Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Intenção deliberada ou não ?

Rui Gomes, em 26.01.14
 

 

A comunicação social desportiva portuguesa surge nesta tarde de domingo a alimentar a hipótese de poder haver um processo aberto por parte da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da LFPF para a averiguação da causa que levou a equipa do FC Porto a apresentar-se em campo atrasada para o embate com o Marítimo no Dragão.

 

Segundo uma "fonte oficial da LFPF", no caso de ter havido intenção deliberada por parte da equipa portista de atrasar o jogo, os dragões podem vir a ser punidos com a derrota no jogo e consequente perda de pontos. No caso de se determinar que não houve dolo, a punição a aplicar pode ser apenas uma multa.

 

Pela mesma "fonte" foi divulgado que a equipa da Madeira "chegou ao campo à hora combinada", ao contrário da equipa nortenha: "Os delegados foram buscar a equipa que estava atrasada e esse atraso pode configurar uma das situações: ou se trata de um caso sem dolo ou houve uma intenção deliberada".

 

A Comissão de Instrução e Inquéritos, criada em 2012, funciona no seio da LFPF, de forma independente e autónoma, com competências para instaurar processos disciplinares ou de inquérito, dirigir os mesmos, deduzir arquivamento ou acusações e, neste último caso, sustentá-las perante o órgão decisório disciplinar, ou seja, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

 

Recorde-se que o FC Porto empatou o jogo com o Marítmo aos 85', através de Carlos e Eduardo, e avançou no marcador pela grande penalidade executada por Josué aos 90+4', o golo que valeu o apuramento à equipa portista, sobre o Sporting, para as meias-finais da Taça da Liga frente ao Benfica.

 

Curiosamente, ou não, em parte alguma que eu tenha verificado, é apontado os exactos minutos de atraso do começo do jogo no Dragão, havendo referência a apenas a "alguns minutos". Por tudo quanto é possível apurar, terão sido 4 ou 5 minutos. Há quem argumente que esse atraso poderia ter sido recuperado ao intervalo, mas isso implicaria punir a equipa do Marítimo que não tem nota de culpa no incidente. Por outro lado, também poderá ser argumentado que houve alguma ingenuidade ou inexperiência do Sporting porque, partindo do princípio que tinham pessoas responsáveis a acompanhar o jogo no Dragão, poderiam ter atrasado, por alguns minutos, o seu regresso ao relvado após o intervalo.

 

Ainda segundo a Agência Lusa, que contactou o Sporting para saber se o Clube iria apresentar um protesto formal sobre o atraso do outro jogo, uma fonte oficial remeteu-se apenas para as declarações de sábado do presidente.

 

Considerando o todo da contenda e os cenários laterais associados ao futebol português, vou esperar por qualquer decisão... sentado !

 

publicado às 16:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.01.2014 às 17:55

Sinceramente, espero que o SCP não apresente reclamação nem o FCP seja castigado com perda de pontos. Como já disse num post anterior, eu quero que o FCP e o SLB se lixem mutuamente e se cansem bastante nos 2 jogos das meias finais, com algumas lesões e/ou castigos há mistura, de preferência.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 26.01.2014 às 19:38

Mike,

Estou farto destes chicos espertos ... o FCP devia ser punido, acima de tudo por uma questão de justiça e de exemplo para esta corja.

SL,
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 18:02

Sim, espere mesmo sentado. Mas a medida correcta mesmo é punir estas situações, não é pedir aos outros clubes que façam o mesmo que o Porto faz, porque isso é emporcalhar tudo.

Sinceramente, estou-me borrifando para a Taça da Liga, como estava antes. Não suporto é ver estas manobras, ainda para mais quando prejudicam o Sporting. No entanto, os nossos adversários estão tão preocupados com o Sporting, que agora gozam porque a nossa equipa só fará 14 jogos até final do campeonato. Enquanto não nos puseram fora das Taças não descansaram e agora falam que só faremos 14 jogos? Estão com um "transtorno bipolar" coitados. Vamos ver se ao menos nos deixam terminar o campeonato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 19:36

Penso que o Sporting não apresentará queixa e também que a entidade oficial não abrirá um processo. O maior problema com um caso destes é provar dolo. O atraso, só por si, mediante as regras, não é suficiente e poderá implicar somente uma multa, algo que acontece ocasionalmente.

O menor número de jogos é por um lado vantajoso para o Sporting pelo curto plantel, mas por outro não oferece garantias algumas. Por vezes, jogadores quanto mais jogam melhor estão, isto sem ir a extremos, claro.

A preocupação dos adversários sobre isto é inconsequente.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 22:51

Estava a ver agora a repetição sobre o lance do Ghilas e mantenho a minha: a haver falta é fora da área. Dentro da área ele já nem é agarrado e ainda dá um pontapé no jogador do Marítimo. É ridículo dizer que aquilo é uma grande penalidade indiscutível. Brincadeira. E ainda falam numa falta sobre o Carlos Eduardo? Mas cada vez que um andrade vai ao chão é penalty? Estes tipos são uns piegas. Já na Luz se queixaram de dois penalties assim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 23:06

Matéria para discussão infinita caro Lionheart.

Com tudo isto, já disse e repito que nós nos pomos ao jeito para estas coisas acontecerem. Devíamos ter feito um jogo melhor do que fizemos e marcar mais golos. Há dias que se sabia que a ordem do dia era golos.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 27.01.2014 às 09:39

A outro nível, então os nossos rivais agora também estão numa de poupar ordenados? Só que não são jogadores quaisquer, são mesmo referências. Depois do Lucho, é a vez do Luisão? Aquilo deve estar mesmo tudo espatifado. O Benfica está a entrar pelo mesmo caminho do Sporting quando no consulado de Godinho Lopes teve de vendar percentagens de passes de jogadores a fundos e empresários para pagar ordenados. A diferença é que (ainda) está a conseguir camuflar o desastre, como com esta peta da "venda" do André Gomes. A seguir virá a liquidação total, por isso é que o Vieira diz que a equipa vai ser constituída só por portugueses. Pudera, os estrangeiros vão ter de ir para o prego. Vamos ver em que altura se vai dar o estoiro...
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.01.2014 às 18:34

Já agora gostaria aqui de levantar uma duvida que vi noutro site.
O jogador João Cancelo que jogou pelo Benfica B na ultima 4ª feira foi expulso. Pelos regulamentos deveria cumprir jogo de castigo neste da taça da liga, certo? Mas ele jogou, pois entrou aos 70m da 2ª parte.

Alguém consegue explciar isto?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 19:30

Posso tentar averiguar melhor Mike, mas que eu saiba expulsões são puníveis no jogo seguinte, indiferente da competição, salvo nas provas europeias.

A acumulação de amarelos (5) é que só pode ser aplicada em jogos de campeonato, por isso também penso que cartões amarelos da Taça da Liga não acumulam aos do campeonato.

Vou averiguar os respectivos regulamentos e publicarei algo.

Não compreendo esse caso do jogador do SLB. Se foi expulso, não deveria poder jogar no jogo seguinte, ponto final.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.01.2014 às 20:04

Exato, a expulsão é sempre para ser cumprida no jogo seguinte.
Acho que aqui o que pode safar o benfas é o jogador ter jogado pela equipa B e como essa equipa não está na taça da liga, ele só cumpre o jogo de castigo no proximo jogo da equipa B.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 21:19

Não faz grande sentido, porque suspensão por expulsão é para ser cumprida no próximo jogo OFICIAL.

Confirmei também há instantes o que já tinh dito, nomeadamente que amarelos em jogos da Taça de Portugal e da Liga e Supertaça não contam para a acumulação no campeonato. Por conseguinte, o jogo de suspensão por 5 amarelos também não pode ser cumprido nessas provas.

William e Montero, para limpar, deviam ter visto o 5.º amarelo no último jogo do campeonato e é óbvio que quem decide essas coisas optou por não o fazer. Veremos as consequências.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.01.2014 às 19:53

A taça da Liga vale o que vale, hoje vale pouco, daqui a 2 ou 3 anos se deixar de existir, não vale nada, mas se houver fundamento para tal acho que o Sporting devia apresentar um protesto formal (se os corruptos tiverem de pagar uma multa irrisória já terá valido a pena)

Os dois jogos estavam marcados para o mesmo horário por uma razão especifica e mais: já se vaticinava que seria a diferença de golos que decidiria o 1º classificado

Se não se quisesse dar menos 4 minutos de intervalo e supostamente prejudicar o Maritimo, tinha-se atrasado o jogo em penafiel ( como é obvio a Liga e não o Sporting) - é inacreditável não haver essa coordenação - bastava 2 gajos cada um com 1 telemóvel para que isso não acontecesse.

Só espero que o incidente alimente ainda mais o espirito de união que existe no nosso Sporting e que nos fortaleça para os próximos jogos

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 20:01

No futebol, como na vida, não se pode ser ingénuo. O Sporting, tendo conhecimento do que se passava no Dragão e por ser expectável não surgir qualquer intervenção oficial, deveria ter sido manhoso e atrasado o seu regresso ao relvado após o intervalo. Tanto assim, que de facto não houve reacção dos delegados da Liga e, nas circunstâncias, até não era de esperar que houvesse.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 26.01.2014 às 20:55

Vamos ficar à espera sentados...da abertura desse processo da Liga...
E coisa mais desparatada, essa ideia que já ontem escutei na TVI24, de que o Sporting poderia ter "acertado" as horas, atrasando-se ao intervalo, mesmo que tivesse de pagar uma multa...
Quer dizer...: nós achamos mal o que fez o Porto...e íamos fazer a mesma coisa...!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 21:22

Voltamos ao tema da ingenuidade no desporto profissional. Aqui não há lugar para anjinhos !... Foi melhor dar a vantagem ao FC Porto ? Por verificar a manha deles devíamos ter respondido também com manha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 21:27

E passa-se ainda outra coisa com a equipa e com quem a lidera, que tem o nosso leitor Mike preocupado. Tanto o William como o Montero andam com 4 amarelos. Já podiam ter "limpo" e quem decide (LJ ?) optou por não o fazer. Veremos, então, se eles vão estar disponíveis para o Benfica !... Basta termos um árbitro manhoso, com isso em mente, para acontecer.
Sem imagem de perfil

De L a 26.01.2014 às 21:21


Reagir é muito diferente de fazer a mesma coisa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 21:23

Exacto, caro L, exacto !
Sem imagem de perfil

De L a 27.01.2014 às 08:50


Isto vai sempre dar ao mesmo, enquanto uns discutem o Sporting outros discutem o Bruno. Veja-se como no último post uma opinião livre foi logo rotulada de oportunismo? Quase que apetece dizer que Bruno só há um ou agora também se deixou de poder discordar com a posição dele depois de uma derrota?
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.01.2014 às 01:24

vamos comprar arbitros porque os outros também ja o fazem ?

Sem imagem de perfil

De L a 27.01.2014 às 09:07


Reagir é muito diferente da fazer a mesma coisa, outra vez. Normalmente até basta prevenir antes e não vir falar depois, actualmente já se tornou um hábito quando as coisas nos correm menos bem e o que também já está a suceder é que já ninguém nos leva a sério. Temos a obrigação sim de tentar sempre evitar o pior da suspeição destes casos, em suma estar atento.

Ainda sobre os árbitros, na última vez que fomos campeões já não é segredo para ninguém que tivemos que falar com muitos antes do apito inicial, por exemplo e que em vez de dinheiro implicou foi muito trabalho de casa.

Já sobre o atraso que se discute desta vez, sabe-se agora que a decalage da 2ª parte nos dois campos foi de 45''. Exigir que 2 jogos acabem sempre ao mesmo tempo é tão ridículo como a discussão toda à volta de mais uma eliminação do Sporting. Vir falar das incidências da 2ª jornada desta fase de grupos ainda foi pior.

Mais ou menos como andar a fazer propostas ao arrepio inclusive de normas internacionais, como também ficou ontem bem vincado.

Estas receitas todas ao mesmo tempo, a maior parte desprovidas de qualquer sentido, nunca visaram o exterior como se possa pensar, não passam todas de tentativas ocas para impressionar o que falta de sportinguistas. Mais demagogia. Não é segredo para ninguém que está muita coisa mal no futebol português e desde há muito tempo e esta nova postura oficial do Sporting não é solução para coisa nenhuma, muito menos para o Sporting. Desengane-se quem pensa que é desta forma que nos voltamos a sentar com o verdadeiro poder decisório do futebol português. Simplesmente também está na moda bater no papa porque sim ou porque simplesmente julgam-no mais debilitado. Infelizmente uma moda importada de um lado ainda pior para o Sporting e com quem se fizeram alianças. Agora até já vendem jogadores sem clube comprador.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 26.01.2014 às 21:36

Não acredito que os meus amigos estejam convencidos de que se o Sporting "se tivesse" atrasado e tivesse vantagem sobre o FCP, o árbitro não tivesse dado o tempo que fosse necessário, para os penaltis ou livre perigosos que fosse preciso...até o Porto adquirir vantagem...
Eu não vejo fantasmas nem tenho a mania da perseguição...mas já são muitos anos a "ser lixado" no meu sportinguismo...

Não... ou as coisas se "moralizam" por outras vias...ou a "estória" vai ter seguimento...!
Não concebo que usemos as mesmas "armas sujas" que outros usam para conseguir as vitórias...
Podem considerar-nos "anjinhos", mas antes isso do que "apontados" como desonestos...!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 22:09

O que viria a acontecer ninguém sabe, obviamente, mas é uma questão de defesa própria perante habilidades por um adversário fértil nesse campo.

Sem imagem de perfil

De Miguel a 26.01.2014 às 23:25

Quanto a eventual processo da Liga o melhor mesmo é esperar deitado. Quanto ao penalti, este ano já vi mais escandalosos serem marcados a favor do porto (o de Coimbra por ex.) e tendo em conta as circunstâncias julgo que qualquer outro árbitro português o marcaria como também creio que ninguém o assinalaria se fosse a favor do Sporting. Também me parece no mínimo displicente que o Igor cometa dois erros daquela magnitude num dos últimos lances do encontro. Tentei verificar se o empresário dele é o António Araújo mas não obtive confirmação.
Quanto à questão dos amarelos o mais importante é ter a equipa na máxima força para garantir os 3 pontos com a Académica que apesar do resultado da 1ª volta não vai ser pêra doce.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.01.2014 às 00:32

Caro Miguel, em casos desta natureza e dado o historial do futebol português, qualquer um de nós fica com suspeitas. É absolutamente natural.

Penso que o melhor é o Sporting esquecer isto e concentrar-se nos jogos que ainda tem pela frente e o mais importante objectivo de todos: o apuramento para Champions.

Daqui em diante nenhum jogo vai ser "pêra doce".
Sem imagem de perfil

De L a 27.01.2014 às 09:47


Se há alguma coisa que nunca se podia exigir esta época era títulos. À parte tantos comunicados o Sporting precisa antes de mais de consolidar um rumo e para isso são precisas outras condições e é tarefa só por si para um mandato, fosse com quem fosse e para a equação dos títulos também não devemos desvalorizar o patamar dos nossos principais adversários, crónicos candidatos. Como considero que a responsabilidade para tal também não ter acontecido nos últimos anos no Sporting, nomeadamente desde Paulo Bento e também com muito pouco, foi sempre muito para além dos órgãos eleitos simplesmente deixei de acreditar no actual modelo associativo para gerir o futebol, como a actividade que conhecemos hoje. Não obstante não impede que ainda se possa dizer que dentro do actual modelo não podíamos estar pior servidos do que com alguém que nunca teve sequer condições para exercer verdadeiramente o poder na SAD, para além desta situação agora mais corriqueira que já tem mais a ver com não saber perder e se preferirmos dentro e fora do campo.

Pior que começar com esperança e depois dizer adeus à época no Natal é partir para uma época e já se saber de antemão e invariavelmente o que nos espera nos clássicos ou em qualquer disputa com os outros dois grandes, a começar pela diferença de valor dos planteis e este estado de coisas não é nada que qualquer grande em Portugal e na actualidade aguente muito tempo e começou logo por se reflectir no número de game box que se venderam no principio da época, por exemplo. As assistências só confirmam que até junto dos adeptos o Sporting não pode andar a competir só para vender jogadores. É mais que tempo de definir outra vez e de uma forma definitiva o futuro do futebol do Sporting e deixarmos de andar empatados com o resultado das últimas eleições do clube e ainda por cima com o protagonismo que certo tipo de gente não consegue evitar e que nunca abona nada a favor do Sporting. E desta vez não são precisos oportunismos ou manobras para destituir uma direcção legitimamente em funções.

Agora sempre que perdemos também ouvimos o mais conceituado especialista em matéria jurídica desportiva, o Meirim. Não foi por acaso que o próprio e a propósito das famosas “reformas” também acabou de referir uma contratação nada habitual nos clubes em Janeiro, nomeadamente de um ponta de lança jurídico pelo Sporting. Infelizmente ainda se vai ouvir discutir muito a “reforma” da arbitragem pretendida pelo Sporting, com um grande senão segundo outra vez o próprio Meirim: “…um bom número de propostas incide sobre actos legislativos bem frescos (de 2013) que surgiram como a recentíssima palavra do Estado sobre a matéria em causa. Também aqui não se visiona uma prontidão de resposta do Estado legislador”. Olha que novidade, para além de que desta vez até Vitor Pereira se limitou a referir o óbvio. Como consequência, mais um comunicado completamente despropositado.

Se ao nível da SAD esta época já tiver servido para um passo tão fundamental como encontrar outra vez um treinador, depois da dispensa estúpida e precipitada do professor Jesualdo, já foi uma época excelente, não a todos os níveis porque os passes que se deram atrás na formação, nomeadamente na equipa B foram sempre muito maus e parece que continuamos mesmo com grandes contratações para a equipa B? Sorte do Couceiro e ao mesmo tempo nossa porque não podíamos ter dois dos nossos melhores jovens – para já - melhor entregues. Também para já, João Mário muito bem ontem contra o Paços, apesar da derrota do Setúbal só com 10. Grande João Mário e já agora grande execução do livre de Sérgio Oliveira, mais um puto que com 17 anos já tinha uma cláusula de 30M no Porto e que também só agora é que começa a pôr a responsabilidade da cláusula milionária para trás das costas. Isto tudo porque a formação e nomeadamente a equipa B também vão ser sempre fundamentais no projecto do futebol do Sporting.

O ideal era ter começado a dar já ao treinador em Janeiro todas as condições com que nunca conseguiu contar esta época e os outros grandes ainda se iam arrepender mais de não terem chegado primeiro a Leonardo Jardim, qualquer um deles.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo