Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Impaciência é o reflexo do fracasso

Rui Gomes, em 04.10.21

image.jpg

"O grande problema é que muitas vezes nós adeptos não temos paciência e queremos que os jogadores que vêm para o Sporting, tenha imediatamente rendimento desportivo." 

E quantos jogadores o Sporting já desperdiçou pela excessiva impaciência dos adeptos e consequentemente pela insegurança das equipas técnicas?

Ninguém está a pedir "crédito ilimitado" para os jogadores, mas, após meia dúzia de jogos, não é nada legítimo estar a condená-los. Os tempos e as necessidades de adaptação variam consideravelmente.

Texto/comentário de Leão do Norte

___________________________________________

O jogador da foto disse isto recentemente:

“O Sporting tem um lugar especial no meu coração e será sempre o meu clube em Portugal. Sabemos que o Rúben Amorim aposta em qualquer tipo de jogador. Ele aposta pela qualidade e não pela idade do jogador e isso é muito bom para os jovens. Talvez tivesse sido bom para mim, mas graças a Deus que as coisas estão a correr bem. Tenho pena de não me ter estreado pelo Sporting. Fui convocado algumas vezes, mas acabei por não entrar. É algo que tenho pendente. Talvez com Amorim tivesse sido diferente, tivesse conseguido mostrar o que tenho demonstrado fora de Portugal”.

publicado às 02:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2021 às 08:33

Domingos Duarte saiu a título definitivo para o Granada em Julho de 2019 por 3 milhões de euros. O Sporting ficou com direito a 25% numa futura transferência. Em 2015-16 fez parte do plantel principal, mas nunca alinhou como ele refere, nas duas épocas seguintes esteve no Belenenses e no Chaves, na condição de emprestado, onde foi sempre titular. Foi transferido no início da época de 2019-20 quando estava previsto regressar a Alvalade.

Creio que, no cado dele, um jogador a quem se augurava muito, verificou-se uma conjugação de dois factores: a proverbial falta de paciência e a endémica carência de dinheiro. Vai daí...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 09:55

Caro amigo Leão Zargo,
O Domingos Duarte foi a falta de paciência (ou competência?) de um técnico que, no lançamento de jovens, é tudo menos mestre.
Depois a, bem apelidada, endémica carência de dinheiro fez o resto.
Mas há casos de maior impaciência e nenhuma tolerância.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 12:20

Sim... há outros casos. O Domingos Duarte veio-me à ideia por ele ter falado recentemente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 12:41

É um bom exemplo pelo facto do jogador ter abordado o caso, de forma pública, recentemente.
Sem imagem de perfil

De Rui a 04.10.2021 às 09:42

Em 2018-19 ainda esteve emprestado ao D. Corunha, penso que na altura estava na 2ª divisão em Espanha. Depois tenho uma vaga ideia de se ter comentado que terá manifestado a vontade de sair, e rumar ao Granada, não sei se foi verdade (tivemos agora o exemplo de Max... deve ser pelo sol do sul de Espanha :D
É verdade que nesses anos, o Sporting jogava com 2 centrais, que eram "apenas" o Coates e o Matthieu... Mesmo assim, D. Duarte teria sido melhor aposta do que André Pinto ou Ilori. Hoje é fácil olhar para trás e comentar, mas foi pena.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 12:19

É por de mais óbvio que a contratação de Ilori foi um erro grosseiro.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 12:45

Rui,
Comentar à posteriori é sempre mais fácil, mas para além desses dois casos o Sporting tambem apostava mais no Ivanildo Fernandes.
À data parecia ser uma aposta correcta, mas que infelizmente não correspondeu às expectativas.
Sem imagem de perfil

De Rui a 04.10.2021 às 12:53

Daqui a poucos anos poderemos dizer o mesmo sobre E. Quaresma, Joelson ou P. Marques... prever o desenvolvimento dos jogadores é um trabalho difícil.
Mas que D. Duarte teria certamente lugar em 2018-19, depois de Alcochete, é obvio (foram as opções estranhas de S. Cintra, como emprestar Palhinha por 2 anos, dispensar Demiral, etc.).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 13:05

Creio que esses três vão regressar, o Quaresma e o Pedro Marques até talvez em Janeiro.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.10.2021 às 09:51

A mim o que me faz impressão é mesmo nem sequer ter sido dada a oportunidade ao jogador de mostrar se valia ou não o suficiente, tal como fizeram com o Matheus Reis, por exemplo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 12:16

Poucos treinadores teriam dado tantas oportunidades ao Matheus Reis depois do que ele mostrou inicialmente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 12:46

Mike, a diferença esteve em quem deu as oportunidades.
Imagem de perfil

De Greenlight a 04.10.2021 às 10:19

Não há qualquer relação entre a paciência ou falta dela relativamente a jogadores que vêm para o Sporting e que não conseguem mostrar o seu valor, (alguns porque não têm mesmo e outros por qualquer outra razão) e o caso de Domingos Duarte. A este último nunca foi dada oportunidade na equipa principal e assim os adeptos não puderam mostrar paciência ou impaciência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 12:17

Mas a paciência ou impaciência não se relaciona só com adeptos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 13:35

Greenlight,
Como o Rui Gomes escreveu a impaciência não é exclusiva dos adeptos.
Lembro-me de um nosso treinador que, sacudindo água do capote e com total impaciência, "queimou" um jovem jogador alegando que ele não levou o guião correcto para o jogo.
Foi um episódio que poderia ter tido consequências irreparáveis para a carreira do jogador. Felizmente esse jogador teve força para encontrar o seu caminho e hoje ser um elemento nuclear da nossa equipa.
Imagem de perfil

De Greenlight a 04.10.2021 às 14:04

Pois, o mestre da basófia. Ele também está ligado ao não aproveitamento de Domingos Duarte pois preferiu dar algumas oportunidades ao Tobias Figueiredo, que é um grande atleta mas fraco jogador. O mestre cedo percebeu que o Tobias era um grande perigo para a própria baliza. O Domingos sempre me pareceu um jogador mais equilibrado e inteligente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 15:10

Um mestre pouco dado a ensinar e a "aturar" jovens valores.
Dá muito trabalho e pode por em causa o estatuto e o ego. Mais vale exigir a compra de jogadores já feitos.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.10.2021 às 10:21

Dois exemplos gritantes de desperdício, a dupla D&D, Domingos e Demiral.
E no caso do Domingos nem esteve relacionado com os adeptos, se nem chegou a jogar.

Depois da debandada, era "obrigatório" ter ficado em 18/19, ainda por cima com a entrevista que deu nessa pré-época ("Sporting? É o meu sonho, sou sócio desde que nasci"). Mais uma vez emprestado.
Só de pensar que a contratação de Ilori, 6 meses antes, poderá ter tapado a sua presença no plantel 19/20...



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.10.2021 às 12:22

Ainda estamos para saber quem deu o parecer técnico ao Sousa Cintra sobre Demiral, que o levou a fazer o negócio conhecido.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 13:57

Ainda hoje me "revolto" quando penso na saída do Demiral.
Não era preciso ser um "exper" para perceber que, naquelas condições, o empréstimo do jogador era um brinde!
Sem imagem de perfil

De João F. a 04.10.2021 às 12:26

Nas grandes equipas europeias, quem decide da escolha dos jogadores com quem vão trabalhar são os treinadores. No Sporting há adeptos e sócios que se habituaram a ver o bruneco trafulha a ser tudo: presidente, chefe do departamento de futebol, comissionista na compra e venda de jogadores e ainda com pretensões de treinador, a meter-se no trabalho da equipa técnica, que como se sabe, teve as consequências que se viram ao provocar uma guerra com o Marco Silva e depois com ataques à equipa e ao JJ, depois da derrota no jogo com o Atlético de Madrid, com a firme intenção de sacudir a agua do capote, como se tanto os jogadores como o treinador, tivessem aparecido no Sporting caídos do céu!

Em todos o clubes sempre existiram jogadores que foram dispensados por razões que os adeptos no exterior não conheceram, umas vezes por razões técnicas e outras por motivos disciplinares e que nunca foram divulgados, porque ao fazê-lo, o clube incorreria na falta de sigilo, de respeito pessoal e profissional do jogador, o que seria extremamente grave e que poderia ter custos elevados nos pedidos de indemnização.

Tal como um patrão nunca pode despedir um trabalhador e anunciar os motivos da sua dispensa, um clube está na mesma situação. Mas há gente, que por ignorância da Lei e dos seus próprios direitos, ainda fica surpreendida...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2021 às 14:06

João F,
Independentemente de saídas concretas, com razões que só assistem ao clube e ao jogador, não podemos negar que várias vezes há uma tentativa externa de pressionar a saída de jogadores e que, em alguns casos, o clube acaba por sair prejudicado.
Actualmente, e felizmente, temos um treinador imune a essas pressões.
Sem imagem de perfil

De João F. a 04.10.2021 às 16:29

Exacto.
Muitos que formam a massa adepta do Sporting, têm-se deixado influenciar muito pela propaganda na CS, implantada pelos cartilheiros dos seus rivais, ao aceitarem a desvalorização de certos jogadores do Clube, com a intenção de lhes criar um sentimento de descrença.
Recordo-me de há 2 anos, ter visto num canal de TV, um ex-dirigente do clube da Luz (RGS) desejar que o Bruno Fernandes saísse no final da época para um clube estrangeiro, porque o considerava como o jogador estratega da equipa e o por isso mesmo, o mais perigoso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo