Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O antigo árbitro Duarte Gomes, no sua crónica em Tribuna Expresso, veio em defesa de João Pinheiro após o anúncio do Conselho de Arbitragem que o árbitro bracarense foi o melhor classificado da época 2021/22.
Eis um breve excerto, apenas, já que não vale a pena transcrever tudo...
"João Pinheiro foi considerado, novamente, o melhor árbitro português. De acordo com a classificação do Conselho de Arbitragem, que convém sublinhar, obedece a critérios pré-definidos (a observação em todos jogos oficiais, as notas obtidas nos testes escritos e a avaliação nas várias provas físicas), o bracarense foi o que somou mais pontos entre todos os árbitros da primeira categoria nacional (9.385).
A divulgação pública desta informação gerou, de imediato, as reações esperadas nas redes sociais. A maioria dos internautas expressou o seu desagrado ou sob a forma de ofensa directa ou através de gozo e muito sarcasmo. É sempre assim, foi sempre assim, continuará a ser sempre assim. Tudo o que sejam notícias relativas à arbitragem - não esqueçamos, sector imprescindível em qualquer competição oficial desportiva -, serão sempre avaliadas com insultos ou ironia, com desdém e malícia.
E os árbitros que, com o mesmo mérito de qualquer outro competidor, ocupem os lugares cimeiros do ranking que sustenta a sua carreira, serão sempre alvo de crítica ou chacota. Serão sempre ridicularizados e reduzidos a almas penadas porque, por cá, a arbitragem não é respeitada enquanto parte integrante do jogo. Por cá, ninguém conhece o sacrifício pessoal e familiar inerentes à carreira mais difícil no desporto".
Diz ele que a arbitragem em Portugal não é respeitada, mas não se dá ao trabalho de citar as razões que provocam este sentimento.
Diz ele, também, que o adepto comum só guarda a memória daqueles momentos em que se sentiu prejudicado, nunca se lembra daqueles em que foi beneficiado. Em parte, até é verdade, mas no caso específico de João Pinheiro, para não esquecer Artur Soares Dias, há ampla justa causa para os adeptos se sentirem prejudicados, nomeadamente, aqueles que apoiam a equipa de leão ao peito.
A realidade nua e crua é que o campeonato da época passada, como tantos outros nas últimas décadas, foi uma mentira, com a arbitragem, sob a tutela do respectivo organismo federativo, no epicentro da falsidade. A classificação dos árbitros só serve para substanciar a mentira!
Na entrevista de Luís Magalhães, que publicamos num outro post, o até recente treinador de basquetebol do Sporting conta uma história:
"Isto é uma história que ouvi, não é minha, nem quero insultar ninguém, mas sabem qual é o Conselho em Portugal que tem mais portistas? É o Conselho de Arbitragem. Alguém não vai gostar da piada mas é uma piada".
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.