Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Introdução do sistema de I-Voting

Rui Gomes, em 04.07.20

19740811_3QhEz.jpeg

C  O  M  U  N  I  C  A  D  O

Por ocasião do 114.º aniversário do Clube, o Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal nomeou um grupo de trabalho presidido pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Este grupo de trabalho irá apresentar até 31 do corrente mês de Julho um projecto de reforma estatutária destinado a prever a introdução do sistema de I-Voting.

O I-Voting permitirá uma muito mais ampla e regular participação dos Sócios na vida do Clube, uma vez que que possibilitará o voto “quando quiser e onde estiver” – o grande objectivo da reforma proposta.

Como sempre acontece no Sporting Clube de Portugal, caberá aos Sócios deliberarem e terem a palavra final sobre o que vier a ser proposto.

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.07.2020 às 08:35

Finalmente teremos voto à distância e contagem instantânea, as 2 grandes vantagens da votação eletrónica. No entanto será preciso assegurar que os sistemas são seguros e completamente independentes do SCP, de forma a garantir total isenção.
Terão que ser colocadas barreiras que:
- impeçam o mesmo sócio de votar mais do que uma vez ou de alterar o seu voto já feito;
- impeçam o voto a alguém que não tem as condições mínimas para votar, seja quotas em dia, seja o que for;
- impeçam que sejam criados votos no sistema que não tenham lá sido colocados por sócios reais;
- impeçam que sejam apagados ou alterados os votos que um sócio colocou no sistema;
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.07.2020 às 11:32

Sem imagem de perfil

De RASR a 04.07.2020 às 14:17

Isso não será nada de tão extravagante assim! O sócio terá que se registar nas 24/48h antes para poder ter acesso "ao boletim de voto eletrónico": Faz o login na plataforma, vota e imediatamente a sua inscrição caduca. Pronto. Democracia!!!

Há que tempos que digo isto com todos aqueles com quem debato esta falta de transparência e abrangência das eleições dos 3 grandes... Criam mais problemas do que aqueles que tentam solucionar quando a solução é tão assim mais fácil do que simplesmente isto. Quem quiser votar presencialmente, também o poderá fazer. Evitam-se filas intermináveis, o monopólio do voto nas grandes cidades apenas e deslocações de várias centenas de quilómetros para exercer o seu direito como sócio.

Tem tudo para ser uma das melhores decisões de Frederico Varandas.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.07.2020 às 08:57

O ciclo começa a fechar-se, 2026 aproxima-se a grande velocidade e é imortante qu sejam os pr+oprios sócios a decidir e "terem a palavra final sobre o que vier a ser proposto".

Uns pózinhos de modernidade e puff! Vai acontecer democracia instantânea.

Não sei como é que esse voto tão moderno vai assegurar:
a) A certeza de que quem vota é o sócio;
b) A segurança de todo o mecanismo de voto eletrónico;
c) Em assembleias gerais normais, em que não há listas e delegados de voto que controlem o processo de votação, a viabilidade da votação: haverá alguma votação contrária aos interesses dos líderes do Sporting? Quando a mesa da AG, ao abrigo dos estatutos, é unha e carne com a direção, uma vez que a eleição é conjunta para os dois órgãos?

Depois temos argumentos falaciosos, como necessidade de uma "muito mais ampla e regular participação dos Sócios na vida do Clube", como se os sócios do Sporting não fossem os que mais participam nessas reuniões. Houvesse mais assembleias e mais participavam

Porque não pensar num sistema de voto descentralizado nos núcleos? Até podia ser em "urna eletrónica", com recibo em papel

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.07.2020 às 12:01

LG,

Em relação ao ponto a, nunca terás essa certeza, a partir do momento em que se puder votar à distância.

No ponto b, é possível assegurar um bom grau de segurança hoje em dia, mas tem que haver cooperação do SCP com uma 3ª entidade, essa sim, com autonomia para gerir o sistema. Admito que é difícil, mas não está aquém das possibilidades da tecnologia.

Em relação ao teu ponto c , penso que a votação eletrónica não se aplica. Pois em AGs não eleitorais, há sempre um período de tempo para falar (seja fazer perguntas, seja apenas a dar informação) que tem que ser respeitado. Nesses casos eu apoio o voto eletrónico "presencial".
Ou seja, a tua "urna eletrónica" em que podemos usar uma das vantagens do voto eletrónico (a contagem rápida) mas não a outra (a distância).
Sem imagem de perfil

De LG a 04.07.2020 às 13:12

Mike, eu concordo, mas duvido que seja isso que esteja a ser pensado, será uma coisa com maior amplitude, e por isso de mais difícil sindicância.
É que se o que está em causa é uma "muito mais ampla e regular participação dos Sócios na vida do Clube", não me aprece que a vão limitar ás AG eleitorais, nem à hipótese de o fazer nos núcleos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.07.2020 às 14:21

Nem vale a pena debater, salvo registar o eterno ponto de vista negativo sobre seja o que for que esta Direcção possa levar a cabo.

Ou seja, mais do usual mesmo que bem espremido vale pouco ou nada!!!
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.07.2020 às 14:24

A segurança das plataformas eletrónicas dá para tudo. Para uma instituição como o Sporting, poderá e terá a segurança que quiser implementar. Ou, caso contrário, andamos todos a fazer transacções por multibanco e homebanking sem segurança nenhuma??? Mais, estamos a falar de momentos muito específicos para que se possa preparar todo um sistema de hacking contra uma segurança que, a querer, será praticamente impenetrável.

Esta decisão só peca por tardia! Assim, como diz, não existe segurança no voto à distância, quem lhe garante que os núcleos votam em segurança e isenção? Quantos núcleos não fariam, se calhar, votações de última hora pelos que não apareceram pelos seus candidatos??? Nada melhor do que estar no conforto do meu sofá, ligar-me à plataforma e exercer o meu direito de voto, sem filas, sem porrada, sem guinchos em palco ou emoções desenfreadas... Na certeza que o meu voto foi feito, seguiu para o servidor central e fica a aguardar a contagem instantânea quando as urnas fecharem.
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.07.2020 às 14:19

Exatamente aquilo que estava a dizer, criam-se problemas onde não existem... Então, mas onde é que considera que alguém irá votar por si??? "Olha, avô, daí o teu telemóvel ou o teu login para votar no Sporting por ti!!!" Oh por favor!!!
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.07.2020 às 14:49

Por vezes, fico deveras impressionado pela incapacidade das pessoas verem que os obstáculos que tanto apresentam para a implementação do voto a todos os sócios por via digital, é de uma ingenuidade imensa. Parece que não temos a capacidade para implementar uma plataforma que vai de encontro a tudo aquilo que aqui está a ser exposto assim como com a segurança necessária... Já conseguimos colocar sistemas digitais a controlar numa meio tão dinâmico como conduzir um carro numa cidade, caso não saibam...

Mais, não pensem que o Sporting, ou qualquer outro clube português, tem assim tanta importância para que algum hacker tenha interesse em correr o risco de forçar a entrada num sistema seguro e votar num sentido ou noutro... Demora-se imenso tempo e são precisas imensas tentativas e erros para que se consiga forçar a entrada e, para que isso aconteça, é preciso que a plataforma esteja sempre ligada, o que não irá acontecer no caso do Sporting. A plataforma seria implementada para se ligar exclusivamente no dia da votação, fazer a contagem e logo a seguir encerrar, ficando a aguardar, a fazer a manutenção e análises de sistema até à próxima necessidade.

Não entendo tanta vontade em manter o status quo das cidades terem o monopólio das votações. Choca-me imenso ter que ouvir e ler sócios terem que conduzir horas e horas e quilómetros e quilómetros para decidir sobre a expulsão de um ou dois sócios, para a eleição de um presidente, para a votação de um orçamento... Isto não faz confusão a mais ninguém?!?!?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.07.2020 às 14:57

RASR,

Eu não sou contra este sistema. Apenas quero que as minhas premissas iniciais sejam asseguradas pelo mesmo.
Mas por exemplo, no caso duma AG normal onde, por exemplo, haja votação do R&C, será do interesse do SCP ter o voto à distância disponível?
É que se assim for, todos os que morarem longe votam sem sequer ouvir as explicações do próprio relatório que a direção pode dar. Este é outro ponto de debate possível.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.07.2020 às 15:35

É RASR, é tudo tão fácil que só não percebo porque é que o voto eletrónico não foi ainda implementado para as eleições em Portugal, apesar de já terem sido efetuados vários testes piloto, o último dos quais em Évora (Distrito) o ano passado para as europeias.

Veja os trabalhos feitos pelo MAI, tudo o que foi feito e de que forma é que foi executada essa última experiência (foi voto eletronico mas nas mesas de voto, ninguém votou no sofá).

Essa presunção de que as pessoas falam sem saber...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo