Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Grande notícia para Leonardo

Rui Gomes, em 11.10.18

 

O treinador a quem só pediam para ganhar equipas sai do Mónaco por perder jogos.

 

19668301_GZJst.jpg

O presidente Enrico Preziosi, do Génova, chicoteou David Ballardini, que considera "um treinador terrível": "A carreira dele comprova isso. Foi despedido 13 vezes nas últimas 14 épocas." O curioso é que, não só Ballardini tinha o cadastro actual bem à vista em 2017, quando Preziosi o contratou, como já havia sido contratado por ele antes, em 2010/11. Dos 13 despedimentos, só consegui encontrar seis, pelo que nem essa parte deve ser honesta.

 

Os treinadores são um par de ombros largos, à disposição de qualquer banana (ou do Pogba) para lhe branquear a incompetência. Na soma de quatro anos, Leonardo Jardim vendeu 800 milhões de euros em jogadores do Mónaco, cumpriu uma Liga dos Campeões estratosférica e venceu um campeonato inimaginável ao Paris Saint-Germain. De época para época, conformou-se a treinar equipas cada vez menos reforçadas, por decisão estratégica do clube e a mero troco de uma reputação efémera de "formador". Fez-se um agricultor de talentos.

 

Mas o despedimento, que será confirmado hoje, condena a tal ideia fresca do viveiro que o Mónaco parecia representar. Afinal, o unicórnio do clube-escola e infinitamente paciente com os resultados regressa ao reino da fantasia assim que põe os olhos num nome vistoso como o do alegado sucessor, Thierry Henry, campeão da Europa e do Mundo pela França, em 1998 e 2000.

 

E Jardim, o treinador a quem só pediam para ganhar equipas, sai do Mónaco por perder jogos, como acontece a todos os comuns mortais que aspiram a taças. A boa notícia é que o livram do calvário desta espécie de auto-exílio competitivo, muito abaixo do seu potencial, e ainda lhe devem pagar uma valente indemnização por cima. Ah... e o patrão Ryobolev vai ver-se à rasca para lhe encontrar despedimentos como os de Ballardini no currículo.

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

P.S.: Já é oficial, Leonardo Jardim foi despedido do Mónaco, prova absoluta que nenhum treinador está seguro, mesmo com um registo de vencedor.

 

Mensagem de despedida do vice-presidente Vadim Vasilyev:

 

"Tenho de felicitar com muito respeito o Leonardo pelo trabalho realizado. No banco do Mónaco tornou-se uma referência na Europa e deixa um balanço muito positivo. A sua passagem ficará como uma das mais belas da história do nosso clube. O Leonardo vai continuar a fazer parte da família do Mónaco".

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:26

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís a 11.10.2018 às 15:04

Grande notícia para o Sporting.
Duvido muito que Leonardo Jardim queira regressar ao Sporting, nesta altura.
Mas como amigo pessoal de Leonardo Jardim e na defesa dos superiores interesses do Sporting, não custa nada a Frederico Varandas tentar o quase impossível.
Porque todos já percebemos que os dias de José Peseiro estão contados ou melhor, já estavam contados, mas atualmente serão cada vez mais escassos à frente do futebol do Sporting.
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 11.10.2018 às 15:20

Esse treinador o Davide Ballardini também se falava em Outubro de 2012, para vir para o Sporting após a saída do Sá Pinto. Acabou por vir o Vercauteren mas naquela altura qualquer que viesse mesmo o Valverde (que na altura era a sensação da Liga Espanhola pelo Atlético de Bilbau) estava condenado a estar pouco tempo, com uma série de maus resultados a afectar o Sporting como aconteceu com o Domingos, esse aliás desde a experiência no nosso clube nunca mais avançou na carreira tem sido sempre despedimento atrás de despedimento, quando em 2011 era dos jovens treinadores mais promissores do país após o excelente trabalho no Minho.

Cumprimentos..
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 11.10.2018 às 16:02

Falo na altura e agora penso que se repete-se, tendo em conta o desânimo pelos contínuos maus resultados desportivos e desagregação do clube em si... diz-se que acontece a toda altura, mas o treinador que está numa equipa, sabe que têm que ter sempre a malinha feita, mas desta vez com maior incidência e quando temos cá um que já não transmite muita confiança pelo seu passado recente e há 13 anos no Sporting... fica pior. E tendo em conta há quantos anos, e como aqui se fala, que o Sporting não vence um simples campeonato, podem-me dizer "ah o que está cá não tem a responsabilidade" em 2005 (não só ele mas também) tinham a faca e o queijo na mão e deitaram tudo a perder.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 11.10.2018 às 15:41

Se JJ ganhava o que ganhava em Alvalade, certamente teremos uns trocos para poder trazer o Jardim.
O problema será ele querer, mas para mim era o escolhido.
Varandas que pelo menos fale com ele e que veja a sua disponibilidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 15:56

Se tivéssemos à procura de treinador, que não parece ser o caso, não creio que Leonardo Jardim queira regressar a Portugal sem primeiro tentar um outro campeonato de topo. Talvez o espanhol...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 11.10.2018 às 16:00

Rui,
Efectivamente não estamos à procura de treinador, mas todos sabemos, inclusive o próprio, que este treinador era a "prazo".
Não sei se LJ quer ou não voltar a Portugal, no entanto, se fosse presidente do SCP, não perderia a oportunidade de falar com ele.
Só teria de guardar bem a minha companheira.... (brincadeirinha)!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 16:10

Não vejo isso acontecer, nem sequer qualquer abordagem por parte de Varandas.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 11.10.2018 às 16:38

Infelizmente, caro Rui. Pelo menos poderia tentar, mas como diz, também acho que não irá haver sequer uma mera abordagem e sabe porquê ?

Porque para isso era preciso ter-se a sagacidade suficiente para antecipar aquilo que todos sabemos que irá acontecer, ou seja, a saida de Peseiro.

Por mais que se queira "dourar a pilula" é fatal como o destino.

Mas não, vamos andando assim, até estar tudo irremediavelmente perdido.
Imagem de perfil

De Greenlight a 11.10.2018 às 22:09

Peseiro vai ser despedido, resta saber quando. Infelizmente parece-me que tal acontecerá demasiado tarde para que se salve algo da época em curso.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 11.10.2018 às 22:24

Pois claro. Acho tão evidente que só não vê quem não quiser ver.
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 11.10.2018 às 16:03

Podia regressar ao Sporting, pelo menos 2 anos (não só 1 como quando esteve cá) e depois se atingisse o sucesso (que é o que todos desejamos) podia então ir para Espanha ou até mesmo Inglaterra, tem mais que capacidade para isso.

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 16:08

Não vai acontecer e, além disso, como bem sabemos, sucesso no Sporting é uma questão muito problemática.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.10.2018 às 17:18

O sucesso do Sporting faz-se com um treinador á imagem (para melhor) do Sergio Conceiçao que nao omite e muito menos esquece um unico pormonor que tenha a haver com os seus jogadores , um treinador que agarre os jogadores pelos ditos cujos e que destrua os seus egos excentricos e que os obrigue a serem exigentes com eles proprios , que quando numa derrota seja o fim do mundo e terem depois obrigatoriemente que renascer de novo.

O sucesso do Sporting faz-se com trabalho e muito sacrificio com um grupo de balneário que se isole o mais possivel dos destabilizadores e em parte dos media .
O sucesso do Sporting passa por um treinador que faça sentir aos jogadores em cada jogo o ultimo das suas vidas .

O presidente? Que nao falhe nos pagamentos no dia e que reforçe a equipa com jogadores que acrescentem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 17:22

Até parece que o Sérgio Conceição é um génio como treinador.

Onde estavam essas suas grandes capacidades quando passou por 6/7 clubes antes de chegar ao Porto e uma época em cada?

O sucesso dele no Norte é muito relativo e veremos o seu futuro.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.10.2018 às 17:46

Os bons treinadores nao sao genios Rui , muito longe disso ,nao conheço nenhum genio como treinador de futebol por esse mundo fora , são sim alguns deles bons condutores de homens e ja agora com conhecimento de futebol acima da media.

O Sergio é um excelente treinador para uma equipa, um clube que necessita de terapia de choque , é muito util nessa fase e fá-lo melhor como poucos .~

Depois de passado o choque com sucesso desconheço ainda as suas reais capacidades de manter um balneário no mesmo limite.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.10.2018 às 17:47

quis escrever : "que necessite"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 18:26

Acabou por não responder à minha pergunta. A realidade é que ele passou pelos seguintes clubes com uma estada de uma época em cada:

-Standard Liège (adjunto)
-Olhanense
-Académica
-Braga
-V. Guimarães
-Nantes

O sucesso?... Não vejo nada, salvo agora algum no FC Porto.

P.S.: Como jogador passou por 11 clubes, duas vezes pelo FC Porto.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.10.2018 às 18:41

Rui essa analise merecia um comentario alongado.

Porque exactamente pelo que fez nesses clubes despertou-me logo a atenção e tenho-o como um dos "meus" retirando obviamente aquele seu mau feitio especialmente quando perde.Com mais atençao segui-o apartir quando ja treinava o Olhanense em que o fez com muito nivel e competencia.

Fez figura nessas equipas e repare que saiu sempre a subir , as suas equipas jogavam com garra e faziam bons resultados , nao esqueço o banho que ele deu ao Marco Silva na final da taça de Portugal e que injustamente (fico feliz porque sou Sportinguista) perdeu a taça para o Sporting.

No Nantes fez uma senhora equipa onde atingiu uma excelente classificação , por isso toda aquela polemica que gerou por ter deicxado a equipa francesa para ir a correr para o seu Porto.

Justiça lhe seja feita foi sempre a ...subir.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 11.10.2018 às 19:41

Rui,
Eu entendo o que o Julio quer dizer, precisamos de um HOMEM ao leme do SCP.
E falar do que o Sérgio ganhou não é o que está em causa, pois se fosse assim, o Peseiro tem um CV inferior!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 20:40

Nada tem a ver com o assunto. Nem eu estava a louvar o Peseiro nem a criticar o Sérgio Conceição. Este, a evidência demonstra, pouco ou nada fez até chegar ao FC Porto na época passada. O sucesso de então é muito relativo.

Ele é muito temperamental, ordinário até, sempre foi, e muito por isso é exigente com a equipa em termos de entrega. Mas só isso não faz um treinador de alto nível.

E como já referi inúmeras vezes, treinar no Norte e em Lisboa são situações significativamente diferentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 18:30

P.S.: "Génio" é apenas uma expressão.
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 11.10.2018 às 18:58

Caro Rui,

Já o expressei várias vezes, mas este treinador foi aquele que mais gostei de ver no Sporting nos últimos anos.

Ninguém me tira da cabeça que foi empurrado para fora do Sporting pelo anterior presidente. Quando o presidente afirmou que no ano seguinte seriamos campeões, Leonardo Jardim soube que tinha que sair. Ele tinha consciência das limitações do plantel que teria nesse ano seguinte (como se viu com Marco Silva) e que, em caso de fracasso (mais do que anunciado), seria ele o culpado.

Oxalá um dia volte a treinar o Sporting. Pela competência, pelo discurso, pela filosofia e pelo respeito que sempre teve.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.10.2018 às 20:42

Eu também gostava de ver o Leonardo Jardim de volta ao Sporting, mas não acredito que aconteça num futuro próximo.
Sem imagem de perfil

De Francisco a 12.10.2018 às 10:28

Nao posso falar do que se passou na cabeca de LJ..e pessoalmente acho que as declaracoes de BdC acabram por ter peso na sua decisao..agora podemos falar de numeros..LJ ganhava 300mil/ano e foi para o Monaco ganhar 10x mais..para um projecto inicial completamente diferente do que encontrou dias depois de assinar..
Fala-se que o divorcio do magnata russo teve influencia na mudanca de paradigma.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Fernando Pimenta a 11.10.2018 às 22:37

Sonhar é gratis.
L. Jardim tal como diz Rui Gomes está interessado noutros voos de maior dimensão. Teve o cuidado de não deixar arrastar o relativo insucesso (ao contrário de Mourinho) precisamente para se manter apetecível e competitivo para clubes de referencia europeus.
Entrar no Sporting agora exigiria jogadores que lhe garantisse sucesso para valorizar melhor a sua carreira.
Há clubes aos quais este tipo de treinadores já não voltam.
Sem imagem de perfil

De Francisco a 12.10.2018 às 10:50

Em relacao a LJ voltar ao Sporting seria uma excelente noticia mas;

- LJ tem a cotacao ainda em alta, e ambiciona voos para ligas melhor que a nossa
Ao contrario do Rui penso que espanha esta fora de hipotese pois so Real, Atletico e Barcelona tem projectos interessantes e consistentes.

-Normalmente nao gosta de "abracar" projectos a meio da epoca.
O que nao nos iria ajudar muito, ainda temos a bota Peseiro para descalcar

-O Sporting agora como esta nao e um projecto muito desejavel, pelo desastre de 15 de Maio e o desastre de pre epoca.

Cumprimentos

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo