Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

sportingvarsenal12.jpg

 
Arbitragem é um tema que raramente abordo nos meus textos e se o faço hoje, deve-se às circunstâncias algo excepcionais do embate de ontem entre o Sporting e o Arsenal, a contar para a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

 

O Sporting perdeu o jogo e nada vai alterar esse resultado. Nem eu pretendo desculpar a derrota com a arbitragem, muito embora o Sporting tenha sido claramente prejudicado.

 

O primeiro incidente polémico do jogo ocorreu aos 32', num lance em que Fredy Montero estava em posição para se isolar e foi agarrado por Sokratis Papastathopoulos, defesa central grego do Arsenal. Caso para a marcação de um livre e expulsão do jogador dos 'Gunners'.

 

Mesmo admitindo que o árbitro não viu claramente o lance, o mesmo não aconteceu com o árbitro de baliza que está posicionado de frente para os jogadores. Nunca saberemos o impacte deste lance no jogo, caso a falta tivesse sido devidamente assinalada.

 

A título de curiosidade, fui encontrar esta foto numa crónica crítica do árbitro publicada no jornal inglês Evening Standard

 

Não vou adiantar todos os detalhes de outros lances controversos, mas no golo do jogo, o marcador Danny Welback está em posição irregular no início do lance; há uma falta sobre Nani passível de grande penalidade, e o mesmo acontece com Coates, já nos descontos. O próprio defesa leonino devia ter sido expulso por agressão.

 

Com o resultado desta partida, o Arsenal assume a liderança do Grupo E, com 9 pontos, seguido pelo Sporting com 6, Vorskla 3 e Qarabag em último lugar ainda sem pontuar. Na próxima jornada, a ser realizada no dia 8 de Novembro, o Sporting viaja até Londres para defrontar novamente o Arsenal.

 

A qualidade da exibição do Sporting ontem em Alvalade é obviamente subjectiva. Entre o post do jogo e os respectivos comentários, já deixei clara a minha opinião e não pretendo agora revisitar esse tema.

 

Dito isto, o debate com os leitores levou-me a uma lamentável conclusão. Ao longo das últimas semanas, muito tem sido dito e escrito sobre o desempenho de José Peseiro, ao leme da equipa. Enquanto eu pensava que a crítica era apenas focada no treinador e a sua actual existência no Sporting, verifico agora que a questão vai muito além, nomeadamente que há "sportinguistas" que desesperam pelo insucesso competitivo da equipa.

 

Qual a agenda, será caso para análise individual, mas torna-se por de mais evidente que pelo menos alguns desses "sportinguistas" ainda não voltaram as costas ao reinado do lunático presidente destituído, que, pelos vistos, é agora figura central como comediante na televisão. Tão cómico é ele, que ousa clamar que sozinho faria um balneário "cair", sem a ajuda de terroristas de claques. Algo o perturba... imenso!

 

P.S.: Esta foi a primeira vitória de sempre do Arsenal em Portugal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 26.10.2018 às 06:44

Isto passa-se nas competições da UEFA como se passa em qualquer campeonato de futebol. Talvez não tanto no inglês.

Os maiores clubes têm por norma critérios mais largos. O mesmo se passa na nossa Liga em que é sempre mais difícil assinalar esses tipo de lances contra certos clubes.

Não vi os lances nem o jogo e com este meu comentário não pretendo dizer que é como é e que devemos aceitar. Mas é difícil mudar mentalidades e creio que é um problema mental.
Sem imagem de perfil

De c piedade a 26.10.2018 às 07:32

Tanto aqui como no internacional a arbitragem so favorecem os poderosos financeiramente nao clubisticamente e o que tem mais dinheiro e poder nao ha hipoteses ja basta eles terem melhores jogadores o coates de vez em campo parece que bebe agua-pe forte
Sem imagem de perfil

De João a 26.10.2018 às 07:54

Sim, houve erros de arbitragem, até jogamos de uma forma razoável na primeira parte mas em geral a produção da equipa é muito baixa. Começa, infelizmente, a ficar claro para todos que com Peseiro não dá, a discurso, o medo, a postura, tudo errado!

Dito isto, não consigo compreender esses seres que se dizem sportinguistas mas andam desesperar por uma tragedia. Não acredito que ainda sejam resquícios da escória anterior mas pelo seguro, temos de arrumar com este processo, anunciar auditórios, expulsão para os jagunços e fechar esse capítulo!

Por fim, o actual presidente não pode estar tão calado, alguém tem de falar, não pode ser o Peseiro e o seu discurso mole a imagem do Sporting neste momento difícil!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 16:52

O Peseiro pode "não dar", mas a realidade mais cruel é que temos um plantel muito limitado em termos qualitativos.

Se o adepto não reconhece esta disposição, não há nada a fazer.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.10.2018 às 08:18

Rui,

Tu vês conspirações em tudo. lol
Claro que há pessoal que quer BdC de volta, mas nós sabemos que isso não vai acontecer, portanto deixa-os sonhar. Quanto a desejar a derrota da equipa, o próprio BdC também já o desejou quando GL era presidente e festejou uma derrota do SCP num restaurante perto do estádio. Essa derrota que o propulsionou para a destituição de GL.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 16:55

Mike,

Não é uma questão de ver conspirações, é pura e simplesmente o clima que se vive no Sporting de há uns anos a esta parte.

Não é preciso ir muito longe, basta ver uns quantos comentários aqui no blogue, nomeadamente de pessoas que até recente nunca tinham aqui comentado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.10.2018 às 09:17

"há "sportinguistas" que desesperam pelo insucesso competitivo da equipa."

Mas o Rui Gomes está a referir-se ao papel do Camarote Leonino nos últimos 5 anos? Ou somente do Ricardo Leão? fiquei confuso….

O que é perturbante não é o BdC ter ido a um programa de televisão…. o que é perturbante é ouvirmos o Cintra a falar, o Benedito a falar, o BdC a falar…. e o Varandas calado! Nada se sabe, e ai de algum sportinguista que ouse perguntar o que anda o Varandas a fazer…. ai dele….

Uma equipa que faz 1 remate à baliza ainda acha que fez um bom jogo?!? Que raio de mentalidade é esta que se está a acomodar no Sporting?! Existem condicionantes que são reais (Bas Dost lesionado, etc) mas tirem as palas e admitam que o Sporting não anda a jogar nada!!
Sem imagem de perfil

De Noddy a 26.10.2018 às 09:37

Eh eh eh...ainda vais levar um block!!!
Estamos na fase do - e nunca este verbo foi tão bem adequado - "é lidar"!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 09:38

O homem que andou anos a apoiar fanaticamente o lunático ex-presidente tem moral para nos repreender, especialmente com disparates.

A credibilidade do Schmeichel é zero.Ponto!!!
Sem imagem de perfil

De Scheichel a 26.10.2018 às 11:59

Eu já o disse inúmeras vezes… eu votei e apoiei o BdC no projecto de mudança do Sporting…. mas deixei de o apoiar na deriva lunática do 2º mandato…. nada disso me retira um pingo de credibilidade!

Eu quero um presidente que enfrente os rivais…. quero eu e quer a maioria dos associados do Sporting…. Não confundir com o voto minoritário que elegeu tanto o Godinho Lopes como o Varandas, como a intenção pretendida pela maioria dos sócios do Sporting.

Querem união? então comecem a respeitar o direito de todos os sócios…. mesmo os que foram brunistas….
Sem imagem de perfil

De Bragança a 26.10.2018 às 09:40

O Sporting não fez nenhum remate enquadrado com a baliza, assim é impossivel ganhar qualquer jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 16:58

Evidentemente que é importante obrigar o guarda-redes a intervir, no mínimo, mas essa de "remates enquadrados" não reflecte necessariamente a realidade.

Muitos remates que passam ao lado, ou por cima da trave, a exemplo do remate de Nani ontem, são muito mais perigosos em termos de golo do que muitos daqueles que vão mesmo à baliza.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.10.2018 às 10:33

Schmeichel ,

É injusto dizer que o Camarote desejava derrotas do SCP. Por serem anti BdC não significa desejar que o SCP perdesse só para o tirar de lá. Tirando o Ricardo Leão (que pela personalidade que já mostrou acredito piamente que desejasse mesmo as derrotas) não vejo mais ninguém aqui que as desejasse. E como ele não é a maioria.....

Em relação a todos estarem a falar menos o presidente, sinceramente, acho que faz bem em estar calado. Nunca considerei que fosse o papel do presidente ser um comentador público das performances da equipa. O que espero de Varandas é que encontre uma alternativa de qualidade a Peseiro (porque já vimos que o homem não vai ficar no SCP) para poder entrar perto do final da época.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.10.2018 às 11:52

Mike,

Eu sei que o Camarote não desejou nenhuma derrota…. eu apenas expus a contradição do argumento do Rui Gomes de que um sportinguista por criticar treinador, equipa ou presidente, isso não significa que queira que a equipa perca…. bem pelo contrário… pelo menos no meu caso!

Quanto ao Varandas…. não me levem a mal.… mas o homem parece um boneco, nem falar sabe e não transmite confiança nenhuma…. e essa de estar calado ser uma vantagem, eu lembro-me muito bem do Godinho Lopes….. e não vejo diferença!
Sem imagem de perfil

De António a 26.10.2018 às 14:10

O seu ex-deus falou pela população portuguesa toda e teve um sucesso que só visto.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 17:00

O Peseiro não serve, o Varandas não serve, a equipa não serve...

Para o Schmeichel, só o lunático é que servir durante anos, o resto é bolas.

Enfim...
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 26.10.2018 às 09:42

Lamentavel a forma como se está a interpretar a critica ao desempenho da equipa.

Da minha parte, como não tenho agenda nenhuma, nem tenho a ambição de ser mais do que um mero sócio do Sporting, sem palas nos olhos, simplesmente dizendo o que penso sem preocupação de agradar ou de desagradar a quem quer que seja, vou-me abster de fazer aqui qualquer comentário.





Imagem de perfil

De Greenlight a 26.10.2018 às 10:12

É verdade, o Sporting foi prejudicado pela arbitragem. Mas isso não invalida que o futebol praticado pela equipa de Peseiro seja muito fraco. Ele não será o único responsável pois há jogadores que não têm categoria tais como Petrovic, Bruno Gaspar e outros. Estes ainda foram contratações (inexplicáveis para mim) do BdC mas Peseiro preferiu ficar com eles e dispensar outros (Palhinha,Demiral, etc) que serão melhores ou menos maus de alguns que fazem parte do grupo que Peseiro escolheu (com indecisões ou não). Já disse e mantenho, quanto mais cedo Peseiro sair melhor será para o Sporting. Não vejo o que é esta opinião tenha a ver com desejos imbecis pelo regresso de BdC. Para que conste, nunca votei em BdC e sempre contra ele, nas eleições de 2017 e na AG de destituição de 2018.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.10.2018 às 10:37

Greelight,

Para mim a maior deceção tem sido Bruno Gaspar. Estava mesmo esperançado que fosse um lateral de qualidade para poder substituir Piccini. É verdade que agora todos os jogadores estão a mostrar menos do que sabem e podem, devido à falta de preparação tática da equipa, mas individualmente estou desiludido com esse jogador em específico.

Gudjeli mostra alguma qualidade a construir jogo e parece-me mais jogador que Battaglia e Petrovic, mas não está a ser bem aproveitado (mais uma vez) devido à inexistencia de estrutura defensiva da equipa. Isso já não é culpa dos jogadores. Ainda ontem vimos que mesmo com os 3 jogadores no meio-campo, o Arsenal entrava entre-linhas à vontade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 17:04

Mike,

Não vamos entrar em exageros que não correspondem à realidade. O Sporting foi superior ao Arsenal nos primeiros 45 minutos e nesse período eles não entraram entre-linhas à vontade.

O domínio inglês no meio-campo sucedeu na segunda-parte, mediante a falta de pernas e pulmão dos nossos que os obrigou a baixar.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.10.2018 às 10:14

Se calhar há mais sportinguistas que so começaram agora a querer vitórias mas para mim nem uns nem outros são verdadeiramente Sportinguistas

Não se pode entrar pelo caminho de quem criticar é porque é brunista ou qq coisa do gênero porque apesar de haver sempre uns saudosistas a maioria quer é ver a equipa a jogar melhor e a ganhar.

Aliás temos 70% da equipa contratada por BC, temos rescisões por culpa de BC, por isso o grande culpado pelo possível insucesso este ano é o ex-presidente.

Mas mesmo assim não podemos deixar de ser exigentes porque temos claramente qualidade para fazer mais e melhor

Ser exigente é muito diferente de querer derrotas e a exigência com FV é que ele perceba que com peseiro dificilmente lá se vai e comece a procurar alternativas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 17:05

Mas também se pode ser irrealista, ao não reconhecer o plantel tão limitado de valores que temos. E com isto não estou a defender o treinador, é apenas facto.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 26.10.2018 às 18:07

Mas porque razão insistem em desvalorizar o plantel do Sporting

Só em prespectiva:

porto e Benfica - têm planteis avaliados em 240M - o Sporting em 160M

Braga 40M e Rio Ave - 20M +/-

As outras equipas ainda menos

O Sporting tem obrigação de garantir sem dificildade um dos 3 primeiros lugares e entrar sem medos em 90% dos jogos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 18:25

O valor de mercado de um jogador nem sempre reflecte a sua qualidade como futebolista. A exemplo, quanto vale o Alan Ruiz?

Teoricamente, o Sporting deve lutar pelos primeiros três lugares. Veremos se na prática, o vai conseguir fazer.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.10.2018 às 10:49

Não é mentira alguma o que o Rui escreveu..
1-sim, há muitos que desesperam por a derrota. Uns por saudade, (ele jamais voltará. Escolham outro) outros por bons rapazes com mentalidade de aldeia transmontana portuguesa.
2-sim, a comunicação do clube é zero, zero, zero. Muito falar é mau, muito silêncio é péssimo. Parecemos um clube de província alentejana.
3-sim, temos pelo menos 14 Rubens Ribeiros no plantel. Assim nem Mourinho, Guardiola ou Klopp mas sim, algum português alfacinha, minhoto ou beirão era capaz.
4-sim, não há €money, ¥money, $money
5-sim, o Sporting é caos total.

A culpa...?.
Temos todooooos, os sportinguistas.
Uns mais que outros mas, vocês 90% são os maiores culpados... Muito mais que o Bruno, Varandas ou Bryan Ruiz que falhou o golo.
Vocês 90% que continuam massacrando e assassinando o Sporting.. Nas TVs, nas redes sociais, nos jornais, nas direcções que respectivamente fazem/fizeram parte.
Não é o Peseiro ou o JJ, muito menos os Rubens Ribeiros.
Parem..! Pensem..! Observem..! Ajam..!


EXTRA: Eu perdi já a esperança de ver um Sporting, Sporting..
Estamos demasiado divididos e quando aparecem alguém capaz(ou é croquete, trolha ou zarolho) somos nós mesmos (com ajudinhas benevolentes) que nos destruimos.
O meu sportinguismo està destroçado! Mas não, enterrado😁

Mas também, é quase mais fácil acreditar no Pai Natal que o paradigma sportinguista mude.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.10.2018 às 11:29

Bom... em primeiro lugar, voltar a falar em críticos, aziados, etc... vamos lá a ver... Isso é voltar ao passado. Sinceramente, só perde tempo com esse tipo discurso quem não tem mais nada para fazer ou dizer! Um sportinguista minimamente honesto, depois da situação que o clube viveu, não vem, agora, para a praça pública criticar o que se passa na instituição SCP.
Vamos ao jogo:
1. O jogo ganha-se com golos a mais do que o adversário e não com outro tipo de considerandos que costumam entreter muito os pseudo-comentadores.
2 . O SCP tem sido sistematicamente roubado nas competições europeias nas mais diversas situações (com melhores ou piores equipas/treinadores) é um facto! E foi mais uma vez, o caso do jogo contra o Arsenal.
3. O cartão vermelho que ficou por mostrar ao jogador do Arsenal se a situação ocorresse com um jogador do Sporting este seria, indubitavelmente, expulso.
4. E só para arrematar: jogador bem, bonito e ganhar contra uma equipa europeia de topo e em forma não é para nenhuma equipa portuguesa.
Tudo o mais, é para quem gosta de se entreter a ver o lixo televisivo que são os programas de debate sobre "futebol"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.10.2018 às 11:40

Por falta de identificação, o seu comentário arrisca a ser eliminado.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo