Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

SportingBenfica09-10.jpg

 

Começo a escrever esta crónica escassos minutos depois do minuto final e não tenho palavras para verdadeiramente descrever o que me vai na alma. Rui Patrício, que não fez uma única defesa ao longo dos 90+5' de jogo, acabou por sofrer um golo mesmo ao fechar do pano, num lance sem nexo, com a bola solta na área do Sporting e Jardel a aproveitar o remate. Se isto não é pura infelicidade, não sei o que é.

 

Foi um Benfica completamente defensivo que se apresentou em Alvalade - Lima e Jonas praticamente não se viram no jogo. As estatísticas da primeira parte: 50 por cento posse de bola, 20 ataques do Sporting contra 14 do Benfica, 4 remates contra um e 7 pontapés de canto sem nenhum pelos encarnados - aliás, o Benfica executou o seu primeiro e salvo erro único pontapé de canto aos 80' -, não ilustram esclarecidamente a superioridade do Sporting. Lamentavelmente, a equipa leonina não conseguiu converter essa superioridade em golos.

 

ng93B25822-B85D-4217-8D85-5F8439F0BDF2.jpg

 

A defesa do Sporting este impecável, e quando digo "defesa", não me refiro somente ao quarteto mais recuado. O Benfica não teve uma única oportunidade flagrante para golo ao longo do jogo, salvo o lance fortuito aos 90+4'.

 

No meu entender, todos os jogadores do Sporting estiveram em muito bom nível, com William Carvalho a fazer um jogo fantástico. Sem dúvida alguma, o William que vimos na época passada. Não quero ser negativo perante a exibição a que assistimos, mas acho que o elemento menos consequente da equipa foi Fredy Montero. Muito embora seja verdade que não fizemos jogo suficiente pelo corredor central - como já é (mau) hábito - não incomodou a defesa benfiquista o suficiente e não surgiu com nenhum lance de inspiração. Acho que Tanaka devia ter entrado mais cedo.

 

790.gif

 

A falta de criatividade e profundidade pelo meio do terreno, terá sido o aspecto mais fraco do jogo do Sporting. Os necessários desequilíbrios não foram criados - era necessário dar mais espaços para Nani e Carrillo - e as manobras pelas alas com os inevitáveis cruzamentos foram muito pouco consequentes, especialmente pela ausência de capacidade no jogo aéreo, face à lesão de Slimani.

 

Como é evidente, este resultado foi um mal menor para o Benfica e acabou por beneficiar o FC Porto, que se coloca agora a quatro pontos do líder, com três de vantagem sobre o Sporting, que continua a sete pontos do primeiro lugar. Não é impossível, claro, mas vai ser muito difícil recuperar esta diferença na tabela classificativa.

 

Na minha opinião, Jorge Sousa fez uma boa arbitragem e não cometeu erro algum com influência directa no resultado final.

 

Não houve falta de apoio: 49,076 espectadores, a maior assistência de sempre no actual Estádio José Alvalade.

 

publicado às 22:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 08.02.2015 às 22:50

O jogo mostrou uma equipa a querer ganhar e como adversário uma das equipas que menos fez este ano em Alvalade.
Poucas equipas fizeram apenas 1 remate em Alvalade durante 90 minutos. Foi isso que a lampiosada fez - 1 remate. Mas, no fim conseguem empatar.
Gostava de deixar uma palavra para Jorge Sousa. Não gosto dele como árbitro mas, hoje não teve medo dos lampiosos e mostrou alguns cartões amarelos aos lampiosos. E, temos de reconhecer que mostrar cartões amarelos a alguns daqueles caceteiros é preciso ter coragem.
Para quem ainda acha que o JJ além de especialista em mascar chiclete de boca toda aberta é um bom treinador e que joga sempre ao ataque, hoje provou-se que é um treinador medroso
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 08.02.2015 às 22:56

Sempre tivemos dificuldade com equipas que vêm a Alvalade colocar 1 ou 2 autocarros à frente da baliza
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 08.02.2015 às 22:58

Estes tipos trouxeram os autocarros todos da Rede de Expressos. Provavelmente a equipa que este ano em Alvalade fez menos para ganhar o jogo. E conseguem sair de Alvalade com 1 ponto.

Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 08.02.2015 às 22:58

Porra Rui estou completamente aziado... que karma maldito, nem consigo dizer nada de jeito. Fantástica a equipa.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2015 às 23:02

Faltou apenas um pouco mais do "melhor".
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 08.02.2015 às 23:02

Infelizmente após a jornada deste fds é quase impossível sermos campeões. Assim do mal o menos e que sejam os tripas campeões pois, são gente mais civilizada que esta escumalha lampiosa
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 08.02.2015 às 23:05

Rui acho que é importante de destacar o Jorge Sousa pela positiva. Como disse noutro comentário não gosto dele mas hoje não teve medo dos Maxis e Ca. Mostrar amarelos a essa gente é sinónimo de coragem.
Se em todos os jogos houvesse arbitragens como a de hoje, nós teríamos mais alguns pontos e lampiosos menos alguns. E provavelmente em vez de estarmos a 7 pontos, estaríamos com mais 7 pontos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2015 às 23:15

Escrevi um breve comentário a louvar o seu trabalho.
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 08.02.2015 às 23:44

Rui
Tem razão. Peço desculpa pois não tinha reparado.
Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 08.02.2015 às 23:17

Acabado de chegar...furiosooo, aziaaa...o carnide foi a equipa mais fraca que passou em Alvalade este ano, até o paços de ferreira fez mais pelo jogo... A ganhar, jamais podíamos ter perdido este jogo...sim, para mim foi uma derrota...Furioooso, e desculpem-me, mas a precisar de ganhar, se estamos com pouco intensidade ou agressividade, não é a substituir aos 76m que a vamos conseguir ter...Posso estar a ser injusto, mas estou furioso!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2015 às 23:25

Pedro Miguel,

Hoje não houve falta de intensidade e agressividade em qualquer momento do jogo. O que nos faltou é o que nos falta sempre: criatividade e profundidade pelo corredor central. E, claro, a pressão que Slimani impõe sobre os defesas, que Montero é incapaz de fazer.

Admito, porém, que podíamos ter substituído um pouco mais cedo, mas isto, como sempre, é analisar em função do resultado.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 09.02.2015 às 10:14

Mais uma vitória moral. Quanto a mim, faltou ratice. Tinham de queimar tempo, mandar a bola para as couves, fingirem-se aleijados, meterem-se 11 dentro da baliza, qq coisa, mas não, acabamos sempre por chamar pelo azar. Contra o Benfica, quase sempre a vaca deles dá leite. Sempre os conheci assim Desde há muitos anos. Á mínima distracção, somos comidos.
Sem imagem de perfil

De Renman a 08.02.2015 às 23:57

Depois do bom jogo de Montero, dizer que Slimani daria mais à equipa é o mesmo que dizer que conduzir um Ferrari, devia mudar para um Opel!!! Excepto se estivermos a pensar no melhor, que é a saída do argelino no final de época e precisar de minutos para tentar enganar alguém!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2015 às 00:02

Pontos de vista diferentes, meu caro. Eu analiso o desempenho de um ponta de lança, principalmente, repito, principalmente mas não exclusivamente, pelos remates e golos. Montero não marcou golo algum e, posso estar errado, mas só me lembro de um remate para a bancada.

Tecnicistas há muitos no futebol, goleadores são escassos. A presença de Slimani no jogo aéreo teria sido muito influente neste jogo.

Sem imagem de perfil

De Manelmadeira a 09.02.2015 às 00:32

Boas, grande jogo do Sporting
Subscrevo à sua análise e considero bastante injusta.
o Montero fez mais que o lima e o Jonas juntos, faltou algum apoio ao colombiano e não vejo a culpa que o montero em vários cruzamentos sem nexo que Artur facilmente Agarrou.
Acho que o nani esteve muito Apagado, desde a lesão que ainda não voltou ao melhor nível.
E acho que o Sporting fez mais do que suficiente para ganhar o jogo
Respeito a sua opinião e viva o Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2015 às 01:20

Concordo que o Sporting fez um bom jogo e merecia ter vencido, mas não há substituto para golos, e esse é desempenho mais fundamental de um ponta de lança.

É possível que Nani ainda não tenha recuperado a forma totalmente, mas em jogos como o de hoje, ele é um homem marcado - Jorge Jesus até o admitiu - e os espaços que encontrou foram escassos, nomeadamente por falta de penetração pelo meio. Isto é igualmente aplicável a Carrillo.

Também é verdade que Lima e Jonas foram anulados pelo Sporting.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 09.02.2015 às 01:20

Cheguei atrasado por não ter internet.
Ainda estou a recuperar do trauma de choque daquele paio de golo saído de um chouriço atirado em desespero para a nossa área.
Que diferença têm os autocarros das "Académicas" do Benfica de hoje?
JJ "o iluminado" esteve á beira de perder o jogo depois de levar um banho de bola, apresentou um futebol desprestigiante, decepcionante, humilhante e altamente defensivo.
Apresentaram-se com 2 ferrolhos no meio campo.
O Futebol da nossa equipa foi superior em todas as zonas do campo. Obrigámos ao delírio de uma festa do Benfica por ter .......empatado .......com o Sporting, exactamente o que fazem as "Académicas" do nosso campeonato.
Hoje o Sporting foi de facto uma equipa grande e o Benfica demasiado pequeno.
Jogámos praticamente todo o jogo contra aquela muralha de pernas estacionadas na sua area.
E ainda tivemos que levar com aquela declaração do "iluminado" que para ele o João Mario ter jogado ao lado do William foi igual ao (perna de pau) André Almeida jogar ao lado do Samaris , claro somos todos "adeptos comuns" não somos iluminados, mas hoje faltou-lhe a...luz.
Comentei aqui antes do jogo temia o facto da nossa equipa ser demasiado jovem e que por isso podiam não saber gerir da melhor forma os timings do jogo e deixarem-se levar pelo coração e não pela cabeça e foi precisamente isso que aconteceu depois de fazerem o mais difícil o golo a escassos minutos do final deixaram-se levar pela emoção e não jogaram com cabeça , esqueceram-se de segurar a bola em vez de destruirem de qualquer maneira e pagámos por isso.
De realçar o extraordinário jogo (quase perfeito) do William Carvalho.
Temos centrais ....finalmente.
Força Marco continua o excelente trabalho que estás a realizar.


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2015 às 01:31

Jorge Jesus é Jorge Jesus, não tem cura. Não tem e nunca teve sentido de "fair-play" e clarividência, daí a estupidez das suas usuais declarações.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 09.02.2015 às 01:43

Mas confeço que me irritam os seus "bitaites iluminados".
Bom faltou-nos alguma inspiração mas contra 22 pernas e 2 mãos metidas num terço do terreno já foi milagre fazer-mos aquele golo.
Na equipa inicial 7 jogadores da nossa academia e mais 2 no banco e apresentar este futebol é obra que temos que aplaudir.
Esta equipa se não fôr desmembrada podemos dominar nos proximos anos.
Sem imagem de perfil

De L a 09.02.2015 às 11:58

Mais uma pérola do mestre da táctica:

«O fair-play é uma treta». Esta é, talvez, a mais famosa frase de Jorge Jesus, proferida quando o agora treinador do Benfica estava no Belenenses.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 09.02.2015 às 01:33

Bem complicado escrever mas vou.

A haver um vencedor teria de ter sido o Sporting , mas não concordo com a ideia que se está a passar que o Benfica levou o autocarro , o Benfica até entrou com uma pressão muito alta com os 2 avançados no bloco central para a luta nas recuperações no meio campo defensivo e pressão na saída do SCP , depois o Sporting que entrou com JoãoMário subido e recuou e o Sporting ganhou superioridade a meio campo nos duelos até ao fim do jogo, até lá foi um jogo de encaixe e muito estudo e MS esteve bem.

O Benfica não subiu mais , não foi porque não quis mas sim porque não sabia , muito fracos tecnicamente na saída de bola do eixo central , um lateral esquerdo muito desconfiado que apenas chutava para a frente , apenas Maxi teve qualidade tanto a defender como a atacar. Os 4 alas não foram influentes no jogo por se terem anulado e muito mal esteve o Sporting ao lateralizar por excesso o jogo.

Quando tinha de atacar o o espaço interior , Adrien com muita dificuldade para criar , muito lento a soltar a bola na 1ª parte , complicava bastante e é fraco na condução de bola onde teve chances para prender os adversários mas soltava cedo , ou solta tarde ou solta cedo , é o que não entendo neste jogador. Falta de criatividade evidente.

A defesa do Sporting , "o processo" esteve muito bem com William como 3º central e 1º médio ao mesmo tempo tal como no ano passado , a dar uma segurança incrivel à defesa do SCP , e sempre bem posicionado no contra golpe , subiu um lateral de cada vez e fomos mais sólidos. Defensivamente até Jefferson esteve bem no seu ponto fraco , Cédric idem aspas , apesar de terem tido pouca qualidade no momento ofensivo.

A substituição tinha de ter sido um central , mas o central era o Sarr(porque MS assim o entende , Rabia é melhor trinco e central que Sarr e Rosell)... O MS tem de aprender a gerir os descontos , vi o Sporting a tentar sair com a bola quando tinha de encostar a bola na faixa , e obrigar o adversário que estava a perder a fazer faltas e a enervar-se.

De qualquer forma quero dizer que para aquilo que MS sabe , esteve muito bem e foi infeliz , não podiam ter saído todos à segunda bola mas pronto , que seja uma lição , gostei de ver o Sporting e toda a sua atitude em jogo e o treinador teve mérito nisso claramente.

Até ao fim da época , lance-se talentos , não vejo razão para se mostrar medo de equipas como Braga e Guimarães , o Sporting que lance Mallmann e Gauld nos jogos em casa , e de espaço ao Rabia para substituto de William. A pressão deve acabar hoje na minha opinião , construa-se uma grande equipa , muito forte tecnicamente.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 09.02.2015 às 02:05

Está correcto tudo o que comenta mas não estou de acordo aquando escreve que o Benfica não levou o Autocarro, declarou-o logo de inicio com os 2 ferrolhos ultradefensivos (Andre A. e Samaris) e o recuo do Jonas deixando o Talisca no banco.
Recordo que o Paços e o Moreirense foram mais ofensivos na nossa casa que este Benfica.
O que é afinal um autocarro ? é jogar com 2 (6s) defensivos declarados , estar sempre (quase) toda a equipa atrás da linha da bola, é ter todas as zonas da defesa com "dobras" é na recuperação da bola tentar jogar rápido para a velocidade dos extremos sem que a equipa avance em bloco , avançam sómente poucas unidades ficando a maioria estacionada.
É um dos avançados recuar para encurtar (fechar)distancias entre os dois trincos.
FOI PRECISAMENTE ASSIM QUE O BENFICA JOGOU A MAIOR PARTE DO TEMPO DO JOGO DE HOJE NA NOSSA CASA.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 09.02.2015 às 05:22

O carnidense fez o jogo que lhe compete em Alvalade dadas as circunstâncias da classificação. Jogou para o empate. Conseguiu-o. Olhando para a classificação, para eles foi um bom resultado. Se um dia o Sporting tiver que fazer o mesmo na Luz para garantir 4 pontos de avanço para o segundo e 7 para o terceiro que o faça porque o que conta é o resultado prático. Vitórias morais no futebol não duram.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 09.02.2015 às 01:34

Concordo com a análise feita ao jogo.Fomos melhores ,dominámos ,conseguimos criar desequilíbrios mas definimos quase sempre mal: no remate,no passe ou no cruzamento.Mérito também para esta equipa do SLB que defende muito bem e é uma equipa muito organizada.Nestes casos o desbloqueio pode ser feito pelas individualidades e o maior candidato era Nani...mas não foi capaz de marcar a diferença.A única oportunidade flagrante foi a de Carrillo,mas criámos várias situações perigosas.

O lance do golo merece uma análise especial.Primeiro começa com uma falta totalmente desnecessária de Tanaka sobre Pizzi.Na sequência desse livre não fomos capazes de afastar a bola das imediações da nossa área.
Na sequência do alívio que se segue ao lançamento lateral,o jogador do benfica faz um balão,de costas para nossa área.A nossa defesa vem a sair e é completamente apanhada em contrapé.

Quando a bola chega ao lado esquerdo da nossa defesa estão 4(!!) jogadores do SLB -2 dos quais isolados no corredor central-para 1 do Sporting,Paulo Oliveira,que quase heroicamente consegue impedir o remate ou o passe.Quando Jefferson alivia,fazendo de facto a assistência para Jardel,estavam 7(!!) jogadores do adversário na nossa área ,contra cinco nossos ,2 completamente isolados,um deles Jardel.
E William entrava na área no momento do remate,incapaz de disputar a 2ª bola.

Uma desconcentração colectiva típica desta equipa muito jovem e que continua a gerir mal a vantagem.Contra este adversário foi fatal.
Mas realisticamente é o expectável e já assistimos a outras situações.

Penso que apesar de ter estado mal no golo-não foi rápido a posicionar-se de forma a ganhar a 2ª bola-William fez um jogo extraordinário.
Assim como Tobias ,que também foi lento a reagir no golo mas acabou por estar muito bem no jogo.

Os jogadores mais apagadas foram os nossos atacantes.
Montero é um 2º avançado,portanto nunca poderá dar à equipa o que ela precisa na área.Faz o que pode e até nem esteve mal.

Em conclusão dizer que esta equipa evoluiu tremendamente.Já não parece a equipa do início da época,que podia ter sido goleada pelo Chelsea e que cometia muitos erros defensivos.
Está organizada e os jogadores conhecem perfeitamente os princípios de jogo do seu treinador.
Podemos ganhar a qualquer um mas também empatar ou perder com erros infantis.

Importante ver como se vai fazer a gestão do plantel com os jogos que aí vêm.
A manta parece curta para três competições.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 09.02.2015 às 02:19

Concordo plenamente com a sua análise no golo do Benfica, faltou cabeça e experiencia num lance fácil de anular , a bola chega á area em balão e os nossos jogadores estavam desposicionados , perderam-se no meio do desespero dos jogadores do Benfica que avançaram todos á molhada, vejo o erro no espaço que deram para a 2ª bola onde apareceu á vontade o Jardel. Isto tem que ser melhor trabalhado pelo Marco e nao podemos deixar-nos levar pelo desespero do adversário , ficámos á toa tambem em desespero , tinhamos que prender a bola obrigar a falta e até alguem cair "lesionado" para tempo para nos posicionarmos fomos comidos por anginhos.
Éobvio que os nossos atacantes tinham um jogo tremendamente dificil contra uma equipa com arte de bem defender.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo