Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Neste momento, tanto Frederico Varandas como o empresário de Viktor Gyökeres estão empenhados em alimentar uma novela em praça pública mas cujas mensagens são mais para consumo interno do que para qualquer outra coisa qualquer: um fala para os sócios que o elegeram, o outro para um jogador que já não quer cá estar.

download.jpg

É tudo teatro.

O avançado sueco vai para o Arsenal!

E o pior? Nenhum quer ficar com a culpa por um desfecho em que tenha de ceder. Fingem que são eles a escrever o guião quando, na verdade, perderam o controlo da narrativa.

Tratar Gyökeres como se fosse um jogador sul-americano ou até português — jogadores moldados desde tenra idade a delegarem a 100% as suas vontades e planos de carreira nas mãos dos empresários — revela no mínimo... falta de  mundo negocial. 

O sueco decidiu há muito o seu destino, com base em promessas que lhe foram feitas. E por mais que agora batam no peito e ameacem com cláusulas de rescisão, a verdade é que existe um acordo verbal e uma cláusula alternativa que o Sporting deveria reconhecer.

Do lado do jogador, também não há inocência. Aparentemente afastado do processo, mas com os seus recados bem colocados. Quer sair, e quer sair já! E até parece não se importar, com clube que o valorizou, nem que este fique como o vilão da história.

Esta guerra serve para ninguém perder a face. Só que o dano reputacional, esse, já começa a cristalizar. E o Sporting — que fez uma época irrepreensível — arrisca agora manchar a sua prestação no mercado de verão por insistir num braço de ferro que já perdeu. 

No futebol profissional, jogadores contrariados são um veneno. Mas presidentes de clubes em negação, são um perigo.

Artigo da autoria de Nuno Félix, scout internacional, em Record

NOTA

A publicação de artigos de opinião não infere, necessariamente, a minha concordância com o teor dos textos. O objectivo fundamental é informar e proporcionar um fórum de debate para os leitores.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Ze das Ortigas a 03.07.2025 às 03:41

O Que este Queria sei eu
Sem imagem de perfil

De De Perry a 03.07.2025 às 06:47

A verdade pelo que tenho ouvido é que o acordo verbal é 70 milhoes de euros e não os 60+10 isto foi ditopelo Pedro Sousa que viu as mensagens. Isto agora é facil ou chegam acordo pelos 70 milhões ou então não há Gyokeres para ninguém. Estou convencido que pelos 70 milhões o Sporting não levantará entraves à sua saída. Isto tudo é pirque o agente interpretou as coisas à sua maneira e fez contratos chorudos com o Arsenal, agora este clube sente-se enganado pois fez as contas a pagar X ao Sporting e fez um negócio com o jogador mais alto se tinha que pagar 60 não era 70. Quanto à proposta de 60 se aparecer o Sporting tem direito a não a querer e tem que pagar os 6 milhões de euros ao agente. Esta situação é complicada porque o Gyokeres pode entender que o Sporting não tem o direito de rechassar a proposta dos 60 mesmo que pague os 6, apesar de juridicamente isso valer bola.
Tem que haver calma nestas cousas, para mim o Sporting fazia finca pé nos 70, mesmo que facilitasse uma coisa ou outra no pagamento. Quanto ao empresário é um malandro que tem uma maneira de atuar sem ética nenhuma e o presidente Varandas não pode ceder a ele.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 03.07.2025 às 06:56

Quero dizer que os 60 milhões estão redigidos em contrato e os 70 são os que estão no acordo verbal escritos e aceitados pelo Viena no Whattsap. No contrato o Sporting rejeita e paga os 6, no Whattsap o Sporting não pode rejeitar moralmente os 70.
Isto tudo é muito confuso e o jogador quer dar um salto financeiro para patamares completamente estratosfericos e vai haver caldeirada e grossa se isto não for resolvido e saiem todos chamuscados.
Sem imagem de perfil

De Ze das Ortigas a 03.07.2025 às 18:01

O caro viu o contrato escrito e as mensagens do whatsaap?
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 03.07.2025 às 06:49

Quem é este Nuno Félix um cartilheiro? Parece me que sim ,os lampiões quando perdem os quando não conseguem ganhar de outra maneira é destabilizar os outros que tão bem sabem, mas um Sporting unido não o vão conseguir , só com vitórias temos essa proteção resposta dentro das quatro linhas, mesmo que percamos ou empatamos algum jogo ,temos esse escudo protetor para nos proteger, ou seja não dando tiros nos próprios pés, o caso yokeres, vamos a ver se esta novela no fim se uma montanha pariu um rato, ou se foi tudo orquestrado pela campanha nojenta da cartilha ,ou o yokeres, explica tudo o que se passou não foi mais uma campanha destabilização, se for vendido venha o dinheiro que o Sporting pede por ele ou aproximado que o clube não seja prejudicado , ou apresenta se em Alcochete para os trabalhos e sabe se lá se vai continuar para os horrores dos rivais, se sair o Sporting continua a ganhar na mesma, sabe se lá mais forte ainda, também á o perigo de outro jogador sair ,mas resolve se na mesma jogando em conjunto de equipa.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 03.07.2025 às 07:57

Bom dia.

Por alguns artigos deste Nuno Félix, já publicados neste blog, pelo Rui Gomes, não acho que seja um cartilheiro do benfas, antes pelo contrário. O que não quer dizer que concorde com tudo, felizmente somos um clube de pessoas que pensam pelas suas cabeças e que podem discordar umas das outras e, educadamente, expor as suas ideias.

Concordo que o guião não foi escrito por estes intervenientes (Gyokeres, empresário, presidente), mas, sim, por um Diretor Desportivo, demissionário à data dos áudios e mensagens WhatsApp, possivelmente à revelia do presidente, criando falsas expectativas ao Gyokeres.

Não concordo que jogadores contrariados sejam um cancro, aí estou de acordo com o presidente quando diz que o fecho de mercado cura tudo. Aliás, não consta que o Ricardo Horta tenha sido um cancro no balneário do Braga, nem que tenha jogado mal e contrariado.

Agora, o que não quero é que, por mais €10M ou menos €10M, a reputação e honorabilidade do SCP, seja posta em causa. SE existem estes acordos (verbais ou escritos) que sejam honrados, tal e qual como nós, quando perdemos uma aposta, temos de cumprir, por muito que isso nos custe, pois, na minha opinião, a palavra é sagrada.
Sem imagem de perfil

De DonCarlito a 03.07.2025 às 09:43

O toino silva vao pedir 90 ou 100, e o sueco saia por 60...ts td louco
Sem imagem de perfil

De Jose Fernandes a 03.07.2025 às 10:24

e onde está a primeira (UMA) proposta formal pelo jogador? estamos a discutir nada, porque não há uma proposta. nem a dos 55M do Arsenal existe! alguém que escreva num papel um valor, assine e envie para a sede da SAD.

SL,
José Fernandes
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.07.2025 às 21:32

Só se ouve é rumores, conjecturas e bocas avulsas.
Sem imagem de perfil

De enterra a 03.07.2025 às 10:31

Este tipo é mais um avençado que vive à custa da banha-de-cobra que vende!

É tão afirmativo no que escreve, que desta vez mudou a "espingarda de ombro" e já não atira que o jogador sairia libre, (como afirmou numa das suas crónicas anteriores) porque a FIFA lhe iria dar a autorização para jogar por outro clube, como se um contrato assinado possa ser rasgado sem consequências e não existam tribunais cíveis, que são os únicos que podem decidir!

Agora vem outra vez cheio de certezas, afirmar que houve promessas apalavradas e que as consequências serão desastrosas!
O sujeito tem que dar uma crónica todas as semanas ao Record e depois de encontrar um assunto, inventa e escrevinha trocas e baldrocas, até conseguir preencher um certo número de linhas, que lhe são exigidas!
E é assim que vivem certos "tudólogos", convencidos que sabem de tudo!...
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Ferrreira a 03.07.2025 às 14:25

Mais um Felix infelix que não atina com a baliza e se finta a si próprio
SL
Sem imagem de perfil

De RASR a 03.07.2025 às 14:34

Boa tarde.

O importante disto tudo é que a direção do Sporting continue a trabalhar bem. Há um contrato escrito, aceite e assinado. Ponto final. Se não há propostas formais, o Sporting nao tem de andar a alimentar novelas de paineleiros.

Se chegar proposta, que seja nos termos do Sporting, a entidade empregadora do jogador. Se nao chegar, Gyokeres apresenta-se no dia estipulado para treinar e jogar. Se não o fizer, há mecanismos disciplinares e legais lidar com a situação.

Acho que ja toda a gente percebeu que a fome e desespero será do agente de Gyokeres que tem o seu contrato com o jogador a chegar ao fim e quererá capitalizar da época tremenda que o jogador fez para tentar amealhar uns valentes milhões no banco sem nada fazer.

Por isso nao haver propostas formais a não ser pseudo-interesse de jornal...

SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.07.2025 às 17:47

Concordemos ou não com o teor deste artigo, com a sua maior ou menor tradução da realidade, temos que ser justos com o Nuno Félix.
Ele é tudo menos um cartilheiro avençado e na maioria dos seus artigos "defende" o Sporting, com posições alinhadas com as do nosso Clube.
Não esqueço a forma como defendeu o Rui Borges quando este críticou o Gil Vicente, como colocou no devido lugar a "comentadeira" Sofia Oliveira na questão do taberneiro, quando foi o único que se atravessou para expor a outra "face" do comportamento do Belotti e do Benfica na final da Taça, como defendeu o Eduardo Quaresma e criticou o Rui Jorge...

A sua visão, neste artigo específico, pode ser discutível, até criticável, mas em relação ao comportamento do Gyökeres, na minha opinião, a sua ideia não está muito longe da verdade.
Há já algum tempo formei a opinião que o jogador está no comando dos acontecimentos e é muito mais responsável por eles do que aparenta ser. Porventura é ele o comandante e não o comandado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.07.2025 às 18:11

Amigo Leão do Norte,

Se ele é o "comandante" é assim que deve ser, ou seja, ele é que deve mandar no agente e não o agente mandar nele.

Estando ele ou não no comando, acho que podemos concordar que o todo do processo, se é que há processo, tem sido muito mal conduzido. Até direi que não sei como ele pensa que vai beneficiar com esta novela.

Ele tem contrato por mais três anos - contrato esse que assinou de livre vontade - e se não aparecer uma proposta que o Sporting entenda que é justa, ele terá de cumprir com as suas obrigações, mesmo contrariado.

Algo me diz que isto vai ser resolvido até ao dia de apresentação, seja 6 ou 7. Se não for, receio que a situação vá piorar muito. E veremos se ele se apresenta...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.07.2025 às 18:39

Amigo Rui,

Não estou a questionar ele ser o "comandante". Apenas procurei combater a ideia que, inicialmente, grande parte do universo sportinguista acolheu. Que o empresário estava a ser um "sacana" e que ele era uma vítima.
Neste momento estou mais convicto que ele tem tanta, ou mais, responsabilidade que o empresário na forma como a situação foi conduzida.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.07.2025 às 20:55

É muito possível, evidentemente.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 03.07.2025 às 21:40

Tenho evitado entrar por aqui com opiniões pouco ou nada fundamentadas. Desde o princípio da “ novela” que creio que há uma história mal contada. Se a coisa fosse simples, “ tens um contrato e uma cláusula de rescisão”, a novela não existiria, ou pelo menos o assunto morria logo no início. Sempre tive a convicção que o Viana se excedeu nas suas funções, que se atravessou, como se costuma dizer. No dia 7/07 saberemos se a “ novela” a ficção termina e passamos então a comentar factos. Muito sinceramente, não estou otimista que as coisas corram a favor do Sporting, até porque uma venda rápida de Gyökeres daria à SAD outra liberdade de atuação no mercado, por muito saudáveis que estejam as finanças da SAD, a venda de Gyökeres trará verbas necessárias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.07.2025 às 21:46

Algo me diz que o caso será resolvido até ao dia de apresentação. Veremos se ele comparece...

Na realidade, os factos concretos são muito poucos.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo