Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_797x448$2018_02_23_18_16_10_286392.jpg

 

A Holdimo, maior accionista privado da Sporting SAD entrou com uma acção especial no sentido de desencadear a destituição do Conselho de Administração (CA) da Sociedade que gere o futebol leonino.

 

A informação foi primeiro avançada por Rui Santos no programa Tempo Extra, entretanto confirmada, revelando que a empresa detida por Álvaro Sobrinho procura forçar a saída de Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Guilherme Pinheiro e Rui Caeiro da administração da SAD leonina, tendo sido também indicada uma comissão de gestão transitória, conforme era obrigatório, composta por três nomes.

 

Ao que consta, foi invocada a violação dos deveres da administração, assim como o desvio de dinheiros da SAD para o próprio Clube. A acção surge no seguimento dos incidentes após Madrid, os quais a Holdimo considera terem provocado a desvalorização dos activos.

 

tendo indicado uma comissão de gestão transitória, conforme era obrigatório, composta por três nomes.

 

Por ter mais de 5% do capital social da SAD, a Holdimo pode interpor a acção agora em curso, depois de pedidas explicações ao CA da SAD. Ao pedido de uma AG informativa, foi deixada a possibilidade de colocar as questões por escrito.

 

Os esclarecimentos já foram adiantados, quanto à reestruturação financeira e empréstimo obrigacionista, entre outros temas, mas considerados manifestamente insuficientes. Nesse sentido, a Holdimo interpôs uma acção especial, que pode, em simultâneo, suscitar um inquérito judicial de que resulte a destituição imediata dos administradores.

 

Resta agora apurar se a eficácia, impacto e velocidade processual resulta na destituição antes da AG Extraordinária do Clube de 23 de Junho.

 

publicado às 11:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 30.05.2018 às 13:45

O desespero do charlatão

O grande pantomineiro, que mente e se desmente a cada minuto que passa, está em pânico perante a perspectiva de perder o trono (e o seu chorudo salário), agitando-se desesperadamente, para conservar o seu poder totalitário, em nova campanha fraudulenta de manipulação dos ingénuos e incautos – contando, para isso, com o determinante auxílio das suas tropas (as pseudo-“claques” fieis ao ditador, não ao Clube) intimidatórias, ameaçadoras e terrorizantes contra todos os que criticam e discordam da actuação catastroficamente destrutiva de um líder que, insolitamente, se converteu no maior inimigo do Sporting.

O facto de apenas 367 sócios (reduzidos a 90 antes do final) se terem sujeitado, no passado domingo, no Pavilhão João Rocha, ao massacre de cinco horas de verborreia demagoga, incongruente, arrogante e rancorosa do apavorado charlatão, poderá significar um indício positivo para quem anseia ardentemente pelo regresso da paz, da ordem e da dignidade ao nosso maltratado Clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 13:49

SEgundo reportagens do dia, a sessão acabou com apenas 60 devotos presentes.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 30.05.2018 às 14:00

É sempre o ouvi dizer, o diz que se disse e nunca eu vi, eu ouvi ou eu estava lá!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 14:02

Estamos à espera da confirmação oficial do de Vigia!!!

Álvaro Sobrinho já tinha declarado publicamente que faria precisamente isto. Não é novidade, portanto.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 30.05.2018 às 14:32

Boa tarde Rui

Já ouviu dizer que afinal o Jaime Soares (era com este nome que o conheciamos enquanto Presidente da CM de VN de Poiares) não se demitiu ????

Terá sido mais uma inventona dos média ou uma mentira "daquele que mais dia menos dia não poderemos dizer o nome" ????

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 15:46

Para já, nada tem a ver com este post!!!

Segundo, demissionário ou não, mantinha os poderes até novas eleições. A diferença é para todos os efeitos nula.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 30.05.2018 às 14:03

De acordo com o Speaker que faz o anúncio das assistências nos jogos em Alvalade, no final desta sessão de esclarecimentos estavam perto de 25.000 sócios.
Sem imagem de perfil

De Anibal Pinto a 30.05.2018 às 14:14

Cerca de metade eram funcionários do clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 13:47

Caro Alex Leão,

É livre de comentar, se assim desejar, contudo, agradecemos que não venha para aqui com links, porque de nada servem, até porque somos obrigados a verificar o seu conteúdo para permitir a publicação.

O seu comentário de links foi portanto eliminado.
Sem imagem de perfil

De Verde Protector a 30.05.2018 às 14:03

Aguardava há muito pelas acções de Álvaro Sobrinho, que já tinha falado em mecanismos jurídicos para tirar Bruno da SAD. Oxalá seja bem sucedido e quanto mais cedo, melhor.
Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 30.05.2018 às 14:28

Ainda ontem falava nisto. Uma grande parte de toda esta trapalhada deve-se a este senhor. A outra parte, menor, ao senhor também com s minúsculo de seu nome BdC.

Mas, como dizia, a grande parte do mal que tem sido feito ao nosso clube deve-se a este filho do irmão que vai perder a sua influência na SAD, e com isso deixa de ter acesso a informação privilegiada. Há que de tudo fazer para manter isso, mesmo que significa deixar o clube e SAD à mercê de qualquer um e em situação bem pior do que poderá ficar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 14:49

Explique lá isso: e como é que Sobrinho e a Holdimo vão perder a influência na SAD?
Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 30.05.2018 às 15:30

Porque com a reestruturação financeira parte das VMOCs são convertidas em acções em nome do Sporting Clube. O aumento do número de acções faz com que todos os outros fiquem com uma percentagem de acções mais reduzida (visto que o total de acções aumenta e eles mantêm a mesma posição).

A Holdimo, neste caso, passa de cerca de 30% para menos de 10%. Não perde dinheiro mas faz com que perca influência e, acima de tudo, deixem de ter o direito a colocar um administrador nomeado por eles na administração da SAD.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 15:42

Isso é contabilização real ou propaganda avulsa ?

Agradecemos a computação dessa sua conclusão.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.05.2018 às 15:51

Caro Rui Gomes,

Também me explicaram assim, mas como se chega lá já não sei. Como não é a minha área, ouço e não ouço porque o cêrebro não está para ali virado.

Caro Pedro A.
Como dizia o outro "Explique-me lá como se fosse a uma criança"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 16:01

Há muita desinformação a circular. De qualquer modo, distancio-me destas questões por desconhecer a técnica das mesmas. Acho um processo estranho, especialmente quando se refere a uma perca de cerca de 20% de acções.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 31.05.2018 às 00:31

Caro Rui,

A perda de % pode acontecer sempre que haja a emissão de novas ações representativas do capital da empresa. Não sei se vou dar um exemplo muito simplista e não seja esta a sua dúvida. Se for o caso peço desculpa.

Se tiver 50 ações em 100, numa determinada altura, terá 50% do capital.
Num segundo momento, se houver um aumento para 200 ações no total e não acompanhar o aumento (ou seja, se não comprar ações nenhumas ou comprar menos que 50% das novas ações) vai perder posição. No caso extremo de não comprar mais nenhuma passa de 50% para, neste exemplo, 25%.

A Holdimo (e outros, incluindo Sporting) perderá posição caso o Sporting não pague ou seja, novamente, perdoada a dívida do crédito obtido. Quanto ao valor em concreto de perda de posição confesso que não me dei à pachorra de tentar fazer as contas. Mas uma coisa é certa, com as VMOCs se a Holdimo perder posição, o Sporting também perde (que diabos, tinha que haver uma contrapartida qualquer por não se pagar uma dívida de um crédito obtido, não? )
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.05.2018 às 18:10

A conclusão que todos tiram Rui? É que a tua estupidez é mesmo ilimitada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.05.2018 às 21:21

... as VMOCs são convertiveis caso o valor em divida não seja pago ( é toda a utilidade das mesmas). Se perdoado ou pago não se “ganham acções”, apenas se poupa ou se paga divida.

Não vou adjectivar ai o Pedrito e a sua propaganda ridiculoinfantil porque... pronto 😁 mas bloquearia porque tanta young network cansa.

Mas seria bonito começarmo nos a insurgir contra estas negociatas com bancos que tanto levaram dos nossos impostos. Oferecer dinheiro a clubes de futebol é nojento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 21:29

Identificação ?
Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 01.06.2018 às 09:08

Peço desculpa por não ter acedido à internet num feriado, pelos vistos agora já é crime não responder a comentários.

Lendo o que li hoje, penso que não deva perder tempo a explicar seja o que for. Façam como eu: procurem, informem-se, ouçam com atenção os DOIS LADOS dos argumentos e formem opinião. É por isso que frequento o CL há muitos anos, ainda que sem comentar.

Curioso que acabam por fazer exactamente aquilo que reprovo do lado do BdC e aquilo que tanto criticam: à mínima ideia contrária, insulta-se e ataca-se. Para isso não dou do meu tempo.

E sim, já sei que vão dizer que "ah e tal é porque não tem nada para dizer, não tem argumentos". Tenho, mas mais uma vez digo: não tenho paciência nem vontade de explicar coisas a quem não tem a mínima intenção de ouvir, quando mais tentar perceber se faz sentido ou não.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2018 às 09:47

Face a essa sua postura, não volte a adiantar considerações para depois recusar explicá-las.

Não duvido mesmo que o seu não esclarecimento fica a dever-se a falta de justificação para o que alegou.

Passe bem.
Sem imagem de perfil

De Human a 30.05.2018 às 17:53

Raciocínio: as VMOC são ações que nunca deixaram de pertencer ao Sporting, mas sim foram dadas como garantia, caso o Sporting não pagasse. (Corrijam me se estiver errado, mas resumindo, foi isto que sempre se fez passar). Como é que o pagamento das vmoc vai alterar a estrutura accionista? Segundo a lógica, apenas o não pagamento levaria a essa mesma alteração.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 18:05

Também me parece uma explicação lógica.

Quem deu a "boca" neste sentido, ainda não voltou para explicar a técnica por trás da equação, que, para ser sincero, deixa a ideia de ser apenas mais desinformação.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.05.2018 às 20:44

Não há nenhum leitor que nos explique de forma mais simples esta situação das VMOCS vs. Restruturação financeira?

É um tema importante para o SCP.
Tentei a minha sorte, pesquisei e é tudo demasiado técnico para quem não domina a área.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 30.05.2018 às 22:10

Boa noite

Se o José Sousa quiser ter o trabalho, é um artigo longo: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html

Rui, esperamos que deixe passar este link para ajudar ao esclarecimento das dúvidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 22:20

Parece ser um artigo de opinião e permita-me a ousadia de especular que sendo recomendado pelo de Vigia, qualquer ponto de vista é favorável ao lunático do presidente.

Desta vez vou deixar passar, mas não se recomenda repetição.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 30.05.2018 às 23:40

Excelente! Esse artigo é do BdC!
De facto, deverá ser bestialmente esclarecedor.

Ao princípio nem tinha visto de quem era o autor quando me deparo com esta pérola, citando:

No final das contas a verdade é que um investimento em obrigações é bom independentemente da SAD, sendo que inegavelmente, pois contra factos não existem argumentos, as do Sporting ainda se demonstram como um investimento melhor e muito seguro.


Esta é de loucos! Investimento em obrigações é bom independentemente da SAD? está louco? Com os passivos que as SAD tem e principalmente com os capitais próprios e com a dívida que tem? Por mais % que me dêem, não meto lá um tusto!

As do Sporting investimento melhor e MUITO seguro? Isto será publicidade tão enganosa ou mais do que as patifarias no BES & Cpa! Com o sinal que já foi dado para adiamento da data da maturidade, para a devolução do capital, e os sucessivas “restruturações financeiras”, de facto são excelentes sinais de bom investimento, não hajam dúvidas!

Esta “fartura” era tanta (com mais umas outras pérolas) que tive curiosidade em ver quem era o autor “imparcial”. E lá estava o BdC.

Com as VMOCs, irá haver diluição do capital, vai haver mais ações representativas desse capital, pelo que no cômputo geral, quem não está envolvido na conversão destes títulos (envolvidos = Sporting se as comprar ou os bancos se o Sporting não os comprar) baixam a sua % de participação no capital da SAD. Até pode acontecer o Sporting ficar com menos % caso não cumpra a tal recompra, se não me engano, pelos 30 cêntimos, pelo que seriam o NB e o MBCP a ficarem com as ações correspondentes às VMOCs emitidas, se não estou equivocado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 23:47

Não me surpreende. Vindo do de Vigia, não era de esperar melhor.

Tomei nota e... tenho longa memória.

Para a próxima, não serei tão simpático.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 31.05.2018 às 00:14

Uma imprecisão (importante) na minha “explicação” nas VMOCs:
Na realidade, só haverá aumento do número de ações caso o Sporting NÃO pague o que foi “combinado” (neste momento, os tais 30 cêntimos). Só no caso do não pagamento, é que será obrigatória a emissão de novas ações (não tenho presente se pode ser obrigações) ou o seu contra-valor (também não tenho presente se é o caso específico no Sporting e neste caso também não haveria diluição nas ações).

Ou seja, só se o Sporting não pagar a dívida do crédito obtido com as VMOCs fizer a conversão em ações é que há diluição do capital (todos os que não exerceram os direitos que tinham para comprar estas VMOCs) e, portanto, só nesta situação é que os acionistas que não tenham VMOCs nas mãos ou que tenham e não tenham sido convertidas em ações é que baixam na sua percentagem de participação na SAD. No caso Holdimo, que acho que não tem VMOCs, acho que são só os bancos, só baixará a sua participação caso o Sporting não pague ao NB e MBCP. Portanto, se não estou enganado, vai custar dinheiro ao Sporting para manter tudo como está (a manutenção da % de participação ). Se não pagar, todos perdem % e NB e MBCP ficarão com (mais ?) ações.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 31.05.2018 às 00:43

Não, as ações AINDA não existem! Portanto, não há pertença nenhuma.
As ações só poderão existir se o Sporting não pagar a dívida do crédito obtido (e se não for perdoado claro) e tiver que emitir as ações como contrapartida de não ter pago.

Mas a conclusão está correta, só o não pagamento é que PODE alterar a participação acionista. E digo PODE porque se as ações do Sporting, no término do contrato, estiverem abaixo dos 30 cêntimos (depois do “desconto” no crédito obtido de 1€ para os 30 cêntimos na renegociação com os bancos) penso que o Sporting pode optar por pagar este contra-valor em vez de emitir ações.

Admitamos, por absurdo ou não, que na altura (acho que as contas não serão com base numa única cotação, mas com uma média dos últimos x dias, não sei o x) a cotação a considerar seria de 10 cêntimos. O Sporting se tiver disponibilidade financeira poderá só pagar os 10 cêntimos por cada título VMOC. Penso eu de que. Neste caso, também não haverá alteração das posições no capital, para ninguém.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 16:49

Em tempos o Álvaro SObrinho era persona non grata, mas agora como está contra a Direção, já serve. Mais um que vai borda fora tal qual o Marta Soares, a esmagadora maioria dos sportinguistas, não quer saber destes pantomineiros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 16:58

Deixe-se dessas palermices. Esse disco já é muito velho e severamente riscado por excesso de repetição!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 17:44

Fica sem resposta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.05.2018 às 18:08

Rui Gomes,

Por falares em palermices, é preciso ter dúvidas, porque só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos... Nem te chamei estúpido, mas tu nem entendes
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 30.05.2018 às 17:50

O charlatão não desiste do seu ordenado.. É o que da porem pessoas ridiculas e populistas num cargo destes..
Cada dia que passa, pior..
Agora até já recusa acesso à dita comissão de fiscalização.. Algo de grave esta escondendo e dai o motivo da recusa insistente em sair!!

Ele e o Sócrates podem formar um novo partido. O PCV ( partido dos charlatões e vigaristas)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 18:09

Há muito que suspeita que algo não é transparente. Ele estar agarrado ao poder, não é apenas para evitar de abdicar do emprego.
Sem imagem de perfil

De Hugo boss a 30.05.2018 às 18:56

"Ao que consta, foi invocada a violação dos deveres da administração, assim como o desvio de dinheiros da SAD para o próprio Clube"... Isto é uma acusação grave!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo