Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gritei, gritei e gritei !

Rui Gomes, em 25.06.16

 

phpThumb.jpg

 

Foi o meu desabafo depois do muito nervosismo que me dominou e que estava destinado só a parar mesmo ao cair do pano dos 120 minutos, felizmente, com a vitória de Portugal.

 

Esta não é a melhor altura para escrever sobre este jogo a que assistimos dos oitavos-de-final do Euro 2016. Um jogo muito táctico, com muita intensidade, nomeadamente defensiva, e com poucas oportunidades de golo. Além do tento vitorioso de Ricardo Quaresma, creio que o lance mais flagrante de Portugal, foi o cabeceamento de Pepe, ainda na primeira parte, que foi por cima da trave.

 

O meu desejo do onze inicial foi "respeitado", finalmente, por Fernando Santos, à excepção de Renato Sanches que eu dei como titular. O jovem acabou por entrar logo no início do segundo período e esteve muitíssimo bem, dando uma outra dinâmica ao meio-campo português.

 

Não duvido que todos temos uns reparos a fazer, mas, da minha parte, fica assim por agora. O leitor é bem-vindo com as suas observações.

 

Parabéns Portugal !

 

WKSZWD83.jpg

Celebração de Ricardo Quaresma, pelo seu golo, aos 117'.

 

 

P:S.: Portugal vai agora defrontar a Polónia, nos quartos-de-final, na quinta-feira, dia 30 de Junho, às 20h00, em Marselha. 

 

publicado às 22:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Implacável a 25.06.2016 às 22:57

Como sempre digo, de quem atira aos postes ou ao lado, ainda que por pouco, não reza a história. Já fomos eliminados muitas vezes depois de jogar e ter mais oportunidades do que o adversário. Hoje o fado mudou de lado e ainda bem.
Seguindo a linha de pensamento do post, não é momento de falar das incidências do jogo mas de desfrutar do que realmente interessa, a vitória.
Sem imagem de perfil

De Tales de Mileto a 25.06.2016 às 23:03

Não gosto do R.Sanches mas sinceramente o miúdo é um bom jogador. Muito excelente o rapaz.
Andre Gomes, Moutinho e Eliseu fora dos quartos de finais por favor.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 25.06.2016 às 23:04

Então aqui estão as minhas considerações:

- Ridicula a votação da UEFA indicando o Renato como o melhor do jogo;
- Renato é importante quando a equipa estiver a jogar em contra-ataque, aí sobressai a sua característica principal, que é o físico;
- Viu-se bem a diferença entre ter o Adrien em vez do Moutinho;

- Hoje William não esteve muito bem na defesa, mas foi muito útil no ataque com diversos passes de grande qualidade;
- André gomes???
- O golo é a vaca maior que alguma vez já vi, pois é uma combinação de más decisões e más execuções umas atrás de outras, pois o Renato faz o passe para o Nani demasiado tarde, pois deveria ter feito um pouco antes para o Quaresma que só tinha um defesa para bater e estava enquadrado com a baliza e ainda tinha o Ronaldo ao lado, o passe do Nani penso que era para o Quaresma mas ele deu demasiada força, o Ronaldo em vez de passar para o Quaresma que estaria sem oposição tenta o remate e sai mal pois o GR defende, tendo a vaca de ressaltar a bola para o Quaresma;
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.06.2016 às 23:24

Mike,

Acho que estás a ser exageradamente crítico.

A escolha do melhor jogador, em qualquer jogo, é sempre muito subjectiva e, em última análise, é o menos importante.

Reconhece-se as circunstâncias em que o jovem entrou no jogo, mas não deixar de ser verdade que esteve muito bem.

É verdade que o Renato atrasou-se a passar a bola no lance do golo. Uma hesitação que poderemos atribuir à juventude. No entanto, pasma que não quisesses que o Ronaldo rematasse quando ele está na cara do guarda-redes. Este fez uma grande defesa para evitar o golo, e Quaresma aproveitou o ressalto. Uma jogada vulgar de futebol.

Diversos jogadores estiveram muito bem, nomeadamente a defender. Acho que Cédric fez um jogo formidável, especialmente considerando quem ele teve que marcar a maior parte do tempo.

Contra a Polónia teremos de ser muito mais ofensivos, mas nunca há dois jogos iguais.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.06.2016 às 09:28

Rui,

Não sou demasiado critico. Apenas não me deixo influenciar pelo resultado.
Os Croatas foram melhores que nós em tudo e até poderiam ter marcado depois do nosso golo. Tivemos sorte. Muita sorte.
Só com a equipa super-defensiva os conseguimos parar e não tivemos 1 única oportunidade de golo durante o jogo todo, tirando o lance com o Nani a passe longo de William.

Em relação ao lance do golo, apenas para esclarecer: eu não queria que o Ronaldo rematasse pois estava já apertado pelo defesa e ainda tinha o GR pela frente, enquanto que o Quaresma não tinha ninguém. Mas claro que o Ronaldo é bem capaz de fazer golo naquela situação e tentou, tendo nós muita sorte pois o remate foi demasiado à figura e o ressalto calhou bem para o Quaresma. Mas a melhor decisão teria sido o passe para ele, logo.

O Renato resultou bem no jogo (apesar dos 300000 passes falhados) porque as equipas já estavam todas partidas e é aí que ressalta a mais valia dele e onde ele nos pode ser útil. Contra uma equipa que saiba defender bem e que não esteja partida, ele será inútil.

Contra a Polónia, que é mais fraca que a Croácia, espero que FS não volte a entrar em jogo com 3 médios não-criativos como fez no jogo de ontem (William, Adrien e A.Gomes). Ele que esqueça o A.Gomes e faça um 4-3-3 de jeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.06.2016 às 10:52

Mike,

Contrário ao que dizes, os croatas pouco mais fizeram que nós. Houve 2/3 lances de maior perigo, mas eles também se concentraram a defender.

A tua insistência sobre o lance do golo é fascinante. Tens o melhor goleador do mundo na cara do guarda-redes e querias que ele passasse. Vê bem o lance outra vez e vê se podes garantir que o defesa não bloqueava o passe.
Imagem de perfil

De Corvo a 25.06.2016 às 23:50

Mike. Realmente este espaço é para verdes.
Sabe? Não vale a pena.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.06.2016 às 09:18

Corvo,

Eu sou verde.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 26.06.2016 às 05:14

Bom , como muitos de nós afirmámos aqui , o treinador selecionar percebeu que se de verdade queria continuar no europeu tinha forçosamente que mudar para um meio campo com jogadores mais entrosados , a birra teve o seu final quando se viu apertado e percebeu que dificiílmente ganharía a uma Croácia de todo Superior aos adversários que defrontámos , o facto de nao ter existido oportunidades de parte a parte é o motivo que as equipas encaixaram uma na outra e temeram-se mutuamente. Respeitaram-se .

Portugal saiu muito diferente que os croatas imaginaram alguns deles bem arrogantes pensavam que acabaríam por ganhar com mais ou menos dificuldades ,.

Sempre escrevi aqui que Renato é o jogador ideal para entrar quando o jogo permite mais espaços para a sua execelente caractrística de bom transporte de bola , boa alternativa para as 2ªs partes.
A meio da 2ª parte fomos percebendo que o jogo se arrastaría para o prolongamento e logo pensei que precisamente no prolongamento que se os croatas não matassem o jogo Renato podería ter a sua chance apanhando-os no contra-ataque e com espaço fazer rápido o transporte da bola , felizmente Nani , Cristiano e Quaresma tambem acreditaram naquele derradeiro lance e os 4 seguiram em velocidade e foram todos muito úteis para meter a bola lá dentro , a falta de um deles já não dava golo.

Jogo muito táctico de parte a parte mas quando os croatas pensaram que estávamos nas lonas e a ceder matámo-los com o mesmo veneno.

Por ultimo um elogio á equipa Croata seguramnete uma das mais fortes deste europeu com uma linha de criativos na frente muito perigosa que só vem valorizar ainda mais a nossa vitória.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 25.06.2016 às 23:25

Péssimo jogo de Portugal. Não me pronunciei online nem entre amigos sobre a questão "meio campo do Sporting" porque tinha muitas dúvidas sobre a capacidade da transposição daquela forma no campeonato português para a realidade internacional a alto nível (que meio campo, o da Croácia). Não me apetece entrar em discussões sobre o assunto, mas espero que JJ esteja atento porque vêm aí meios campos de Champions League.

Quem me conhece sabe que eu desligo as cores clubisticas desde o último jogo da época até ao próximo oficial. Não ligo a pré-epocas nem a silly seasons. Temos de deixar de estar isolados (internacionalmente!!) na questão Renato. Mike, já vi muitos lances em que Renato solta a bola tarde demais para os "padrões normais", e dá golo. Falha passes e não tem qualquer medo de tentar novamente. Trás algo "selvagem" ao jogo, como disse Vitória anteriormente e foi interpretado no contexto do horrível que foi o campeonato 2015-16 em palavras. Como Sportinguista, estou muito feliz pela sua ida pelo Bayern. Porque pode crescer imenso, para benefício da selecção, e porque saiu do Benfica. Um meio campo com Renato e João Mário foi do que melhor vi na selecção, em muito tempo.

Cedric, aleluia!! André Gomes fez uma boa época, mas a aposta neste momento é só teimosia, apesar do belo jogo contra a Islândia.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 26.06.2016 às 10:12

Eu aho que o meio campo esteve bem, não dá é para tudo, se as ordens são para defender, não dá para atacar. Houve marcações ao homem, william-Rakitic e Adrien-modric, se os croatas não tiveram espaço, o contrário também é válido. Hoje podemos dizer que resultou mas tivemos poucas jogadas de ataque. Ainda assim Adrien ainda subiu e recuperou bolas altas como a do penalti sobre o Nani.
Acho que André Gomes não rende, mas o Renato que entrou bem e depois foi desaparecendo e fazendo algumas falta infantis, é mais útil quando as equipas estão mais partidas, quer a nossa quer a adversária. Tal como quaresma. Por isso não sei bem quem colocar ali. Visto que havia grande possibilidade de ir a prolongamento André deveria ter aguentado mais 10min, para renato estar mais fresco durante mais tempo.
Para mim o melhor em campo foi Pepe.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.06.2016 às 22:25

Eu não disse que o meio campo esteve mal, longe disso. Não esperava era que entrando o nosso meio campo se desse uma revolução mágica com dinâmica remotamente similar à do Sporting no campeonato, como muitos pareciam achar. É todo um outro nível, e quando se joga com marcações para parar os adversários, como bem disse acima, não sobra espaço para criação. É na verdade algo que se tem visto na maioria dos jogos...
Sem imagem de perfil

De Sofia a 26.06.2016 às 22:26

Sou eu acima
Sem imagem de perfil

De Thor a 25.06.2016 às 23:39

Quais são as grandes selecções que jogam sem duplo pivot defensivo?

Vá lá, que o homem hoje lembrou-se de colocar o Adrien em campo, com especial atenção na marcação defensiva. Na minha opinião este era o jogo indicado para jogarem William e Danilo de inicio. Vamos precisar disso contra selecções fortes.

O Renato, bem o Renato, para o bem e para o mal parte as equipas todas a nossa e a do adversário, não existe táctica que lhe resista. Estava um jogo amorfo, confortável para os dois lados, até que ele entrou ...

Bem, importante é termos passado, cada jogo é uma possibilidade para o treinador mostrar que aprendeu algo, que não espere facilidades da Polónia ...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 26.06.2016 às 00:13

Parabéns a todos!
Só peço que Fernando Santos tenha aprendido que com este meio campo Portugal rende mais. Só trocaria o AG pelo RS.
A jogada do golo tem sorte à mistura, tem! O que eu acho dela, muito tempo com a bola por parte de RS, Nani era para rematar mas como adiantou a bola tentou dar de bico que foi parar a CR7 (aqui foi a sorte), depois... depois dali, qual Quaresma qual carapuças, tem de ser remate...até pq Quaresma vem um pouco mais atrás... boa defesa do GR croata e a bola fica à mercê de el ciganito - que não perdoa!
Obrigado Portugal....hoje há festa!
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 26.06.2016 às 00:42

Não há muito a dizer.Valeu pela grande alegria no final.
Já agora o golo nasce de dois equívocos:1)Renato demora a soltar e fica sem opções ,tem que dar a Nani,que está a 1 metro dele.Nani parece-me que quer dar um "bicão" mas falha fazendo uma assistência primorosa.Dpois remate de Ronaldo,grande defesa e recarga.

Não gosto de ver Portugal a jogar assim.Não assumimos o jogo,sendo que a Croácia também não arriscou nada.Fomos rigorosos defensivamente e nesse aspeto os jogadores estiveram todos bem.
Uma palavra especial para Adrien que esteve muito bem.
Os contra-ataques não apareceram ,o único que entrou...foi golo.

Os croatas tiveram mais oportunidades que nós mas a verdade é que quase nunca conseguiram desequilibrar.

Ganhámos com alguma felicidade.

Cédric é MUITO melhor que Vieirinha.
Pepe também muito forte.

Em termos ofensivos Nani e Quaresma destacaram-se.Quaresma sempre o grande agitador.

Não vou entrar no tema Renato Sanches,que já enjoa.As qualidades e defeitos do jogador foram completamente óbvias neste jogo.É ver o vídeo .Está lá tudo.
Se melhorar aquilo que são manifestamente as suas debilidades poderá ser um grande jogador.

Fica uma grande vitória na qual tivemos uma grande qualidade defensiva.
Não é o mais bonito mas ganhámos.No próximo jogo vamos jogar com uma equipa que faz da solidez defensiva a sua arma.

Mas estou confiante que ganharemos.
Sem imagem de perfil

De antonio couto a 26.06.2016 às 12:30

Então mas hoje ninguém viú o Renato a fazer birra no fim do jogo?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.06.2016 às 12:35

Faltava a palermice do dia... A "honra" é toda sua !!!
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 26.06.2016 às 19:20

Vou tentar dar a minha visão:

.Jogo muito truncado, disputado no meio do campo e quase sem remates às balizas.

O Fernando Santos armou a equipa de modo a travar a boa movimentação do Modric e dos seus companheiros do meio do campo; em boa verdade foi uma escolha acertada e que praticamente paralisou o ataque croata que também não foi muito inspirado.

O William é bom, mas está lento, aquela coisa de tocar a bola para o lado, para trás e permitindo que o adversário se reorganize, precisa de correcção de rumo, sem dúvida.

Aliás, está a faltar rapidez na transposição da bola defesa>ataque sobretudo no contra ataque, quando pode apanhar o oponente desprevenido.

Uma outra questão que melhorou, mas que é preciso de mais treino, são as tabelinhas, sendo opções importantes para furar bloqueios defensivos e claro alguns cruzamentos aéreos, mas nada daquele chuveirinho ' aleatório improdutivo que ocorreu no primeiro jogo e que facilitou amplamente a Islândia.

A Polónia tem bom jogo e porte atlético (empatou com a Alemanha 0-0 e com possibilidades de ganhar), mas estamos afinados e a melhorar muito o entrosamento. Podemos vencer e não será qualquer surpresa!

RENATO SANCHES - 6 faltas cometidas, entra no 2º tempo, alguns maus passes de bola, feliz na jogada do golo com RQ e CR a correr como loucos, sem deixar de ver que é um pequeno diamante em bruto, não mereceu ser o Man of the Match!

Pepe foi o HOMEM do JOGO, mas se tivessem atribuído ao próprio Quaresma, ter-me-ia caído melhor que o eleito!

Posto isto, fiquei super feliz com o resultado e do modo como foi.
Interessa-me apenas que Portugal vá avançando!
Força Portugal

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo