Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Golpismo irresponsável

Rui Gomes, em 29.09.20

images-2-e1580732667239.jpg

*** Este texto é da autoria de Nação Valente

O Sporting CP, no comunicado emitido após a Assembleia Geral para votação do Relatório e Contas e o Orçamento, agradeceu aos sócios votantes pela sua presença. Não percebo o agradecimento, tendo em conta que a maioria dos sócios presentes não compareceu para participar na votação dos documentos, mas para "votar contra a Direcção", o que não estava em causa nesta votação. Pode ter sido um voto de protesto, mas repito, não contra o que estava para ser votado.

Estes contestatários, dois ou três milhares, sobretudo constituídos pelas claques Juve Leo e Directivo XXI, acompanhados de mais alguns brunistas e não brunistas insatisfeitos, aproveitam todas as oportunidades para desgastar os Órgãos directivos, com a esperança de conseguir a sua demissão. Como gato escondido com o rabo de fora, está o guru, à espera de regressar ao poder seja qual for processo.

Dir-me-ão até que há mais contestação, para além do brunismo... Haverá. Os adeptos não ficam contentes com más épocas desportivas. Mas interrogo-me: porque razão durante o consulado do guru, com resultados desportivos que se conhece, esta gente nunca esboçou, qualquer protesto? Quem souber  que responda.

Portanto, esta votação contra a Direcção, não passa de golpismo assumido, como se vê nos comunicados das referidas claques, a vangloriar-se e a cantar vitória. Mas mais que golpismo é golpismo inconsciente. Quem sai prejudicado não é Varandas, é o Sporting. Os actuais Órgãos Sociais são meramente transitórios. Terminado o seu mandato poderão ou não continuar. Quem continua é o Sporting.

A pura verdade é que a reprovação dos dois documentos prejudica a imagem do Clube, e enquanto instituição/empresa põe em causa a sua credibilidade. Quem faz isto, muito mais que anti-varandista é anti-sportinguista. Põe em causa o próprio SCP, na fase deveras delicada que está a atravessar O que está na mente destas pessoas (descerebradas?) é o fanatismo a uma "ideologia" que quase destruiu o Sporting.

Um novo "chumbo", embora sem consequências directas a nível directivo, pode arrastar o SCP para uma crise de contornos imprevisíveis. Os sportinguistas que gostam do Sporting, têm que perceber que é preciso parar o golpismo e a irresponsabilidade. "Alcochete" foi há cerca de dois anos, mas continua, com outra estratégia.

O Sporting não pode continuar refém de grupos de oportunistas, que se servem do Clube, em vez de o servir. "Alcochete" tem que ser parado!... De vez.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


131 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 29.09.2020 às 10:13

Entre acusações mútuas de golpes e golpistas (faz lembrar o sketch dos Gato Fedorento do Jesus Cristo é o senhor, só que aqui é o "Golpista" é que é o "senhor"), a questão relevante e levantada um pouco pelo Naçao Valente passa só e somente pela ideologia de cada um.

Ou seja, a visão sobre algo semelhante ou parecido, quer sejam resultados desportivos, financeiros, políticas de vendas, atitudes com os sócios, etc, é altamente criticável ou tolerada ou mesmo elogiada dependendo de quem está na liderança, e o grau de ligação emocional que quem crítica/elogia tem com essa liderança e a "ideologia" associada.

Esta ligação emocional à ideologia tem um grande exemplo a actual arena dos EUA nas vésperas de eleições.
Ainda ontem ouvia analistas políticos a comentarem sobre o impacto das recentes acusações de "fugas" aos impostos pela parte de Trump e se isso refletia no seu apoio nas urnas, sendo que a resposta foi um redondo não.
Quem apoia Trump apoia-o sempre, e quem o detesta, detesta-o sempre, sendo que iguais acusações por exemplo ao Biden, nesse caso os admiradores de Trump caíram implacáveis sobre o ex vice de Obama.

Concluindo, o Sporting não passa tristemente de uma arena política altamente polarizada, onde o objectivo de cada lado é acusar o lado contrário.
E tudo serve para levantar a toxicidade do ambiente, sendo que os resultados desportivos ou algo que esteja a ser feito para os obter, ser completamente irrelevante nesta luta fratricida.

Sinceramente, não vejo grande futuro e penso que neste ambiente de guerrilha não há ninguém a sair bem da fotografia.
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.09.2020 às 10:49

Rui Miguel, não me parece que a arena (para usar o seu termo) do Sporting possa ser comparada à arena dos EUA. No entanto e contrariamente ao que diz os resultados positivos ou negativos mudam o sentido do voto de todos aqueles (a maioria) que não se regem por ideologia. Ou seja, Trump está atrás nas sondagens, não pelas asneiras que diz e faz (na minha opinião, claro) mas pelos efeitos desastrosos que a pandemia provocou na economia americana. Do mesmo modo, Varandas estaria muito mais confortável se os resultados desportivos do Sporting, na última época, não tivessem sido tão maus. Assim se os resultados da equipa de futebol começarem a ser positivos, Varandas e a sua Direcção ganharão novo fôlego. No mundo real, mais do que a ideologia, é o rendimento disponível das famílias que conta e no mundo do desporto é a bola dentro da baliza.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 29.09.2020 às 11:35

Concordo em parte, caro Rui Gomes.

Uma das discussões actuais das eleições dos EUA é a capacidade que cada lado tem de fazer com que a sua tradicional base de apoio saía de casa e vá votar.
E claro, como é que os "indecisos" se comportam neste ambiente de agressividade feroz.

Ainda ontem, vieram noticias a publico que em 2016 a campanha de Trump através de dados retirados da Cambridge Analytica, definiram perfis de eleitores e avançaram com campanhas nas redes sociais para dissuadir a sua a ida às urnas, e assim diminuir a quantidade de votos na Hillary Clinton e aumentar desta forma a possibilidade do Trump ganhar estados chave para essas eleições.

Porque, uma coisa é certa, e falando novamente do Trump, ele tem um grupo de votantes que não o abandona por nada que é o voto branco evangélico, os chamados de WASP (White, Anglo-Saxon and Protestant), e isso representa cerca de 40% dos eleitores americanos que vão normalmente às urnas.
Sendo facilmente transposto este tipo de análise para o Sporting e para os seus sócios, todos conhecemos os diferentes grupos e facções, e quem apoiam incondicionalmente.

Depois basta, dissuadir ou tentar evitar que os possíveis votantes na outra linha vão votar, e estão ganhas as eleições.
Se bem o ver, foi o que aconteceu na AG do Sporting de sábado passado.

No Sporting, a melhor forma de dissuadir votantes e apoiantes, e neste caso aqueles imensos Sportinguistas que vivem o clube pelos os resultados e pela qualidade do plantel, e o ideal de liderança é algo que lhes passa ao lado, é que a performance da equipa de futebol seja fraca.
E é claro que quando isso acontece, a polarização acentua-se, já que os "moderados" tendem pelo menos a afastar-se.
Na minha opinião, tem sido aí o grande calcanhar de Aquiles do Varandas, ao extremar posições (e claro uma certa incoerência na politica desportiva)

Agora importante reflectir, que é bem verdade que no mundo real, foi sempre pelo rendimento e pela qualidade de vida que as eleições se tendiam para um lado ou para o outro, porém o mundo real de hoje é bem diferente do de ontem, tanto na vida dos nossos dias como na bola.
Acrescente aí o mundo das redes sociais, que nestes tempos modernos tornou-se elemento chave para o mundo real de muitos, e alavanca o populismo irracional feito somente de sound bites e sem qualquer racionalidade.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 29.09.2020 às 11:41

Peço desculpa Greenlight, tratei-o de Rui Gomes.
Isto porque recebi uma notificação de resposta ao meu comentário no gmail, e dizia:

🗨 Comentário novo no blog Camarote Leonino
Rui Gomes respondeu ao seu comentário no post Golpismo irresponsável às 10:49, 29/09/2020 :
...
Deve ser algo por defeito na configuração do blog, mas faz com que ficamos a pensar que é o Rui Gomes a responder e deu nesta falha na minha interpretação. :)
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.09.2020 às 12:06

Entendi a confusão nos nomes. "No problem"
Concordo consigo que o mundo digital veio de alguma forma distorcer a realidade na medida em que há pessoas que parecem viver numa realidade paralela, com o Facebook e o Instagram, entre outros, mas,"at the end of the day", alguém tem que colocar o pão na mesa.
Quanto às comparações Sporting vs EUA, o problema reside também na qualidade (ou falta dela) dos protagonistas. Mas, se nos focarmos no Sporting, que é o que interessa para aqui, a realidade é que a afluência às AGs, para votação das contas, sempre foi baixa. E assim, face ao militantismo dos "evangélicos" do clube, Varandas terá muita dificuldades em fazer aprovar as contas, a não ser que consiga mobilizar os sócios mas para isso será conveniente a ocorrência de muitos golos nas balizas dos adversários do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Ricardo JF a 29.09.2020 às 12:14

Caro Greenlight,

Deduzo, pelo que escreveu, que este RC e Orçamento deveriam e têm todas as condições para serem aprovados sem qualquer reserva.

É isto que devemos subentender?

SL

Ricardo JF
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.09.2020 às 12:31

Ricardo JF, não pode deduzir-se isso daquilo que eu escrevi. Mas posso desenvolver um pouco. Fazendo um paralelo com o mundo empresarial e salvaguardando situações excepcionais, a aprovação das contas decorre naturalmente da confiança dos sócios ou accionistas nos Conselhos de Gerência ou de Administração. Não comungo da ideia, já aqui defendida, de que uma coisa não implica a outra e vice-versa. E é por isso que eu fiquei em casa, não iria votar no mesmo sentido dos seguidores de BdC mas também não considero que o actual Presidente e Direcção mereçam um voto favorável, depois de todas as asneiras que fizeram, no ano em apreço.
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 29.09.2020 às 14:44

Caro Greenlight,

O que me diz é que só não saiu de casa para ir votar contra foi porque, por coincidência, o seu sentido de voto era o mesmo que os "apoiantes de BdC".....

Desculpe-me a ousadia, mas isto não faz sentido nenhum.... prefere passar carta branca à incompetência/asneira só porque existe quem vote (com o mesmo sentido de voto) por razões que não as directamente relacionadas com os pontos em questão (o que, digam o que disserem, sempre houve e sempre haverá).

SL

Ricardo JF
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.09.2020 às 15:04

Talvez Ricardo, é um pouco de "diz-me com quem andas dir-te-ei quem és". Pois entre o incompetente Varandas e os apoiantes do BdC prefiro estar do lado do incompetente, ou, no caso vertente, não estar contra. Porque e apesar de não constar da ordem dos trabalhos foi disso que tratou a AG de sábado passado.
Sem imagem de perfil

De Peyroteo a 29.09.2020 às 15:52

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 de pé 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sem imagem de perfil

De Peyroteo a 29.09.2020 às 15:53

Ao Rui Miguel

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo