Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O International Board (IFAB) está a analisar mais uma possível alteração às regras do futebol e, desta vez, pode afectar o desempate por grandes penalidades. A ideia surgiu na última reunião do organismo, que aconteceu no início deste mês.
Um estudo mostra que, em 60 por cento das vezes, a equipa que faz o primeiro pontapé ganha e o IFAB quer testar um fórmula em que os pontapés da marca de grande penalidade sejam batidos de forma alternada.
O modelo a testar é semelhante ao utilizado nos “tie-breaks” de ténis: uma equipa bate o primeiro, a adversária bate dois e a série mantém-se de dois em dois, até se atingir os cinco pontapés.
O método é vulgarmente designado por "ABBA" e Stewart Regan, membro do IFAB e director-executivo da federação escocesa, disse acreditar que "o método ABBA vai acabar com a tendência estatística. É algo que agora vamos testar".
Tendo em conta que a execução de grandes penalidades envolve vários componentes, físicos e mentais, não estou a ver justificação para alterar as regras do jogo só porque as estatísticas indicam que quem executa a primeira grande penalidade ganha, em 60 por cento das vezes. Acho que há questões muito mais importantes no futebol que o IFAB deveria ponderar alterar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.