carvalho e o resto paisagem tinha que concluir que era deficiente mental. Deixe lá esse ódio de lado, fez coisas boas e fez coisas más como todos os anteriores. Querer cruxificá-lo à força, descredibilizando o que de bom fez não resolverá o problema destes últimos 40 anos que é não sermos campeões com regularidade.
Estas constantes lutas internas enfraqueceu-nos de tal maneira, que olhando para os órgãos decisórios do futebol, não se vê lá um único sportinguista. O último que lá tivemos com peso foi humilhantemente colocado pelos nossos rivais por que tinha o clube em tribunal. Quando direcionarmos as forças internas para os conselhos de disciplina, da liga, da arbitragem, da federação etc, em vez de lutarmos entre nós, o objetivo estará muito mais perto de acontecer, porque ser os melhores em campo fomo-los muitas vezes ao longo desses 40 anos,como mais recentemente em 2015/16, mas não é suficiente.
Saudações Leoninas
De entre as nossas divergências, RGS, diz duas coisas com as quais concordo: "fez coisas boas e fez coisas más"; "constantes lutas internas enfraqueceu-nos". Então talvez fosse altura de enterrar o machado de guerra e dar o benefício da dúvida a esta Direcção, eleita por uma maioria de votantes. E gostava de deixar claro que não tenho ódio a ninguém. Penso que os sportinguistas na sua maioria querem virar a página. Quem teima em trazer o passado para o presente só prejudica o Sporting e não vai trazer o passado de volta.
SL
De Carlota Brito da Costa a 19.04.2019 às 22:37
Se estiver a mencionar os 7/8 anos, em que o destituído andou por Alvalade a fazer a vida num inferno à tudo e à todos estou de acordo consigo.
Cara Carlota,
Veja a mensagem que eu deixei ao Indiana Julio.
De Carlota Brito da Costa a 20.04.2019 às 09:33
Caro Rui Gomes, realmente o comentário assemelha - se ao discurso do destituído... Obrigada pelo alerta.
Um aparte olhando para a "obra" deixada pelo destituído até tenho saudades de Jorge Gonçalves. 😀
Uma Boa Páscoa para si e para os seus. Saudações Leoninas 💚
Obrigado, igualmente para si e Família.